O LIVRO DIDÁTICO “VIVER É DESCOBRIR” (1988) E A NARRATIVA HISTÓRICA DA CIDADE DE LONDRINA - PR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Márcia Elisa Teté
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Oliveira, Gisele da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Labirinto (Porto Velho)
Texto Completo: https://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/1766
Resumo: Este artigo apresenta um estudo sobre o livro didático de Estudos Sociais da coleção “Viver é descobrir” de Magda Madalena Peruzim Tuma, editado em 1988, que trata da História Local, no caso, da cidade de Londrina – PR. A partir da ideia de que o livro didático assume centralidade no ambiente escolar e que traz determinados sentidos preferenciais, destacamos a narrativa que atualiza a história da cidade a partir da noção de “vazio demográfico” no período da colonização e de “pioneiro” como desbravador da região, em especial, o inglês. Através da História da Leitura (CHARTIER), podemos perceber que o livro didático em questão mobiliza certas estratégias, combinando texto-base, depoimentos e fotografias para compor um sentido preferencial. Contudo, destacamos também que este material explora transcrições de depoimentos levantados pela História Oral, o que o diferencia positivamente quanto à abordagem didático-pedagógica.
id UNIR-2_a16d3f6fea8df38751733302eddfeb3a
oai_identifier_str oai:periodicos.unir.br:article/1766
network_acronym_str UNIR-2
network_name_str Labirinto (Porto Velho)
repository_id_str
spelling O LIVRO DIDÁTICO “VIVER É DESCOBRIR” (1988) E A NARRATIVA HISTÓRICA DA CIDADE DE LONDRINA - PRLivro didáticoHistória OralCidadeEstudos SociaisRepresentação Social.Este artigo apresenta um estudo sobre o livro didático de Estudos Sociais da coleção “Viver é descobrir” de Magda Madalena Peruzim Tuma, editado em 1988, que trata da História Local, no caso, da cidade de Londrina – PR. A partir da ideia de que o livro didático assume centralidade no ambiente escolar e que traz determinados sentidos preferenciais, destacamos a narrativa que atualiza a história da cidade a partir da noção de “vazio demográfico” no período da colonização e de “pioneiro” como desbravador da região, em especial, o inglês. Através da História da Leitura (CHARTIER), podemos perceber que o livro didático em questão mobiliza certas estratégias, combinando texto-base, depoimentos e fotografias para compor um sentido preferencial. Contudo, destacamos também que este material explora transcrições de depoimentos levantados pela História Oral, o que o diferencia positivamente quanto à abordagem didático-pedagógica.PROPESQ2021-06-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/1766Revista Labirinto (UNIR); v. 24 n. 2 (2016): JAN-JUN/N.2/2016; 257-2811519-6674reponame:Labirinto (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/1766/1640Ramos, Márcia Elisa TetéOliveira, Gisele da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-06-19T04:40:40Zoai:periodicos.unir.br:article/1766Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTOPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/oai||labirinto@unir.br1519-66741519-6674opendoar:2021-06-19T04:40:40Labirinto (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false
dc.title.none.fl_str_mv O LIVRO DIDÁTICO “VIVER É DESCOBRIR” (1988) E A NARRATIVA HISTÓRICA DA CIDADE DE LONDRINA - PR
title O LIVRO DIDÁTICO “VIVER É DESCOBRIR” (1988) E A NARRATIVA HISTÓRICA DA CIDADE DE LONDRINA - PR
spellingShingle O LIVRO DIDÁTICO “VIVER É DESCOBRIR” (1988) E A NARRATIVA HISTÓRICA DA CIDADE DE LONDRINA - PR
Ramos, Márcia Elisa Teté
Livro didático
História Oral
Cidade
Estudos Sociais
Representação Social.
title_short O LIVRO DIDÁTICO “VIVER É DESCOBRIR” (1988) E A NARRATIVA HISTÓRICA DA CIDADE DE LONDRINA - PR
title_full O LIVRO DIDÁTICO “VIVER É DESCOBRIR” (1988) E A NARRATIVA HISTÓRICA DA CIDADE DE LONDRINA - PR
title_fullStr O LIVRO DIDÁTICO “VIVER É DESCOBRIR” (1988) E A NARRATIVA HISTÓRICA DA CIDADE DE LONDRINA - PR
title_full_unstemmed O LIVRO DIDÁTICO “VIVER É DESCOBRIR” (1988) E A NARRATIVA HISTÓRICA DA CIDADE DE LONDRINA - PR
title_sort O LIVRO DIDÁTICO “VIVER É DESCOBRIR” (1988) E A NARRATIVA HISTÓRICA DA CIDADE DE LONDRINA - PR
author Ramos, Márcia Elisa Teté
author_facet Ramos, Márcia Elisa Teté
Oliveira, Gisele da Silva
author_role author
author2 Oliveira, Gisele da Silva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Márcia Elisa Teté
Oliveira, Gisele da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Livro didático
História Oral
Cidade
Estudos Sociais
Representação Social.
topic Livro didático
História Oral
Cidade
Estudos Sociais
Representação Social.
description Este artigo apresenta um estudo sobre o livro didático de Estudos Sociais da coleção “Viver é descobrir” de Magda Madalena Peruzim Tuma, editado em 1988, que trata da História Local, no caso, da cidade de Londrina – PR. A partir da ideia de que o livro didático assume centralidade no ambiente escolar e que traz determinados sentidos preferenciais, destacamos a narrativa que atualiza a história da cidade a partir da noção de “vazio demográfico” no período da colonização e de “pioneiro” como desbravador da região, em especial, o inglês. Através da História da Leitura (CHARTIER), podemos perceber que o livro didático em questão mobiliza certas estratégias, combinando texto-base, depoimentos e fotografias para compor um sentido preferencial. Contudo, destacamos também que este material explora transcrições de depoimentos levantados pela História Oral, o que o diferencia positivamente quanto à abordagem didático-pedagógica.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/1766
url https://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/1766
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/1766/1640
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PROPESQ
publisher.none.fl_str_mv PROPESQ
dc.source.none.fl_str_mv Revista Labirinto (UNIR); v. 24 n. 2 (2016): JAN-JUN/N.2/2016; 257-281
1519-6674
reponame:Labirinto (Porto Velho)
instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
instacron:UNIR
instname_str Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
instacron_str UNIR
institution UNIR
reponame_str Labirinto (Porto Velho)
collection Labirinto (Porto Velho)
repository.name.fl_str_mv Labirinto (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
repository.mail.fl_str_mv ||labirinto@unir.br
_version_ 1800219450578829312