DOCUMENTOS E MONUMENTOS: UM ESTUDO DAS FORMAS DE REGISTRAR/CONTAR A HISTÓRIA EM MATO GROSSO E MATO GROSSO DO SUL: imprensa periódica e livros didáticos de ensino de História

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Adriana Aparecida
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Debona, Jackson James
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Labirinto (Porto Velho)
Texto Completo: https://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/1819
Resumo: Ao tomar para título deste artigo a expressão clássica de um, dentre os vários textos de Jacques Le Goff que balizam as pesquisas dos historiadores da educação, buscamos evidenciar as questões que nos preocupam sobremaneira para tratar do temário no qual esse artigo se inscreve: Ensino de História e reflexões sobre história regional. Desta feita, nossa proposta de contribuição para os diálogos refere-se aos usos e formas de abordagem para a escrita da história e da história da educação, mediada por seus lugares de produção, circulação e contribuição para a consolidação ou silenciamento de uma Memória acerca das tradições educacionais (POLLACK, 1989, 1992), que se inscreve em alguns momentos, como forma legitimada e legitimadora de poder, conforme sinalizam os estudos de Pierre Bourdieu acerca da publicização do conhecimento, como formas de burlar o silêncio, de colocar assuntos e interesses em evidência. (BOURDIEU, 2005). Resultaram da pesquisa nos acervos, elementos que sustentam a contestação de alguns aspectos postulados por estudos em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, bem como indicativos de que há ainda muito por se escrever, em se tratando da história da educação deste Estado.
id UNIR-2_a8c614734487bc3e03ce64541e66ed60
oai_identifier_str oai:periodicos.unir.br:article/1819
network_acronym_str UNIR-2
network_name_str Labirinto (Porto Velho)
repository_id_str
spelling DOCUMENTOS E MONUMENTOS: UM ESTUDO DAS FORMAS DE REGISTRAR/CONTAR A HISTÓRIA EM MATO GROSSO E MATO GROSSO DO SUL: imprensa periódica e livros didáticos de ensino de HistóriaImprensa periódicalivro didático de históriatradições educativas.Ao tomar para título deste artigo a expressão clássica de um, dentre os vários textos de Jacques Le Goff que balizam as pesquisas dos historiadores da educação, buscamos evidenciar as questões que nos preocupam sobremaneira para tratar do temário no qual esse artigo se inscreve: Ensino de História e reflexões sobre história regional. Desta feita, nossa proposta de contribuição para os diálogos refere-se aos usos e formas de abordagem para a escrita da história e da história da educação, mediada por seus lugares de produção, circulação e contribuição para a consolidação ou silenciamento de uma Memória acerca das tradições educacionais (POLLACK, 1989, 1992), que se inscreve em alguns momentos, como forma legitimada e legitimadora de poder, conforme sinalizam os estudos de Pierre Bourdieu acerca da publicização do conhecimento, como formas de burlar o silêncio, de colocar assuntos e interesses em evidência. (BOURDIEU, 2005). Resultaram da pesquisa nos acervos, elementos que sustentam a contestação de alguns aspectos postulados por estudos em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, bem como indicativos de que há ainda muito por se escrever, em se tratando da história da educação deste Estado.PROPESQ2021-06-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/1819Revista Labirinto (UNIR); v. 24 n. 2 (2016): JAN-JUN/N.2/2016; 328-3561519-6674reponame:Labirinto (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/1819/1643Pinto, Adriana AparecidaDebona, Jackson Jamesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-06-19T04:40:40Zoai:periodicos.unir.br:article/1819Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTOPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/oai||labirinto@unir.br1519-66741519-6674opendoar:2021-06-19T04:40:40Labirinto (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false
dc.title.none.fl_str_mv DOCUMENTOS E MONUMENTOS: UM ESTUDO DAS FORMAS DE REGISTRAR/CONTAR A HISTÓRIA EM MATO GROSSO E MATO GROSSO DO SUL: imprensa periódica e livros didáticos de ensino de História
title DOCUMENTOS E MONUMENTOS: UM ESTUDO DAS FORMAS DE REGISTRAR/CONTAR A HISTÓRIA EM MATO GROSSO E MATO GROSSO DO SUL: imprensa periódica e livros didáticos de ensino de História
spellingShingle DOCUMENTOS E MONUMENTOS: UM ESTUDO DAS FORMAS DE REGISTRAR/CONTAR A HISTÓRIA EM MATO GROSSO E MATO GROSSO DO SUL: imprensa periódica e livros didáticos de ensino de História
Pinto, Adriana Aparecida
Imprensa periódica
livro didático de história
tradições educativas.
title_short DOCUMENTOS E MONUMENTOS: UM ESTUDO DAS FORMAS DE REGISTRAR/CONTAR A HISTÓRIA EM MATO GROSSO E MATO GROSSO DO SUL: imprensa periódica e livros didáticos de ensino de História
title_full DOCUMENTOS E MONUMENTOS: UM ESTUDO DAS FORMAS DE REGISTRAR/CONTAR A HISTÓRIA EM MATO GROSSO E MATO GROSSO DO SUL: imprensa periódica e livros didáticos de ensino de História
title_fullStr DOCUMENTOS E MONUMENTOS: UM ESTUDO DAS FORMAS DE REGISTRAR/CONTAR A HISTÓRIA EM MATO GROSSO E MATO GROSSO DO SUL: imprensa periódica e livros didáticos de ensino de História
title_full_unstemmed DOCUMENTOS E MONUMENTOS: UM ESTUDO DAS FORMAS DE REGISTRAR/CONTAR A HISTÓRIA EM MATO GROSSO E MATO GROSSO DO SUL: imprensa periódica e livros didáticos de ensino de História
title_sort DOCUMENTOS E MONUMENTOS: UM ESTUDO DAS FORMAS DE REGISTRAR/CONTAR A HISTÓRIA EM MATO GROSSO E MATO GROSSO DO SUL: imprensa periódica e livros didáticos de ensino de História
author Pinto, Adriana Aparecida
author_facet Pinto, Adriana Aparecida
Debona, Jackson James
author_role author
author2 Debona, Jackson James
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Adriana Aparecida
Debona, Jackson James
dc.subject.por.fl_str_mv Imprensa periódica
livro didático de história
tradições educativas.
topic Imprensa periódica
livro didático de história
tradições educativas.
description Ao tomar para título deste artigo a expressão clássica de um, dentre os vários textos de Jacques Le Goff que balizam as pesquisas dos historiadores da educação, buscamos evidenciar as questões que nos preocupam sobremaneira para tratar do temário no qual esse artigo se inscreve: Ensino de História e reflexões sobre história regional. Desta feita, nossa proposta de contribuição para os diálogos refere-se aos usos e formas de abordagem para a escrita da história e da história da educação, mediada por seus lugares de produção, circulação e contribuição para a consolidação ou silenciamento de uma Memória acerca das tradições educacionais (POLLACK, 1989, 1992), que se inscreve em alguns momentos, como forma legitimada e legitimadora de poder, conforme sinalizam os estudos de Pierre Bourdieu acerca da publicização do conhecimento, como formas de burlar o silêncio, de colocar assuntos e interesses em evidência. (BOURDIEU, 2005). Resultaram da pesquisa nos acervos, elementos que sustentam a contestação de alguns aspectos postulados por estudos em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, bem como indicativos de que há ainda muito por se escrever, em se tratando da história da educação deste Estado.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/1819
url https://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/1819
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/1819/1643
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PROPESQ
publisher.none.fl_str_mv PROPESQ
dc.source.none.fl_str_mv Revista Labirinto (UNIR); v. 24 n. 2 (2016): JAN-JUN/N.2/2016; 328-356
1519-6674
reponame:Labirinto (Porto Velho)
instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
instacron:UNIR
instname_str Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
instacron_str UNIR
institution UNIR
reponame_str Labirinto (Porto Velho)
collection Labirinto (Porto Velho)
repository.name.fl_str_mv Labirinto (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
repository.mail.fl_str_mv ||labirinto@unir.br
_version_ 1800219450595606528