DOCUMENTOS E MONUMENTOS: UM ESTUDO DAS FORMAS DE REGISTRAR/CONTAR A HISTÓRIA EM MATO GROSSO E MATO GROSSO DO SUL: imprensa periódica e livros didáticos de ensino de História
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Labirinto (Porto Velho) |
Texto Completo: | https://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/1819 |
Resumo: | Ao tomar para título deste artigo a expressão clássica de um, dentre os vários textos de Jacques Le Goff que balizam as pesquisas dos historiadores da educação, buscamos evidenciar as questões que nos preocupam sobremaneira para tratar do temário no qual esse artigo se inscreve: Ensino de História e reflexões sobre história regional. Desta feita, nossa proposta de contribuição para os diálogos refere-se aos usos e formas de abordagem para a escrita da história e da história da educação, mediada por seus lugares de produção, circulação e contribuição para a consolidação ou silenciamento de uma Memória acerca das tradições educacionais (POLLACK, 1989, 1992), que se inscreve em alguns momentos, como forma legitimada e legitimadora de poder, conforme sinalizam os estudos de Pierre Bourdieu acerca da publicização do conhecimento, como formas de burlar o silêncio, de colocar assuntos e interesses em evidência. (BOURDIEU, 2005). Resultaram da pesquisa nos acervos, elementos que sustentam a contestação de alguns aspectos postulados por estudos em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, bem como indicativos de que há ainda muito por se escrever, em se tratando da história da educação deste Estado. |
id |
UNIR-2_a8c614734487bc3e03ce64541e66ed60 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.unir.br:article/1819 |
network_acronym_str |
UNIR-2 |
network_name_str |
Labirinto (Porto Velho) |
repository_id_str |
|
spelling |
DOCUMENTOS E MONUMENTOS: UM ESTUDO DAS FORMAS DE REGISTRAR/CONTAR A HISTÓRIA EM MATO GROSSO E MATO GROSSO DO SUL: imprensa periódica e livros didáticos de ensino de HistóriaImprensa periódicalivro didático de históriatradições educativas.Ao tomar para título deste artigo a expressão clássica de um, dentre os vários textos de Jacques Le Goff que balizam as pesquisas dos historiadores da educação, buscamos evidenciar as questões que nos preocupam sobremaneira para tratar do temário no qual esse artigo se inscreve: Ensino de História e reflexões sobre história regional. Desta feita, nossa proposta de contribuição para os diálogos refere-se aos usos e formas de abordagem para a escrita da história e da história da educação, mediada por seus lugares de produção, circulação e contribuição para a consolidação ou silenciamento de uma Memória acerca das tradições educacionais (POLLACK, 1989, 1992), que se inscreve em alguns momentos, como forma legitimada e legitimadora de poder, conforme sinalizam os estudos de Pierre Bourdieu acerca da publicização do conhecimento, como formas de burlar o silêncio, de colocar assuntos e interesses em evidência. (BOURDIEU, 2005). Resultaram da pesquisa nos acervos, elementos que sustentam a contestação de alguns aspectos postulados por estudos em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, bem como indicativos de que há ainda muito por se escrever, em se tratando da história da educação deste Estado.PROPESQ2021-06-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/1819Revista Labirinto (UNIR); v. 24 n. 2 (2016): JAN-JUN/N.2/2016; 328-3561519-6674reponame:Labirinto (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/1819/1643Pinto, Adriana AparecidaDebona, Jackson Jamesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-06-19T04:40:40Zoai:periodicos.unir.br:article/1819Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTOPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/oai||labirinto@unir.br1519-66741519-6674opendoar:2021-06-19T04:40:40Labirinto (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DOCUMENTOS E MONUMENTOS: UM ESTUDO DAS FORMAS DE REGISTRAR/CONTAR A HISTÓRIA EM MATO GROSSO E MATO GROSSO DO SUL: imprensa periódica e livros didáticos de ensino de História |
title |
DOCUMENTOS E MONUMENTOS: UM ESTUDO DAS FORMAS DE REGISTRAR/CONTAR A HISTÓRIA EM MATO GROSSO E MATO GROSSO DO SUL: imprensa periódica e livros didáticos de ensino de História |
spellingShingle |
DOCUMENTOS E MONUMENTOS: UM ESTUDO DAS FORMAS DE REGISTRAR/CONTAR A HISTÓRIA EM MATO GROSSO E MATO GROSSO DO SUL: imprensa periódica e livros didáticos de ensino de História Pinto, Adriana Aparecida Imprensa periódica livro didático de história tradições educativas. |
title_short |
DOCUMENTOS E MONUMENTOS: UM ESTUDO DAS FORMAS DE REGISTRAR/CONTAR A HISTÓRIA EM MATO GROSSO E MATO GROSSO DO SUL: imprensa periódica e livros didáticos de ensino de História |
title_full |
DOCUMENTOS E MONUMENTOS: UM ESTUDO DAS FORMAS DE REGISTRAR/CONTAR A HISTÓRIA EM MATO GROSSO E MATO GROSSO DO SUL: imprensa periódica e livros didáticos de ensino de História |
title_fullStr |
DOCUMENTOS E MONUMENTOS: UM ESTUDO DAS FORMAS DE REGISTRAR/CONTAR A HISTÓRIA EM MATO GROSSO E MATO GROSSO DO SUL: imprensa periódica e livros didáticos de ensino de História |
title_full_unstemmed |
DOCUMENTOS E MONUMENTOS: UM ESTUDO DAS FORMAS DE REGISTRAR/CONTAR A HISTÓRIA EM MATO GROSSO E MATO GROSSO DO SUL: imprensa periódica e livros didáticos de ensino de História |
title_sort |
DOCUMENTOS E MONUMENTOS: UM ESTUDO DAS FORMAS DE REGISTRAR/CONTAR A HISTÓRIA EM MATO GROSSO E MATO GROSSO DO SUL: imprensa periódica e livros didáticos de ensino de História |
author |
Pinto, Adriana Aparecida |
author_facet |
Pinto, Adriana Aparecida Debona, Jackson James |
author_role |
author |
author2 |
Debona, Jackson James |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinto, Adriana Aparecida Debona, Jackson James |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Imprensa periódica livro didático de história tradições educativas. |
topic |
Imprensa periódica livro didático de história tradições educativas. |
description |
Ao tomar para título deste artigo a expressão clássica de um, dentre os vários textos de Jacques Le Goff que balizam as pesquisas dos historiadores da educação, buscamos evidenciar as questões que nos preocupam sobremaneira para tratar do temário no qual esse artigo se inscreve: Ensino de História e reflexões sobre história regional. Desta feita, nossa proposta de contribuição para os diálogos refere-se aos usos e formas de abordagem para a escrita da história e da história da educação, mediada por seus lugares de produção, circulação e contribuição para a consolidação ou silenciamento de uma Memória acerca das tradições educacionais (POLLACK, 1989, 1992), que se inscreve em alguns momentos, como forma legitimada e legitimadora de poder, conforme sinalizam os estudos de Pierre Bourdieu acerca da publicização do conhecimento, como formas de burlar o silêncio, de colocar assuntos e interesses em evidência. (BOURDIEU, 2005). Resultaram da pesquisa nos acervos, elementos que sustentam a contestação de alguns aspectos postulados por estudos em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, bem como indicativos de que há ainda muito por se escrever, em se tratando da história da educação deste Estado. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/1819 |
url |
https://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/1819 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/1819/1643 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PROPESQ |
publisher.none.fl_str_mv |
PROPESQ |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Labirinto (UNIR); v. 24 n. 2 (2016): JAN-JUN/N.2/2016; 328-356 1519-6674 reponame:Labirinto (Porto Velho) instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR) instacron:UNIR |
instname_str |
Universidade Federal de Rondônia (UNIR) |
instacron_str |
UNIR |
institution |
UNIR |
reponame_str |
Labirinto (Porto Velho) |
collection |
Labirinto (Porto Velho) |
repository.name.fl_str_mv |
Labirinto (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||labirinto@unir.br |
_version_ |
1800219450595606528 |