Pesquisas em História da Educação: problematizando o uso de arquivos, documentos e fontes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Patrimônio e Memória |
Texto Completo: | http://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/970 |
Resumo: | Este texto tem caráter teórico-metodológico e visa apresentar possibilidades de trabalho com documentos, temas e fontes que têm sido profícuos para o avanço das investigações historiográficas recentes, a partir do trabalho desenvolvido pelos seus autores. Parte-se dos pressupostos legados pela escola francesa dos Annales, particularmente da Nouvelle Histoire que se delimitou na terceira geração dessa escola, já no final do século XX. Diante disso, são abordadas as fontes utilizadas como base empírica nas pesquisas sobre a história da educação rural, possibilidades de uso da imprensa periódica, especialmente no tocante aos estudos sobre a história da educação dos sujeitos com deficiência, bem como os livros didáticos, entendidos como fontes para a História da Educação. Assim, apresentam-se caminhos provocativos para a pesquisa e a operação historiográfica, instigando a emergência de novos problemas, temas e abordagens no estudo e preservação da História da Educação. |
id |
UNESP-18_bf11aed0ca30eda787ca8f960ca3afbb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.cedap:article/970 |
network_acronym_str |
UNESP-18 |
network_name_str |
Patrimônio e Memória |
repository_id_str |
|
spelling |
Pesquisas em História da Educação: problematizando o uso de arquivos, documentos e fontesFontes; Escolas rurais; Impressos periódicos; Livros didáticos.Este texto tem caráter teórico-metodológico e visa apresentar possibilidades de trabalho com documentos, temas e fontes que têm sido profícuos para o avanço das investigações historiográficas recentes, a partir do trabalho desenvolvido pelos seus autores. Parte-se dos pressupostos legados pela escola francesa dos Annales, particularmente da Nouvelle Histoire que se delimitou na terceira geração dessa escola, já no final do século XX. Diante disso, são abordadas as fontes utilizadas como base empírica nas pesquisas sobre a história da educação rural, possibilidades de uso da imprensa periódica, especialmente no tocante aos estudos sobre a história da educação dos sujeitos com deficiência, bem como os livros didáticos, entendidos como fontes para a História da Educação. Assim, apresentam-se caminhos provocativos para a pesquisa e a operação historiográfica, instigando a emergência de novos problemas, temas e abordagens no estudo e preservação da História da Educação.Patrimônio e MemóriaPatrimônio e MemóriaPatrimônio e MemóriaPatrimônio e MemóriaPatrimônio e MemóriaFurtado, Alessandra CristinaBezerra, Giovani FerreiraMoreira, Kênia Hilda2019-12-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/970Patrimônio e Memória; v. 15, n. 2 (2019): PATRIMÔNIO E MEMÓRIA, v. 15, n. 2; 530-556Patrimônio e Memória; v. 15, n. 2 (2019): PATRIMÔNIO E MEMÓRIA, v. 15, n. 2; 530-556Patrimônio e Memória; v. 15, n. 2 (2019): PATRIMÔNIO E MEMÓRIA, v. 15, n. 2; 530-556Patrimônio e Memória; v. 15, n. 2 (2019): PATRIMÔNIO E MEMÓRIA, v. 15, n. 2; 530-556Patrimônio e Memória; v. 15, n. 2 (2019): PATRIMÔNIO E MEMÓRIA, v. 15, n. 2; 530-5561808-1967reponame:Patrimônio e Memóriainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttp://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/970/1121http://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/downloadSuppFile/970/876http://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/downloadSuppFile/970/877Direitos autorais 2019 Patrimônio e Memóriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-15T14:27:41Zoai:ojs.cedap:article/970Revistahttp://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/PUBhttp://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/oaipatrimonioememoria@gmail.com||patrimonioememoria@gmail.com||patrimonio-e-memoria@assis.unesp.br1808–19671808–1967opendoar:2019-12-15T14:27:41Patrimônio e Memória - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pesquisas em História da Educação: problematizando o uso de arquivos, documentos e fontes |
title |
Pesquisas em História da Educação: problematizando o uso de arquivos, documentos e fontes |
spellingShingle |
Pesquisas em História da Educação: problematizando o uso de arquivos, documentos e fontes Furtado, Alessandra Cristina Fontes; Escolas rurais; Impressos periódicos; Livros didáticos. |
title_short |
Pesquisas em História da Educação: problematizando o uso de arquivos, documentos e fontes |
title_full |
Pesquisas em História da Educação: problematizando o uso de arquivos, documentos e fontes |
title_fullStr |
Pesquisas em História da Educação: problematizando o uso de arquivos, documentos e fontes |
title_full_unstemmed |
Pesquisas em História da Educação: problematizando o uso de arquivos, documentos e fontes |
title_sort |
Pesquisas em História da Educação: problematizando o uso de arquivos, documentos e fontes |
author |
Furtado, Alessandra Cristina |
author_facet |
Furtado, Alessandra Cristina Bezerra, Giovani Ferreira Moreira, Kênia Hilda |
author_role |
author |
author2 |
Bezerra, Giovani Ferreira Moreira, Kênia Hilda |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Furtado, Alessandra Cristina Bezerra, Giovani Ferreira Moreira, Kênia Hilda |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Fontes; Escolas rurais; Impressos periódicos; Livros didáticos. |
topic |
Fontes; Escolas rurais; Impressos periódicos; Livros didáticos. |
description |
Este texto tem caráter teórico-metodológico e visa apresentar possibilidades de trabalho com documentos, temas e fontes que têm sido profícuos para o avanço das investigações historiográficas recentes, a partir do trabalho desenvolvido pelos seus autores. Parte-se dos pressupostos legados pela escola francesa dos Annales, particularmente da Nouvelle Histoire que se delimitou na terceira geração dessa escola, já no final do século XX. Diante disso, são abordadas as fontes utilizadas como base empírica nas pesquisas sobre a história da educação rural, possibilidades de uso da imprensa periódica, especialmente no tocante aos estudos sobre a história da educação dos sujeitos com deficiência, bem como os livros didáticos, entendidos como fontes para a História da Educação. Assim, apresentam-se caminhos provocativos para a pesquisa e a operação historiográfica, instigando a emergência de novos problemas, temas e abordagens no estudo e preservação da História da Educação. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/970 |
url |
http://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/970 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/970/1121 http://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/downloadSuppFile/970/876 http://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/downloadSuppFile/970/877 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2019 Patrimônio e Memória info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2019 Patrimônio e Memória |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Patrimônio e Memória Patrimônio e Memória Patrimônio e Memória Patrimônio e Memória Patrimônio e Memória |
publisher.none.fl_str_mv |
Patrimônio e Memória Patrimônio e Memória Patrimônio e Memória Patrimônio e Memória Patrimônio e Memória |
dc.source.none.fl_str_mv |
Patrimônio e Memória; v. 15, n. 2 (2019): PATRIMÔNIO E MEMÓRIA, v. 15, n. 2; 530-556 Patrimônio e Memória; v. 15, n. 2 (2019): PATRIMÔNIO E MEMÓRIA, v. 15, n. 2; 530-556 Patrimônio e Memória; v. 15, n. 2 (2019): PATRIMÔNIO E MEMÓRIA, v. 15, n. 2; 530-556 Patrimônio e Memória; v. 15, n. 2 (2019): PATRIMÔNIO E MEMÓRIA, v. 15, n. 2; 530-556 Patrimônio e Memória; v. 15, n. 2 (2019): PATRIMÔNIO E MEMÓRIA, v. 15, n. 2; 530-556 1808-1967 reponame:Patrimônio e Memória instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Patrimônio e Memória |
collection |
Patrimônio e Memória |
repository.name.fl_str_mv |
Patrimônio e Memória - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
patrimonioememoria@gmail.com||patrimonioememoria@gmail.com||patrimonio-e-memoria@assis.unesp.br |
_version_ |
1800215749222989824 |