ENSINO DE HISTÓRIA, GÊNERO E CIDADANIA: ALGUMAS REFLEXÕES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Macena, Fabiana Francisca
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Labirinto (Porto Velho)
Texto Completo: https://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/1791
Resumo: Neste artigo, procedemos à análise do protagonismo feminino e os modos de ler e dar a ler tais experiências em um livro didático do 2º ano do Ensino Médio, privilegiando a atuação de mulheres nas lutas políticas do século XIX brasileiro. Trata-se de análise pontual, que não pretende ser exaustiva e/ou esgotar o tema, mas que nos permite avaliar o livro didático para além da presença e/ou ausência de determinados temas. Cientes de que todo saber é lacunar, interessa-nos, sobretudo, os sentidos políticos, as relações de saber/poder que orientam as escolhas dos temas, assuntos e abordagens. Trata-se de destacar as potencialidades das reflexões produzidas no campo da História das Mulheres e/ou Estudos de Gênero, em seus diálogos com o aporte teórico das Epistemologias Feministas, no questionamento dos fundamentos da história ensinada, sinalizando para outras possibilidades de leitura do social. 
id UNIR-2_aa2617e0c9fab8e52ac97ff5853dea16
oai_identifier_str oai:periodicos.unir.br:article/1791
network_acronym_str UNIR-2
network_name_str Labirinto (Porto Velho)
repository_id_str
spelling ENSINO DE HISTÓRIA, GÊNERO E CIDADANIA: ALGUMAS REFLEXÕESEnsino de históriagêneroprotagonismocidadania.Neste artigo, procedemos à análise do protagonismo feminino e os modos de ler e dar a ler tais experiências em um livro didático do 2º ano do Ensino Médio, privilegiando a atuação de mulheres nas lutas políticas do século XIX brasileiro. Trata-se de análise pontual, que não pretende ser exaustiva e/ou esgotar o tema, mas que nos permite avaliar o livro didático para além da presença e/ou ausência de determinados temas. Cientes de que todo saber é lacunar, interessa-nos, sobretudo, os sentidos políticos, as relações de saber/poder que orientam as escolhas dos temas, assuntos e abordagens. Trata-se de destacar as potencialidades das reflexões produzidas no campo da História das Mulheres e/ou Estudos de Gênero, em seus diálogos com o aporte teórico das Epistemologias Feministas, no questionamento dos fundamentos da história ensinada, sinalizando para outras possibilidades de leitura do social. PROPESQ2021-06-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/1791Revista Labirinto (UNIR); v. 24 n. 2 (2016): JAN-JUN/N.2/2016; 134-1491519-6674reponame:Labirinto (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/1791/1635Macena, Fabiana Franciscainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-06-19T04:40:40Zoai:periodicos.unir.br:article/1791Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTOPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/oai||labirinto@unir.br1519-66741519-6674opendoar:2021-06-19T04:40:40Labirinto (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false
dc.title.none.fl_str_mv ENSINO DE HISTÓRIA, GÊNERO E CIDADANIA: ALGUMAS REFLEXÕES
title ENSINO DE HISTÓRIA, GÊNERO E CIDADANIA: ALGUMAS REFLEXÕES
spellingShingle ENSINO DE HISTÓRIA, GÊNERO E CIDADANIA: ALGUMAS REFLEXÕES
Macena, Fabiana Francisca
Ensino de história
gênero
protagonismo
cidadania.
title_short ENSINO DE HISTÓRIA, GÊNERO E CIDADANIA: ALGUMAS REFLEXÕES
title_full ENSINO DE HISTÓRIA, GÊNERO E CIDADANIA: ALGUMAS REFLEXÕES
title_fullStr ENSINO DE HISTÓRIA, GÊNERO E CIDADANIA: ALGUMAS REFLEXÕES
title_full_unstemmed ENSINO DE HISTÓRIA, GÊNERO E CIDADANIA: ALGUMAS REFLEXÕES
title_sort ENSINO DE HISTÓRIA, GÊNERO E CIDADANIA: ALGUMAS REFLEXÕES
author Macena, Fabiana Francisca
author_facet Macena, Fabiana Francisca
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Macena, Fabiana Francisca
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de história
gênero
protagonismo
cidadania.
topic Ensino de história
gênero
protagonismo
cidadania.
description Neste artigo, procedemos à análise do protagonismo feminino e os modos de ler e dar a ler tais experiências em um livro didático do 2º ano do Ensino Médio, privilegiando a atuação de mulheres nas lutas políticas do século XIX brasileiro. Trata-se de análise pontual, que não pretende ser exaustiva e/ou esgotar o tema, mas que nos permite avaliar o livro didático para além da presença e/ou ausência de determinados temas. Cientes de que todo saber é lacunar, interessa-nos, sobretudo, os sentidos políticos, as relações de saber/poder que orientam as escolhas dos temas, assuntos e abordagens. Trata-se de destacar as potencialidades das reflexões produzidas no campo da História das Mulheres e/ou Estudos de Gênero, em seus diálogos com o aporte teórico das Epistemologias Feministas, no questionamento dos fundamentos da história ensinada, sinalizando para outras possibilidades de leitura do social. 
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/1791
url https://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/1791
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/1791/1635
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PROPESQ
publisher.none.fl_str_mv PROPESQ
dc.source.none.fl_str_mv Revista Labirinto (UNIR); v. 24 n. 2 (2016): JAN-JUN/N.2/2016; 134-149
1519-6674
reponame:Labirinto (Porto Velho)
instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
instacron:UNIR
instname_str Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
instacron_str UNIR
institution UNIR
reponame_str Labirinto (Porto Velho)
collection Labirinto (Porto Velho)
repository.name.fl_str_mv Labirinto (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
repository.mail.fl_str_mv ||labirinto@unir.br
_version_ 1800219450585120768