ENSINO DE HISTÓRIA, GÊNERO E CIDADANIA: ALGUMAS REFLEXÕES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Labirinto (Porto Velho) |
Texto Completo: | https://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/1791 |
Resumo: | Neste artigo, procedemos à análise do protagonismo feminino e os modos de ler e dar a ler tais experiências em um livro didático do 2º ano do Ensino Médio, privilegiando a atuação de mulheres nas lutas políticas do século XIX brasileiro. Trata-se de análise pontual, que não pretende ser exaustiva e/ou esgotar o tema, mas que nos permite avaliar o livro didático para além da presença e/ou ausência de determinados temas. Cientes de que todo saber é lacunar, interessa-nos, sobretudo, os sentidos políticos, as relações de saber/poder que orientam as escolhas dos temas, assuntos e abordagens. Trata-se de destacar as potencialidades das reflexões produzidas no campo da História das Mulheres e/ou Estudos de Gênero, em seus diálogos com o aporte teórico das Epistemologias Feministas, no questionamento dos fundamentos da história ensinada, sinalizando para outras possibilidades de leitura do social. |
id |
UNIR-2_aa2617e0c9fab8e52ac97ff5853dea16 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.unir.br:article/1791 |
network_acronym_str |
UNIR-2 |
network_name_str |
Labirinto (Porto Velho) |
repository_id_str |
|
spelling |
ENSINO DE HISTÓRIA, GÊNERO E CIDADANIA: ALGUMAS REFLEXÕESEnsino de históriagêneroprotagonismocidadania.Neste artigo, procedemos à análise do protagonismo feminino e os modos de ler e dar a ler tais experiências em um livro didático do 2º ano do Ensino Médio, privilegiando a atuação de mulheres nas lutas políticas do século XIX brasileiro. Trata-se de análise pontual, que não pretende ser exaustiva e/ou esgotar o tema, mas que nos permite avaliar o livro didático para além da presença e/ou ausência de determinados temas. Cientes de que todo saber é lacunar, interessa-nos, sobretudo, os sentidos políticos, as relações de saber/poder que orientam as escolhas dos temas, assuntos e abordagens. Trata-se de destacar as potencialidades das reflexões produzidas no campo da História das Mulheres e/ou Estudos de Gênero, em seus diálogos com o aporte teórico das Epistemologias Feministas, no questionamento dos fundamentos da história ensinada, sinalizando para outras possibilidades de leitura do social. PROPESQ2021-06-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/1791Revista Labirinto (UNIR); v. 24 n. 2 (2016): JAN-JUN/N.2/2016; 134-1491519-6674reponame:Labirinto (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/1791/1635Macena, Fabiana Franciscainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-06-19T04:40:40Zoai:periodicos.unir.br:article/1791Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTOPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/oai||labirinto@unir.br1519-66741519-6674opendoar:2021-06-19T04:40:40Labirinto (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ENSINO DE HISTÓRIA, GÊNERO E CIDADANIA: ALGUMAS REFLEXÕES |
title |
ENSINO DE HISTÓRIA, GÊNERO E CIDADANIA: ALGUMAS REFLEXÕES |
spellingShingle |
ENSINO DE HISTÓRIA, GÊNERO E CIDADANIA: ALGUMAS REFLEXÕES Macena, Fabiana Francisca Ensino de história gênero protagonismo cidadania. |
title_short |
ENSINO DE HISTÓRIA, GÊNERO E CIDADANIA: ALGUMAS REFLEXÕES |
title_full |
ENSINO DE HISTÓRIA, GÊNERO E CIDADANIA: ALGUMAS REFLEXÕES |
title_fullStr |
ENSINO DE HISTÓRIA, GÊNERO E CIDADANIA: ALGUMAS REFLEXÕES |
title_full_unstemmed |
ENSINO DE HISTÓRIA, GÊNERO E CIDADANIA: ALGUMAS REFLEXÕES |
title_sort |
ENSINO DE HISTÓRIA, GÊNERO E CIDADANIA: ALGUMAS REFLEXÕES |
author |
Macena, Fabiana Francisca |
author_facet |
Macena, Fabiana Francisca |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Macena, Fabiana Francisca |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de história gênero protagonismo cidadania. |
topic |
Ensino de história gênero protagonismo cidadania. |
description |
Neste artigo, procedemos à análise do protagonismo feminino e os modos de ler e dar a ler tais experiências em um livro didático do 2º ano do Ensino Médio, privilegiando a atuação de mulheres nas lutas políticas do século XIX brasileiro. Trata-se de análise pontual, que não pretende ser exaustiva e/ou esgotar o tema, mas que nos permite avaliar o livro didático para além da presença e/ou ausência de determinados temas. Cientes de que todo saber é lacunar, interessa-nos, sobretudo, os sentidos políticos, as relações de saber/poder que orientam as escolhas dos temas, assuntos e abordagens. Trata-se de destacar as potencialidades das reflexões produzidas no campo da História das Mulheres e/ou Estudos de Gênero, em seus diálogos com o aporte teórico das Epistemologias Feministas, no questionamento dos fundamentos da história ensinada, sinalizando para outras possibilidades de leitura do social. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/1791 |
url |
https://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/1791 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/1791/1635 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PROPESQ |
publisher.none.fl_str_mv |
PROPESQ |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Labirinto (UNIR); v. 24 n. 2 (2016): JAN-JUN/N.2/2016; 134-149 1519-6674 reponame:Labirinto (Porto Velho) instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR) instacron:UNIR |
instname_str |
Universidade Federal de Rondônia (UNIR) |
instacron_str |
UNIR |
institution |
UNIR |
reponame_str |
Labirinto (Porto Velho) |
collection |
Labirinto (Porto Velho) |
repository.name.fl_str_mv |
Labirinto (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||labirinto@unir.br |
_version_ |
1800219450585120768 |