Inovações curriculares, práticas pedagógicas e o “perfil” docente do ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educa (Porto Velho) |
Texto Completo: | https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1265 |
Resumo: | Este texto recupera, em linhas gerais, a trajetória do Ensino Médio no Brasil, os modelos de ensino em diversas épocas, as reformas nesse nível de ensino, as mudanças em sua estrutura curricular e as consequências para a formação e atuação de professores. Apresenta diversos “perfis” docentes face a essas mudanças e focaliza, em particular, as inovações curriculares ocorridas a partir dos anos de 1990, com a elaboração dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM), Discute as dificuldades enfrentadas pelos docentes para a adoção de práticas pedagógicas adequadas às referidas inovações e alcançar as competências e habilidades desejadas para os estudantes do Ensino Médio. Ao final, utiliza conceitos originados da perspectiva habermasiana para identificar o perfil docente esperado face às mudanças nas práticas pedagógicas do Ensino Médio. |
id |
UNIR-3_02f30bee88f4a87bf871a74140a6303f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.unir.br:article/1265 |
network_acronym_str |
UNIR-3 |
network_name_str |
Educa (Porto Velho) |
repository_id_str |
|
spelling |
Inovações curriculares, práticas pedagógicas e o “perfil” docente do ensino médioReformas Educacionais. Ensino Médio. Inovações Curriculares. Práticas Pedagógicas. Perfil docente.Este texto recupera, em linhas gerais, a trajetória do Ensino Médio no Brasil, os modelos de ensino em diversas épocas, as reformas nesse nível de ensino, as mudanças em sua estrutura curricular e as consequências para a formação e atuação de professores. Apresenta diversos “perfis” docentes face a essas mudanças e focaliza, em particular, as inovações curriculares ocorridas a partir dos anos de 1990, com a elaboração dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM), Discute as dificuldades enfrentadas pelos docentes para a adoção de práticas pedagógicas adequadas às referidas inovações e alcançar as competências e habilidades desejadas para os estudantes do Ensino Médio. Ao final, utiliza conceitos originados da perspectiva habermasiana para identificar o perfil docente esperado face às mudanças nas práticas pedagógicas do Ensino Médio.Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)2015-01-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/126510.26568/2359-2087.2014.1265EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 1 n. 2 (2014); 152-1762359-20872359-208710.26568/educa.v1i2reponame:Educa (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1265/1340Scarlatto, Elaine CristinaGentilini, João Augustoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-04-08T00:07:36Zoai:periodicos.unir.br:article/1265Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCAPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/oairevistaeduca@unir.br || dti@unir.br2359-20872359-2087opendoar:2015-04-08T00:07:36Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Inovações curriculares, práticas pedagógicas e o “perfil” docente do ensino médio |
title |
Inovações curriculares, práticas pedagógicas e o “perfil” docente do ensino médio |
spellingShingle |
Inovações curriculares, práticas pedagógicas e o “perfil” docente do ensino médio Scarlatto, Elaine Cristina Reformas Educacionais. Ensino Médio. Inovações Curriculares. Práticas Pedagógicas. Perfil docente. |
title_short |
Inovações curriculares, práticas pedagógicas e o “perfil” docente do ensino médio |
title_full |
Inovações curriculares, práticas pedagógicas e o “perfil” docente do ensino médio |
title_fullStr |
Inovações curriculares, práticas pedagógicas e o “perfil” docente do ensino médio |
title_full_unstemmed |
Inovações curriculares, práticas pedagógicas e o “perfil” docente do ensino médio |
title_sort |
Inovações curriculares, práticas pedagógicas e o “perfil” docente do ensino médio |
author |
Scarlatto, Elaine Cristina |
author_facet |
Scarlatto, Elaine Cristina Gentilini, João Augusto |
author_role |
author |
author2 |
Gentilini, João Augusto |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Scarlatto, Elaine Cristina Gentilini, João Augusto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Reformas Educacionais. Ensino Médio. Inovações Curriculares. Práticas Pedagógicas. Perfil docente. |
topic |
Reformas Educacionais. Ensino Médio. Inovações Curriculares. Práticas Pedagógicas. Perfil docente. |
description |
Este texto recupera, em linhas gerais, a trajetória do Ensino Médio no Brasil, os modelos de ensino em diversas épocas, as reformas nesse nível de ensino, as mudanças em sua estrutura curricular e as consequências para a formação e atuação de professores. Apresenta diversos “perfis” docentes face a essas mudanças e focaliza, em particular, as inovações curriculares ocorridas a partir dos anos de 1990, com a elaboração dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM), Discute as dificuldades enfrentadas pelos docentes para a adoção de práticas pedagógicas adequadas às referidas inovações e alcançar as competências e habilidades desejadas para os estudantes do Ensino Médio. Ao final, utiliza conceitos originados da perspectiva habermasiana para identificar o perfil docente esperado face às mudanças nas práticas pedagógicas do Ensino Médio. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-01-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1265 10.26568/2359-2087.2014.1265 |
url |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1265 |
identifier_str_mv |
10.26568/2359-2087.2014.1265 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1265/1340 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO) |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO) |
dc.source.none.fl_str_mv |
EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 1 n. 2 (2014); 152-176 2359-2087 2359-2087 10.26568/educa.v1i2 reponame:Educa (Porto Velho) instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR) instacron:UNIR |
instname_str |
Universidade Federal de Rondônia (UNIR) |
instacron_str |
UNIR |
institution |
UNIR |
reponame_str |
Educa (Porto Velho) |
collection |
Educa (Porto Velho) |
repository.name.fl_str_mv |
Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaeduca@unir.br || dti@unir.br |
_version_ |
1797174541552713728 |