Inovações curriculares, práticas pedagógicas e o “perfil” docente do ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Scarlatto, Elaine Cristina
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Gentilini, João Augusto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educa (Porto Velho)
Texto Completo: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1265
Resumo: Este texto recupera, em linhas gerais, a trajetória do Ensino Médio no Brasil, os modelos de ensino em diversas épocas, as reformas nesse nível de ensino, as mudanças em sua estrutura curricular e as consequências para a formação e atuação de professores. Apresenta diversos “perfis” docentes face a essas mudanças e focaliza, em particular, as inovações curriculares ocorridas a partir dos anos de 1990, com a elaboração dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM), Discute as dificuldades enfrentadas pelos docentes para a adoção de práticas pedagógicas adequadas às referidas inovações e alcançar as competências e habilidades desejadas para os estudantes do Ensino Médio. Ao final, utiliza conceitos originados da perspectiva habermasiana para identificar o perfil docente esperado face às mudanças nas práticas pedagógicas do Ensino Médio.
id UNIR-3_02f30bee88f4a87bf871a74140a6303f
oai_identifier_str oai:periodicos.unir.br:article/1265
network_acronym_str UNIR-3
network_name_str Educa (Porto Velho)
repository_id_str
spelling Inovações curriculares, práticas pedagógicas e o “perfil” docente do ensino médioReformas Educacionais. Ensino Médio. Inovações Curriculares. Práticas Pedagógicas. Perfil docente.Este texto recupera, em linhas gerais, a trajetória do Ensino Médio no Brasil, os modelos de ensino em diversas épocas, as reformas nesse nível de ensino, as mudanças em sua estrutura curricular e as consequências para a formação e atuação de professores. Apresenta diversos “perfis” docentes face a essas mudanças e focaliza, em particular, as inovações curriculares ocorridas a partir dos anos de 1990, com a elaboração dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM), Discute as dificuldades enfrentadas pelos docentes para a adoção de práticas pedagógicas adequadas às referidas inovações e alcançar as competências e habilidades desejadas para os estudantes do Ensino Médio. Ao final, utiliza conceitos originados da perspectiva habermasiana para identificar o perfil docente esperado face às mudanças nas práticas pedagógicas do Ensino Médio.Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)2015-01-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/126510.26568/2359-2087.2014.1265EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 1 n. 2 (2014); 152-1762359-20872359-208710.26568/educa.v1i2reponame:Educa (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1265/1340Scarlatto, Elaine CristinaGentilini, João Augustoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-04-08T00:07:36Zoai:periodicos.unir.br:article/1265Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCAPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/oairevistaeduca@unir.br || dti@unir.br2359-20872359-2087opendoar:2015-04-08T00:07:36Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false
dc.title.none.fl_str_mv Inovações curriculares, práticas pedagógicas e o “perfil” docente do ensino médio
title Inovações curriculares, práticas pedagógicas e o “perfil” docente do ensino médio
spellingShingle Inovações curriculares, práticas pedagógicas e o “perfil” docente do ensino médio
Scarlatto, Elaine Cristina
Reformas Educacionais. Ensino Médio. Inovações Curriculares. Práticas Pedagógicas. Perfil docente.
title_short Inovações curriculares, práticas pedagógicas e o “perfil” docente do ensino médio
title_full Inovações curriculares, práticas pedagógicas e o “perfil” docente do ensino médio
title_fullStr Inovações curriculares, práticas pedagógicas e o “perfil” docente do ensino médio
title_full_unstemmed Inovações curriculares, práticas pedagógicas e o “perfil” docente do ensino médio
title_sort Inovações curriculares, práticas pedagógicas e o “perfil” docente do ensino médio
author Scarlatto, Elaine Cristina
author_facet Scarlatto, Elaine Cristina
Gentilini, João Augusto
author_role author
author2 Gentilini, João Augusto
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Scarlatto, Elaine Cristina
Gentilini, João Augusto
dc.subject.por.fl_str_mv Reformas Educacionais. Ensino Médio. Inovações Curriculares. Práticas Pedagógicas. Perfil docente.
topic Reformas Educacionais. Ensino Médio. Inovações Curriculares. Práticas Pedagógicas. Perfil docente.
description Este texto recupera, em linhas gerais, a trajetória do Ensino Médio no Brasil, os modelos de ensino em diversas épocas, as reformas nesse nível de ensino, as mudanças em sua estrutura curricular e as consequências para a formação e atuação de professores. Apresenta diversos “perfis” docentes face a essas mudanças e focaliza, em particular, as inovações curriculares ocorridas a partir dos anos de 1990, com a elaboração dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM), Discute as dificuldades enfrentadas pelos docentes para a adoção de práticas pedagógicas adequadas às referidas inovações e alcançar as competências e habilidades desejadas para os estudantes do Ensino Médio. Ao final, utiliza conceitos originados da perspectiva habermasiana para identificar o perfil docente esperado face às mudanças nas práticas pedagógicas do Ensino Médio.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1265
10.26568/2359-2087.2014.1265
url https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1265
identifier_str_mv 10.26568/2359-2087.2014.1265
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1265/1340
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)
dc.source.none.fl_str_mv EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 1 n. 2 (2014); 152-176
2359-2087
2359-2087
10.26568/educa.v1i2
reponame:Educa (Porto Velho)
instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
instacron:UNIR
instname_str Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
instacron_str UNIR
institution UNIR
reponame_str Educa (Porto Velho)
collection Educa (Porto Velho)
repository.name.fl_str_mv Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
repository.mail.fl_str_mv revistaeduca@unir.br || dti@unir.br
_version_ 1797174541552713728