A educação ambiental na formação docente em escolas rurais no município de Porto Velho-RO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educa (Porto Velho) |
Texto Completo: | https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/6368 |
Resumo: | O objetivo é o de analisar a formação docente em educadores ambientais que atuam em Escolas rurais do município de Porto Velho-RO, localizadas no distrito de Jaci-Paraná, o Colégio Tiradentes da Polícia Militar II; no Núcleo Urbano Nova Mutum Paraná, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora de Nazaré e no distrito de Abunã, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Marechal Rondon. A metodologia utilizada foi a pesquisa teórico-descritiva qualitativa na abordagem do materialismo histórico-dialético, em uma perspectiva da Educação Ambiental Crítica. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevista com seis diretores, três coordenadores e 20 professores, sendo utilizado para a análise dos Dados, a Análise Textual Discursiva (ATD) por meio da descrição, interpretação e argumentação. Os resultados apontam que 55% dos professores não tiveram nenhum tipo de formação docente inicial em Educação Ambiental nas Universidades, bem como não a recebem na formação continuada. As conclusões apontam que as políticas públicas do município necessitam ser desenvolvidas por meio de uma melhoria no processo formativo em Educação Ambiental. |
id |
UNIR-3_092ddff03e5149d7462f07a2543a1ebb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.unir.br:article/6368 |
network_acronym_str |
UNIR-3 |
network_name_str |
Educa (Porto Velho) |
repository_id_str |
|
spelling |
A educação ambiental na formação docente em escolas rurais no município de Porto Velho-RO Environmental education in teaching training in rural schools in Porto Velho-ROFormación docente en educación ambiental en escuela rurais en Porto Velho-ROEducação Ambiental. Formação Docente. Escolas Rurais.Educação AmbientalEnvironmental EducationDiversity. Teacher training. School curriculum.Rural schoolsEducación ambientalDiversidad. Formación del profesorado. Currículum escolar.Escuelas ruralesO objetivo é o de analisar a formação docente em educadores ambientais que atuam em Escolas rurais do município de Porto Velho-RO, localizadas no distrito de Jaci-Paraná, o Colégio Tiradentes da Polícia Militar II; no Núcleo Urbano Nova Mutum Paraná, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora de Nazaré e no distrito de Abunã, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Marechal Rondon. A metodologia utilizada foi a pesquisa teórico-descritiva qualitativa na abordagem do materialismo histórico-dialético, em uma perspectiva da Educação Ambiental Crítica. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevista com seis diretores, três coordenadores e 20 professores, sendo utilizado para a análise dos Dados, a Análise Textual Discursiva (ATD) por meio da descrição, interpretação e argumentação. Os resultados apontam que 55% dos professores não tiveram nenhum tipo de formação docente inicial em Educação Ambiental nas Universidades, bem como não a recebem na formação continuada. As conclusões apontam que as políticas públicas do município necessitam ser desenvolvidas por meio de uma melhoria no processo formativo em Educação Ambiental.The objective of the article is to analyze Environmental Education in teacher training in three rural schools in the city of Porto Velho-RO, located in the district of Jaci-Paraná, Colégio Tiradentes da Polícia Militar II; in the Nucleo Urbano Nova Mutum Paraná, the Municipal Elementary School Nossa Senhora de Nazaré and in the district of Abunã, the Municipal Elementary School Marechal Rondon. The methodology used was theoretical-descriptive qualitative research in the approach of historical-dialectical materialism, in a perspective of Critical Environmental Education. Data collection took place through interviews with six directors, three coordinators and 20 teachers, using Discursive Textual Analysis (DTA) for data analysis, through description, interpretation, and argumentation. The results indicate that 55% of the teachers did not have any type of initial teacher training in Environmental Education at Universities, nor do they receive it in continuing education. The conclusions indicate that the public policies of the municipality need to be developed through an improvement in the formative process in Environmental Education.El objetivo del artículo es analizar la Educación Ambiental en la formación docente en tres escuelas rurales de la ciudad de Porto Velho-RO, ubicada en el distrito de Jaci-Paraná, Colégio Tiradentes da Polícia Militar II; en el Núcleo Urbano Nova Mutum Paraná, la Escuela Primaria Municipal Nossa Senhora de Nazaré y en el distrito de Abunã, la Escuela Primaria Municipal Marechal Rondon. La metodología utilizada fue la investigación cualitativa teórico-descriptiva en el enfoque del materialismo histórico-dialéctico, en una perspectiva de Educación Ambiental Crítica. La recolección de datos se realizó a través de entrevistas con seis directores, tres coordinadores y 20 docentes, utilizando el Análisis Textual Discursivo (ATD) para el análisis de datos, a través de la descripción, interpretación y argumentación. Los resultados indican que el 55% de los docentes no tuvieron ningún tipo de formación inicial docente en Educación Ambiental en las universidades, ni la reciben en la formación continua. Las conclusiones indican que las políticas públicas del municipio necesitan desarrollarse a través de una mejora en el proceso formativo en Educación Ambiental.Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)2022-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesPesquisa Empírica de Campoapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/636810.26568/2359-2087.2022.6368EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 9 (2022); 1-222359-20872359-208710.26568/educa.v9i0reponame:Educa (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/6368/339Copyright (c) 2023 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMendes, Bianca MoraisBarba, Clarides Henrich de2023-01-23T16:51:58Zoai:periodicos.unir.br:article/6368Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCAPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/oairevistaeduca@unir.br || dti@unir.br2359-20872359-2087opendoar:2023-01-23T16:51:58Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A educação ambiental na formação docente em escolas rurais no município de Porto Velho-RO Environmental education in teaching training in rural schools in Porto Velho-RO Formación docente en educación ambiental en escuela rurais en Porto Velho-RO |
title |
A educação ambiental na formação docente em escolas rurais no município de Porto Velho-RO |
spellingShingle |
A educação ambiental na formação docente em escolas rurais no município de Porto Velho-RO Mendes, Bianca Morais Educação Ambiental. Formação Docente. Escolas Rurais. Educação Ambiental Environmental Education Diversity. Teacher training. School curriculum. Rural schools Educación ambiental Diversidad. Formación del profesorado. Currículum escolar. Escuelas rurales |
title_short |
A educação ambiental na formação docente em escolas rurais no município de Porto Velho-RO |
title_full |
A educação ambiental na formação docente em escolas rurais no município de Porto Velho-RO |
title_fullStr |
A educação ambiental na formação docente em escolas rurais no município de Porto Velho-RO |
title_full_unstemmed |
A educação ambiental na formação docente em escolas rurais no município de Porto Velho-RO |
title_sort |
A educação ambiental na formação docente em escolas rurais no município de Porto Velho-RO |
author |
Mendes, Bianca Morais |
author_facet |
Mendes, Bianca Morais Barba, Clarides Henrich de |
author_role |
author |
author2 |
Barba, Clarides Henrich de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mendes, Bianca Morais Barba, Clarides Henrich de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Ambiental. Formação Docente. Escolas Rurais. Educação Ambiental Environmental Education Diversity. Teacher training. School curriculum. Rural schools Educación ambiental Diversidad. Formación del profesorado. Currículum escolar. Escuelas rurales |
topic |
Educação Ambiental. Formação Docente. Escolas Rurais. Educação Ambiental Environmental Education Diversity. Teacher training. School curriculum. Rural schools Educación ambiental Diversidad. Formación del profesorado. Currículum escolar. Escuelas rurales |
description |
O objetivo é o de analisar a formação docente em educadores ambientais que atuam em Escolas rurais do município de Porto Velho-RO, localizadas no distrito de Jaci-Paraná, o Colégio Tiradentes da Polícia Militar II; no Núcleo Urbano Nova Mutum Paraná, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora de Nazaré e no distrito de Abunã, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Marechal Rondon. A metodologia utilizada foi a pesquisa teórico-descritiva qualitativa na abordagem do materialismo histórico-dialético, em uma perspectiva da Educação Ambiental Crítica. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevista com seis diretores, três coordenadores e 20 professores, sendo utilizado para a análise dos Dados, a Análise Textual Discursiva (ATD) por meio da descrição, interpretação e argumentação. Os resultados apontam que 55% dos professores não tiveram nenhum tipo de formação docente inicial em Educação Ambiental nas Universidades, bem como não a recebem na formação continuada. As conclusões apontam que as políticas públicas do município necessitam ser desenvolvidas por meio de uma melhoria no processo formativo em Educação Ambiental. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares Pesquisa Empírica de Campo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/6368 10.26568/2359-2087.2022.6368 |
url |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/6368 |
identifier_str_mv |
10.26568/2359-2087.2022.6368 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/6368/339 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO) |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO) |
dc.source.none.fl_str_mv |
EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 9 (2022); 1-22 2359-2087 2359-2087 10.26568/educa.v9i0 reponame:Educa (Porto Velho) instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR) instacron:UNIR |
instname_str |
Universidade Federal de Rondônia (UNIR) |
instacron_str |
UNIR |
institution |
UNIR |
reponame_str |
Educa (Porto Velho) |
collection |
Educa (Porto Velho) |
repository.name.fl_str_mv |
Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaeduca@unir.br || dti@unir.br |
_version_ |
1797174541459390464 |