A educação ambiental na formação docente em escolas rurais no município de Porto Velho-RO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Bianca Morais
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Barba, Clarides Henrich de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educa (Porto Velho)
Texto Completo: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/6368
Resumo: O objetivo é o de analisar a formação docente em educadores ambientais que atuam em Escolas rurais do município de Porto Velho-RO, localizadas no distrito de Jaci-Paraná, o Colégio Tiradentes da Polícia Militar II; no Núcleo Urbano Nova Mutum Paraná, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora de Nazaré e no distrito de Abunã, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Marechal Rondon. A metodologia utilizada foi a pesquisa teórico-descritiva qualitativa na abordagem do materialismo histórico-dialético, em uma perspectiva da Educação Ambiental Crítica. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevista com seis diretores, três coordenadores e 20 professores, sendo utilizado para a análise dos Dados, a Análise Textual Discursiva (ATD) por meio da descrição, interpretação e argumentação. Os resultados apontam que 55% dos professores não tiveram nenhum tipo de formação docente inicial em Educação Ambiental nas Universidades, bem como não a recebem na formação continuada. As conclusões apontam que as políticas públicas do município necessitam ser desenvolvidas por meio de uma melhoria no processo formativo em Educação Ambiental.
id UNIR-3_092ddff03e5149d7462f07a2543a1ebb
oai_identifier_str oai:periodicos.unir.br:article/6368
network_acronym_str UNIR-3
network_name_str Educa (Porto Velho)
repository_id_str
spelling A educação ambiental na formação docente em escolas rurais no município de Porto Velho-RO Environmental education in teaching training in rural schools in Porto Velho-ROFormación docente en educación ambiental en escuela rurais en Porto Velho-ROEducação Ambiental. Formação Docente. Escolas Rurais.Educação AmbientalEnvironmental EducationDiversity. Teacher training. School curriculum.Rural schoolsEducación ambientalDiversidad. Formación del profesorado. Currículum escolar.Escuelas ruralesO objetivo é o de analisar a formação docente em educadores ambientais que atuam em Escolas rurais do município de Porto Velho-RO, localizadas no distrito de Jaci-Paraná, o Colégio Tiradentes da Polícia Militar II; no Núcleo Urbano Nova Mutum Paraná, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora de Nazaré e no distrito de Abunã, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Marechal Rondon. A metodologia utilizada foi a pesquisa teórico-descritiva qualitativa na abordagem do materialismo histórico-dialético, em uma perspectiva da Educação Ambiental Crítica. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevista com seis diretores, três coordenadores e 20 professores, sendo utilizado para a análise dos Dados, a Análise Textual Discursiva (ATD) por meio da descrição, interpretação e argumentação. Os resultados apontam que 55% dos professores não tiveram nenhum tipo de formação docente inicial em Educação Ambiental nas Universidades, bem como não a recebem na formação continuada. As conclusões apontam que as políticas públicas do município necessitam ser desenvolvidas por meio de uma melhoria no processo formativo em Educação Ambiental.The objective of the article is to analyze Environmental Education in teacher training in three rural schools in the city of Porto Velho-RO, located in the district of Jaci-Paraná, Colégio Tiradentes da Polícia Militar II; in the Nucleo Urbano Nova Mutum Paraná, the Municipal Elementary School Nossa Senhora de Nazaré and in the district of Abunã, the Municipal Elementary School Marechal Rondon. The methodology used was theoretical-descriptive qualitative research in the approach of historical-dialectical materialism, in a perspective of Critical Environmental Education. Data collection took place through interviews with six directors, three coordinators and 20 teachers, using Discursive Textual Analysis (DTA) for data analysis, through description, interpretation, and argumentation. The results indicate that 55% of the teachers did not have any type of initial teacher training in Environmental Education at Universities, nor do they receive it in continuing education. The conclusions indicate that the public policies of the municipality need to be developed through an improvement in the formative process in Environmental Education.El objetivo del artículo es analizar la Educación Ambiental en la formación docente en tres escuelas rurales de la ciudad de Porto Velho-RO, ubicada en el distrito de Jaci-Paraná, Colégio Tiradentes da Polícia Militar II; en el Núcleo Urbano Nova Mutum Paraná, la Escuela Primaria Municipal Nossa Senhora de Nazaré y en el distrito de Abunã, la Escuela Primaria Municipal Marechal Rondon. La metodología utilizada fue la investigación cualitativa teórico-descriptiva en el enfoque del materialismo histórico-dialéctico, en una perspectiva de Educación Ambiental Crítica. La recolección de datos se realizó a través de entrevistas con seis directores, tres coordinadores y 20 docentes, utilizando el Análisis Textual Discursivo (ATD) para el análisis de datos, a través de la descripción, interpretación y argumentación. Los resultados indican que el 55% de los docentes no tuvieron ningún tipo de formación inicial docente en Educación Ambiental en las universidades, ni la reciben en la formación continua. Las conclusiones indican que las políticas públicas del municipio necesitan desarrollarse a través de una mejora en el proceso formativo en Educación Ambiental.Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)2022-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesPesquisa Empírica de Campoapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/636810.26568/2359-2087.2022.6368EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 9 (2022); 1-222359-20872359-208710.26568/educa.v9i0reponame:Educa (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/6368/339Copyright (c) 2023 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMendes, Bianca MoraisBarba, Clarides Henrich de2023-01-23T16:51:58Zoai:periodicos.unir.br:article/6368Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCAPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/oairevistaeduca@unir.br || dti@unir.br2359-20872359-2087opendoar:2023-01-23T16:51:58Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false
dc.title.none.fl_str_mv A educação ambiental na formação docente em escolas rurais no município de Porto Velho-RO
Environmental education in teaching training in rural schools in Porto Velho-RO
Formación docente en educación ambiental en escuela rurais en Porto Velho-RO
title A educação ambiental na formação docente em escolas rurais no município de Porto Velho-RO
spellingShingle A educação ambiental na formação docente em escolas rurais no município de Porto Velho-RO
Mendes, Bianca Morais
Educação Ambiental. Formação Docente. Escolas Rurais.
Educação Ambiental
Environmental Education
Diversity. Teacher training. School curriculum.
Rural schools
Educación ambiental
Diversidad. Formación del profesorado. Currículum escolar.
Escuelas rurales
title_short A educação ambiental na formação docente em escolas rurais no município de Porto Velho-RO
title_full A educação ambiental na formação docente em escolas rurais no município de Porto Velho-RO
title_fullStr A educação ambiental na formação docente em escolas rurais no município de Porto Velho-RO
title_full_unstemmed A educação ambiental na formação docente em escolas rurais no município de Porto Velho-RO
title_sort A educação ambiental na formação docente em escolas rurais no município de Porto Velho-RO
author Mendes, Bianca Morais
author_facet Mendes, Bianca Morais
Barba, Clarides Henrich de
author_role author
author2 Barba, Clarides Henrich de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Bianca Morais
Barba, Clarides Henrich de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Ambiental. Formação Docente. Escolas Rurais.
Educação Ambiental
Environmental Education
Diversity. Teacher training. School curriculum.
Rural schools
Educación ambiental
Diversidad. Formación del profesorado. Currículum escolar.
Escuelas rurales
topic Educação Ambiental. Formação Docente. Escolas Rurais.
Educação Ambiental
Environmental Education
Diversity. Teacher training. School curriculum.
Rural schools
Educación ambiental
Diversidad. Formación del profesorado. Currículum escolar.
Escuelas rurales
description O objetivo é o de analisar a formação docente em educadores ambientais que atuam em Escolas rurais do município de Porto Velho-RO, localizadas no distrito de Jaci-Paraná, o Colégio Tiradentes da Polícia Militar II; no Núcleo Urbano Nova Mutum Paraná, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora de Nazaré e no distrito de Abunã, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Marechal Rondon. A metodologia utilizada foi a pesquisa teórico-descritiva qualitativa na abordagem do materialismo histórico-dialético, em uma perspectiva da Educação Ambiental Crítica. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevista com seis diretores, três coordenadores e 20 professores, sendo utilizado para a análise dos Dados, a Análise Textual Discursiva (ATD) por meio da descrição, interpretação e argumentação. Os resultados apontam que 55% dos professores não tiveram nenhum tipo de formação docente inicial em Educação Ambiental nas Universidades, bem como não a recebem na formação continuada. As conclusões apontam que as políticas públicas do município necessitam ser desenvolvidas por meio de uma melhoria no processo formativo em Educação Ambiental.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
Pesquisa Empírica de Campo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/6368
10.26568/2359-2087.2022.6368
url https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/6368
identifier_str_mv 10.26568/2359-2087.2022.6368
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/6368/339
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)
dc.source.none.fl_str_mv EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 9 (2022); 1-22
2359-2087
2359-2087
10.26568/educa.v9i0
reponame:Educa (Porto Velho)
instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
instacron:UNIR
instname_str Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
instacron_str UNIR
institution UNIR
reponame_str Educa (Porto Velho)
collection Educa (Porto Velho)
repository.name.fl_str_mv Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
repository.mail.fl_str_mv revistaeduca@unir.br || dti@unir.br
_version_ 1797174541459390464