O ensino em História da Educação numa perspectiva transdisciplinar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Alboni Marisa Dudeque Pianovski
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educa (Porto Velho)
Texto Completo: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1784
Resumo: O estudo tem por objetivo discutir o ensino com pesquisa em História da Educação, em uma perspectiva transdisciplinar, com a utilização de fontes primárias e novos objetos. Assim, temas que não interessavam à história tradicional, como as instituições escolares e a vida de professores, foram investigados por alunos do curso de Pedagogia de uma instituição de educação superior. A metodologia adotada foi a pesquisa-ação, que possibilitou aos acadêmicos, além do desenvolvimento de habilidades relacionadas à pesquisa histórica, analisar os dados coletados sob o ponto de vista sociológico, político, legislativo, econômico e educacional, com articulação entre essas diferentes áreas. Buscou-se apoio teórico nos trabalhos de Revel (1998) e Nóvoa (2002), entre outros. Os resultados foram favoráveis e demonstraram que a prática pedagógica diferenciada possibilitou a compreensão dos fatos históricos em suas interrelações com outras ciências.
id UNIR-3_18380cdf79583385c26da32f51080dc0
oai_identifier_str oai:periodicos.unir.br:article/1784
network_acronym_str UNIR-3
network_name_str Educa (Porto Velho)
repository_id_str
spelling O ensino em História da Educação numa perspectiva transdisciplinarhistória da educaçãotransdisciplinaridadeensino com pesquisa370 EducaçãoO estudo tem por objetivo discutir o ensino com pesquisa em História da Educação, em uma perspectiva transdisciplinar, com a utilização de fontes primárias e novos objetos. Assim, temas que não interessavam à história tradicional, como as instituições escolares e a vida de professores, foram investigados por alunos do curso de Pedagogia de uma instituição de educação superior. A metodologia adotada foi a pesquisa-ação, que possibilitou aos acadêmicos, além do desenvolvimento de habilidades relacionadas à pesquisa histórica, analisar os dados coletados sob o ponto de vista sociológico, político, legislativo, econômico e educacional, com articulação entre essas diferentes áreas. Buscou-se apoio teórico nos trabalhos de Revel (1998) e Nóvoa (2002), entre outros. Os resultados foram favoráveis e demonstraram que a prática pedagógica diferenciada possibilitou a compreensão dos fatos históricos em suas interrelações com outras ciências.Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)2016-11-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/178410.26568/2359-2087.2016.1784EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 3 n. 6 (2016); 18-332359-20872359-208710.26568/educa.v3i6reponame:Educa (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1784/1691Vieira, Alboni Marisa Dudeque Pianovskiinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-01-11T19:02:56Zoai:periodicos.unir.br:article/1784Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCAPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/oairevistaeduca@unir.br || dti@unir.br2359-20872359-2087opendoar:2017-01-11T19:02:56Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino em História da Educação numa perspectiva transdisciplinar
title O ensino em História da Educação numa perspectiva transdisciplinar
spellingShingle O ensino em História da Educação numa perspectiva transdisciplinar
Vieira, Alboni Marisa Dudeque Pianovski
história da educação
transdisciplinaridade
ensino com pesquisa
370 Educação
title_short O ensino em História da Educação numa perspectiva transdisciplinar
title_full O ensino em História da Educação numa perspectiva transdisciplinar
title_fullStr O ensino em História da Educação numa perspectiva transdisciplinar
title_full_unstemmed O ensino em História da Educação numa perspectiva transdisciplinar
title_sort O ensino em História da Educação numa perspectiva transdisciplinar
author Vieira, Alboni Marisa Dudeque Pianovski
author_facet Vieira, Alboni Marisa Dudeque Pianovski
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Alboni Marisa Dudeque Pianovski
dc.subject.por.fl_str_mv história da educação
transdisciplinaridade
ensino com pesquisa
370 Educação
topic história da educação
transdisciplinaridade
ensino com pesquisa
370 Educação
description O estudo tem por objetivo discutir o ensino com pesquisa em História da Educação, em uma perspectiva transdisciplinar, com a utilização de fontes primárias e novos objetos. Assim, temas que não interessavam à história tradicional, como as instituições escolares e a vida de professores, foram investigados por alunos do curso de Pedagogia de uma instituição de educação superior. A metodologia adotada foi a pesquisa-ação, que possibilitou aos acadêmicos, além do desenvolvimento de habilidades relacionadas à pesquisa histórica, analisar os dados coletados sob o ponto de vista sociológico, político, legislativo, econômico e educacional, com articulação entre essas diferentes áreas. Buscou-se apoio teórico nos trabalhos de Revel (1998) e Nóvoa (2002), entre outros. Os resultados foram favoráveis e demonstraram que a prática pedagógica diferenciada possibilitou a compreensão dos fatos históricos em suas interrelações com outras ciências.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1784
10.26568/2359-2087.2016.1784
url https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1784
identifier_str_mv 10.26568/2359-2087.2016.1784
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1784/1691
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)
dc.source.none.fl_str_mv EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 3 n. 6 (2016); 18-33
2359-2087
2359-2087
10.26568/educa.v3i6
reponame:Educa (Porto Velho)
instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
instacron:UNIR
instname_str Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
instacron_str UNIR
institution UNIR
reponame_str Educa (Porto Velho)
collection Educa (Porto Velho)
repository.name.fl_str_mv Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
repository.mail.fl_str_mv revistaeduca@unir.br || dti@unir.br
_version_ 1797174542029815808