O ensino em História da Educação numa perspectiva transdisciplinar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educa (Porto Velho) |
Texto Completo: | https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1784 |
Resumo: | O estudo tem por objetivo discutir o ensino com pesquisa em História da Educação, em uma perspectiva transdisciplinar, com a utilização de fontes primárias e novos objetos. Assim, temas que não interessavam à história tradicional, como as instituições escolares e a vida de professores, foram investigados por alunos do curso de Pedagogia de uma instituição de educação superior. A metodologia adotada foi a pesquisa-ação, que possibilitou aos acadêmicos, além do desenvolvimento de habilidades relacionadas à pesquisa histórica, analisar os dados coletados sob o ponto de vista sociológico, político, legislativo, econômico e educacional, com articulação entre essas diferentes áreas. Buscou-se apoio teórico nos trabalhos de Revel (1998) e Nóvoa (2002), entre outros. Os resultados foram favoráveis e demonstraram que a prática pedagógica diferenciada possibilitou a compreensão dos fatos históricos em suas interrelações com outras ciências. |
id |
UNIR-3_18380cdf79583385c26da32f51080dc0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.unir.br:article/1784 |
network_acronym_str |
UNIR-3 |
network_name_str |
Educa (Porto Velho) |
repository_id_str |
|
spelling |
O ensino em História da Educação numa perspectiva transdisciplinarhistória da educaçãotransdisciplinaridadeensino com pesquisa370 EducaçãoO estudo tem por objetivo discutir o ensino com pesquisa em História da Educação, em uma perspectiva transdisciplinar, com a utilização de fontes primárias e novos objetos. Assim, temas que não interessavam à história tradicional, como as instituições escolares e a vida de professores, foram investigados por alunos do curso de Pedagogia de uma instituição de educação superior. A metodologia adotada foi a pesquisa-ação, que possibilitou aos acadêmicos, além do desenvolvimento de habilidades relacionadas à pesquisa histórica, analisar os dados coletados sob o ponto de vista sociológico, político, legislativo, econômico e educacional, com articulação entre essas diferentes áreas. Buscou-se apoio teórico nos trabalhos de Revel (1998) e Nóvoa (2002), entre outros. Os resultados foram favoráveis e demonstraram que a prática pedagógica diferenciada possibilitou a compreensão dos fatos históricos em suas interrelações com outras ciências.Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)2016-11-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/178410.26568/2359-2087.2016.1784EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 3 n. 6 (2016); 18-332359-20872359-208710.26568/educa.v3i6reponame:Educa (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1784/1691Vieira, Alboni Marisa Dudeque Pianovskiinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-01-11T19:02:56Zoai:periodicos.unir.br:article/1784Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCAPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/oairevistaeduca@unir.br || dti@unir.br2359-20872359-2087opendoar:2017-01-11T19:02:56Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino em História da Educação numa perspectiva transdisciplinar |
title |
O ensino em História da Educação numa perspectiva transdisciplinar |
spellingShingle |
O ensino em História da Educação numa perspectiva transdisciplinar Vieira, Alboni Marisa Dudeque Pianovski história da educação transdisciplinaridade ensino com pesquisa 370 Educação |
title_short |
O ensino em História da Educação numa perspectiva transdisciplinar |
title_full |
O ensino em História da Educação numa perspectiva transdisciplinar |
title_fullStr |
O ensino em História da Educação numa perspectiva transdisciplinar |
title_full_unstemmed |
O ensino em História da Educação numa perspectiva transdisciplinar |
title_sort |
O ensino em História da Educação numa perspectiva transdisciplinar |
author |
Vieira, Alboni Marisa Dudeque Pianovski |
author_facet |
Vieira, Alboni Marisa Dudeque Pianovski |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira, Alboni Marisa Dudeque Pianovski |
dc.subject.por.fl_str_mv |
história da educação transdisciplinaridade ensino com pesquisa 370 Educação |
topic |
história da educação transdisciplinaridade ensino com pesquisa 370 Educação |
description |
O estudo tem por objetivo discutir o ensino com pesquisa em História da Educação, em uma perspectiva transdisciplinar, com a utilização de fontes primárias e novos objetos. Assim, temas que não interessavam à história tradicional, como as instituições escolares e a vida de professores, foram investigados por alunos do curso de Pedagogia de uma instituição de educação superior. A metodologia adotada foi a pesquisa-ação, que possibilitou aos acadêmicos, além do desenvolvimento de habilidades relacionadas à pesquisa histórica, analisar os dados coletados sob o ponto de vista sociológico, político, legislativo, econômico e educacional, com articulação entre essas diferentes áreas. Buscou-se apoio teórico nos trabalhos de Revel (1998) e Nóvoa (2002), entre outros. Os resultados foram favoráveis e demonstraram que a prática pedagógica diferenciada possibilitou a compreensão dos fatos históricos em suas interrelações com outras ciências. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-11-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1784 10.26568/2359-2087.2016.1784 |
url |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1784 |
identifier_str_mv |
10.26568/2359-2087.2016.1784 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1784/1691 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO) |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO) |
dc.source.none.fl_str_mv |
EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 3 n. 6 (2016); 18-33 2359-2087 2359-2087 10.26568/educa.v3i6 reponame:Educa (Porto Velho) instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR) instacron:UNIR |
instname_str |
Universidade Federal de Rondônia (UNIR) |
instacron_str |
UNIR |
institution |
UNIR |
reponame_str |
Educa (Porto Velho) |
collection |
Educa (Porto Velho) |
repository.name.fl_str_mv |
Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaeduca@unir.br || dti@unir.br |
_version_ |
1797174542029815808 |