Clustering method applied to educational assessments: a case study for large-scale assesments

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Valberto Rômulo Feitosa
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: de Paula, Anderson Damasceno, Araújo, Cristian Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educa (Porto Velho)
Texto Completo: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4413
Resumo: O presente artigo apresenta o método de agrupamento como uma solução para análise de dados em avaliações de larga escala na área de educação a fim de investigar as reais taxas de desenvolvimento estudantil. O estudo é fundamentado nos dados do SPAECE-2014 referentes ao desempenho dos alunos do Estado do Ceará que cursam os 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental nas disciplinas de Matemática e Português. Assim, faz-se uma investigação comparativa entre o método proposto e método já adotado pelo SPAECE para apontar qual dos dois é mais fidedigno à realidade escolar. Concluindo-se, portanto, que o método de agrupamento forneceu dados mais precisos e, por essa razão, seus resultados devem ser considerados no desenvolvimento das políticas públicas educacionais.
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spelling Clustering method applied to educational assessments: a case study for large-scale assesmentsMétodo de grupo aplicado a la evaluación escolar: um estudio de caso para evaluaciones de gran escalaMétodo de agrupamento aplicado à avaliação escolar: um estudo de caso para avaliações de larga escalaAvaliação. Educação. SPAECE.510310370Evaluación. Educación. SPAECE.Evaluation. Education. SPAECE.O presente artigo apresenta o método de agrupamento como uma solução para análise de dados em avaliações de larga escala na área de educação a fim de investigar as reais taxas de desenvolvimento estudantil. O estudo é fundamentado nos dados do SPAECE-2014 referentes ao desempenho dos alunos do Estado do Ceará que cursam os 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental nas disciplinas de Matemática e Português. Assim, faz-se uma investigação comparativa entre o método proposto e método já adotado pelo SPAECE para apontar qual dos dois é mais fidedigno à realidade escolar. Concluindo-se, portanto, que o método de agrupamento forneceu dados mais precisos e, por essa razão, seus resultados devem ser considerados no desenvolvimento das políticas públicas educacionais.This article presents the clustering method as a data analysis solution for large-scale education assessments to uncover meaningful insights over the students real development rates. The study is based on the SPAECE-2014 data regarding the Ceará state Math and Language performance of 2nd, 5th and 9th grade Elementary School students. A comparative study was carried out between the proposed method and the method already adopted by SPAECE approach to evaluate which of the two is a more reliable indicator student development. We conclude that the clustering method provided a more accurate picture and, for this reason, its results should be considered in the development of educational public policies.Este artículo presenta el método de agrupación como una solución para el análisis de datos en evaluaciones a gran escala en el campo de la educación con el fin de investigar las tasas reales de desarrollo de los estudiantes. El estudio se basa en datos de SPAECE-2014 sobre el desempeño de los estudiantes del estado de Ceará que asisten a los grados 2º, 5º y 9º de la escuela primaria en las asignaturas de matemática y portugués. Por lo tanto, se lleva a cabo una investigación comparativa entre el método propuesto y el método ya adoptado por SPAECE para indicar cuál de los dos es más confiable para la realidad escolar. En conclusión, por lo tanto, que el método de agrupamiento proporcionó datos más precisos y, por esta razón, sus resultados deben considerarse en el desarrollo de políticas educativas públicas.  Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)2020-09-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesEstude de Casoapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/441310.26568/2359-2087.2020.4413EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 7 n. 17 (2020); 901-9192359-20872359-208710.26568/educa.v7i17reponame:Educa (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4413/3562Copyright (c) 2020 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Valberto Rômulo Feitosade Paula, Anderson DamascenoAraújo, Cristian Oliveira2021-01-07T02:10:12Zoai:periodicos.unir.br:article/4413Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCAPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/oairevistaeduca@unir.br || dti@unir.br2359-20872359-2087opendoar:2021-01-07T02:10:12Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false
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