Um retrato de aspectos históricos da formação de professores no Brasil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educa (Porto Velho) |
Texto Completo: | https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3873 |
Resumo: | A compreensão das possibilidades de ser professor dos primeiros anos da escolaridade requer entendimentos sobre a história da profissão e que não podem ser alheios às prescrições legais. Dessa maneira, compreender o(s) modo(s) que esse profissional vem se constituindo requer o estudo da legislação que, em cada época, revela novas perspectivas ou reforça características já consolidadas pela tradição. O presente artigo apresenta um caminho possível de retratar alguns aspectos históricos da formação do professor no Brasil, a partir do século XIX, com a criação das Escolas Normais no país, até o surgimento dos cursos superiores em Pedagogia, atualmente responsáveis pela formação de professores da Educação Infantil e dos primeiros anos do Ensino Fundamental. A leitura de documentos legais e pesquisas sobre o tema nos revelam traços de uma formação que sofreu muitas mudanças oriundas do cenário político, econômico e social das diferentes épocas vividas pelo país e que apresentou certo grau de descontinuidade relativamente aos seus objetivos. |
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Um retrato de aspectos históricos da formação de professores no BrasilA portrayal of historical aspects of teacher training in BrazilUn retrato de aspectos históricos de la formación de profesores en BrasilFormação Docente. Legislação Brasileira. Escola Normal.370- EducaçãoTeacher Training. Brazilian legislation. Normal School.Formación Docente. Legislación brasileña. Escuela Normal.A compreensão das possibilidades de ser professor dos primeiros anos da escolaridade requer entendimentos sobre a história da profissão e que não podem ser alheios às prescrições legais. Dessa maneira, compreender o(s) modo(s) que esse profissional vem se constituindo requer o estudo da legislação que, em cada época, revela novas perspectivas ou reforça características já consolidadas pela tradição. O presente artigo apresenta um caminho possível de retratar alguns aspectos históricos da formação do professor no Brasil, a partir do século XIX, com a criação das Escolas Normais no país, até o surgimento dos cursos superiores em Pedagogia, atualmente responsáveis pela formação de professores da Educação Infantil e dos primeiros anos do Ensino Fundamental. A leitura de documentos legais e pesquisas sobre o tema nos revelam traços de uma formação que sofreu muitas mudanças oriundas do cenário político, econômico e social das diferentes épocas vividas pelo país e que apresentou certo grau de descontinuidade relativamente aos seus objetivos.La comprensión de las posibilidades de ser profesor de los primeros años de la escolaridad requiere entendimientos sobre la historia de la profesión y que no pueden ajenos a las prescripciones legales. De esa manera, comprender el modo (s) que ese profesional viene constituyéndose requiere el estudio de la legislación que, en cada época, revela nuevas perspectivas o refuerza características ya consolidadas por la tradición. El presente artículo presenta un camino posible de retratar algunos aspectos históricos de la formación del profesor en Brasil, a partir del siglo XIX, con la creación de las Escuelas Normales en el país, hasta el surgimiento de los cursos superiores en Pedagogía, actualmente responsable por la formación de profesores de la escuela Educación Infantil y primeros años de la Enseñanza Fundamental. La lectura de documentos legales e investigaciones sobre el tema nos revelan rasgos de una formación que sufrió muchos cambios oriundos del escenario político, económico y social de las diferentes épocas vividas por el país y que presentó cierto grado de discontinuidad respecto a sus objetivos.The comprehension the possibilities of being a teacher of the first years of schooling requires understanding of the history of the profession and cannot be unconnected to legal prescriptions. In this way, understanding the way(s) that this professional has been constituted requires the study of legislation that, in each period, reveals new perspectives or reinforces characteristics already consolidated by tradition. This article presents a possible way to portray some historical aspects of teacher education in Brazil, beginning in the 19th century, with the creation of the Normal Schools in the country, until the emergence of higher education courses in Pedagogy, currently responsible for teacher education in Early Childhood Education and Early Years of Elementary School. The reading of legal documents and research on the subject reveals traces of a formation that underwent many changes from the political, economic and social scene of the different times lived by the country and that presented some degree of discontinuity with respect to its objectives.Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)2020-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesFormação Docente. Legislação Brasileira. Escola Normal.application/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/387310.26568/2359-2087.2020.3873EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 7 n. 17 (2020); 1486-15092359-20872359-208710.26568/educa.v7i17reponame:Educa (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3873/3784Copyright (c) 2020 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Vanessa de2021-01-07T02:10:17Zoai:periodicos.unir.br:article/3873Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCAPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/oairevistaeduca@unir.br || dti@unir.br2359-20872359-2087opendoar:2021-01-07T02:10:17Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false |
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