Um retrato de aspectos históricos da formação de professores no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Vanessa de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educa (Porto Velho)
Texto Completo: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3873
Resumo: A compreensão das possibilidades de ser professor dos primeiros anos da escolaridade requer entendimentos sobre a história da profissão e que não podem ser alheios às prescrições legais. Dessa maneira, compreender o(s) modo(s) que esse profissional vem se constituindo requer o estudo da legislação que, em cada época, revela novas perspectivas ou reforça características já consolidadas pela tradição. O presente artigo apresenta um caminho possível de retratar alguns aspectos históricos da formação do professor no Brasil, a partir do século XIX, com a criação das Escolas Normais no país, até o surgimento dos cursos superiores em Pedagogia, atualmente responsáveis pela formação de professores da Educação Infantil e dos primeiros anos do Ensino Fundamental. A leitura de documentos legais e pesquisas sobre o tema nos revelam traços de uma formação que sofreu muitas mudanças oriundas do cenário político, econômico e social das diferentes épocas vividas pelo país e que apresentou certo grau de descontinuidade relativamente aos seus objetivos.
id UNIR-3_2fdff5b674041dcb9ffb148bc707cda9
oai_identifier_str oai:periodicos.unir.br:article/3873
network_acronym_str UNIR-3
network_name_str Educa (Porto Velho)
repository_id_str
spelling Um retrato de aspectos históricos da formação de professores no BrasilA portrayal of historical aspects of teacher training in BrazilUn retrato de aspectos históricos de la formación de profesores en BrasilFormação Docente. Legislação Brasileira. Escola Normal.370- EducaçãoTeacher Training. Brazilian legislation. Normal School.Formación Docente. Legislación brasileña. Escuela Normal.A compreensão das possibilidades de ser professor dos primeiros anos da escolaridade requer entendimentos sobre a história da profissão e que não podem ser alheios às prescrições legais. Dessa maneira, compreender o(s) modo(s) que esse profissional vem se constituindo requer o estudo da legislação que, em cada época, revela novas perspectivas ou reforça características já consolidadas pela tradição. O presente artigo apresenta um caminho possível de retratar alguns aspectos históricos da formação do professor no Brasil, a partir do século XIX, com a criação das Escolas Normais no país, até o surgimento dos cursos superiores em Pedagogia, atualmente responsáveis pela formação de professores da Educação Infantil e dos primeiros anos do Ensino Fundamental. A leitura de documentos legais e pesquisas sobre o tema nos revelam traços de uma formação que sofreu muitas mudanças oriundas do cenário político, econômico e social das diferentes épocas vividas pelo país e que apresentou certo grau de descontinuidade relativamente aos seus objetivos.La comprensión de las posibilidades de ser profesor de los primeros años de la escolaridad requiere entendimientos sobre la historia de la profesión y que no pueden ajenos a las prescripciones legales. De esa manera, comprender el modo (s) que ese profesional viene constituyéndose requiere el estudio de la legislación que, en cada época, revela nuevas perspectivas o refuerza características ya consolidadas por la tradición. El presente artículo presenta un camino posible de retratar algunos aspectos históricos de la formación del profesor en Brasil, a partir del siglo XIX, con la creación de las Escuelas Normales en el país, hasta el surgimiento de los cursos superiores en Pedagogía, actualmente responsable por la formación de profesores de la escuela Educación Infantil y primeros años de la Enseñanza Fundamental. La lectura de documentos legales e investigaciones sobre el tema nos revelan rasgos de una formación que sufrió muchos cambios oriundos del escenario político, económico y social de las diferentes épocas vividas por el país y que presentó cierto grado de discontinuidad respecto a sus objetivos.The comprehension the possibilities of being a teacher of the first years of schooling requires understanding of the history of the profession and cannot be unconnected to legal prescriptions. In this way, understanding the way(s) that this professional has been constituted requires the study of legislation that, in each period, reveals new perspectives or reinforces characteristics already consolidated by tradition. This article presents a possible way to portray some historical aspects of teacher education in Brazil, beginning in the 19th century, with the creation of the Normal Schools in the country, until the emergence of higher education courses in Pedagogy, currently responsible for teacher education in Early Childhood Education and Early Years of Elementary School. The reading of legal documents and research on the subject reveals traces of a formation that underwent many changes from the political, economic and social scene of the different times lived by the country and that presented some degree of discontinuity with respect to its objectives.Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)2020-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesFormação Docente. Legislação Brasileira. Escola Normal.application/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/387310.26568/2359-2087.2020.3873EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 7 n. 17 (2020); 1486-15092359-20872359-208710.26568/educa.v7i17reponame:Educa (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3873/3784Copyright (c) 2020 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Vanessa de2021-01-07T02:10:17Zoai:periodicos.unir.br:article/3873Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCAPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/oairevistaeduca@unir.br || dti@unir.br2359-20872359-2087opendoar:2021-01-07T02:10:17Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false
dc.title.none.fl_str_mv Um retrato de aspectos históricos da formação de professores no Brasil
A portrayal of historical aspects of teacher training in Brazil
Un retrato de aspectos históricos de la formación de profesores en Brasil
title Um retrato de aspectos históricos da formação de professores no Brasil
spellingShingle Um retrato de aspectos históricos da formação de professores no Brasil
Oliveira, Vanessa de
Formação Docente. Legislação Brasileira. Escola Normal.
370- Educação
Teacher Training. Brazilian legislation. Normal School.
Formación Docente. Legislación brasileña. Escuela Normal.
title_short Um retrato de aspectos históricos da formação de professores no Brasil
title_full Um retrato de aspectos históricos da formação de professores no Brasil
title_fullStr Um retrato de aspectos históricos da formação de professores no Brasil
title_full_unstemmed Um retrato de aspectos históricos da formação de professores no Brasil
title_sort Um retrato de aspectos históricos da formação de professores no Brasil
author Oliveira, Vanessa de
author_facet Oliveira, Vanessa de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Vanessa de
dc.subject.por.fl_str_mv Formação Docente. Legislação Brasileira. Escola Normal.
370- Educação
Teacher Training. Brazilian legislation. Normal School.
Formación Docente. Legislación brasileña. Escuela Normal.
topic Formação Docente. Legislação Brasileira. Escola Normal.
370- Educação
Teacher Training. Brazilian legislation. Normal School.
Formación Docente. Legislación brasileña. Escuela Normal.
description A compreensão das possibilidades de ser professor dos primeiros anos da escolaridade requer entendimentos sobre a história da profissão e que não podem ser alheios às prescrições legais. Dessa maneira, compreender o(s) modo(s) que esse profissional vem se constituindo requer o estudo da legislação que, em cada época, revela novas perspectivas ou reforça características já consolidadas pela tradição. O presente artigo apresenta um caminho possível de retratar alguns aspectos históricos da formação do professor no Brasil, a partir do século XIX, com a criação das Escolas Normais no país, até o surgimento dos cursos superiores em Pedagogia, atualmente responsáveis pela formação de professores da Educação Infantil e dos primeiros anos do Ensino Fundamental. A leitura de documentos legais e pesquisas sobre o tema nos revelam traços de uma formação que sofreu muitas mudanças oriundas do cenário político, econômico e social das diferentes épocas vividas pelo país e que apresentou certo grau de descontinuidade relativamente aos seus objetivos.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
Formação Docente. Legislação Brasileira. Escola Normal.
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3873
10.26568/2359-2087.2020.3873
url https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3873
identifier_str_mv 10.26568/2359-2087.2020.3873
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3873/3784
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)
dc.source.none.fl_str_mv EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 7 n. 17 (2020); 1486-1509
2359-2087
2359-2087
10.26568/educa.v7i17
reponame:Educa (Porto Velho)
instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
instacron:UNIR
instname_str Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
instacron_str UNIR
institution UNIR
reponame_str Educa (Porto Velho)
collection Educa (Porto Velho)
repository.name.fl_str_mv Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
repository.mail.fl_str_mv revistaeduca@unir.br || dti@unir.br
_version_ 1797174542714535936