La crisis de capital y la actualidad de la pedagogía histórico-crítica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Oliveira Gomes, Marco Antonio
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Caetano, Suzane Meneses
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educa (Porto Velho)
Texto Completo: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/6426
Resumo: Este trabalho, dentro dos limites de um artigo, objetiva analisar os determinantes da crise estrutural do modo de produção capitalista e a atualidade da Pedagogia Histórico-Crítica. Como ponto de partida metodológico, consideramos que a educação, bem como qualquer outra instância social, não deve ser desvinculada das  estruturas de classes instituídas historicamente. Trata-se de uma das dimensões da sociedade que colabora direta ou indiretamente para reprodução da  força de trabalho. Da mesma forma, dialeticamente, também é um espaço que pode servir de resistência à ordem instituída, podendo desenvolver projetos com aspirações dos trabalhadores. Isto posto, faz-se imprescindível  considerar a atualidade e as  possibilidades da Pedagogia Histórico-Crítica que se coloca frontalmente contra as proposições que legitimam a ordem burguesa e contribuem para a expropriação do conhecimento dos filhos da classe trabalhadora. Por fim, conclui-se que como instituição histórica a escola pode ser modificada pela ação dos homens em sociedade.
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spelling La crisis de capital y la actualidad de la pedagogía histórico-críticaThe capital crisis and the currentity of historical-critical pedagogyA crise do capital e a atualidade da pedagogia histórico-críticaEducação escolar. Crise estrutural do capitalismo. Pedagogia histórico-críticaHistória da Educação.Enseñanza. Crisis estructural del capitalismo. Pedagogía histórico-crítica.School education. Structural crisis of capitalism. Historical-Critical Pedagogy.Este trabalho, dentro dos limites de um artigo, objetiva analisar os determinantes da crise estrutural do modo de produção capitalista e a atualidade da Pedagogia Histórico-Crítica. Como ponto de partida metodológico, consideramos que a educação, bem como qualquer outra instância social, não deve ser desvinculada das  estruturas de classes instituídas historicamente. Trata-se de uma das dimensões da sociedade que colabora direta ou indiretamente para reprodução da  força de trabalho. Da mesma forma, dialeticamente, também é um espaço que pode servir de resistência à ordem instituída, podendo desenvolver projetos com aspirações dos trabalhadores. Isto posto, faz-se imprescindível  considerar a atualidade e as  possibilidades da Pedagogia Histórico-Crítica que se coloca frontalmente contra as proposições que legitimam a ordem burguesa e contribuem para a expropriação do conhecimento dos filhos da classe trabalhadora. Por fim, conclui-se que como instituição histórica a escola pode ser modificada pela ação dos homens em sociedade.Este trabajo, dentro de los límites de un artículo, tiene como objetivo analizar los determinantes de la crisis estructural del modo de producción capitalista y la actualidad de la Pedagogía Histórico-Crítica. Trata-se de uma das dimensões da sociedade que colabora direta ou indiretamente para reprodução da força de trabalho. Asimismo, dialécticamente, también es un espacio que puede servir de resistencia al orden establecido, pudiendo desarrollar proyectos con las aspiraciones de los trabajadores. Isto posto, faz-se imprescindívelconsiderar a atualidade e as  possibilidades da Pedagogia Histórico-Crítica que se coloca frontalmente contra as proposições que legitimam a ordem burguesa e contribuem para a expropriação do conhecimento dos filhos da classe trabalhadora. Finalmente, se concluye que como institución histórica la escuela puede ser modificada por la acción de los hombres en la sociedadThis work, within the limits of an article, aims to analyze the determinants of the structural crisis of the capitalist mode of production and the actuality of Historical-Critical Pedagogy. As a methodological starting point, we consider that education, as well as any other instance of social relations, should not be detached from historically instituted class structures. It is one of the dimensions of society that directly or indirectly contributes to the reproduction of the workforce. Da mesma forma, dialeticamente, também é um espaço que pode servir de resistência à ordem instituída, podendo desenvolver projetos com aspirações dos trabalhadores. That said, it is essential to consider the actuality and possibilities of Historical-Critical Pedagogy, which stands directly against the propositions that legitimize the bourgeois order and contribute to the expropriation of knowledge from the children of the working class. Por fim, conclui-se que como instituição histórica a escola pode ser modificada pela ação dos homens em sociedade. Como punto de partida metodológico, consideramos que la educación, así como cualquier otra instancia de relaciones sociales, no debe desligarse de las estructuras de clase históricamente instituidas. Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)2022-01-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa histórica; revisão de literatura.application/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/642610.26568/2359-2087.2022.6426EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 9 (2022); 1-182359-20872359-208710.26568/educa.v9i0reponame:Educa (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/6426/4341Copyright (c) 2022 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Oliveira Gomes, Marco AntonioCaetano, Suzane Meneses2022-01-28T01:29:10Zoai:periodicos.unir.br:article/6426Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCAPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/oairevistaeduca@unir.br || dti@unir.br2359-20872359-2087opendoar:2022-01-28T01:29:10Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false
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