Avaliação na educação física escolar: lacunas e potencialidades
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educa (Porto Velho) |
Texto Completo: | https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/5736 |
Resumo: | O presente estudo trata-se de um “Estado da questão” com o objetivo de mapear as principais potencialidades e lacunas em relação à avaliação em Educação Física escolar, partindo da seguinte pergunta norteadora: Quais as potencialidades e lacunas em avaliação da aprendizagem na Educação Física escolar? Foram selecionados trabalhos dispostos nos sítios eletrônicos Scientific Eletronic Library Online (Scielo), Bases de Teses e Dissertações (BDTD), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoa de Nível Superior (CAPES) e repositório Google Acadêmico publicados entre 2016 a 2020. Os estudos apontam déficits estruturais e equívocos na aplicação de avaliações pertinentes ao caráter formativo, avaliação por participação e execução de gestos motores. Por outro lado, foi possível identificar aspectos de potencialidades no que concerne ao planejamento escolar, aulas dinamizadas e metodologias que contemplem os conteúdos programáticos. |
id |
UNIR-3_32eaf40db741cbe924cf978ad93abb2d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.unir.br:article/5736 |
network_acronym_str |
UNIR-3 |
network_name_str |
Educa (Porto Velho) |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação na educação física escolar: lacunas e potencialidadesEvaluación en educación física escolar: brechas y potencialidadesEvaluation in school physical education: gaps and potentialityDocência. Avaliação educacional. Educação Física. Lacunas. Potencialidades.Práticas avaliativas na Educação Física escolarEnseñando. Evaluación Educativa. Educación Física. Brechas. Potencialidades.Teaching. Educational measurement. Physical Education. Gaps. Potentiality.O presente estudo trata-se de um “Estado da questão” com o objetivo de mapear as principais potencialidades e lacunas em relação à avaliação em Educação Física escolar, partindo da seguinte pergunta norteadora: Quais as potencialidades e lacunas em avaliação da aprendizagem na Educação Física escolar? Foram selecionados trabalhos dispostos nos sítios eletrônicos Scientific Eletronic Library Online (Scielo), Bases de Teses e Dissertações (BDTD), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoa de Nível Superior (CAPES) e repositório Google Acadêmico publicados entre 2016 a 2020. Os estudos apontam déficits estruturais e equívocos na aplicação de avaliações pertinentes ao caráter formativo, avaliação por participação e execução de gestos motores. Por outro lado, foi possível identificar aspectos de potencialidades no que concerne ao planejamento escolar, aulas dinamizadas e metodologias que contemplem os conteúdos programáticos.This study is a “State of the Question” with the goal of mapping the main potentialities and gaps related to the school physical education evaluation which is based on the following guiding question: What are the potentialities and gaps in the learning evaluation in school physical education? It was selected studies from the databases Scientific Electronic Library Online (SciELO), Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD), Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES) and Google Scholar, which where published between 2016 and 2020. The studies point out structural deficits and misconceptions in the application of relevant evaluations to the formative character, evaluation by participation and execution of motor gestures. On the other hand, it was possible to identify aspects of potentialities regarding school planning, dynamic classes and methodologies that contemplate the programmatic contents. El presente estudio es un “Estado de la cuestión” con el objetivo de mapear las principales potencialidades y brechas en relación a la evaluación en Educación Física escolar, a partir de la siguiente pregunta orientadora: ¿Cuáles son los potenciales y las lagunas en la evaluación del aprendizaje en educación física en la escuela? Los trabajos fueron selecionados en la Biblioteca Electrónica Electrónica Científica en Línea (Scielo), Bases de Tesis y Disertaciones (BDTD), Coordinación de Personal de Educación Superior (CAPES) y repositorio de Google Scholar publicados entre 2016 y 2020. Los estudios indican déficits estructurales y errores en la aplicación de evaluaciones relevantes al carácter formativo, evaluación por participación y ejecución de gestos motores. Por otro lado, fue posible identificar aspectos de potencial en cuanto a planificación escolar, clases agilizadas y metodologías que incluyen el temario.Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)2021-08-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesRevisão de Literatura; Pesquisa Documentalapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/573610.26568/2359-2087.2021.5736EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 8 (2021); 1-152359-20872359-208710.26568/educa.v8i0reponame:Educa (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/5736/4277Copyright (c) 2021 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMedeiros Filho, Antonio Evanildo Cardoso deSilva, Lucas SouzaMagalhães Junior, Antonio Germano2022-01-02T22:26:09Zoai:periodicos.unir.br:article/5736Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCAPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/oairevistaeduca@unir.br || dti@unir.br2359-20872359-2087opendoar:2022-01-02T22:26:09Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação na educação física escolar: lacunas e potencialidades Evaluación en educación física escolar: brechas y potencialidades Evaluation in school physical education: gaps and potentiality |
title |
Avaliação na educação física escolar: lacunas e potencialidades |
spellingShingle |
Avaliação na educação física escolar: lacunas e potencialidades Medeiros Filho, Antonio Evanildo Cardoso de Docência. Avaliação educacional. Educação Física. Lacunas. Potencialidades. Práticas avaliativas na Educação Física escolar Enseñando. Evaluación Educativa. Educación Física. Brechas. Potencialidades. Teaching. Educational measurement. Physical Education. Gaps. Potentiality. |
title_short |
Avaliação na educação física escolar: lacunas e potencialidades |
title_full |
Avaliação na educação física escolar: lacunas e potencialidades |
title_fullStr |
Avaliação na educação física escolar: lacunas e potencialidades |
title_full_unstemmed |
Avaliação na educação física escolar: lacunas e potencialidades |
title_sort |
Avaliação na educação física escolar: lacunas e potencialidades |
author |
Medeiros Filho, Antonio Evanildo Cardoso de |
author_facet |
Medeiros Filho, Antonio Evanildo Cardoso de Silva, Lucas Souza Magalhães Junior, Antonio Germano |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Lucas Souza Magalhães Junior, Antonio Germano |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Medeiros Filho, Antonio Evanildo Cardoso de Silva, Lucas Souza Magalhães Junior, Antonio Germano |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Docência. Avaliação educacional. Educação Física. Lacunas. Potencialidades. Práticas avaliativas na Educação Física escolar Enseñando. Evaluación Educativa. Educación Física. Brechas. Potencialidades. Teaching. Educational measurement. Physical Education. Gaps. Potentiality. |
topic |
Docência. Avaliação educacional. Educação Física. Lacunas. Potencialidades. Práticas avaliativas na Educação Física escolar Enseñando. Evaluación Educativa. Educación Física. Brechas. Potencialidades. Teaching. Educational measurement. Physical Education. Gaps. Potentiality. |
description |
O presente estudo trata-se de um “Estado da questão” com o objetivo de mapear as principais potencialidades e lacunas em relação à avaliação em Educação Física escolar, partindo da seguinte pergunta norteadora: Quais as potencialidades e lacunas em avaliação da aprendizagem na Educação Física escolar? Foram selecionados trabalhos dispostos nos sítios eletrônicos Scientific Eletronic Library Online (Scielo), Bases de Teses e Dissertações (BDTD), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoa de Nível Superior (CAPES) e repositório Google Acadêmico publicados entre 2016 a 2020. Os estudos apontam déficits estruturais e equívocos na aplicação de avaliações pertinentes ao caráter formativo, avaliação por participação e execução de gestos motores. Por outro lado, foi possível identificar aspectos de potencialidades no que concerne ao planejamento escolar, aulas dinamizadas e metodologias que contemplem os conteúdos programáticos. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares Revisão de Literatura; Pesquisa Documental |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/5736 10.26568/2359-2087.2021.5736 |
url |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/5736 |
identifier_str_mv |
10.26568/2359-2087.2021.5736 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/5736/4277 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO) |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO) |
dc.source.none.fl_str_mv |
EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 8 (2021); 1-15 2359-2087 2359-2087 10.26568/educa.v8i0 reponame:Educa (Porto Velho) instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR) instacron:UNIR |
instname_str |
Universidade Federal de Rondônia (UNIR) |
instacron_str |
UNIR |
institution |
UNIR |
reponame_str |
Educa (Porto Velho) |
collection |
Educa (Porto Velho) |
repository.name.fl_str_mv |
Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaeduca@unir.br || dti@unir.br |
_version_ |
1797174543425470464 |