Avaliação na educação física escolar: lacunas e potencialidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros Filho, Antonio Evanildo Cardoso de
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Silva, Lucas Souza, Magalhães Junior, Antonio Germano
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educa (Porto Velho)
Texto Completo: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/5736
Resumo: O presente estudo trata-se de um “Estado da questão” com o objetivo de mapear as principais potencialidades e lacunas em relação à avaliação em Educação Física escolar, partindo da seguinte pergunta norteadora: Quais as potencialidades e lacunas em avaliação da aprendizagem na Educação Física escolar? Foram selecionados trabalhos dispostos nos sítios eletrônicos Scientific Eletronic Library Online (Scielo), Bases de Teses e Dissertações (BDTD), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoa de Nível Superior (CAPES) e repositório Google Acadêmico publicados entre 2016 a 2020. Os estudos apontam déficits estruturais e equívocos na aplicação de avaliações pertinentes ao caráter formativo, avaliação por participação e execução de gestos motores. Por outro lado, foi possível identificar aspectos de potencialidades no que concerne ao planejamento escolar, aulas dinamizadas e metodologias que contemplem os conteúdos programáticos.
id UNIR-3_32eaf40db741cbe924cf978ad93abb2d
oai_identifier_str oai:periodicos.unir.br:article/5736
network_acronym_str UNIR-3
network_name_str Educa (Porto Velho)
repository_id_str
spelling Avaliação na educação física escolar: lacunas e potencialidadesEvaluación en educación física escolar: brechas y potencialidadesEvaluation in school physical education: gaps and potentialityDocência. Avaliação educacional. Educação Física. Lacunas. Potencialidades.Práticas avaliativas na Educação Física escolarEnseñando. Evaluación Educativa. Educación Física. Brechas. Potencialidades.Teaching. Educational measurement. Physical Education. Gaps. Potentiality.O presente estudo trata-se de um “Estado da questão” com o objetivo de mapear as principais potencialidades e lacunas em relação à avaliação em Educação Física escolar, partindo da seguinte pergunta norteadora: Quais as potencialidades e lacunas em avaliação da aprendizagem na Educação Física escolar? Foram selecionados trabalhos dispostos nos sítios eletrônicos Scientific Eletronic Library Online (Scielo), Bases de Teses e Dissertações (BDTD), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoa de Nível Superior (CAPES) e repositório Google Acadêmico publicados entre 2016 a 2020. Os estudos apontam déficits estruturais e equívocos na aplicação de avaliações pertinentes ao caráter formativo, avaliação por participação e execução de gestos motores. Por outro lado, foi possível identificar aspectos de potencialidades no que concerne ao planejamento escolar, aulas dinamizadas e metodologias que contemplem os conteúdos programáticos.This study is a “State of the Question” with the goal of mapping the main potentialities and gaps related to the school physical education evaluation which is based on the following guiding question: What are the potentialities and gaps in the learning evaluation in school physical education? It was selected studies from the databases Scientific Electronic Library Online (SciELO), Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD), Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES) and Google Scholar, which where published between 2016 and 2020. The studies point out structural deficits and misconceptions in the application of relevant evaluations to the formative character, evaluation by participation and execution of motor gestures. On the other hand, it was possible to identify aspects of potentialities regarding school planning, dynamic classes and methodologies that contemplate the programmatic contents. El presente estudio es un “Estado de la cuestión” con el objetivo de mapear las principales potencialidades y brechas en relación a la evaluación en Educación Física escolar, a partir de la siguiente pregunta orientadora: ¿Cuáles son los potenciales y las lagunas en la evaluación del aprendizaje en educación física en la escuela? Los trabajos fueron selecionados en la Biblioteca Electrónica Electrónica Científica en Línea (Scielo), Bases de Tesis y Disertaciones (BDTD), Coordinación de Personal de Educación Superior (CAPES) y repositorio de Google Scholar publicados entre 2016 y 2020. Los estudios indican déficits estructurales y errores en la aplicación de evaluaciones relevantes al carácter formativo, evaluación por participación y ejecución de gestos motores. Por otro lado, fue posible identificar aspectos de potencial en cuanto a planificación escolar, clases agilizadas y metodologías que incluyen el temario.Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)2021-08-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesRevisão de Literatura; Pesquisa Documentalapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/573610.26568/2359-2087.2021.5736EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 8 (2021); 1-152359-20872359-208710.26568/educa.v8i0reponame:Educa (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/5736/4277Copyright (c) 2021 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMedeiros Filho, Antonio Evanildo Cardoso deSilva, Lucas SouzaMagalhães Junior, Antonio Germano2022-01-02T22:26:09Zoai:periodicos.unir.br:article/5736Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCAPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/oairevistaeduca@unir.br || dti@unir.br2359-20872359-2087opendoar:2022-01-02T22:26:09Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação na educação física escolar: lacunas e potencialidades
Evaluación en educación física escolar: brechas y potencialidades
Evaluation in school physical education: gaps and potentiality
title Avaliação na educação física escolar: lacunas e potencialidades
spellingShingle Avaliação na educação física escolar: lacunas e potencialidades
Medeiros Filho, Antonio Evanildo Cardoso de
Docência. Avaliação educacional. Educação Física. Lacunas. Potencialidades.
Práticas avaliativas na Educação Física escolar
Enseñando. Evaluación Educativa. Educación Física. Brechas. Potencialidades.
Teaching. Educational measurement. Physical Education. Gaps. Potentiality.
title_short Avaliação na educação física escolar: lacunas e potencialidades
title_full Avaliação na educação física escolar: lacunas e potencialidades
title_fullStr Avaliação na educação física escolar: lacunas e potencialidades
title_full_unstemmed Avaliação na educação física escolar: lacunas e potencialidades
title_sort Avaliação na educação física escolar: lacunas e potencialidades
author Medeiros Filho, Antonio Evanildo Cardoso de
author_facet Medeiros Filho, Antonio Evanildo Cardoso de
Silva, Lucas Souza
Magalhães Junior, Antonio Germano
author_role author
author2 Silva, Lucas Souza
Magalhães Junior, Antonio Germano
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Medeiros Filho, Antonio Evanildo Cardoso de
Silva, Lucas Souza
Magalhães Junior, Antonio Germano
dc.subject.por.fl_str_mv Docência. Avaliação educacional. Educação Física. Lacunas. Potencialidades.
Práticas avaliativas na Educação Física escolar
Enseñando. Evaluación Educativa. Educación Física. Brechas. Potencialidades.
Teaching. Educational measurement. Physical Education. Gaps. Potentiality.
topic Docência. Avaliação educacional. Educação Física. Lacunas. Potencialidades.
Práticas avaliativas na Educação Física escolar
Enseñando. Evaluación Educativa. Educación Física. Brechas. Potencialidades.
Teaching. Educational measurement. Physical Education. Gaps. Potentiality.
description O presente estudo trata-se de um “Estado da questão” com o objetivo de mapear as principais potencialidades e lacunas em relação à avaliação em Educação Física escolar, partindo da seguinte pergunta norteadora: Quais as potencialidades e lacunas em avaliação da aprendizagem na Educação Física escolar? Foram selecionados trabalhos dispostos nos sítios eletrônicos Scientific Eletronic Library Online (Scielo), Bases de Teses e Dissertações (BDTD), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoa de Nível Superior (CAPES) e repositório Google Acadêmico publicados entre 2016 a 2020. Os estudos apontam déficits estruturais e equívocos na aplicação de avaliações pertinentes ao caráter formativo, avaliação por participação e execução de gestos motores. Por outro lado, foi possível identificar aspectos de potencialidades no que concerne ao planejamento escolar, aulas dinamizadas e metodologias que contemplem os conteúdos programáticos.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
Revisão de Literatura; Pesquisa Documental
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/5736
10.26568/2359-2087.2021.5736
url https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/5736
identifier_str_mv 10.26568/2359-2087.2021.5736
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/5736/4277
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)
dc.source.none.fl_str_mv EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 8 (2021); 1-15
2359-2087
2359-2087
10.26568/educa.v8i0
reponame:Educa (Porto Velho)
instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
instacron:UNIR
instname_str Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
instacron_str UNIR
institution UNIR
reponame_str Educa (Porto Velho)
collection Educa (Porto Velho)
repository.name.fl_str_mv Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
repository.mail.fl_str_mv revistaeduca@unir.br || dti@unir.br
_version_ 1797174543425470464