Educação não formal: potencialidades e limitações na formação do futuro professor de ciências e biologia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educa (Porto Velho) |
Texto Completo: | https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4292 |
Resumo: | Neste estudo se apresenta parte de uma pesquisa de mestrado cujo objetivo é analisar limites e potencialidades de atuação em espaços não formais de educação, durante a formação inicial de professores de Ciências e Biologia. Por meio de conversa em grupo focal e entrevista com licenciandos do curso de Ciências Biológicas, em fase de estágio supervisionado em ambientes não formais de educação, foi possível identificar limites dos espaços em suas formações, como a ausência de contato prévio e a preparação de aula que atenda as especificidades dos alunos que irão receber nesses espaços. Como potencialidades presentes nesses locais, citaram os diferentes públicos, faixas etárias e espaços onde ocorre a educação. Apesar das limitações, os espaços de educação não formal proporcionam o desenvolvimento de habilidades que contribuem para a formação do licenciando como futuro profissional. Isso permite deslocar suas concepções sobre educação para um conceito mais amplo que se dá pelo diálogo com diferentes saberes. |
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Educação não formal: potencialidades e limitações na formação do futuro professor de ciências e biologiaNon-formal education: potentialities and limitations in the formation of the future teacher of sciences and biologyEducación no formal: potencialidades y limitaciones en la formación del futuro profesor de ciencias y biologíaEducação não formal. Estágio supervisionado. Formação inicial de professores.Formação de ProfessoresNon-formal education. Supervised internship. Initial teacher formation.Educación no formal. Práctica supervisada. Formación inicial de profesores.Neste estudo se apresenta parte de uma pesquisa de mestrado cujo objetivo é analisar limites e potencialidades de atuação em espaços não formais de educação, durante a formação inicial de professores de Ciências e Biologia. Por meio de conversa em grupo focal e entrevista com licenciandos do curso de Ciências Biológicas, em fase de estágio supervisionado em ambientes não formais de educação, foi possível identificar limites dos espaços em suas formações, como a ausência de contato prévio e a preparação de aula que atenda as especificidades dos alunos que irão receber nesses espaços. Como potencialidades presentes nesses locais, citaram os diferentes públicos, faixas etárias e espaços onde ocorre a educação. Apesar das limitações, os espaços de educação não formal proporcionam o desenvolvimento de habilidades que contribuem para a formação do licenciando como futuro profissional. Isso permite deslocar suas concepções sobre educação para um conceito mais amplo que se dá pelo diálogo com diferentes saberes.Este estudio presenta parte de una investigación de maestría cuyo objetivo es analizar límites y potencialidades de actuar en espacios no formales de educación en la formación inicial de profesores de ciencias y biología A través de una conversación en un grupo focal y una entrevista con licenciandos del curso de Ciencias Biológicas en la fase de práctica supervisada en ambientes no formales de educación, fue posible evidenciar límites de esos espacios en sus formaciones, como la ausencia de contacto previo y preparación de clase que atienda las especificidades de los alumnos que recibirá en esos espacios. Como potencialidades presentes en esos lugares, citaron los diferentes públicos, grupos de edad y espacios donde ocurre la educación. A pesar de las limitaciones, los espacios de educación no formal permiten desarrollar habilidades, que contribuyen a la formación del licenciamiento como futuro profesional. Esto permite cambiar sus concepciones de la educación a un concepto más amplio que ocurre a través del diálogo con diferentes conocimientos.This study presents part of a master's research whose objective is to analyze limits and potentialities of acting in non-formal spaces of education, during the initial formation of Science and Biology teachers. Through focal group conversation and interview with undergraduate students of the Biological Sciences course in supervised internship stage in non-formal education environments, it was possible to highlight the limits of these spaces in their formations, such as the absence of previous contact and class preparation that meets the specificities of the students that the academics will receive in these spaces. As potentialities present in these places, the academics cited the different publics, age groups and spaces where education takes place. Despite the limitations, spaces of non-formal education allow the development of skills, which contribute to the formation of the academic as a professional future. This allows shifting their conceptions of education to a broader concept that occurs through dialogue with different knowledge.Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)2019-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesPesquisa qualitativa; Análise de Conteúdo de Bardinapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/429210.26568/2359-2087.2019.4292EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 6 n. 16 (2019); 190-2092359-20872359-208710.26568/educa.v6i16reponame:Educa (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4292/3101Copyright (c) 2019 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessLopes Tinoco, Raiane AgustinhoGiraldi, Patricia Montanari2020-06-24T21:20:40Zoai:periodicos.unir.br:article/4292Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCAPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/oairevistaeduca@unir.br || dti@unir.br2359-20872359-2087opendoar:2020-06-24T21:20:40Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false |
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Neste estudo se apresenta parte de uma pesquisa de mestrado cujo objetivo é analisar limites e potencialidades de atuação em espaços não formais de educação, durante a formação inicial de professores de Ciências e Biologia. Por meio de conversa em grupo focal e entrevista com licenciandos do curso de Ciências Biológicas, em fase de estágio supervisionado em ambientes não formais de educação, foi possível identificar limites dos espaços em suas formações, como a ausência de contato prévio e a preparação de aula que atenda as especificidades dos alunos que irão receber nesses espaços. Como potencialidades presentes nesses locais, citaram os diferentes públicos, faixas etárias e espaços onde ocorre a educação. Apesar das limitações, os espaços de educação não formal proporcionam o desenvolvimento de habilidades que contribuem para a formação do licenciando como futuro profissional. Isso permite deslocar suas concepções sobre educação para um conceito mais amplo que se dá pelo diálogo com diferentes saberes. |
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