Evaluation conceptions and evaluation practices: challenges and possibilities

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Sirley Leite
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Ninke, Angélica, Miguel, José Carlos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educa (Porto Velho)
Texto Completo: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3168
Resumo: Essa pesquisa pretende demonstrar a realidade da avaliação da aprendizagem na visão de teóricos da avaliação e de profissionais de escolas públicas. Foi elaborada mediante pesquisa teórica abordando principalmente a visão de Hoffmann e Luckesi e trabalho de campo por meio da aplicação de um questionário em que 14 professores responderam a três perguntas a respeito da avaliação. A articulação entre teoria e prática traz relevância e atualidade no tema abordado. Constata-se que avaliação no modelo de exame deveria ter sido alterada para a avaliação da aprendizagem sendo feita de modo contínuo e com métodos diferenciados, pois é o que rege a atual Lei das Diretrizes e Base da Educação Nacional – LDB. No entanto, após 40 anos da primeira LDB ainda se nota mais o tradicionalismo nas escolas do que outras metodologias de ensino e práticas avaliativas. Nesta perspectiva, serão abordados desafios e possibilidades para a melhoria no processo de avaliação escolar na visão dos docentes e também de autores que tratam do assunto.
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spelling Evaluation conceptions and evaluation practices: challenges and possibilitiesConcepções de avaliação e práticas avaliativas: desafios e possibilidadesConcepciones de evaluación y prácticas evaluadas: desafíos y posibilidadesAvaliação da aprendizagem. Processo educacional. Métodos diversificados.Evaluación del aprendizaje. Proceso educativo. Métodos diversificados.Learning assessment. Educational process. Diversified methods.Essa pesquisa pretende demonstrar a realidade da avaliação da aprendizagem na visão de teóricos da avaliação e de profissionais de escolas públicas. Foi elaborada mediante pesquisa teórica abordando principalmente a visão de Hoffmann e Luckesi e trabalho de campo por meio da aplicação de um questionário em que 14 professores responderam a três perguntas a respeito da avaliação. A articulação entre teoria e prática traz relevância e atualidade no tema abordado. Constata-se que avaliação no modelo de exame deveria ter sido alterada para a avaliação da aprendizagem sendo feita de modo contínuo e com métodos diferenciados, pois é o que rege a atual Lei das Diretrizes e Base da Educação Nacional – LDB. No entanto, após 40 anos da primeira LDB ainda se nota mais o tradicionalismo nas escolas do que outras metodologias de ensino e práticas avaliativas. Nesta perspectiva, serão abordados desafios e possibilidades para a melhoria no processo de avaliação escolar na visão dos docentes e também de autores que tratam do assunto.The present study aims to identify the main difficulties encountered by teachers in the evaluation of learning to search for possibilities of improvement in this process. In order to do so, the current conceptions of evaluation in the teachers' perspective will be analyzed. Thus, we try to demonstrate the reality of learning assessment in the view of evaluation theorists and public school professionals. In methodological terms, a bibliographical research was carried out in order to collect data that mainly addressed the view of Hoffmann (2011, 2014a, 2014b) and Luckesi (2011). A field survey was also carried out through the application of an online questionnaire, in which 14 teachers answered three questions regarding the evaluation theme. The articulation between theory and practice brings relevance and relevance to the topic addressed. It is verified that evaluation in the examination model should have been altered for the evaluation of the learning being done in a continuous way and with different methods, as it is the one that governs the current Law of the Directives and Base of the National Education - LDB. It was perceived with the study that the subject evaluation is complex and that teachers still have different conceptions on the subject, that the reflection discussion are relevant tools for the improvement of the evaluation process.El presente estudio tiene por objetivo identificar las principales dificultades encontradas por profesores en la realización de la evaluación del aprendizaje para la búsqueda de posibilidades de mejora en este proceso. Para ello se analizarán las actuales concepciones de evaluación en la visión de docentes. Así, procuramos demostrar la realidad de la evaluación del aprendizaje en la visión de teóricos de la evaluación y de profesionales de escuelas públicas. En términos metodológicos se realizó una investigación bibliográfica buscando levantar datos que abordaran principalmente la visión de Hoffmann (2011, 2014a, 2014b) y Luckesi (2011). También se realizó una encuesta de campo a través de la aplicación de un cuestionario en línea, en el que 14 profesores respondieron a tres preguntas acerca del tema de evaluación. La articulación entre teoría y práctica trae relevancia y actualidad en el tema abordado. Se constata que la evaluación en el modelo de examen debería haber sido alterada para la evaluación del aprendizaje siendo hecha de modo continuo y con métodos diferenciados, pues es lo que rige la actual Ley de las Directrices y Base de la Educación Nacional - LDB. Se percibió con el estudio que el tema de evaluación es complejo y que los profesores todavía tienen diferentes concepciones sobre el tema, que la discusión la reflexión son herramientas relevantes para la mejora del proceso de evaluación.Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)2018-09-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesPesquisa bibliográfica e de campoapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/316810.26568/2359-2087.2018.3168EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 5 n. 11 (2018); 3-192359-20872359-208710.26568/educa.v5i11reponame:Educa (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3168/2358Copyright (c) 2018 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFreitas, Sirley LeiteNinke, AngélicaMiguel, José Carlos2018-09-04T04:18:10Zoai:periodicos.unir.br:article/3168Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCAPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/oairevistaeduca@unir.br || dti@unir.br2359-20872359-2087opendoar:2018-09-04T04:18:10Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false
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description Essa pesquisa pretende demonstrar a realidade da avaliação da aprendizagem na visão de teóricos da avaliação e de profissionais de escolas públicas. Foi elaborada mediante pesquisa teórica abordando principalmente a visão de Hoffmann e Luckesi e trabalho de campo por meio da aplicação de um questionário em que 14 professores responderam a três perguntas a respeito da avaliação. A articulação entre teoria e prática traz relevância e atualidade no tema abordado. Constata-se que avaliação no modelo de exame deveria ter sido alterada para a avaliação da aprendizagem sendo feita de modo contínuo e com métodos diferenciados, pois é o que rege a atual Lei das Diretrizes e Base da Educação Nacional – LDB. No entanto, após 40 anos da primeira LDB ainda se nota mais o tradicionalismo nas escolas do que outras metodologias de ensino e práticas avaliativas. Nesta perspectiva, serão abordados desafios e possibilidades para a melhoria no processo de avaliação escolar na visão dos docentes e também de autores que tratam do assunto.
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