Passando a limpo: o processo de alfabetização matemática nas escolas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educa (Porto Velho) |
Texto Completo: | https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1093 |
Resumo: | O estudo que ora se apresenta é um recorte dos resultados finais da pesquisa intitulada como “Alfabetização matemática. Os caminhos escolhidos pela escola para alfabetizar matematicamente as crianças de 5 a 7 anos”. Seu objetivo neste texto se reduzirá em analisar as escolhas teóricas e metodológicas aplicadas pela escola para alfabetizar matematicamente as crianças de 5 a 6 anos. A investigação foi desenvolvida em duas escolas da rede municipal da cidade de Rolim de Moura –RO, entre o período de agosto/2012 a julho/2014 e utilizou os seguintes instrumentos de coletas de dados: análise documental dos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs de matemática para o primeiro ciclo; observação em uma sala de aula; a análise dos cadernos dos alunos da turma observada e, por fim a entrevista com a professora da turma pesquisada. Finalmente, almeja-se com a divulgação dos resultados fomentar a discussão acerca do processo de alfabetização matemática, evidenciando por um lado os caminhos que escola utiliza para ensinar número e a lógica do nosso sistema numérico decimal, e por outro poder discutir se as escolhas adotadas pela escola estão de fato auxiliando no processo de construção dos números pelas crianças. |
id |
UNIR-3_409a557407fe6fdf56e73b89cff3996e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.unir.br:article/1093 |
network_acronym_str |
UNIR-3 |
network_name_str |
Educa (Porto Velho) |
repository_id_str |
|
spelling |
Passando a limpo: o processo de alfabetização matemática nas escolasO estudo que ora se apresenta é um recorte dos resultados finais da pesquisa intitulada como “Alfabetização matemática. Os caminhos escolhidos pela escola para alfabetizar matematicamente as crianças de 5 a 7 anos”. Seu objetivo neste texto se reduzirá em analisar as escolhas teóricas e metodológicas aplicadas pela escola para alfabetizar matematicamente as crianças de 5 a 6 anos. A investigação foi desenvolvida em duas escolas da rede municipal da cidade de Rolim de Moura –RO, entre o período de agosto/2012 a julho/2014 e utilizou os seguintes instrumentos de coletas de dados: análise documental dos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs de matemática para o primeiro ciclo; observação em uma sala de aula; a análise dos cadernos dos alunos da turma observada e, por fim a entrevista com a professora da turma pesquisada. Finalmente, almeja-se com a divulgação dos resultados fomentar a discussão acerca do processo de alfabetização matemática, evidenciando por um lado os caminhos que escola utiliza para ensinar número e a lógica do nosso sistema numérico decimal, e por outro poder discutir se as escolhas adotadas pela escola estão de fato auxiliando no processo de construção dos números pelas crianças.Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)2014-11-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/109310.26568/2359-2087.2014.1093EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 1 n. 1 (2014); 16-382359-20872359-208710.26568/educa.v1i1reponame:Educa (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1093/1204Neto, Orestes Zivieriinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-24T20:37:57Zoai:periodicos.unir.br:article/1093Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCAPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/oairevistaeduca@unir.br || dti@unir.br2359-20872359-2087opendoar:2020-06-24T20:37:57Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Passando a limpo: o processo de alfabetização matemática nas escolas |
title |
Passando a limpo: o processo de alfabetização matemática nas escolas |
spellingShingle |
Passando a limpo: o processo de alfabetização matemática nas escolas Neto, Orestes Zivieri |
title_short |
Passando a limpo: o processo de alfabetização matemática nas escolas |
title_full |
Passando a limpo: o processo de alfabetização matemática nas escolas |
title_fullStr |
Passando a limpo: o processo de alfabetização matemática nas escolas |
title_full_unstemmed |
Passando a limpo: o processo de alfabetização matemática nas escolas |
title_sort |
Passando a limpo: o processo de alfabetização matemática nas escolas |
author |
Neto, Orestes Zivieri |
author_facet |
Neto, Orestes Zivieri |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Neto, Orestes Zivieri |
description |
O estudo que ora se apresenta é um recorte dos resultados finais da pesquisa intitulada como “Alfabetização matemática. Os caminhos escolhidos pela escola para alfabetizar matematicamente as crianças de 5 a 7 anos”. Seu objetivo neste texto se reduzirá em analisar as escolhas teóricas e metodológicas aplicadas pela escola para alfabetizar matematicamente as crianças de 5 a 6 anos. A investigação foi desenvolvida em duas escolas da rede municipal da cidade de Rolim de Moura –RO, entre o período de agosto/2012 a julho/2014 e utilizou os seguintes instrumentos de coletas de dados: análise documental dos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs de matemática para o primeiro ciclo; observação em uma sala de aula; a análise dos cadernos dos alunos da turma observada e, por fim a entrevista com a professora da turma pesquisada. Finalmente, almeja-se com a divulgação dos resultados fomentar a discussão acerca do processo de alfabetização matemática, evidenciando por um lado os caminhos que escola utiliza para ensinar número e a lógica do nosso sistema numérico decimal, e por outro poder discutir se as escolhas adotadas pela escola estão de fato auxiliando no processo de construção dos números pelas crianças. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-11-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1093 10.26568/2359-2087.2014.1093 |
url |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1093 |
identifier_str_mv |
10.26568/2359-2087.2014.1093 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1093/1204 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO) |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO) |
dc.source.none.fl_str_mv |
EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 1 n. 1 (2014); 16-38 2359-2087 2359-2087 10.26568/educa.v1i1 reponame:Educa (Porto Velho) instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR) instacron:UNIR |
instname_str |
Universidade Federal de Rondônia (UNIR) |
instacron_str |
UNIR |
institution |
UNIR |
reponame_str |
Educa (Porto Velho) |
collection |
Educa (Porto Velho) |
repository.name.fl_str_mv |
Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaeduca@unir.br || dti@unir.br |
_version_ |
1797174541528596480 |