A CONSTRUÇÃO DOS NÚMEROS PELAS CRIANÇAS DE 5 A 7 ANOS: o processo de alfabetização matemática em discussão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Plurais (Salvador. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/2680 |
Resumo: | Este resumo apresenta os resultados finais da pesquisa que tem como título “Alfabetização matemática. Os caminhos escolhidos pela escola para alfabetizar matematicamente as crianças de 5 a 7 anos”, realizado entre o período de agosto de 2012 a julho de 2014. O intuito dessa investigação é averiguar as escolhas teóricas metodológicas que as escolas adotam para alfabetizar matematicamente as crianças de 05 a 07 anos, especialmente no que se refere ao processo de construção do conceito de número do Sistema Numérico Decimal - SND. Sua realização ocorreu através da análise documental dos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs de matemática para o primeiro ciclo; observação participante em uma sala de aula de uma escola pública da rede oficial de ensino municipal de Rolim de Moura – RO; a análise dos cadernos dos alunos da turma observada; entrevista com a professora da turma pesquisada. Os resultados obtidos assinalam para o descompasso entre a concepção de alfabetização anunciado pelo PCN e a prática observada em sala de aula, bem como para as consequências da metodologia escolhida refletidas na aprendizagem dos alunos. Assim, com a divulgação dos resultados se almeja fomentar a discussão sobre o processo de ensinar e aprender número e SND na escola. |
id |
UNEB-5_868bb655ff712deed6442cdbfc44322e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.5.50:article/2680 |
network_acronym_str |
UNEB-5 |
network_name_str |
Plurais (Salvador. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A CONSTRUÇÃO DOS NÚMEROS PELAS CRIANÇAS DE 5 A 7 ANOS: o processo de alfabetização matemática em discussãoAlfabetização matemática. Sistema Numérico Decimal. Parâmetros Curriculares Nacionais.Este resumo apresenta os resultados finais da pesquisa que tem como título “Alfabetização matemática. Os caminhos escolhidos pela escola para alfabetizar matematicamente as crianças de 5 a 7 anos”, realizado entre o período de agosto de 2012 a julho de 2014. O intuito dessa investigação é averiguar as escolhas teóricas metodológicas que as escolas adotam para alfabetizar matematicamente as crianças de 05 a 07 anos, especialmente no que se refere ao processo de construção do conceito de número do Sistema Numérico Decimal - SND. Sua realização ocorreu através da análise documental dos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs de matemática para o primeiro ciclo; observação participante em uma sala de aula de uma escola pública da rede oficial de ensino municipal de Rolim de Moura – RO; a análise dos cadernos dos alunos da turma observada; entrevista com a professora da turma pesquisada. Os resultados obtidos assinalam para o descompasso entre a concepção de alfabetização anunciado pelo PCN e a prática observada em sala de aula, bem como para as consequências da metodologia escolhida refletidas na aprendizagem dos alunos. Assim, com a divulgação dos resultados se almeja fomentar a discussão sobre o processo de ensinar e aprender número e SND na escola.Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB2016-08-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/268010.29378/plurais.2447-9373.2016.v1.n2.%pPlurais - Revista Multidisciplinar; v. 1 n. 2 (2016): EJA em Pauta2177-50602447-937310.29378/plurais.2447-9373.v1.n2reponame:Plurais (Salvador. Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/2680/1812Neto, Orestes ZivieriPassos, Alaísie Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-05T02:24:34Zoai:ojs.192.168.5.50:article/2680Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/pluraisPUBhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/oai||revistaplurais@gmail.com2447-93732177-5060opendoar:2020-09-05T02:24:34Plurais (Salvador. Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A CONSTRUÇÃO DOS NÚMEROS PELAS CRIANÇAS DE 5 A 7 ANOS: o processo de alfabetização matemática em discussão |
title |
A CONSTRUÇÃO DOS NÚMEROS PELAS CRIANÇAS DE 5 A 7 ANOS: o processo de alfabetização matemática em discussão |
spellingShingle |
A CONSTRUÇÃO DOS NÚMEROS PELAS CRIANÇAS DE 5 A 7 ANOS: o processo de alfabetização matemática em discussão Neto, Orestes Zivieri Alfabetização matemática. Sistema Numérico Decimal. Parâmetros Curriculares Nacionais. |
title_short |
A CONSTRUÇÃO DOS NÚMEROS PELAS CRIANÇAS DE 5 A 7 ANOS: o processo de alfabetização matemática em discussão |
title_full |
A CONSTRUÇÃO DOS NÚMEROS PELAS CRIANÇAS DE 5 A 7 ANOS: o processo de alfabetização matemática em discussão |
title_fullStr |
A CONSTRUÇÃO DOS NÚMEROS PELAS CRIANÇAS DE 5 A 7 ANOS: o processo de alfabetização matemática em discussão |
title_full_unstemmed |
A CONSTRUÇÃO DOS NÚMEROS PELAS CRIANÇAS DE 5 A 7 ANOS: o processo de alfabetização matemática em discussão |
title_sort |
A CONSTRUÇÃO DOS NÚMEROS PELAS CRIANÇAS DE 5 A 7 ANOS: o processo de alfabetização matemática em discussão |
author |
Neto, Orestes Zivieri |
author_facet |
Neto, Orestes Zivieri Passos, Alaísie Ferreira |
author_role |
author |
author2 |
Passos, Alaísie Ferreira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Neto, Orestes Zivieri Passos, Alaísie Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alfabetização matemática. Sistema Numérico Decimal. Parâmetros Curriculares Nacionais. |
topic |
Alfabetização matemática. Sistema Numérico Decimal. Parâmetros Curriculares Nacionais. |
description |
Este resumo apresenta os resultados finais da pesquisa que tem como título “Alfabetização matemática. Os caminhos escolhidos pela escola para alfabetizar matematicamente as crianças de 5 a 7 anos”, realizado entre o período de agosto de 2012 a julho de 2014. O intuito dessa investigação é averiguar as escolhas teóricas metodológicas que as escolas adotam para alfabetizar matematicamente as crianças de 05 a 07 anos, especialmente no que se refere ao processo de construção do conceito de número do Sistema Numérico Decimal - SND. Sua realização ocorreu através da análise documental dos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs de matemática para o primeiro ciclo; observação participante em uma sala de aula de uma escola pública da rede oficial de ensino municipal de Rolim de Moura – RO; a análise dos cadernos dos alunos da turma observada; entrevista com a professora da turma pesquisada. Os resultados obtidos assinalam para o descompasso entre a concepção de alfabetização anunciado pelo PCN e a prática observada em sala de aula, bem como para as consequências da metodologia escolhida refletidas na aprendizagem dos alunos. Assim, com a divulgação dos resultados se almeja fomentar a discussão sobre o processo de ensinar e aprender número e SND na escola. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-08-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/2680 10.29378/plurais.2447-9373.2016.v1.n2.%p |
url |
https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/2680 |
identifier_str_mv |
10.29378/plurais.2447-9373.2016.v1.n2.%p |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/2680/1812 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Plurais - Revista Multidisciplinar; v. 1 n. 2 (2016): EJA em Pauta 2177-5060 2447-9373 10.29378/plurais.2447-9373.v1.n2 reponame:Plurais (Salvador. Online) instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Plurais (Salvador. Online) |
collection |
Plurais (Salvador. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Plurais (Salvador. Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaplurais@gmail.com |
_version_ |
1798321117379690496 |