Gestión escolar en Educación Jóvenes y Adultos: interfaces de la tasa de abandono/permanencia en una escuela en la red municipal de Araruna/PB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Jobson Silva de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Alcantara, Marcos Angelus Miranda de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educa (Porto Velho)
Texto Completo: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/5081
Resumo: Este artigo objetiva analisar a atuação da gestão de uma escola da rede municipal de Araruna/PB na promoção da permanência na modalidade EJA. Para composição dos fundamentos teóricos dialogamos com Camargo e Martinelles (2006), Freitas et. al. (2018) e Paro (1998) os quais discutem em seus estudos as especificidades da EJA, da gestão e da relação evasão/permanência. Como alternativa metodológica utilizamos a investigação exploratória e de campo, elegendo como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada. A análise dos dados evidenciou que embora a gestão e os docentes saibam que seu público da EJA é composto por trabalhadores do campo, que veem na escola uma possibilidade de qualificação para melhoria das condições de vida, ainda carece de uma articulação desses saberes no sentido de desenvolver ações que tomem por objeto a relação evasão/permanência na EJA. Consideramos, portanto, que este trabalho contribuirá com o aprofundamento do debate e a elaboração de ações de enfrentamento à evasão na EJA. 
id UNIR-3_52e2cee9a1b63e72775ea83d3a803d13
oai_identifier_str oai:periodicos.unir.br:article/5081
network_acronym_str UNIR-3
network_name_str Educa (Porto Velho)
repository_id_str
spelling Gestión escolar en Educación Jóvenes y Adultos: interfaces de la tasa de abandono/permanencia en una escuela en la red municipal de Araruna/PBSchool management in Youth and Adult Education: interfaces of the dropout/stay ratio in a school in the municipal network of Araruna/PBGestão escolar na Educação de Jovens e Adultos: interfaces da relação evasão/permanência em uma escola da rede municipal de Araruna/PBEducação de Jovens e Adultos. Evasão/permanência. Gestão Escolar.370 - EducaçãoEducación de jóvenes y adultos. Evasión / permanencia. Gestión escolar.Youth and Adult Education. Evasion/Permanence. School management.Este artigo objetiva analisar a atuação da gestão de uma escola da rede municipal de Araruna/PB na promoção da permanência na modalidade EJA. Para composição dos fundamentos teóricos dialogamos com Camargo e Martinelles (2006), Freitas et. al. (2018) e Paro (1998) os quais discutem em seus estudos as especificidades da EJA, da gestão e da relação evasão/permanência. Como alternativa metodológica utilizamos a investigação exploratória e de campo, elegendo como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada. A análise dos dados evidenciou que embora a gestão e os docentes saibam que seu público da EJA é composto por trabalhadores do campo, que veem na escola uma possibilidade de qualificação para melhoria das condições de vida, ainda carece de uma articulação desses saberes no sentido de desenvolver ações que tomem por objeto a relação evasão/permanência na EJA. Consideramos, portanto, que este trabalho contribuirá com o aprofundamento do debate e a elaboração de ações de enfrentamento à evasão na EJA. This article aims to analyze in this work the performance of the management of the municipal School of Araruna/PB in the promotion of permanence in the Youth and Adult Education (YAE) modality. For the composition of the theoretical foundations, we dialogue with Camargo and Martinelles (2006), Freitas et. al. (2018),  Paro (1998), who discuss in their studies the specificities of YAE, management and the dropout / permanence ratio. As a methodological instrument we conducted an exploratory and field investigation, electing as a data collection instrument the semi-structured. The analysis of the data showed that although management and teachers know that their YAE public is composed of field workers, who see to school as a in qualification possibility for the improvement of living conditions, they still lack an articulation of this knowledge in order to develop an action that takes as its object the relationship evasion/permanence in the YAE. Therefore, we consider that this research will contribute to deepen the debate and the elaboration of actions to combat dropout in YAE.Este artículo tiene como objetivo analizar el desempeño de la gestión de una escuela en la red municipal de Araruna / PB en la promoción de la permanencia en la modalidad EJA. Para la composición de los fundamentos teóricos, hablamos con Camargo y Martinelles (2006), Freitas et. al. (2018) y Paro (1998) quienes discuten en sus estudios las especificidades de EJA, gestión y la relación evasión / permanencia. Como alternativa metodológica, utilizamos investigación exploratoria y de campo, eligiendo entrevistas semiestructuradas como instrumento de recolección de datos. El análisis de los datos mostró que aunque la gerencia y los maestros saben que su público de EJA está compuesto por trabajadores rurales, quienes ven en la escuela una posibilidad de calificación para mejorar las condiciones de vida, aún carece de una articulación de este conocimiento en el sentido de Desarrollar acciones que tengan como objeto la relación evasión / permanencia en la EJA. Creemos, por lo tanto, que este trabajo contribuirá a la profundización del debate y al desarrollo de acciones para combatir la evasión en la EJA.Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)2020-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesPesquisa bibliográfica e de Campoapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/508110.26568/2359-2087.2020.5081EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 7 n. 17 (2020); 1259-12832359-20872359-208710.26568/educa.v7i17reponame:Educa (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/5081/3754Copyright (c) 2020 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Jobson Silva deAlcantara, Marcos Angelus Miranda de2021-01-07T02:10:13Zoai:periodicos.unir.br:article/5081Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCAPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/oairevistaeduca@unir.br || dti@unir.br2359-20872359-2087opendoar:2021-01-07T02:10:13Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false
dc.title.none.fl_str_mv Gestión escolar en Educación Jóvenes y Adultos: interfaces de la tasa de abandono/permanencia en una escuela en la red municipal de Araruna/PB
School management in Youth and Adult Education: interfaces of the dropout/stay ratio in a school in the municipal network of Araruna/PB
Gestão escolar na Educação de Jovens e Adultos: interfaces da relação evasão/permanência em uma escola da rede municipal de Araruna/PB
title Gestión escolar en Educación Jóvenes y Adultos: interfaces de la tasa de abandono/permanencia en una escuela en la red municipal de Araruna/PB
spellingShingle Gestión escolar en Educación Jóvenes y Adultos: interfaces de la tasa de abandono/permanencia en una escuela en la red municipal de Araruna/PB
Oliveira, Jobson Silva de
Educação de Jovens e Adultos. Evasão/permanência. Gestão Escolar.
370 - Educação
Educación de jóvenes y adultos. Evasión / permanencia. Gestión escolar.
Youth and Adult Education. Evasion/Permanence. School management.
title_short Gestión escolar en Educación Jóvenes y Adultos: interfaces de la tasa de abandono/permanencia en una escuela en la red municipal de Araruna/PB
title_full Gestión escolar en Educación Jóvenes y Adultos: interfaces de la tasa de abandono/permanencia en una escuela en la red municipal de Araruna/PB
title_fullStr Gestión escolar en Educación Jóvenes y Adultos: interfaces de la tasa de abandono/permanencia en una escuela en la red municipal de Araruna/PB
title_full_unstemmed Gestión escolar en Educación Jóvenes y Adultos: interfaces de la tasa de abandono/permanencia en una escuela en la red municipal de Araruna/PB
title_sort Gestión escolar en Educación Jóvenes y Adultos: interfaces de la tasa de abandono/permanencia en una escuela en la red municipal de Araruna/PB
author Oliveira, Jobson Silva de
author_facet Oliveira, Jobson Silva de
Alcantara, Marcos Angelus Miranda de
author_role author
author2 Alcantara, Marcos Angelus Miranda de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Jobson Silva de
Alcantara, Marcos Angelus Miranda de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de Jovens e Adultos. Evasão/permanência. Gestão Escolar.
370 - Educação
Educación de jóvenes y adultos. Evasión / permanencia. Gestión escolar.
Youth and Adult Education. Evasion/Permanence. School management.
topic Educação de Jovens e Adultos. Evasão/permanência. Gestão Escolar.
370 - Educação
Educación de jóvenes y adultos. Evasión / permanencia. Gestión escolar.
Youth and Adult Education. Evasion/Permanence. School management.
description Este artigo objetiva analisar a atuação da gestão de uma escola da rede municipal de Araruna/PB na promoção da permanência na modalidade EJA. Para composição dos fundamentos teóricos dialogamos com Camargo e Martinelles (2006), Freitas et. al. (2018) e Paro (1998) os quais discutem em seus estudos as especificidades da EJA, da gestão e da relação evasão/permanência. Como alternativa metodológica utilizamos a investigação exploratória e de campo, elegendo como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada. A análise dos dados evidenciou que embora a gestão e os docentes saibam que seu público da EJA é composto por trabalhadores do campo, que veem na escola uma possibilidade de qualificação para melhoria das condições de vida, ainda carece de uma articulação desses saberes no sentido de desenvolver ações que tomem por objeto a relação evasão/permanência na EJA. Consideramos, portanto, que este trabalho contribuirá com o aprofundamento do debate e a elaboração de ações de enfrentamento à evasão na EJA. 
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
Pesquisa bibliográfica e de Campo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/5081
10.26568/2359-2087.2020.5081
url https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/5081
identifier_str_mv 10.26568/2359-2087.2020.5081
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/5081/3754
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)
dc.source.none.fl_str_mv EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 7 n. 17 (2020); 1259-1283
2359-2087
2359-2087
10.26568/educa.v7i17
reponame:Educa (Porto Velho)
instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
instacron:UNIR
instname_str Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
instacron_str UNIR
institution UNIR
reponame_str Educa (Porto Velho)
collection Educa (Porto Velho)
repository.name.fl_str_mv Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
repository.mail.fl_str_mv revistaeduca@unir.br || dti@unir.br
_version_ 1797174543373041664