Gestión escolar en Educación Jóvenes y Adultos: interfaces de la tasa de abandono/permanencia en una escuela en la red municipal de Araruna/PB
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educa (Porto Velho) |
Texto Completo: | https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/5081 |
Resumo: | Este artigo objetiva analisar a atuação da gestão de uma escola da rede municipal de Araruna/PB na promoção da permanência na modalidade EJA. Para composição dos fundamentos teóricos dialogamos com Camargo e Martinelles (2006), Freitas et. al. (2018) e Paro (1998) os quais discutem em seus estudos as especificidades da EJA, da gestão e da relação evasão/permanência. Como alternativa metodológica utilizamos a investigação exploratória e de campo, elegendo como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada. A análise dos dados evidenciou que embora a gestão e os docentes saibam que seu público da EJA é composto por trabalhadores do campo, que veem na escola uma possibilidade de qualificação para melhoria das condições de vida, ainda carece de uma articulação desses saberes no sentido de desenvolver ações que tomem por objeto a relação evasão/permanência na EJA. Consideramos, portanto, que este trabalho contribuirá com o aprofundamento do debate e a elaboração de ações de enfrentamento à evasão na EJA. |
id |
UNIR-3_52e2cee9a1b63e72775ea83d3a803d13 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.unir.br:article/5081 |
network_acronym_str |
UNIR-3 |
network_name_str |
Educa (Porto Velho) |
repository_id_str |
|
spelling |
Gestión escolar en Educación Jóvenes y Adultos: interfaces de la tasa de abandono/permanencia en una escuela en la red municipal de Araruna/PBSchool management in Youth and Adult Education: interfaces of the dropout/stay ratio in a school in the municipal network of Araruna/PBGestão escolar na Educação de Jovens e Adultos: interfaces da relação evasão/permanência em uma escola da rede municipal de Araruna/PBEducação de Jovens e Adultos. Evasão/permanência. Gestão Escolar.370 - EducaçãoEducación de jóvenes y adultos. Evasión / permanencia. Gestión escolar.Youth and Adult Education. Evasion/Permanence. School management.Este artigo objetiva analisar a atuação da gestão de uma escola da rede municipal de Araruna/PB na promoção da permanência na modalidade EJA. Para composição dos fundamentos teóricos dialogamos com Camargo e Martinelles (2006), Freitas et. al. (2018) e Paro (1998) os quais discutem em seus estudos as especificidades da EJA, da gestão e da relação evasão/permanência. Como alternativa metodológica utilizamos a investigação exploratória e de campo, elegendo como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada. A análise dos dados evidenciou que embora a gestão e os docentes saibam que seu público da EJA é composto por trabalhadores do campo, que veem na escola uma possibilidade de qualificação para melhoria das condições de vida, ainda carece de uma articulação desses saberes no sentido de desenvolver ações que tomem por objeto a relação evasão/permanência na EJA. Consideramos, portanto, que este trabalho contribuirá com o aprofundamento do debate e a elaboração de ações de enfrentamento à evasão na EJA. This article aims to analyze in this work the performance of the management of the municipal School of Araruna/PB in the promotion of permanence in the Youth and Adult Education (YAE) modality. For the composition of the theoretical foundations, we dialogue with Camargo and Martinelles (2006), Freitas et. al. (2018), Paro (1998), who discuss in their studies the specificities of YAE, management and the dropout / permanence ratio. As a methodological instrument we conducted an exploratory and field investigation, electing as a data collection instrument the semi-structured. The analysis of the data showed that although management and teachers know that their YAE public is composed of field workers, who see to school as a in qualification possibility for the improvement of living conditions, they still lack an articulation of this knowledge in order to develop an action that takes as its object the relationship evasion/permanence in the YAE. Therefore, we consider that this research will contribute to deepen the debate and the elaboration of actions to combat dropout in YAE.Este artículo tiene como objetivo analizar el desempeño de la gestión de una escuela en la red municipal de Araruna / PB en la promoción de la permanencia en la modalidad EJA. Para la composición de los fundamentos teóricos, hablamos con Camargo y Martinelles (2006), Freitas et. al. (2018) y Paro (1998) quienes discuten en sus estudios las especificidades de EJA, gestión y la relación evasión / permanencia. Como alternativa metodológica, utilizamos investigación exploratoria y de campo, eligiendo entrevistas semiestructuradas como instrumento de recolección de datos. El análisis de los datos mostró que aunque la gerencia y los maestros saben que su público de EJA está compuesto por trabajadores rurales, quienes ven en la escuela una posibilidad de calificación para mejorar las condiciones de vida, aún carece de una articulación de este conocimiento en el sentido de Desarrollar acciones que tengan como objeto la relación evasión / permanencia en la EJA. Creemos, por lo tanto, que este trabajo contribuirá a la profundización del debate y al desarrollo de acciones para combatir la evasión en la EJA.Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)2020-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesPesquisa bibliográfica e de Campoapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/508110.26568/2359-2087.2020.5081EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 7 n. 17 (2020); 1259-12832359-20872359-208710.26568/educa.v7i17reponame:Educa (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/5081/3754Copyright (c) 2020 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Jobson Silva deAlcantara, Marcos Angelus Miranda de2021-01-07T02:10:13Zoai:periodicos.unir.br:article/5081Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCAPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/oairevistaeduca@unir.br || dti@unir.br2359-20872359-2087opendoar:2021-01-07T02:10:13Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Gestión escolar en Educación Jóvenes y Adultos: interfaces de la tasa de abandono/permanencia en una escuela en la red municipal de Araruna/PB School management in Youth and Adult Education: interfaces of the dropout/stay ratio in a school in the municipal network of Araruna/PB Gestão escolar na Educação de Jovens e Adultos: interfaces da relação evasão/permanência em uma escola da rede municipal de Araruna/PB |
title |
Gestión escolar en Educación Jóvenes y Adultos: interfaces de la tasa de abandono/permanencia en una escuela en la red municipal de Araruna/PB |
spellingShingle |
Gestión escolar en Educación Jóvenes y Adultos: interfaces de la tasa de abandono/permanencia en una escuela en la red municipal de Araruna/PB Oliveira, Jobson Silva de Educação de Jovens e Adultos. Evasão/permanência. Gestão Escolar. 370 - Educação Educación de jóvenes y adultos. Evasión / permanencia. Gestión escolar. Youth and Adult Education. Evasion/Permanence. School management. |
title_short |
Gestión escolar en Educación Jóvenes y Adultos: interfaces de la tasa de abandono/permanencia en una escuela en la red municipal de Araruna/PB |
title_full |
Gestión escolar en Educación Jóvenes y Adultos: interfaces de la tasa de abandono/permanencia en una escuela en la red municipal de Araruna/PB |
title_fullStr |
Gestión escolar en Educación Jóvenes y Adultos: interfaces de la tasa de abandono/permanencia en una escuela en la red municipal de Araruna/PB |
title_full_unstemmed |
Gestión escolar en Educación Jóvenes y Adultos: interfaces de la tasa de abandono/permanencia en una escuela en la red municipal de Araruna/PB |
title_sort |
Gestión escolar en Educación Jóvenes y Adultos: interfaces de la tasa de abandono/permanencia en una escuela en la red municipal de Araruna/PB |
author |
Oliveira, Jobson Silva de |
author_facet |
Oliveira, Jobson Silva de Alcantara, Marcos Angelus Miranda de |
author_role |
author |
author2 |
Alcantara, Marcos Angelus Miranda de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Jobson Silva de Alcantara, Marcos Angelus Miranda de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de Jovens e Adultos. Evasão/permanência. Gestão Escolar. 370 - Educação Educación de jóvenes y adultos. Evasión / permanencia. Gestión escolar. Youth and Adult Education. Evasion/Permanence. School management. |
topic |
Educação de Jovens e Adultos. Evasão/permanência. Gestão Escolar. 370 - Educação Educación de jóvenes y adultos. Evasión / permanencia. Gestión escolar. Youth and Adult Education. Evasion/Permanence. School management. |
description |
Este artigo objetiva analisar a atuação da gestão de uma escola da rede municipal de Araruna/PB na promoção da permanência na modalidade EJA. Para composição dos fundamentos teóricos dialogamos com Camargo e Martinelles (2006), Freitas et. al. (2018) e Paro (1998) os quais discutem em seus estudos as especificidades da EJA, da gestão e da relação evasão/permanência. Como alternativa metodológica utilizamos a investigação exploratória e de campo, elegendo como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada. A análise dos dados evidenciou que embora a gestão e os docentes saibam que seu público da EJA é composto por trabalhadores do campo, que veem na escola uma possibilidade de qualificação para melhoria das condições de vida, ainda carece de uma articulação desses saberes no sentido de desenvolver ações que tomem por objeto a relação evasão/permanência na EJA. Consideramos, portanto, que este trabalho contribuirá com o aprofundamento do debate e a elaboração de ações de enfrentamento à evasão na EJA. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares Pesquisa bibliográfica e de Campo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/5081 10.26568/2359-2087.2020.5081 |
url |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/5081 |
identifier_str_mv |
10.26568/2359-2087.2020.5081 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/5081/3754 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO) |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO) |
dc.source.none.fl_str_mv |
EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 7 n. 17 (2020); 1259-1283 2359-2087 2359-2087 10.26568/educa.v7i17 reponame:Educa (Porto Velho) instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR) instacron:UNIR |
instname_str |
Universidade Federal de Rondônia (UNIR) |
instacron_str |
UNIR |
institution |
UNIR |
reponame_str |
Educa (Porto Velho) |
collection |
Educa (Porto Velho) |
repository.name.fl_str_mv |
Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaeduca@unir.br || dti@unir.br |
_version_ |
1797174543373041664 |