REPRESENTAÇÕES DE ESTUDANTES SOBRE AS METODOLOGIAS DE ENSINO NA UNIVERSIDADE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educa (Porto Velho) |
Texto Completo: | https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/6590 |
Resumo: | O modo como docentes arquitetam o ensino é presentificado nas relações entre professor e estudante, relação que se torna central na produção de conhecimento na universidade. Tematizando as metodologias de ensino e a relação entre professores e estudantes no âmbito da Universidade Estadual de Feira de Santana, o presente artigo visa compreender como as metodologias de ensino são concebidas nas representações de estudantes. O estudo contou com as contribuições de Freire (2015); Ribeiro (2010); Pozo (2002), dentre outros. Utilizou-se a pesquisa do tipo qualitativa baseada em Minayo et al (2009). Para a coleta de informações, realizou-se uma entrevista semiestruturada como dispositivo de pesquisa. Com base nas contribuições de Moscovici (2003) buscamos ancorar as análises nos paradigmas do conceito de representações. Utilizamos da técnica de análise de conteúdo, conforme preconiza Bardin (2011). A conclusão da referida pesquisa evidenciou que os estudantes percebem que as metodologias de ensino implicam na relação professor e estudante. Ademais, destacam a importância da relação professor e estudante ser dialógica e comunicativa, expressando que o trabalho desses dois sujeitos, de forma conjunta é importante para os processos de ensino e aprendizagem. |
id |
UNIR-3_585d04a5eff0cc08a376b11068532ca0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.unir.br:article/6590 |
network_acronym_str |
UNIR-3 |
network_name_str |
Educa (Porto Velho) |
repository_id_str |
|
spelling |
REPRESENTAÇÕES DE ESTUDANTES SOBRE AS METODOLOGIAS DE ENSINO NA UNIVERSIDADESTUDENT REPRESENTATIONS ON TEACHING METHODOLOGIES AT THE UNIVERSITYREPRESENTACIONES DE ESTUDIANTES SOBRE METODOLOGÍAS DE ENSEÑANZA EN LA UNIVERSIDADMetodologias. Relação professor e estudante. Representações.Docência universitáriarelação professor e estudante na universidadeMethodologies. Teacher and student relationship. Representations.Metodologías. Relación profesor-alumno. Representaciones.O modo como docentes arquitetam o ensino é presentificado nas relações entre professor e estudante, relação que se torna central na produção de conhecimento na universidade. Tematizando as metodologias de ensino e a relação entre professores e estudantes no âmbito da Universidade Estadual de Feira de Santana, o presente artigo visa compreender como as metodologias de ensino são concebidas nas representações de estudantes. O estudo contou com as contribuições de Freire (2015); Ribeiro (2010); Pozo (2002), dentre outros. Utilizou-se a pesquisa do tipo qualitativa baseada em Minayo et al (2009). Para a coleta de informações, realizou-se uma entrevista semiestruturada como dispositivo de pesquisa. Com base nas contribuições de Moscovici (2003) buscamos ancorar as análises nos paradigmas do conceito de representações. Utilizamos da técnica de análise de conteúdo, conforme preconiza Bardin (2011). A conclusão da referida pesquisa evidenciou que os estudantes percebem que as metodologias de ensino implicam na relação professor e estudante. Ademais, destacam a importância da relação professor e estudante ser dialógica e comunicativa, expressando que o trabalho desses dois sujeitos, de forma conjunta é importante para os processos de ensino e aprendizagem.The way in which professors design teaching is made present in the relationship between professor and student, a relationship that becomes central in the production of knowledge at the university. Thematizing teaching methodologies and the relationship between teachers and students within the State University of Feira de Santana, this article aims to understand how teaching methodologies are conceived in the representations of students. The study relied on contributions from Freire (2015); Ribeiro (2010); Pozo (2002), among others. A qualitative research based on Minayo et al (2009) was used. For the collection of information, a semi-structured interview was carried out as a research device. Based on the contributions of Moscovici (2003), we seek to anchor the analyzes in the paradigms of the concept of representations. We use the content analysis technique, as recommended by Bardin (2011). The conclusion of this research showed that students perceive that teaching methodologies imply the relationship between teacher and student. Furthermore, they highlight the importance of the teacher-student relationship being dialogic and communicative, expressing that the work of these two subjects together is important for the teaching and learning processes.La forma en que los profesores diseñan la docencia se hace presente en la relación entre profesor y alumno, relación que se torna central en la producción de conocimiento en la universidad. Tematizando las metodologías de enseñanza y la relación entre docentes y estudiantes dentro de la Universidad Estadual de Feira de Santana, este artículo tiene como objetivo comprender cómo se conciben las metodologías de enseñanza en las representaciones de los estudiantes. El estudio se basó en contribuciones de Freire (2015); Ribeiro (2010); Pozo (2002), entre otros. Se utilizó una investigación cualitativa basada en Minayo et al (2009). Para la recolección de información se realizó una entrevista semiestructurada como dispositivo de investigación. A partir de los aportes de Moscovici (2003), buscamos anclar los análisis en los paradigmas del concepto de representaciones. Utilizamos la técnica de análisis de contenido, como recomienda Bardin (2011). La conclusión de esta investigación mostró que los estudiantes perciben que las metodologías de enseñanza implican la relación entre docente y alumno. Además, destacan la importancia de que la relación profesor-alumno sea dialógica y comunicativa, expresando que el trabajo conjunto de estas dos materias es importante para los procesos de enseñanza y aprendizaje.Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)2023-12-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesPesquisa qualitativaapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/659010.26568/2359-2087.2023.6590EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 10 (2023); 1-192359-20872359-208710.26568/educa.v10ireponame:Educa (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/6590/1003Copyright (c) 2023 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Fabrício Oliveira daBastos, Laiane Alencar2024-02-28T00:30:03Zoai:periodicos.unir.br:article/6590Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCAPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/oairevistaeduca@unir.br || dti@unir.br2359-20872359-2087opendoar:2024-02-28T00:30:03Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
REPRESENTAÇÕES DE ESTUDANTES SOBRE AS METODOLOGIAS DE ENSINO NA UNIVERSIDADE STUDENT REPRESENTATIONS ON TEACHING METHODOLOGIES AT THE UNIVERSITY REPRESENTACIONES DE ESTUDIANTES SOBRE METODOLOGÍAS DE ENSEÑANZA EN LA UNIVERSIDAD |
title |
REPRESENTAÇÕES DE ESTUDANTES SOBRE AS METODOLOGIAS DE ENSINO NA UNIVERSIDADE |
spellingShingle |
REPRESENTAÇÕES DE ESTUDANTES SOBRE AS METODOLOGIAS DE ENSINO NA UNIVERSIDADE Silva, Fabrício Oliveira da Metodologias. Relação professor e estudante. Representações. Docência universitária relação professor e estudante na universidade Methodologies. Teacher and student relationship. Representations. Metodologías. Relación profesor-alumno. Representaciones. |
title_short |
REPRESENTAÇÕES DE ESTUDANTES SOBRE AS METODOLOGIAS DE ENSINO NA UNIVERSIDADE |
title_full |
REPRESENTAÇÕES DE ESTUDANTES SOBRE AS METODOLOGIAS DE ENSINO NA UNIVERSIDADE |
title_fullStr |
REPRESENTAÇÕES DE ESTUDANTES SOBRE AS METODOLOGIAS DE ENSINO NA UNIVERSIDADE |
title_full_unstemmed |
REPRESENTAÇÕES DE ESTUDANTES SOBRE AS METODOLOGIAS DE ENSINO NA UNIVERSIDADE |
title_sort |
REPRESENTAÇÕES DE ESTUDANTES SOBRE AS METODOLOGIAS DE ENSINO NA UNIVERSIDADE |
author |
Silva, Fabrício Oliveira da |
author_facet |
Silva, Fabrício Oliveira da Bastos, Laiane Alencar |
author_role |
author |
author2 |
Bastos, Laiane Alencar |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Fabrício Oliveira da Bastos, Laiane Alencar |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Metodologias. Relação professor e estudante. Representações. Docência universitária relação professor e estudante na universidade Methodologies. Teacher and student relationship. Representations. Metodologías. Relación profesor-alumno. Representaciones. |
topic |
Metodologias. Relação professor e estudante. Representações. Docência universitária relação professor e estudante na universidade Methodologies. Teacher and student relationship. Representations. Metodologías. Relación profesor-alumno. Representaciones. |
description |
O modo como docentes arquitetam o ensino é presentificado nas relações entre professor e estudante, relação que se torna central na produção de conhecimento na universidade. Tematizando as metodologias de ensino e a relação entre professores e estudantes no âmbito da Universidade Estadual de Feira de Santana, o presente artigo visa compreender como as metodologias de ensino são concebidas nas representações de estudantes. O estudo contou com as contribuições de Freire (2015); Ribeiro (2010); Pozo (2002), dentre outros. Utilizou-se a pesquisa do tipo qualitativa baseada em Minayo et al (2009). Para a coleta de informações, realizou-se uma entrevista semiestruturada como dispositivo de pesquisa. Com base nas contribuições de Moscovici (2003) buscamos ancorar as análises nos paradigmas do conceito de representações. Utilizamos da técnica de análise de conteúdo, conforme preconiza Bardin (2011). A conclusão da referida pesquisa evidenciou que os estudantes percebem que as metodologias de ensino implicam na relação professor e estudante. Ademais, destacam a importância da relação professor e estudante ser dialógica e comunicativa, expressando que o trabalho desses dois sujeitos, de forma conjunta é importante para os processos de ensino e aprendizagem. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares Pesquisa qualitativa |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/6590 10.26568/2359-2087.2023.6590 |
url |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/6590 |
identifier_str_mv |
10.26568/2359-2087.2023.6590 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/6590/1003 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO) |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO) |
dc.source.none.fl_str_mv |
EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 10 (2023); 1-19 2359-2087 2359-2087 10.26568/educa.v10i reponame:Educa (Porto Velho) instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR) instacron:UNIR |
instname_str |
Universidade Federal de Rondônia (UNIR) |
instacron_str |
UNIR |
institution |
UNIR |
reponame_str |
Educa (Porto Velho) |
collection |
Educa (Porto Velho) |
repository.name.fl_str_mv |
Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaeduca@unir.br || dti@unir.br |
_version_ |
1797174541481410560 |