REPRESENTAÇÕES DE ESTUDANTES SOBRE AS METODOLOGIAS DE ENSINO NA UNIVERSIDADE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Fabrício Oliveira da
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Bastos, Laiane Alencar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educa (Porto Velho)
Texto Completo: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/6590
Resumo: O modo como docentes arquitetam o ensino é presentificado nas relações entre professor e estudante, relação que se torna central na produção de conhecimento na universidade. Tematizando as metodologias de ensino e a relação entre professores e estudantes no âmbito da Universidade Estadual de Feira de Santana, o presente artigo visa compreender como as metodologias de ensino são concebidas nas representações de estudantes. O estudo contou com as contribuições de Freire (2015); Ribeiro (2010); Pozo (2002), dentre outros. Utilizou-se a pesquisa do tipo qualitativa baseada em Minayo et al (2009). Para a coleta de informações, realizou-se uma entrevista semiestruturada como dispositivo de pesquisa. Com base nas contribuições de Moscovici (2003) buscamos ancorar as análises nos paradigmas do conceito de representações. Utilizamos da técnica de análise de conteúdo, conforme preconiza Bardin (2011). A conclusão da referida pesquisa evidenciou que os estudantes percebem que as metodologias de ensino implicam na relação professor e estudante. Ademais, destacam a importância da relação professor e estudante ser dialógica e comunicativa, expressando que o trabalho desses dois sujeitos, de forma conjunta é importante para os processos de ensino e aprendizagem.
id UNIR-3_585d04a5eff0cc08a376b11068532ca0
oai_identifier_str oai:periodicos.unir.br:article/6590
network_acronym_str UNIR-3
network_name_str Educa (Porto Velho)
repository_id_str
spelling REPRESENTAÇÕES DE ESTUDANTES SOBRE AS METODOLOGIAS DE ENSINO NA UNIVERSIDADESTUDENT REPRESENTATIONS ON TEACHING METHODOLOGIES AT THE UNIVERSITYREPRESENTACIONES DE ESTUDIANTES SOBRE METODOLOGÍAS DE ENSEÑANZA EN LA UNIVERSIDADMetodologias. Relação professor e estudante. Representações.Docência universitáriarelação professor e estudante na universidadeMethodologies. Teacher and student relationship. Representations.Metodologías. Relación profesor-alumno. Representaciones.O modo como docentes arquitetam o ensino é presentificado nas relações entre professor e estudante, relação que se torna central na produção de conhecimento na universidade. Tematizando as metodologias de ensino e a relação entre professores e estudantes no âmbito da Universidade Estadual de Feira de Santana, o presente artigo visa compreender como as metodologias de ensino são concebidas nas representações de estudantes. O estudo contou com as contribuições de Freire (2015); Ribeiro (2010); Pozo (2002), dentre outros. Utilizou-se a pesquisa do tipo qualitativa baseada em Minayo et al (2009). Para a coleta de informações, realizou-se uma entrevista semiestruturada como dispositivo de pesquisa. Com base nas contribuições de Moscovici (2003) buscamos ancorar as análises nos paradigmas do conceito de representações. Utilizamos da técnica de análise de conteúdo, conforme preconiza Bardin (2011). A conclusão da referida pesquisa evidenciou que os estudantes percebem que as metodologias de ensino implicam na relação professor e estudante. Ademais, destacam a importância da relação professor e estudante ser dialógica e comunicativa, expressando que o trabalho desses dois sujeitos, de forma conjunta é importante para os processos de ensino e aprendizagem.The way in which professors design teaching is made present in the relationship between professor and student, a relationship that becomes central in the production of knowledge at the university. Thematizing teaching methodologies and the relationship between teachers and students within the State University of Feira de Santana, this article aims to understand how teaching methodologies are conceived in the representations of students. The study relied on contributions from Freire (2015); Ribeiro (2010); Pozo (2002), among others. A qualitative research based on Minayo et al (2009) was used. For the collection of information, a semi-structured interview was carried out as a research device. Based on the contributions of Moscovici (2003), we seek to anchor the analyzes in the paradigms of the concept of representations. We use the content analysis technique, as recommended by Bardin (2011). The conclusion of this research showed that students perceive that teaching methodologies imply the relationship between teacher and student. Furthermore, they highlight the importance of the teacher-student relationship being dialogic and communicative, expressing that the work of these two subjects together is important for the teaching and learning processes.La forma en que los profesores diseñan la docencia se hace presente en la relación entre profesor y alumno, relación que se torna central en la producción de conocimiento en la universidad. Tematizando las metodologías de enseñanza y la relación entre docentes y estudiantes dentro de la Universidad Estadual de Feira de Santana, este artículo tiene como objetivo comprender cómo se conciben las metodologías de enseñanza en las representaciones de los estudiantes. El estudio se basó en contribuciones de Freire (2015); Ribeiro (2010); Pozo (2002), entre otros. Se utilizó una investigación cualitativa basada en Minayo et al (2009). Para la recolección de información se realizó una entrevista semiestructurada como dispositivo de investigación. A partir de los aportes de Moscovici (2003), buscamos anclar los análisis en los paradigmas del concepto de representaciones. Utilizamos la técnica de análisis de contenido, como recomienda Bardin (2011). La conclusión de esta investigación mostró que los estudiantes perciben que las metodologías de enseñanza implican la relación entre docente y alumno. Además, destacan la importancia de que la relación profesor-alumno sea dialógica y comunicativa, expresando que el trabajo conjunto de estas dos materias es importante para los procesos de enseñanza y aprendizaje.Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)2023-12-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesPesquisa qualitativaapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/659010.26568/2359-2087.2023.6590EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 10 (2023); 1-192359-20872359-208710.26568/educa.v10ireponame:Educa (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/6590/1003Copyright (c) 2023 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Fabrício Oliveira daBastos, Laiane Alencar2024-02-28T00:30:03Zoai:periodicos.unir.br:article/6590Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCAPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/oairevistaeduca@unir.br || dti@unir.br2359-20872359-2087opendoar:2024-02-28T00:30:03Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false
dc.title.none.fl_str_mv REPRESENTAÇÕES DE ESTUDANTES SOBRE AS METODOLOGIAS DE ENSINO NA UNIVERSIDADE
STUDENT REPRESENTATIONS ON TEACHING METHODOLOGIES AT THE UNIVERSITY
REPRESENTACIONES DE ESTUDIANTES SOBRE METODOLOGÍAS DE ENSEÑANZA EN LA UNIVERSIDAD
title REPRESENTAÇÕES DE ESTUDANTES SOBRE AS METODOLOGIAS DE ENSINO NA UNIVERSIDADE
spellingShingle REPRESENTAÇÕES DE ESTUDANTES SOBRE AS METODOLOGIAS DE ENSINO NA UNIVERSIDADE
Silva, Fabrício Oliveira da
Metodologias.
Relação professor e estudante.
Representações.
Docência universitária
relação professor e estudante na universidade
Methodologies.
Teacher and student relationship.
Representations.
Metodologías.
Relación profesor-alumno.
Representaciones.
title_short REPRESENTAÇÕES DE ESTUDANTES SOBRE AS METODOLOGIAS DE ENSINO NA UNIVERSIDADE
title_full REPRESENTAÇÕES DE ESTUDANTES SOBRE AS METODOLOGIAS DE ENSINO NA UNIVERSIDADE
title_fullStr REPRESENTAÇÕES DE ESTUDANTES SOBRE AS METODOLOGIAS DE ENSINO NA UNIVERSIDADE
title_full_unstemmed REPRESENTAÇÕES DE ESTUDANTES SOBRE AS METODOLOGIAS DE ENSINO NA UNIVERSIDADE
title_sort REPRESENTAÇÕES DE ESTUDANTES SOBRE AS METODOLOGIAS DE ENSINO NA UNIVERSIDADE
author Silva, Fabrício Oliveira da
author_facet Silva, Fabrício Oliveira da
Bastos, Laiane Alencar
author_role author
author2 Bastos, Laiane Alencar
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Fabrício Oliveira da
Bastos, Laiane Alencar
dc.subject.por.fl_str_mv Metodologias.
Relação professor e estudante.
Representações.
Docência universitária
relação professor e estudante na universidade
Methodologies.
Teacher and student relationship.
Representations.
Metodologías.
Relación profesor-alumno.
Representaciones.
topic Metodologias.
Relação professor e estudante.
Representações.
Docência universitária
relação professor e estudante na universidade
Methodologies.
Teacher and student relationship.
Representations.
Metodologías.
Relación profesor-alumno.
Representaciones.
description O modo como docentes arquitetam o ensino é presentificado nas relações entre professor e estudante, relação que se torna central na produção de conhecimento na universidade. Tematizando as metodologias de ensino e a relação entre professores e estudantes no âmbito da Universidade Estadual de Feira de Santana, o presente artigo visa compreender como as metodologias de ensino são concebidas nas representações de estudantes. O estudo contou com as contribuições de Freire (2015); Ribeiro (2010); Pozo (2002), dentre outros. Utilizou-se a pesquisa do tipo qualitativa baseada em Minayo et al (2009). Para a coleta de informações, realizou-se uma entrevista semiestruturada como dispositivo de pesquisa. Com base nas contribuições de Moscovici (2003) buscamos ancorar as análises nos paradigmas do conceito de representações. Utilizamos da técnica de análise de conteúdo, conforme preconiza Bardin (2011). A conclusão da referida pesquisa evidenciou que os estudantes percebem que as metodologias de ensino implicam na relação professor e estudante. Ademais, destacam a importância da relação professor e estudante ser dialógica e comunicativa, expressando que o trabalho desses dois sujeitos, de forma conjunta é importante para os processos de ensino e aprendizagem.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
Pesquisa qualitativa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/6590
10.26568/2359-2087.2023.6590
url https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/6590
identifier_str_mv 10.26568/2359-2087.2023.6590
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/6590/1003
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)
dc.source.none.fl_str_mv EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 10 (2023); 1-19
2359-2087
2359-2087
10.26568/educa.v10i
reponame:Educa (Porto Velho)
instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
instacron:UNIR
instname_str Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
instacron_str UNIR
institution UNIR
reponame_str Educa (Porto Velho)
collection Educa (Porto Velho)
repository.name.fl_str_mv Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
repository.mail.fl_str_mv revistaeduca@unir.br || dti@unir.br
_version_ 1797174541481410560