Currículo, disciplinas escolares e conhecimento: natureza constitutiva e apropriações históricas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Thiago Luiz Santos de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Bezerra, Ariany da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educa (Porto Velho)
Texto Completo: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/2862
Resumo: Este artigo é fruto de uma pesquisa já concluída acerca das práticas curriculares e as disciplinas escolares. Objetiva-se demonstrar que a relação entre o conhecimento científico e as disciplinas escolares se constitui como uma evidência histórica. O currículo enquanto construção histórica se fundamenta nos paradigmas científicos de uma época e no constructo das relações culturais, econômicas e políticas de uma sociedade. Buscou-se explicitar que as disciplinas escolares estabelecidas são produzidas historicamente e o conhecimento veiculado por elas denotam aspectos referentes às dinâmicas do poder e da ciência. 
id UNIR-3_592095288a4ddebc4fcdaae065e3fd9d
oai_identifier_str oai:periodicos.unir.br:article/2862
network_acronym_str UNIR-3
network_name_str Educa (Porto Velho)
repository_id_str
spelling Currículo, disciplinas escolares e conhecimento: natureza constitutiva e apropriações históricasCurrículum, disciplinas escolares y conocimiento: naturaleza constitutiva y apropiaciones históricasCurriculum, school subjects and knowledge: constitutive nature and historical appropriationsCurrículo. Disciplinas Escolares. Conhecimento Científico. Epistemologia. História do CurrículoEducaçãoCurriculum. School subjects. Scientific knowledge. Epistemology. Curriculum HistoryCurrículo. Asignaturas Escolares. Conocimiento Científico. Epistemología. Historia del Currículo.Este artigo é fruto de uma pesquisa já concluída acerca das práticas curriculares e as disciplinas escolares. Objetiva-se demonstrar que a relação entre o conhecimento científico e as disciplinas escolares se constitui como uma evidência histórica. O currículo enquanto construção histórica se fundamenta nos paradigmas científicos de uma época e no constructo das relações culturais, econômicas e políticas de uma sociedade. Buscou-se explicitar que as disciplinas escolares estabelecidas são produzidas historicamente e o conhecimento veiculado por elas denotam aspectos referentes às dinâmicas do poder e da ciência. This article is result of a research already completed about the curricular practices and school subjects. The objective is to demonstrate that the relationship between scientific knowledge and school subjects is constituted as historical evidence. The curriculum as historical construction is based on the scientific paradigms of an era and on the construct of the relations cultural, economic and political of a society. It was tried to explicit that the school subjects established are produced historically and the knowledge conveyed by them denote aspects referring to the dynamics of power and science.Este artículo es fruto de una investigación ya concluida acerca de las prácticas curriculares y las asignaturas escolares. Se pretende demostrar que la relación entre el conocimiento científico y las asignaturas escolares se constituye como una evidencia histórica. El currículo como construcción histórica se fundamenta en los paradigmas científicos de una época y en el constructo de las relaciones culturales, económicas y políticas de una sociedad. Se buscó explicitar que las asignaturas escolares establecidas son producidas históricamente y el conocimiento vehiculado por ellas denota aspectos referentes a las dinámicas del poder y de la ciencia. Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)2019-03-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesRevisão de Literaturaapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/286210.26568/2359-2087.2019.2862EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 6 n. 13 (2019); 4-202359-20872359-208710.26568/educa.v6i13reponame:Educa (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/2862/2715Copyright (c) 2019 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Thiago Luiz Santos deBezerra, Ariany da Silva2019-03-30T22:05:06Zoai:periodicos.unir.br:article/2862Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCAPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/oairevistaeduca@unir.br || dti@unir.br2359-20872359-2087opendoar:2019-03-30T22:05:06Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false
dc.title.none.fl_str_mv Currículo, disciplinas escolares e conhecimento: natureza constitutiva e apropriações históricas
Currículum, disciplinas escolares y conocimiento: naturaleza constitutiva y apropiaciones históricas
Curriculum, school subjects and knowledge: constitutive nature and historical appropriations
title Currículo, disciplinas escolares e conhecimento: natureza constitutiva e apropriações históricas
spellingShingle Currículo, disciplinas escolares e conhecimento: natureza constitutiva e apropriações históricas
Oliveira, Thiago Luiz Santos de
Currículo. Disciplinas Escolares. Conhecimento Científico. Epistemologia. História do Currículo
Educação
Curriculum. School subjects. Scientific knowledge. Epistemology. Curriculum History
Currículo. Asignaturas Escolares. Conocimiento Científico. Epistemología. Historia del Currículo.
title_short Currículo, disciplinas escolares e conhecimento: natureza constitutiva e apropriações históricas
title_full Currículo, disciplinas escolares e conhecimento: natureza constitutiva e apropriações históricas
title_fullStr Currículo, disciplinas escolares e conhecimento: natureza constitutiva e apropriações históricas
title_full_unstemmed Currículo, disciplinas escolares e conhecimento: natureza constitutiva e apropriações históricas
title_sort Currículo, disciplinas escolares e conhecimento: natureza constitutiva e apropriações históricas
author Oliveira, Thiago Luiz Santos de
author_facet Oliveira, Thiago Luiz Santos de
Bezerra, Ariany da Silva
author_role author
author2 Bezerra, Ariany da Silva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Thiago Luiz Santos de
Bezerra, Ariany da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo. Disciplinas Escolares. Conhecimento Científico. Epistemologia. História do Currículo
Educação
Curriculum. School subjects. Scientific knowledge. Epistemology. Curriculum History
Currículo. Asignaturas Escolares. Conocimiento Científico. Epistemología. Historia del Currículo.
topic Currículo. Disciplinas Escolares. Conhecimento Científico. Epistemologia. História do Currículo
Educação
Curriculum. School subjects. Scientific knowledge. Epistemology. Curriculum History
Currículo. Asignaturas Escolares. Conocimiento Científico. Epistemología. Historia del Currículo.
description Este artigo é fruto de uma pesquisa já concluída acerca das práticas curriculares e as disciplinas escolares. Objetiva-se demonstrar que a relação entre o conhecimento científico e as disciplinas escolares se constitui como uma evidência histórica. O currículo enquanto construção histórica se fundamenta nos paradigmas científicos de uma época e no constructo das relações culturais, econômicas e políticas de uma sociedade. Buscou-se explicitar que as disciplinas escolares estabelecidas são produzidas historicamente e o conhecimento veiculado por elas denotam aspectos referentes às dinâmicas do poder e da ciência. 
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-03-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
Revisão de Literatura
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/2862
10.26568/2359-2087.2019.2862
url https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/2862
identifier_str_mv 10.26568/2359-2087.2019.2862
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/2862/2715
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)
dc.source.none.fl_str_mv EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 6 n. 13 (2019); 4-20
2359-2087
2359-2087
10.26568/educa.v6i13
reponame:Educa (Porto Velho)
instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
instacron:UNIR
instname_str Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
instacron_str UNIR
institution UNIR
reponame_str Educa (Porto Velho)
collection Educa (Porto Velho)
repository.name.fl_str_mv Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
repository.mail.fl_str_mv revistaeduca@unir.br || dti@unir.br
_version_ 1797174542135721984