Currículo, disciplinas escolares e conhecimento: natureza constitutiva e apropriações históricas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educa (Porto Velho) |
Texto Completo: | https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/2862 |
Resumo: | Este artigo é fruto de uma pesquisa já concluída acerca das práticas curriculares e as disciplinas escolares. Objetiva-se demonstrar que a relação entre o conhecimento científico e as disciplinas escolares se constitui como uma evidência histórica. O currículo enquanto construção histórica se fundamenta nos paradigmas científicos de uma época e no constructo das relações culturais, econômicas e políticas de uma sociedade. Buscou-se explicitar que as disciplinas escolares estabelecidas são produzidas historicamente e o conhecimento veiculado por elas denotam aspectos referentes às dinâmicas do poder e da ciência. |
id |
UNIR-3_592095288a4ddebc4fcdaae065e3fd9d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.unir.br:article/2862 |
network_acronym_str |
UNIR-3 |
network_name_str |
Educa (Porto Velho) |
repository_id_str |
|
spelling |
Currículo, disciplinas escolares e conhecimento: natureza constitutiva e apropriações históricasCurrículum, disciplinas escolares y conocimiento: naturaleza constitutiva y apropiaciones históricasCurriculum, school subjects and knowledge: constitutive nature and historical appropriationsCurrículo. Disciplinas Escolares. Conhecimento Científico. Epistemologia. História do CurrículoEducaçãoCurriculum. School subjects. Scientific knowledge. Epistemology. Curriculum HistoryCurrículo. Asignaturas Escolares. Conocimiento Científico. Epistemología. Historia del Currículo.Este artigo é fruto de uma pesquisa já concluída acerca das práticas curriculares e as disciplinas escolares. Objetiva-se demonstrar que a relação entre o conhecimento científico e as disciplinas escolares se constitui como uma evidência histórica. O currículo enquanto construção histórica se fundamenta nos paradigmas científicos de uma época e no constructo das relações culturais, econômicas e políticas de uma sociedade. Buscou-se explicitar que as disciplinas escolares estabelecidas são produzidas historicamente e o conhecimento veiculado por elas denotam aspectos referentes às dinâmicas do poder e da ciência. This article is result of a research already completed about the curricular practices and school subjects. The objective is to demonstrate that the relationship between scientific knowledge and school subjects is constituted as historical evidence. The curriculum as historical construction is based on the scientific paradigms of an era and on the construct of the relations cultural, economic and political of a society. It was tried to explicit that the school subjects established are produced historically and the knowledge conveyed by them denote aspects referring to the dynamics of power and science.Este artículo es fruto de una investigación ya concluida acerca de las prácticas curriculares y las asignaturas escolares. Se pretende demostrar que la relación entre el conocimiento científico y las asignaturas escolares se constituye como una evidencia histórica. El currículo como construcción histórica se fundamenta en los paradigmas científicos de una época y en el constructo de las relaciones culturales, económicas y políticas de una sociedad. Se buscó explicitar que las asignaturas escolares establecidas son producidas históricamente y el conocimiento vehiculado por ellas denota aspectos referentes a las dinámicas del poder y de la ciencia. Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)2019-03-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesRevisão de Literaturaapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/286210.26568/2359-2087.2019.2862EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 6 n. 13 (2019); 4-202359-20872359-208710.26568/educa.v6i13reponame:Educa (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/2862/2715Copyright (c) 2019 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Thiago Luiz Santos deBezerra, Ariany da Silva2019-03-30T22:05:06Zoai:periodicos.unir.br:article/2862Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCAPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/oairevistaeduca@unir.br || dti@unir.br2359-20872359-2087opendoar:2019-03-30T22:05:06Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Currículo, disciplinas escolares e conhecimento: natureza constitutiva e apropriações históricas Currículum, disciplinas escolares y conocimiento: naturaleza constitutiva y apropiaciones históricas Curriculum, school subjects and knowledge: constitutive nature and historical appropriations |
title |
Currículo, disciplinas escolares e conhecimento: natureza constitutiva e apropriações históricas |
spellingShingle |
Currículo, disciplinas escolares e conhecimento: natureza constitutiva e apropriações históricas Oliveira, Thiago Luiz Santos de Currículo. Disciplinas Escolares. Conhecimento Científico. Epistemologia. História do Currículo Educação Curriculum. School subjects. Scientific knowledge. Epistemology. Curriculum History Currículo. Asignaturas Escolares. Conocimiento Científico. Epistemología. Historia del Currículo. |
title_short |
Currículo, disciplinas escolares e conhecimento: natureza constitutiva e apropriações históricas |
title_full |
Currículo, disciplinas escolares e conhecimento: natureza constitutiva e apropriações históricas |
title_fullStr |
Currículo, disciplinas escolares e conhecimento: natureza constitutiva e apropriações históricas |
title_full_unstemmed |
Currículo, disciplinas escolares e conhecimento: natureza constitutiva e apropriações históricas |
title_sort |
Currículo, disciplinas escolares e conhecimento: natureza constitutiva e apropriações históricas |
author |
Oliveira, Thiago Luiz Santos de |
author_facet |
Oliveira, Thiago Luiz Santos de Bezerra, Ariany da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Bezerra, Ariany da Silva |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Thiago Luiz Santos de Bezerra, Ariany da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Currículo. Disciplinas Escolares. Conhecimento Científico. Epistemologia. História do Currículo Educação Curriculum. School subjects. Scientific knowledge. Epistemology. Curriculum History Currículo. Asignaturas Escolares. Conocimiento Científico. Epistemología. Historia del Currículo. |
topic |
Currículo. Disciplinas Escolares. Conhecimento Científico. Epistemologia. História do Currículo Educação Curriculum. School subjects. Scientific knowledge. Epistemology. Curriculum History Currículo. Asignaturas Escolares. Conocimiento Científico. Epistemología. Historia del Currículo. |
description |
Este artigo é fruto de uma pesquisa já concluída acerca das práticas curriculares e as disciplinas escolares. Objetiva-se demonstrar que a relação entre o conhecimento científico e as disciplinas escolares se constitui como uma evidência histórica. O currículo enquanto construção histórica se fundamenta nos paradigmas científicos de uma época e no constructo das relações culturais, econômicas e políticas de uma sociedade. Buscou-se explicitar que as disciplinas escolares estabelecidas são produzidas historicamente e o conhecimento veiculado por elas denotam aspectos referentes às dinâmicas do poder e da ciência. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-03-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares Revisão de Literatura |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/2862 10.26568/2359-2087.2019.2862 |
url |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/2862 |
identifier_str_mv |
10.26568/2359-2087.2019.2862 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/2862/2715 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO) |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO) |
dc.source.none.fl_str_mv |
EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 6 n. 13 (2019); 4-20 2359-2087 2359-2087 10.26568/educa.v6i13 reponame:Educa (Porto Velho) instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR) instacron:UNIR |
instname_str |
Universidade Federal de Rondônia (UNIR) |
instacron_str |
UNIR |
institution |
UNIR |
reponame_str |
Educa (Porto Velho) |
collection |
Educa (Porto Velho) |
repository.name.fl_str_mv |
Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaeduca@unir.br || dti@unir.br |
_version_ |
1797174542135721984 |