A perspectiva do letramento no processo de avaliação em larga escala
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educa (Porto Velho) |
Texto Completo: | https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1204 |
Resumo: | Neste artigo abordam-se questões sobre o letramento, partindo do princípio de que o domínio da leitura e da escrita é condição básica para o exercício pleno da cidadania. Assim, faz-se uma breve revisão dos aspectos legais que tratam da leitura como objetivo da formação básica do cidadão, mediante o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura. Abordam-se também as concepções de letramento de alguns estudiosos brasileiros e a perspectiva de letramento nas avaliações em larga escala. Apresentam-se ainda resultados do Sistema de Avalição da Educação Básica e Sistema de Avaliação Educacional de Rondônia sobre os índices do nível de letramento no Brasil e no Estado de Rondônia a fim de justificar a discussão proposta para propor uma reflexão do papel dos professores como agentes de letramento. |
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A perspectiva do letramento no processo de avaliação em larga escalaLetramento. Leitura. Escrita. Cidadania. Educação Básica. Saeb.EducaçãoNeste artigo abordam-se questões sobre o letramento, partindo do princípio de que o domínio da leitura e da escrita é condição básica para o exercício pleno da cidadania. Assim, faz-se uma breve revisão dos aspectos legais que tratam da leitura como objetivo da formação básica do cidadão, mediante o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura. Abordam-se também as concepções de letramento de alguns estudiosos brasileiros e a perspectiva de letramento nas avaliações em larga escala. Apresentam-se ainda resultados do Sistema de Avalição da Educação Básica e Sistema de Avaliação Educacional de Rondônia sobre os índices do nível de letramento no Brasil e no Estado de Rondônia a fim de justificar a discussão proposta para propor uma reflexão do papel dos professores como agentes de letramento. Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)2015-01-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/120410.26568/2359-2087.2014.1204EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 1 n. 2 (2014); 121-1362359-20872359-208710.26568/educa.v1i2reponame:Educa (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1204/1282Barbosa, Ezequiel FerreiraMascarenhas, Suely Aparecida do Nascimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-04-08T00:07:36Zoai:periodicos.unir.br:article/1204Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCAPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/oairevistaeduca@unir.br || dti@unir.br2359-20872359-2087opendoar:2015-04-08T00:07:36Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false |
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