Facebook as a virtual learning environment in nursing course

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chaves, Márcia Jaínne Campelo
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Barbosa, Elane da Silva, Nóbrega-Therrien, Silvia Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educa (Porto Velho)
Texto Completo: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4275
Resumo: A Educação à Distância – EaD vem ganhando mais espaço no cenário brasileiro, entretanto ainda existem áreas que se mostram resistentes; uma das quais é a da Saúde. Assim, tem-se como objetivo: refletir sobre a contribuição da rede social Facebook, enquanto ambiente virtual de aprendizagem – AVA, na formação dos graduandos do curso de Enfermagem. Trata-se de pesquisa qualitativa do tipo exploratório-descritiva, com a participação de graduandos de Enfermagem de instituição particular localizada no estado do Ceará, por meio de questionário online misto. Em relação às contribuições do Facebook como AVA, foram apontadas: a socialização e o estabelecimento de canal de comunicação. Os materiais que mais interessavam eram aqueles relacionados a temas abordados na disciplina e informes da professora, monitora ou colegas. Constata-se, pois, que o Facebook pode configurar-se como potencializador do processo de ensino e aprendizagem no curso de Enfermagem.
id UNIR-3_61984b456073f8969ccdfb0a633f4481
oai_identifier_str oai:periodicos.unir.br:article/4275
network_acronym_str UNIR-3
network_name_str Educa (Porto Velho)
repository_id_str
spelling Facebook as a virtual learning environment in nursing courseFacebook como ambiente virtual de aprendizagem no curso de enfermagemFacebook como entorno de aprendizaje virtual en curso de enfermeríaVirtual learning environment. Nursing. Social network.Entorno virtual de aprendizaje. Enfermería. Red social.Ambiente virtual de aprendizagem. Enfermagem. Rede social.370A Educação à Distância – EaD vem ganhando mais espaço no cenário brasileiro, entretanto ainda existem áreas que se mostram resistentes; uma das quais é a da Saúde. Assim, tem-se como objetivo: refletir sobre a contribuição da rede social Facebook, enquanto ambiente virtual de aprendizagem – AVA, na formação dos graduandos do curso de Enfermagem. Trata-se de pesquisa qualitativa do tipo exploratório-descritiva, com a participação de graduandos de Enfermagem de instituição particular localizada no estado do Ceará, por meio de questionário online misto. Em relação às contribuições do Facebook como AVA, foram apontadas: a socialização e o estabelecimento de canal de comunicação. Os materiais que mais interessavam eram aqueles relacionados a temas abordados na disciplina e informes da professora, monitora ou colegas. Constata-se, pois, que o Facebook pode configurar-se como potencializador do processo de ensino e aprendizagem no curso de Enfermagem.La Educación a Distancia viene ganando más espacio en el escenario brasileño; sin embargo todavía existen áreas que se muestran resistentes; una de las cuales es la de la Salud. Así, se tiene como objetivo: reflexionar sobre la contribución de la red social Facebook, como entorno virtual de aprendizaje, en la formación de estudiantes de pregrado en Enfermería. Esta es una investigación cualitativa exploratoria descriptiva, con la participación de estudiantes de Enfermería de una institución privada ubicada en el estado de Ceará, por medio de cuestionario online mixto. En cuanto a las contribuciones de Facebook como entorno virtual de aprendizaje, fueron señaladas: la socialización y el establecimiento de canal de comunicación. Los materiales que más interesaban eran aquellos relacionados a temas abordados en la disciplina e informes de la profesora, monitora o colegas. Se constata, pues, que Facebook puede configurarse como potencializador del proceso de enseñanza y aprendizaje en el curso de Enfermería.The Distance Education has been gaining more space in the brazilian scenario, however, there are still areas that are resistant; one of which is Health. Thus, the objective is reflect on the contribution of the social network Facebook, as a virtual learning environment, in the formation of undergraduate Nursing students. This is a qualitative exploratory-descriptive research, with the participation of Nursing students from a private institution located in the state of Ceará, through a mixed online questionnaire. In relation to the contributions of Facebook as virtual learning  environment, were pointed out: the socialization and the establishment of communication channel. The materials that were most interesting were those related to topics covered in the discipline and reports from the teacher, monitor or colleagues. It can be seen that Facebook can be configured as a potentiator of the teaching and learning process in the Nursing course.Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)2020-03-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/427510.26568/2359-2087.2020.4275EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 7 n. 17 (2020); 143-1642359-20872359-208710.26568/educa.v7i17reponame:Educa (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4275/3222Copyright (c) 2020 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessChaves, Márcia Jaínne CampeloBarbosa, Elane da SilvaNóbrega-Therrien, Silvia Maria2021-01-07T02:10:00Zoai:periodicos.unir.br:article/4275Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCAPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/oairevistaeduca@unir.br || dti@unir.br2359-20872359-2087opendoar:2021-01-07T02:10Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false
dc.title.none.fl_str_mv Facebook as a virtual learning environment in nursing course
Facebook como ambiente virtual de aprendizagem no curso de enfermagem
Facebook como entorno de aprendizaje virtual en curso de enfermería
title Facebook as a virtual learning environment in nursing course
spellingShingle Facebook as a virtual learning environment in nursing course
Chaves, Márcia Jaínne Campelo
Virtual learning environment. Nursing. Social network.
Entorno virtual de aprendizaje. Enfermería. Red social.
Ambiente virtual de aprendizagem. Enfermagem. Rede social.
370
title_short Facebook as a virtual learning environment in nursing course
title_full Facebook as a virtual learning environment in nursing course
title_fullStr Facebook as a virtual learning environment in nursing course
title_full_unstemmed Facebook as a virtual learning environment in nursing course
title_sort Facebook as a virtual learning environment in nursing course
author Chaves, Márcia Jaínne Campelo
author_facet Chaves, Márcia Jaínne Campelo
Barbosa, Elane da Silva
Nóbrega-Therrien, Silvia Maria
author_role author
author2 Barbosa, Elane da Silva
Nóbrega-Therrien, Silvia Maria
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Chaves, Márcia Jaínne Campelo
Barbosa, Elane da Silva
Nóbrega-Therrien, Silvia Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Virtual learning environment. Nursing. Social network.
Entorno virtual de aprendizaje. Enfermería. Red social.
Ambiente virtual de aprendizagem. Enfermagem. Rede social.
370
topic Virtual learning environment. Nursing. Social network.
Entorno virtual de aprendizaje. Enfermería. Red social.
Ambiente virtual de aprendizagem. Enfermagem. Rede social.
370
description A Educação à Distância – EaD vem ganhando mais espaço no cenário brasileiro, entretanto ainda existem áreas que se mostram resistentes; uma das quais é a da Saúde. Assim, tem-se como objetivo: refletir sobre a contribuição da rede social Facebook, enquanto ambiente virtual de aprendizagem – AVA, na formação dos graduandos do curso de Enfermagem. Trata-se de pesquisa qualitativa do tipo exploratório-descritiva, com a participação de graduandos de Enfermagem de instituição particular localizada no estado do Ceará, por meio de questionário online misto. Em relação às contribuições do Facebook como AVA, foram apontadas: a socialização e o estabelecimento de canal de comunicação. Os materiais que mais interessavam eram aqueles relacionados a temas abordados na disciplina e informes da professora, monitora ou colegas. Constata-se, pois, que o Facebook pode configurar-se como potencializador do processo de ensino e aprendizagem no curso de Enfermagem.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-03-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4275
10.26568/2359-2087.2020.4275
url https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4275
identifier_str_mv 10.26568/2359-2087.2020.4275
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4275/3222
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)
dc.source.none.fl_str_mv EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 7 n. 17 (2020); 143-164
2359-2087
2359-2087
10.26568/educa.v7i17
reponame:Educa (Porto Velho)
instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
instacron:UNIR
instname_str Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
instacron_str UNIR
institution UNIR
reponame_str Educa (Porto Velho)
collection Educa (Porto Velho)
repository.name.fl_str_mv Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
repository.mail.fl_str_mv revistaeduca@unir.br || dti@unir.br
_version_ 1797174542798422016