Facebook as a virtual learning environment in nursing course
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educa (Porto Velho) |
Texto Completo: | https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4275 |
Resumo: | A Educação à Distância – EaD vem ganhando mais espaço no cenário brasileiro, entretanto ainda existem áreas que se mostram resistentes; uma das quais é a da Saúde. Assim, tem-se como objetivo: refletir sobre a contribuição da rede social Facebook, enquanto ambiente virtual de aprendizagem – AVA, na formação dos graduandos do curso de Enfermagem. Trata-se de pesquisa qualitativa do tipo exploratório-descritiva, com a participação de graduandos de Enfermagem de instituição particular localizada no estado do Ceará, por meio de questionário online misto. Em relação às contribuições do Facebook como AVA, foram apontadas: a socialização e o estabelecimento de canal de comunicação. Os materiais que mais interessavam eram aqueles relacionados a temas abordados na disciplina e informes da professora, monitora ou colegas. Constata-se, pois, que o Facebook pode configurar-se como potencializador do processo de ensino e aprendizagem no curso de Enfermagem. |
id |
UNIR-3_61984b456073f8969ccdfb0a633f4481 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.unir.br:article/4275 |
network_acronym_str |
UNIR-3 |
network_name_str |
Educa (Porto Velho) |
repository_id_str |
|
spelling |
Facebook as a virtual learning environment in nursing courseFacebook como ambiente virtual de aprendizagem no curso de enfermagemFacebook como entorno de aprendizaje virtual en curso de enfermeríaVirtual learning environment. Nursing. Social network.Entorno virtual de aprendizaje. Enfermería. Red social.Ambiente virtual de aprendizagem. Enfermagem. Rede social.370A Educação à Distância – EaD vem ganhando mais espaço no cenário brasileiro, entretanto ainda existem áreas que se mostram resistentes; uma das quais é a da Saúde. Assim, tem-se como objetivo: refletir sobre a contribuição da rede social Facebook, enquanto ambiente virtual de aprendizagem – AVA, na formação dos graduandos do curso de Enfermagem. Trata-se de pesquisa qualitativa do tipo exploratório-descritiva, com a participação de graduandos de Enfermagem de instituição particular localizada no estado do Ceará, por meio de questionário online misto. Em relação às contribuições do Facebook como AVA, foram apontadas: a socialização e o estabelecimento de canal de comunicação. Os materiais que mais interessavam eram aqueles relacionados a temas abordados na disciplina e informes da professora, monitora ou colegas. Constata-se, pois, que o Facebook pode configurar-se como potencializador do processo de ensino e aprendizagem no curso de Enfermagem.La Educación a Distancia viene ganando más espacio en el escenario brasileño; sin embargo todavía existen áreas que se muestran resistentes; una de las cuales es la de la Salud. Así, se tiene como objetivo: reflexionar sobre la contribución de la red social Facebook, como entorno virtual de aprendizaje, en la formación de estudiantes de pregrado en Enfermería. Esta es una investigación cualitativa exploratoria descriptiva, con la participación de estudiantes de Enfermería de una institución privada ubicada en el estado de Ceará, por medio de cuestionario online mixto. En cuanto a las contribuciones de Facebook como entorno virtual de aprendizaje, fueron señaladas: la socialización y el establecimiento de canal de comunicación. Los materiales que más interesaban eran aquellos relacionados a temas abordados en la disciplina e informes de la profesora, monitora o colegas. Se constata, pues, que Facebook puede configurarse como potencializador del proceso de enseñanza y aprendizaje en el curso de Enfermería.The Distance Education has been gaining more space in the brazilian scenario, however, there are still areas that are resistant; one of which is Health. Thus, the objective is reflect on the contribution of the social network Facebook, as a virtual learning environment, in the formation of undergraduate Nursing students. This is a qualitative exploratory-descriptive research, with the participation of Nursing students from a private institution located in the state of Ceará, through a mixed online questionnaire. In relation to the contributions of Facebook as virtual learning environment, were pointed out: the socialization and the establishment of communication channel. The materials that were most interesting were those related to topics covered in the discipline and reports from the teacher, monitor or colleagues. It can be seen that Facebook can be configured as a potentiator of the teaching and learning process in the Nursing course.Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)2020-03-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/427510.26568/2359-2087.2020.4275EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 7 n. 17 (2020); 143-1642359-20872359-208710.26568/educa.v7i17reponame:Educa (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4275/3222Copyright (c) 2020 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessChaves, Márcia Jaínne CampeloBarbosa, Elane da SilvaNóbrega-Therrien, Silvia Maria2021-01-07T02:10:00Zoai:periodicos.unir.br:article/4275Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCAPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/oairevistaeduca@unir.br || dti@unir.br2359-20872359-2087opendoar:2021-01-07T02:10Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Facebook as a virtual learning environment in nursing course Facebook como ambiente virtual de aprendizagem no curso de enfermagem Facebook como entorno de aprendizaje virtual en curso de enfermería |
title |
Facebook as a virtual learning environment in nursing course |
spellingShingle |
Facebook as a virtual learning environment in nursing course Chaves, Márcia Jaínne Campelo Virtual learning environment. Nursing. Social network. Entorno virtual de aprendizaje. Enfermería. Red social. Ambiente virtual de aprendizagem. Enfermagem. Rede social. 370 |
title_short |
Facebook as a virtual learning environment in nursing course |
title_full |
Facebook as a virtual learning environment in nursing course |
title_fullStr |
Facebook as a virtual learning environment in nursing course |
title_full_unstemmed |
Facebook as a virtual learning environment in nursing course |
title_sort |
Facebook as a virtual learning environment in nursing course |
author |
Chaves, Márcia Jaínne Campelo |
author_facet |
Chaves, Márcia Jaínne Campelo Barbosa, Elane da Silva Nóbrega-Therrien, Silvia Maria |
author_role |
author |
author2 |
Barbosa, Elane da Silva Nóbrega-Therrien, Silvia Maria |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Chaves, Márcia Jaínne Campelo Barbosa, Elane da Silva Nóbrega-Therrien, Silvia Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Virtual learning environment. Nursing. Social network. Entorno virtual de aprendizaje. Enfermería. Red social. Ambiente virtual de aprendizagem. Enfermagem. Rede social. 370 |
topic |
Virtual learning environment. Nursing. Social network. Entorno virtual de aprendizaje. Enfermería. Red social. Ambiente virtual de aprendizagem. Enfermagem. Rede social. 370 |
description |
A Educação à Distância – EaD vem ganhando mais espaço no cenário brasileiro, entretanto ainda existem áreas que se mostram resistentes; uma das quais é a da Saúde. Assim, tem-se como objetivo: refletir sobre a contribuição da rede social Facebook, enquanto ambiente virtual de aprendizagem – AVA, na formação dos graduandos do curso de Enfermagem. Trata-se de pesquisa qualitativa do tipo exploratório-descritiva, com a participação de graduandos de Enfermagem de instituição particular localizada no estado do Ceará, por meio de questionário online misto. Em relação às contribuições do Facebook como AVA, foram apontadas: a socialização e o estabelecimento de canal de comunicação. Os materiais que mais interessavam eram aqueles relacionados a temas abordados na disciplina e informes da professora, monitora ou colegas. Constata-se, pois, que o Facebook pode configurar-se como potencializador do processo de ensino e aprendizagem no curso de Enfermagem. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-03-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares info:eu-repo/semantics/other |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4275 10.26568/2359-2087.2020.4275 |
url |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4275 |
identifier_str_mv |
10.26568/2359-2087.2020.4275 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4275/3222 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO) |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO) |
dc.source.none.fl_str_mv |
EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 7 n. 17 (2020); 143-164 2359-2087 2359-2087 10.26568/educa.v7i17 reponame:Educa (Porto Velho) instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR) instacron:UNIR |
instname_str |
Universidade Federal de Rondônia (UNIR) |
instacron_str |
UNIR |
institution |
UNIR |
reponame_str |
Educa (Porto Velho) |
collection |
Educa (Porto Velho) |
repository.name.fl_str_mv |
Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaeduca@unir.br || dti@unir.br |
_version_ |
1797174542798422016 |