A reflexive look at the pedagogical practice of mathematics teachers in basic education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Quaresma, Edilan de Sant’Ana
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Coimbra, Patrícia Sá Batista
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educa (Porto Velho)
Texto Completo: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4994
Resumo: Esta pesquisa objetivou refletir sobre a prática didático-pedagógica de docentes da Matemática na Educação Básica, por meio da percepção de alunos do Ensino Médio da rede pública de Santarém-Pará. Trata-se de uma pesquisa de abordagem quantitativa e qualitativa, do tipo exploratória e de levantamento, que utilizou a Teoria da Resposta ao Item - TRI no processo de mensuração da qualidade da prática didático-pedagógica docente e, posteriormente, interpretou qualitativamente a escala de proficiência, dentro da perspectiva pedagógica. Foi desenvolvida por meio de recolha de dados junto a uma amostra de 1.208 estudantes do Ensino Médio, gerando uma escala de proficiência docente dividida em três níveis acumulativos de práticas: I - analisa as avaliações e erros dos alunos; II - realiza trabalhos em grupo e investiga o conhecimento prévio dos estudantes III - oportuniza debates. A escala permite a classificação dos docentes em cada nível, apontando reflexões sobre suas práticas pedagógicas.
id UNIR-3_65e2a43b333ed9fb58c62b351e93fb7b
oai_identifier_str oai:periodicos.unir.br:article/4994
network_acronym_str UNIR-3
network_name_str Educa (Porto Velho)
repository_id_str
spelling A reflexive look at the pedagogical practice of mathematics teachers in basic educationAnálisis de la práctica pedagógica de profesores de matemáticas en educación básicaAnálise da prática pedagógica de docentes da matemática na educação básicaPráticas pedagógicas. Ensino da Matemática. TRI.370 – EducaçãoCette recherche visait à réfléchir sur la pratique didactico-pédagogique des professeurs de mathématiques dans l'éducation de baseà travers la perception des lycéens du réseau public de Santarém-Pará. Il s'agit d'une recherche avec une approche quantitaPedagogical practices. Mathematics teaching. TRI.Esta pesquisa objetivou refletir sobre a prática didático-pedagógica de docentes da Matemática na Educação Básica, por meio da percepção de alunos do Ensino Médio da rede pública de Santarém-Pará. Trata-se de uma pesquisa de abordagem quantitativa e qualitativa, do tipo exploratória e de levantamento, que utilizou a Teoria da Resposta ao Item - TRI no processo de mensuração da qualidade da prática didático-pedagógica docente e, posteriormente, interpretou qualitativamente a escala de proficiência, dentro da perspectiva pedagógica. Foi desenvolvida por meio de recolha de dados junto a uma amostra de 1.208 estudantes do Ensino Médio, gerando uma escala de proficiência docente dividida em três níveis acumulativos de práticas: I - analisa as avaliações e erros dos alunos; II - realiza trabalhos em grupo e investiga o conhecimento prévio dos estudantes III - oportuniza debates. A escala permite a classificação dos docentes em cada nível, apontando reflexões sobre suas práticas pedagógicas.Cette recherche visait à réfléchir sur la pratique didactico-pédagogique des professeurs de mathématiques dans l'éducation de base, à travers la perception des lycéens du réseau public de Santarém-Pará. Il s'agit d'une recherche avec une approche quantitative et qualitative, de type exploratoire et d'enquête, qui a utilisé la théorie de la réponse à l'item - IRT dans le processus de mesure de la qualité de l'enseignement de la pratique didactico-pédagogique et, par la suite, a interprété qualitativement l'échelle de compétence, dans une perspective pédagogique. Il a été développé grâce à la collecte de données auprès d'un échantillon de 1 208 élèves du secondaire, générant une échelle de compétence pédagogique divisée en trois niveaux cumulatifs de pratiques: I - analyse les évaluations et les erreurs des élèves; II - effectue un travail de groupe et examine les connaissances antérieures des étudiants III - fournit des débats. L'échelle permet de classer les enseignants à chaque niveau, en indiquant des réflexions sur leurs pratiques pédagogiques.This research aimed to reflect on the didactic-pedagogical practice of teachers of Mathematics in Basic Education, through the perception of high school students from the public schools of Santarém-Pará. It is a research with a quantitative and qualitative approach, of the exploratory and survey type, which used the Item Response Theory - IRT in the process of measuring the quality of teaching didactic-pedagogical practice and, subsequently, interpreted qualitatively the scale of proficiency, within the pedagogical perspective. It was developed through data collection from a sample of 1,208 high school students, generating a scale of teaching proficiency divided into three cumulative levels of practices: I - analyzes students' assessments and errors; II - performs group work and investigates students' prior knowledge III - provides debates. The scale allows the classification of teachers at each level, pointing out reflections on their pedagogical practices.Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)2020-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesPesquisa bibliográfica e de Campoapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/499410.26568/2359-2087.2020.4994EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 7 n. 17 (2020); 1236-12582359-20872359-208710.26568/educa.v7i17reponame:Educa (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4994/3753Copyright (c) 2020 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessQuaresma, Edilan de Sant’AnaCoimbra, Patrícia Sá Batista2021-01-07T02:10:13Zoai:periodicos.unir.br:article/4994Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCAPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/oairevistaeduca@unir.br || dti@unir.br2359-20872359-2087opendoar:2021-01-07T02:10:13Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false
dc.title.none.fl_str_mv A reflexive look at the pedagogical practice of mathematics teachers in basic education
Análisis de la práctica pedagógica de profesores de matemáticas en educación básica
Análise da prática pedagógica de docentes da matemática na educação básica
title A reflexive look at the pedagogical practice of mathematics teachers in basic education
spellingShingle A reflexive look at the pedagogical practice of mathematics teachers in basic education
Quaresma, Edilan de Sant’Ana
Práticas pedagógicas. Ensino da Matemática. TRI.
370 – Educação
Cette recherche visait à réfléchir sur la pratique didactico-pédagogique des professeurs de mathématiques dans l'éducation de base
à travers la perception des lycéens du réseau public de Santarém-Pará. Il s'agit d'une recherche avec une approche quantita
Pedagogical practices. Mathematics teaching. TRI.
title_short A reflexive look at the pedagogical practice of mathematics teachers in basic education
title_full A reflexive look at the pedagogical practice of mathematics teachers in basic education
title_fullStr A reflexive look at the pedagogical practice of mathematics teachers in basic education
title_full_unstemmed A reflexive look at the pedagogical practice of mathematics teachers in basic education
title_sort A reflexive look at the pedagogical practice of mathematics teachers in basic education
author Quaresma, Edilan de Sant’Ana
author_facet Quaresma, Edilan de Sant’Ana
Coimbra, Patrícia Sá Batista
author_role author
author2 Coimbra, Patrícia Sá Batista
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Quaresma, Edilan de Sant’Ana
Coimbra, Patrícia Sá Batista
dc.subject.por.fl_str_mv Práticas pedagógicas. Ensino da Matemática. TRI.
370 – Educação
Cette recherche visait à réfléchir sur la pratique didactico-pédagogique des professeurs de mathématiques dans l'éducation de base
à travers la perception des lycéens du réseau public de Santarém-Pará. Il s'agit d'une recherche avec une approche quantita
Pedagogical practices. Mathematics teaching. TRI.
topic Práticas pedagógicas. Ensino da Matemática. TRI.
370 – Educação
Cette recherche visait à réfléchir sur la pratique didactico-pédagogique des professeurs de mathématiques dans l'éducation de base
à travers la perception des lycéens du réseau public de Santarém-Pará. Il s'agit d'une recherche avec une approche quantita
Pedagogical practices. Mathematics teaching. TRI.
description Esta pesquisa objetivou refletir sobre a prática didático-pedagógica de docentes da Matemática na Educação Básica, por meio da percepção de alunos do Ensino Médio da rede pública de Santarém-Pará. Trata-se de uma pesquisa de abordagem quantitativa e qualitativa, do tipo exploratória e de levantamento, que utilizou a Teoria da Resposta ao Item - TRI no processo de mensuração da qualidade da prática didático-pedagógica docente e, posteriormente, interpretou qualitativamente a escala de proficiência, dentro da perspectiva pedagógica. Foi desenvolvida por meio de recolha de dados junto a uma amostra de 1.208 estudantes do Ensino Médio, gerando uma escala de proficiência docente dividida em três níveis acumulativos de práticas: I - analisa as avaliações e erros dos alunos; II - realiza trabalhos em grupo e investiga o conhecimento prévio dos estudantes III - oportuniza debates. A escala permite a classificação dos docentes em cada nível, apontando reflexões sobre suas práticas pedagógicas.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
Pesquisa bibliográfica e de Campo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4994
10.26568/2359-2087.2020.4994
url https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4994
identifier_str_mv 10.26568/2359-2087.2020.4994
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4994/3753
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)
dc.source.none.fl_str_mv EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 7 n. 17 (2020); 1236-1258
2359-2087
2359-2087
10.26568/educa.v7i17
reponame:Educa (Porto Velho)
instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
instacron:UNIR
instname_str Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
instacron_str UNIR
institution UNIR
reponame_str Educa (Porto Velho)
collection Educa (Porto Velho)
repository.name.fl_str_mv Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
repository.mail.fl_str_mv revistaeduca@unir.br || dti@unir.br
_version_ 1797174543342632960