A reflexive look at the pedagogical practice of mathematics teachers in basic education
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educa (Porto Velho) |
Texto Completo: | https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4994 |
Resumo: | Esta pesquisa objetivou refletir sobre a prática didático-pedagógica de docentes da Matemática na Educação Básica, por meio da percepção de alunos do Ensino Médio da rede pública de Santarém-Pará. Trata-se de uma pesquisa de abordagem quantitativa e qualitativa, do tipo exploratória e de levantamento, que utilizou a Teoria da Resposta ao Item - TRI no processo de mensuração da qualidade da prática didático-pedagógica docente e, posteriormente, interpretou qualitativamente a escala de proficiência, dentro da perspectiva pedagógica. Foi desenvolvida por meio de recolha de dados junto a uma amostra de 1.208 estudantes do Ensino Médio, gerando uma escala de proficiência docente dividida em três níveis acumulativos de práticas: I - analisa as avaliações e erros dos alunos; II - realiza trabalhos em grupo e investiga o conhecimento prévio dos estudantes III - oportuniza debates. A escala permite a classificação dos docentes em cada nível, apontando reflexões sobre suas práticas pedagógicas. |
id |
UNIR-3_65e2a43b333ed9fb58c62b351e93fb7b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.unir.br:article/4994 |
network_acronym_str |
UNIR-3 |
network_name_str |
Educa (Porto Velho) |
repository_id_str |
|
spelling |
A reflexive look at the pedagogical practice of mathematics teachers in basic educationAnálisis de la práctica pedagógica de profesores de matemáticas en educación básicaAnálise da prática pedagógica de docentes da matemática na educação básicaPráticas pedagógicas. Ensino da Matemática. TRI.370 – EducaçãoCette recherche visait à réfléchir sur la pratique didactico-pédagogique des professeurs de mathématiques dans l'éducation de baseà travers la perception des lycéens du réseau public de Santarém-Pará. Il s'agit d'une recherche avec une approche quantitaPedagogical practices. Mathematics teaching. TRI.Esta pesquisa objetivou refletir sobre a prática didático-pedagógica de docentes da Matemática na Educação Básica, por meio da percepção de alunos do Ensino Médio da rede pública de Santarém-Pará. Trata-se de uma pesquisa de abordagem quantitativa e qualitativa, do tipo exploratória e de levantamento, que utilizou a Teoria da Resposta ao Item - TRI no processo de mensuração da qualidade da prática didático-pedagógica docente e, posteriormente, interpretou qualitativamente a escala de proficiência, dentro da perspectiva pedagógica. Foi desenvolvida por meio de recolha de dados junto a uma amostra de 1.208 estudantes do Ensino Médio, gerando uma escala de proficiência docente dividida em três níveis acumulativos de práticas: I - analisa as avaliações e erros dos alunos; II - realiza trabalhos em grupo e investiga o conhecimento prévio dos estudantes III - oportuniza debates. A escala permite a classificação dos docentes em cada nível, apontando reflexões sobre suas práticas pedagógicas.Cette recherche visait à réfléchir sur la pratique didactico-pédagogique des professeurs de mathématiques dans l'éducation de base, à travers la perception des lycéens du réseau public de Santarém-Pará. Il s'agit d'une recherche avec une approche quantitative et qualitative, de type exploratoire et d'enquête, qui a utilisé la théorie de la réponse à l'item - IRT dans le processus de mesure de la qualité de l'enseignement de la pratique didactico-pédagogique et, par la suite, a interprété qualitativement l'échelle de compétence, dans une perspective pédagogique. Il a été développé grâce à la collecte de données auprès d'un échantillon de 1 208 élèves du secondaire, générant une échelle de compétence pédagogique divisée en trois niveaux cumulatifs de pratiques: I - analyse les évaluations et les erreurs des élèves; II - effectue un travail de groupe et examine les connaissances antérieures des étudiants III - fournit des débats. L'échelle permet de classer les enseignants à chaque niveau, en indiquant des réflexions sur leurs pratiques pédagogiques.This research aimed to reflect on the didactic-pedagogical practice of teachers of Mathematics in Basic Education, through the perception of high school students from the public schools of Santarém-Pará. It is a research with a quantitative and qualitative approach, of the exploratory and survey type, which used the Item Response Theory - IRT in the process of measuring the quality of teaching didactic-pedagogical practice and, subsequently, interpreted qualitatively the scale of proficiency, within the pedagogical perspective. It was developed through data collection from a sample of 1,208 high school students, generating a scale of teaching proficiency divided into three cumulative levels of practices: I - analyzes students' assessments and errors; II - performs group work and investigates students' prior knowledge III - provides debates. The scale allows the classification of teachers at each level, pointing out reflections on their pedagogical practices.Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)2020-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesPesquisa bibliográfica e de Campoapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/499410.26568/2359-2087.2020.4994EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 7 n. 17 (2020); 1236-12582359-20872359-208710.26568/educa.v7i17reponame:Educa (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4994/3753Copyright (c) 2020 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessQuaresma, Edilan de Sant’AnaCoimbra, Patrícia Sá Batista2021-01-07T02:10:13Zoai:periodicos.unir.br:article/4994Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCAPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/oairevistaeduca@unir.br || dti@unir.br2359-20872359-2087opendoar:2021-01-07T02:10:13Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A reflexive look at the pedagogical practice of mathematics teachers in basic education Análisis de la práctica pedagógica de profesores de matemáticas en educación básica Análise da prática pedagógica de docentes da matemática na educação básica |
title |
A reflexive look at the pedagogical practice of mathematics teachers in basic education |
spellingShingle |
A reflexive look at the pedagogical practice of mathematics teachers in basic education Quaresma, Edilan de Sant’Ana Práticas pedagógicas. Ensino da Matemática. TRI. 370 – Educação Cette recherche visait à réfléchir sur la pratique didactico-pédagogique des professeurs de mathématiques dans l'éducation de base à travers la perception des lycéens du réseau public de Santarém-Pará. Il s'agit d'une recherche avec une approche quantita Pedagogical practices. Mathematics teaching. TRI. |
title_short |
A reflexive look at the pedagogical practice of mathematics teachers in basic education |
title_full |
A reflexive look at the pedagogical practice of mathematics teachers in basic education |
title_fullStr |
A reflexive look at the pedagogical practice of mathematics teachers in basic education |
title_full_unstemmed |
A reflexive look at the pedagogical practice of mathematics teachers in basic education |
title_sort |
A reflexive look at the pedagogical practice of mathematics teachers in basic education |
author |
Quaresma, Edilan de Sant’Ana |
author_facet |
Quaresma, Edilan de Sant’Ana Coimbra, Patrícia Sá Batista |
author_role |
author |
author2 |
Coimbra, Patrícia Sá Batista |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Quaresma, Edilan de Sant’Ana Coimbra, Patrícia Sá Batista |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Práticas pedagógicas. Ensino da Matemática. TRI. 370 – Educação Cette recherche visait à réfléchir sur la pratique didactico-pédagogique des professeurs de mathématiques dans l'éducation de base à travers la perception des lycéens du réseau public de Santarém-Pará. Il s'agit d'une recherche avec une approche quantita Pedagogical practices. Mathematics teaching. TRI. |
topic |
Práticas pedagógicas. Ensino da Matemática. TRI. 370 – Educação Cette recherche visait à réfléchir sur la pratique didactico-pédagogique des professeurs de mathématiques dans l'éducation de base à travers la perception des lycéens du réseau public de Santarém-Pará. Il s'agit d'une recherche avec une approche quantita Pedagogical practices. Mathematics teaching. TRI. |
description |
Esta pesquisa objetivou refletir sobre a prática didático-pedagógica de docentes da Matemática na Educação Básica, por meio da percepção de alunos do Ensino Médio da rede pública de Santarém-Pará. Trata-se de uma pesquisa de abordagem quantitativa e qualitativa, do tipo exploratória e de levantamento, que utilizou a Teoria da Resposta ao Item - TRI no processo de mensuração da qualidade da prática didático-pedagógica docente e, posteriormente, interpretou qualitativamente a escala de proficiência, dentro da perspectiva pedagógica. Foi desenvolvida por meio de recolha de dados junto a uma amostra de 1.208 estudantes do Ensino Médio, gerando uma escala de proficiência docente dividida em três níveis acumulativos de práticas: I - analisa as avaliações e erros dos alunos; II - realiza trabalhos em grupo e investiga o conhecimento prévio dos estudantes III - oportuniza debates. A escala permite a classificação dos docentes em cada nível, apontando reflexões sobre suas práticas pedagógicas. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares Pesquisa bibliográfica e de Campo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4994 10.26568/2359-2087.2020.4994 |
url |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4994 |
identifier_str_mv |
10.26568/2359-2087.2020.4994 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4994/3753 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO) |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO) |
dc.source.none.fl_str_mv |
EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 7 n. 17 (2020); 1236-1258 2359-2087 2359-2087 10.26568/educa.v7i17 reponame:Educa (Porto Velho) instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR) instacron:UNIR |
instname_str |
Universidade Federal de Rondônia (UNIR) |
instacron_str |
UNIR |
institution |
UNIR |
reponame_str |
Educa (Porto Velho) |
collection |
Educa (Porto Velho) |
repository.name.fl_str_mv |
Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaeduca@unir.br || dti@unir.br |
_version_ |
1797174543342632960 |