Entre o real e o ideal: o direito fundamental à educação na constituição de 1988, sua efetividade e a busca por justiça social
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educa (Porto Velho) |
Texto Completo: | https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1096 |
Resumo: | Previsto no art. 6º da Constituição, o direito à educação compreende a possibilidade do pleno desenvolvimento da personalidade humana, seja para a vida, ou na qualificação para uma atividade profissional, constituindo um direito social fundamental de todos os indivíduos. Tal postulado abarca fundamentalmente a garantia de acesso e permanência no ambiente educacional, objetivando um efetivo desenvolvimento da pessoa dos níveis mais elementares até os graus mais avançados de ensino. Em função da constatação de certa parcela de entidades educacionais que têm proporcionado educação formal deficitária, o presente estudo visa verificar se o Estado, enquanto ente garantidor dos direitos e garantias fundamentais incorporados à ordem jurídica tem buscado atender a função primordial de oferecer educação de qualidade com respeito ao primado da justiça social. |
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Entre o real e o ideal: o direito fundamental à educação na constituição de 1988, sua efetividade e a busca por justiça social Previsto no art. 6º da Constituição, o direito à educação compreende a possibilidade do pleno desenvolvimento da personalidade humana, seja para a vida, ou na qualificação para uma atividade profissional, constituindo um direito social fundamental de todos os indivíduos. Tal postulado abarca fundamentalmente a garantia de acesso e permanência no ambiente educacional, objetivando um efetivo desenvolvimento da pessoa dos níveis mais elementares até os graus mais avançados de ensino. Em função da constatação de certa parcela de entidades educacionais que têm proporcionado educação formal deficitária, o presente estudo visa verificar se o Estado, enquanto ente garantidor dos direitos e garantias fundamentais incorporados à ordem jurídica tem buscado atender a função primordial de oferecer educação de qualidade com respeito ao primado da justiça social. Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)2014-11-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/109610.26568/2359-2087.2014.1096EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 1 n. 1 (2014); 69-822359-20872359-208710.26568/educa.v1i1reponame:Educa (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1096/1207Penafiel, FernandoPenafiel, Kelly Jessie Queirozinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-24T20:37:57Zoai:periodicos.unir.br:article/1096Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCAPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/oairevistaeduca@unir.br || dti@unir.br2359-20872359-2087opendoar:2020-06-24T20:37:57Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false |
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