CREACIÓN Y REPRESENTACIÓN DE ANALOGÍAS POR MEDIO DEL LENGUAJE CORPORAL: INVESTIGANDO UNA SITUACIÓN EN EL AULA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Francisco, Welington
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Francisco Junior, Wilmo Ernesto, dos Santos, Amanda Lira, Cordero, Silvina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: spa
Título da fonte: Educa (Porto Velho)
Texto Completo: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3994
Resumo: O objetivo deste trabalho é analisar uma estratégia de ensino baseada na elaboração e representação de analogias utilizando expressões corporais. As analogias foram criadas por um grupo de estudantes para representar fenômenos experimentais em nível atômico-molecular, que em seguida foram apresentadas aos demais estudantes que deveriam interpretar o experimento por meio das cenas produzidas. Tanto as analogias como a interpretação dos experimentos consideraram importantes relações conceituais, o que evidenciou a apropriação de conceitos químicos. O uso das analogias por expressões corporais promove uma dialogicidade diferente na aula, pois vai além da linguagem verbal, favorecendo o processo de modelização cognitiva pelos estudantes.
id UNIR-3_88d9cf750870c7e92ee9ef766ac7745a
oai_identifier_str oai:periodicos.unir.br:article/3994
network_acronym_str UNIR-3
network_name_str Educa (Porto Velho)
repository_id_str
spelling CREACIÓN Y REPRESENTACIÓN DE ANALOGÍAS POR MEDIO DEL LENGUAJE CORPORAL: INVESTIGANDO UNA SITUACIÓN EN EL AULACreating and representation of analogies by means of body language: investigating a case in classroomCriação e representação de analogias por meio de linguagem corporal: investigando uma situação em sala de aulaAnalogíalúdicorepresentaciones corporales.Analogialúdicorepresentação corporais.Analogies. Playful. Body representations.O objetivo deste trabalho é analisar uma estratégia de ensino baseada na elaboração e representação de analogias utilizando expressões corporais. As analogias foram criadas por um grupo de estudantes para representar fenômenos experimentais em nível atômico-molecular, que em seguida foram apresentadas aos demais estudantes que deveriam interpretar o experimento por meio das cenas produzidas. Tanto as analogias como a interpretação dos experimentos consideraram importantes relações conceituais, o que evidenciou a apropriação de conceitos químicos. O uso das analogias por expressões corporais promove uma dialogicidade diferente na aula, pois vai além da linguagem verbal, favorecendo o processo de modelização cognitiva pelos estudantes.This paper discusses a teaching strategy based on the creation and representation of analogies by means of body language. The analogies were developed aiming to represent two experiments in atomic-molecular level and they were staged to the colleagues who should interpret them in terms of chemical aspects. The study was performed with students from a Federal University enrolled in a General Chemistry course. Both analogies created and students’ interpretation from the representation considered important conceptual relationships, what revealed appropriation of chemistry concepts. En este trabajo se analiza una estrategia de enseñanza basada en la elaboración y representación de analogías mediante la expresión corporal. Las analogías fueron creadas por un grupo de estudiantes para la representación de fenómenos experimentales a nivel atómico-molecular y presentadas a los demás estudiantes que debían interpretar el experimento por medio de las escenas. Tanto las analogías como la interpretación de los experimentos consideraron importantes relaciones conceptuales, evidenciando la apropiación de conceptos químicos. La puesta en escena de la analogía promueve un tipo de dialogicidad diferente en el aula, guiada por el lenguaje corporal y verbal, favoreciendo actitudes de compromiso de los estudiantes en el proceso de modelización cognitiva.Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)2019-03-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/399410.26568/2359-2087.2019.3994EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 6 n. 13 (2019); 21-432359-20872359-208710.26568/educa.v6i13reponame:Educa (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRspahttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3994/2716Copyright (c) 2019 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFrancisco, WelingtonFrancisco Junior, Wilmo Ernestodos Santos, Amanda LiraCordero, Silvina2019-03-30T22:05:06Zoai:periodicos.unir.br:article/3994Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCAPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/oairevistaeduca@unir.br || dti@unir.br2359-20872359-2087opendoar:2019-03-30T22:05:06Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false
dc.title.none.fl_str_mv CREACIÓN Y REPRESENTACIÓN DE ANALOGÍAS POR MEDIO DEL LENGUAJE CORPORAL: INVESTIGANDO UNA SITUACIÓN EN EL AULA
Creating and representation of analogies by means of body language: investigating a case in classroom
Criação e representação de analogias por meio de linguagem corporal: investigando uma situação em sala de aula
title CREACIÓN Y REPRESENTACIÓN DE ANALOGÍAS POR MEDIO DEL LENGUAJE CORPORAL: INVESTIGANDO UNA SITUACIÓN EN EL AULA
spellingShingle CREACIÓN Y REPRESENTACIÓN DE ANALOGÍAS POR MEDIO DEL LENGUAJE CORPORAL: INVESTIGANDO UNA SITUACIÓN EN EL AULA
Francisco, Welington
Analogía
lúdico
representaciones corporales.
Analogia
lúdico
representação corporais.
Analogies. Playful. Body representations.
title_short CREACIÓN Y REPRESENTACIÓN DE ANALOGÍAS POR MEDIO DEL LENGUAJE CORPORAL: INVESTIGANDO UNA SITUACIÓN EN EL AULA
title_full CREACIÓN Y REPRESENTACIÓN DE ANALOGÍAS POR MEDIO DEL LENGUAJE CORPORAL: INVESTIGANDO UNA SITUACIÓN EN EL AULA
title_fullStr CREACIÓN Y REPRESENTACIÓN DE ANALOGÍAS POR MEDIO DEL LENGUAJE CORPORAL: INVESTIGANDO UNA SITUACIÓN EN EL AULA
title_full_unstemmed CREACIÓN Y REPRESENTACIÓN DE ANALOGÍAS POR MEDIO DEL LENGUAJE CORPORAL: INVESTIGANDO UNA SITUACIÓN EN EL AULA
title_sort CREACIÓN Y REPRESENTACIÓN DE ANALOGÍAS POR MEDIO DEL LENGUAJE CORPORAL: INVESTIGANDO UNA SITUACIÓN EN EL AULA
author Francisco, Welington
author_facet Francisco, Welington
Francisco Junior, Wilmo Ernesto
dos Santos, Amanda Lira
Cordero, Silvina
author_role author
author2 Francisco Junior, Wilmo Ernesto
dos Santos, Amanda Lira
Cordero, Silvina
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Francisco, Welington
Francisco Junior, Wilmo Ernesto
dos Santos, Amanda Lira
Cordero, Silvina
dc.subject.por.fl_str_mv Analogía
lúdico
representaciones corporales.
Analogia
lúdico
representação corporais.
Analogies. Playful. Body representations.
topic Analogía
lúdico
representaciones corporales.
Analogia
lúdico
representação corporais.
Analogies. Playful. Body representations.
description O objetivo deste trabalho é analisar uma estratégia de ensino baseada na elaboração e representação de analogias utilizando expressões corporais. As analogias foram criadas por um grupo de estudantes para representar fenômenos experimentais em nível atômico-molecular, que em seguida foram apresentadas aos demais estudantes que deveriam interpretar o experimento por meio das cenas produzidas. Tanto as analogias como a interpretação dos experimentos consideraram importantes relações conceituais, o que evidenciou a apropriação de conceitos químicos. O uso das analogias por expressões corporais promove uma dialogicidade diferente na aula, pois vai além da linguagem verbal, favorecendo o processo de modelização cognitiva pelos estudantes.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-03-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3994
10.26568/2359-2087.2019.3994
url https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3994
identifier_str_mv 10.26568/2359-2087.2019.3994
dc.language.iso.fl_str_mv spa
language spa
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3994/2716
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)
dc.source.none.fl_str_mv EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 6 n. 13 (2019); 21-43
2359-2087
2359-2087
10.26568/educa.v6i13
reponame:Educa (Porto Velho)
instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
instacron:UNIR
instname_str Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
instacron_str UNIR
institution UNIR
reponame_str Educa (Porto Velho)
collection Educa (Porto Velho)
repository.name.fl_str_mv Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
repository.mail.fl_str_mv revistaeduca@unir.br || dti@unir.br
_version_ 1797174542739701760