CREACIÓN Y REPRESENTACIÓN DE ANALOGÍAS POR MEDIO DEL LENGUAJE CORPORAL: INVESTIGANDO UNA SITUACIÓN EN EL AULA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | spa |
Título da fonte: | Educa (Porto Velho) |
Texto Completo: | https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3994 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é analisar uma estratégia de ensino baseada na elaboração e representação de analogias utilizando expressões corporais. As analogias foram criadas por um grupo de estudantes para representar fenômenos experimentais em nível atômico-molecular, que em seguida foram apresentadas aos demais estudantes que deveriam interpretar o experimento por meio das cenas produzidas. Tanto as analogias como a interpretação dos experimentos consideraram importantes relações conceituais, o que evidenciou a apropriação de conceitos químicos. O uso das analogias por expressões corporais promove uma dialogicidade diferente na aula, pois vai além da linguagem verbal, favorecendo o processo de modelização cognitiva pelos estudantes. |
id |
UNIR-3_88d9cf750870c7e92ee9ef766ac7745a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.unir.br:article/3994 |
network_acronym_str |
UNIR-3 |
network_name_str |
Educa (Porto Velho) |
repository_id_str |
|
spelling |
CREACIÓN Y REPRESENTACIÓN DE ANALOGÍAS POR MEDIO DEL LENGUAJE CORPORAL: INVESTIGANDO UNA SITUACIÓN EN EL AULACreating and representation of analogies by means of body language: investigating a case in classroomCriação e representação de analogias por meio de linguagem corporal: investigando uma situação em sala de aulaAnalogíalúdicorepresentaciones corporales.Analogialúdicorepresentação corporais.Analogies. Playful. Body representations.O objetivo deste trabalho é analisar uma estratégia de ensino baseada na elaboração e representação de analogias utilizando expressões corporais. As analogias foram criadas por um grupo de estudantes para representar fenômenos experimentais em nível atômico-molecular, que em seguida foram apresentadas aos demais estudantes que deveriam interpretar o experimento por meio das cenas produzidas. Tanto as analogias como a interpretação dos experimentos consideraram importantes relações conceituais, o que evidenciou a apropriação de conceitos químicos. O uso das analogias por expressões corporais promove uma dialogicidade diferente na aula, pois vai além da linguagem verbal, favorecendo o processo de modelização cognitiva pelos estudantes.This paper discusses a teaching strategy based on the creation and representation of analogies by means of body language. The analogies were developed aiming to represent two experiments in atomic-molecular level and they were staged to the colleagues who should interpret them in terms of chemical aspects. The study was performed with students from a Federal University enrolled in a General Chemistry course. Both analogies created and students’ interpretation from the representation considered important conceptual relationships, what revealed appropriation of chemistry concepts. En este trabajo se analiza una estrategia de enseñanza basada en la elaboración y representación de analogías mediante la expresión corporal. Las analogías fueron creadas por un grupo de estudiantes para la representación de fenómenos experimentales a nivel atómico-molecular y presentadas a los demás estudiantes que debían interpretar el experimento por medio de las escenas. Tanto las analogías como la interpretación de los experimentos consideraron importantes relaciones conceptuales, evidenciando la apropiación de conceptos químicos. La puesta en escena de la analogía promueve un tipo de dialogicidad diferente en el aula, guiada por el lenguaje corporal y verbal, favoreciendo actitudes de compromiso de los estudiantes en el proceso de modelización cognitiva.Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)2019-03-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/399410.26568/2359-2087.2019.3994EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 6 n. 13 (2019); 21-432359-20872359-208710.26568/educa.v6i13reponame:Educa (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRspahttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3994/2716Copyright (c) 2019 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFrancisco, WelingtonFrancisco Junior, Wilmo Ernestodos Santos, Amanda LiraCordero, Silvina2019-03-30T22:05:06Zoai:periodicos.unir.br:article/3994Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCAPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/oairevistaeduca@unir.br || dti@unir.br2359-20872359-2087opendoar:2019-03-30T22:05:06Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CREACIÓN Y REPRESENTACIÓN DE ANALOGÍAS POR MEDIO DEL LENGUAJE CORPORAL: INVESTIGANDO UNA SITUACIÓN EN EL AULA Creating and representation of analogies by means of body language: investigating a case in classroom Criação e representação de analogias por meio de linguagem corporal: investigando uma situação em sala de aula |
title |
CREACIÓN Y REPRESENTACIÓN DE ANALOGÍAS POR MEDIO DEL LENGUAJE CORPORAL: INVESTIGANDO UNA SITUACIÓN EN EL AULA |
spellingShingle |
CREACIÓN Y REPRESENTACIÓN DE ANALOGÍAS POR MEDIO DEL LENGUAJE CORPORAL: INVESTIGANDO UNA SITUACIÓN EN EL AULA Francisco, Welington Analogía lúdico representaciones corporales. Analogia lúdico representação corporais. Analogies. Playful. Body representations. |
title_short |
CREACIÓN Y REPRESENTACIÓN DE ANALOGÍAS POR MEDIO DEL LENGUAJE CORPORAL: INVESTIGANDO UNA SITUACIÓN EN EL AULA |
title_full |
CREACIÓN Y REPRESENTACIÓN DE ANALOGÍAS POR MEDIO DEL LENGUAJE CORPORAL: INVESTIGANDO UNA SITUACIÓN EN EL AULA |
title_fullStr |
CREACIÓN Y REPRESENTACIÓN DE ANALOGÍAS POR MEDIO DEL LENGUAJE CORPORAL: INVESTIGANDO UNA SITUACIÓN EN EL AULA |
title_full_unstemmed |
CREACIÓN Y REPRESENTACIÓN DE ANALOGÍAS POR MEDIO DEL LENGUAJE CORPORAL: INVESTIGANDO UNA SITUACIÓN EN EL AULA |
title_sort |
CREACIÓN Y REPRESENTACIÓN DE ANALOGÍAS POR MEDIO DEL LENGUAJE CORPORAL: INVESTIGANDO UNA SITUACIÓN EN EL AULA |
author |
Francisco, Welington |
author_facet |
Francisco, Welington Francisco Junior, Wilmo Ernesto dos Santos, Amanda Lira Cordero, Silvina |
author_role |
author |
author2 |
Francisco Junior, Wilmo Ernesto dos Santos, Amanda Lira Cordero, Silvina |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Francisco, Welington Francisco Junior, Wilmo Ernesto dos Santos, Amanda Lira Cordero, Silvina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Analogía lúdico representaciones corporales. Analogia lúdico representação corporais. Analogies. Playful. Body representations. |
topic |
Analogía lúdico representaciones corporales. Analogia lúdico representação corporais. Analogies. Playful. Body representations. |
description |
O objetivo deste trabalho é analisar uma estratégia de ensino baseada na elaboração e representação de analogias utilizando expressões corporais. As analogias foram criadas por um grupo de estudantes para representar fenômenos experimentais em nível atômico-molecular, que em seguida foram apresentadas aos demais estudantes que deveriam interpretar o experimento por meio das cenas produzidas. Tanto as analogias como a interpretação dos experimentos consideraram importantes relações conceituais, o que evidenciou a apropriação de conceitos químicos. O uso das analogias por expressões corporais promove uma dialogicidade diferente na aula, pois vai além da linguagem verbal, favorecendo o processo de modelização cognitiva pelos estudantes. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-03-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3994 10.26568/2359-2087.2019.3994 |
url |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3994 |
identifier_str_mv |
10.26568/2359-2087.2019.3994 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
spa |
language |
spa |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3994/2716 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO) |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO) |
dc.source.none.fl_str_mv |
EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 6 n. 13 (2019); 21-43 2359-2087 2359-2087 10.26568/educa.v6i13 reponame:Educa (Porto Velho) instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR) instacron:UNIR |
instname_str |
Universidade Federal de Rondônia (UNIR) |
instacron_str |
UNIR |
institution |
UNIR |
reponame_str |
Educa (Porto Velho) |
collection |
Educa (Porto Velho) |
repository.name.fl_str_mv |
Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaeduca@unir.br || dti@unir.br |
_version_ |
1797174542739701760 |