Uma introdução sobre analogias no ensino de ciências e algumas aplicações no conteúdo de eletromagnetismo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/5975 |
Resumo: | Neste trabalho, exploramos o tema analogias, como elas são definidas e classificadas, sua utilização no processo de ensino-aprendizagem, suas potencialidades e dificuldades. Além disso, apresentamos alguns modelos que têm como objetivo nortearem os professores de forma a cometerem menos equívocos na sua prática docente com o uso desta ferramenta didática. Como fundamentação teórica, discutimos brevemente sobre a importância do professor reflexivo, a aprendizagem significativa e o processo de argumentação no ensino-aprendizagem. Por fim, como uma forma de aplicação do que foi estudado durante o desenvolvimento deste trabalho, analisamos três exemplos de analogias frequentemente exploradas em sala de aula ou em livros didáticos no conteúdo de eletromagnetismo, nos quais foi utilizado particularmente o modelo guia FAR para tratar o desenvolvimento das analogias no ensino |
id |
UFF-2_f759af267f24f91ce3d92bfbc3612762 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/5975 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Uma introdução sobre analogias no ensino de ciências e algumas aplicações no conteúdo de eletromagnetismoAnalogiaEnsino de ciênciasEnsino de eletromagnestismoModelos de analogiasEnsino da ciênciaEnsino de físicaEletromagnetismoModelo de analogiaAnalogiesScience teachingElectromagnetism teachingAnalogie modelsNeste trabalho, exploramos o tema analogias, como elas são definidas e classificadas, sua utilização no processo de ensino-aprendizagem, suas potencialidades e dificuldades. Além disso, apresentamos alguns modelos que têm como objetivo nortearem os professores de forma a cometerem menos equívocos na sua prática docente com o uso desta ferramenta didática. Como fundamentação teórica, discutimos brevemente sobre a importância do professor reflexivo, a aprendizagem significativa e o processo de argumentação no ensino-aprendizagem. Por fim, como uma forma de aplicação do que foi estudado durante o desenvolvimento deste trabalho, analisamos três exemplos de analogias frequentemente exploradas em sala de aula ou em livros didáticos no conteúdo de eletromagnetismo, nos quais foi utilizado particularmente o modelo guia FAR para tratar o desenvolvimento das analogias no ensinoIn this work, we explore the subject analogies, how they are defined and classified, their utilizations in the process of teaching-learning, their potentialities and difficulties. Furthermore, we present some modelswhichaim guiding theteachersin orderto commitlessmistakes intheir teaching practicewith the useof this teachingtool.As theoretical grounding, we discuss briefly about the importance of reflective teacher, the meaningful learning and the process of argumentation in teaching-learning. Finally, as a way of applying what has been studied during the development of this work, we analyze three examples of analogies often exploited in the classroom or in textbooks on the contents of electromagnetism, in whichwas particularly used the FAR guide model to treatthe development of analogies in teachingBruno, RuthLuz, Daisy MariaMansur, Newton Luiz PiresSilveira, Fernanda Alvarim2018-03-21T19:56:52Z2018-03-21T19:56:52Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/5975http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-10-13T17:54:57Zoai:app.uff.br:1/5975Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:03:06.799454Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma introdução sobre analogias no ensino de ciências e algumas aplicações no conteúdo de eletromagnetismo |
title |
Uma introdução sobre analogias no ensino de ciências e algumas aplicações no conteúdo de eletromagnetismo |
spellingShingle |
Uma introdução sobre analogias no ensino de ciências e algumas aplicações no conteúdo de eletromagnetismo Silveira, Fernanda Alvarim Analogia Ensino de ciências Ensino de eletromagnestismo Modelos de analogias Ensino da ciência Ensino de física Eletromagnetismo Modelo de analogia Analogies Science teaching Electromagnetism teaching Analogie models |
title_short |
Uma introdução sobre analogias no ensino de ciências e algumas aplicações no conteúdo de eletromagnetismo |
title_full |
Uma introdução sobre analogias no ensino de ciências e algumas aplicações no conteúdo de eletromagnetismo |
title_fullStr |
Uma introdução sobre analogias no ensino de ciências e algumas aplicações no conteúdo de eletromagnetismo |
title_full_unstemmed |
Uma introdução sobre analogias no ensino de ciências e algumas aplicações no conteúdo de eletromagnetismo |
title_sort |
Uma introdução sobre analogias no ensino de ciências e algumas aplicações no conteúdo de eletromagnetismo |
author |
Silveira, Fernanda Alvarim |
author_facet |
Silveira, Fernanda Alvarim |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Bruno, Ruth Luz, Daisy Maria Mansur, Newton Luiz Pires |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silveira, Fernanda Alvarim |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Analogia Ensino de ciências Ensino de eletromagnestismo Modelos de analogias Ensino da ciência Ensino de física Eletromagnetismo Modelo de analogia Analogies Science teaching Electromagnetism teaching Analogie models |
topic |
Analogia Ensino de ciências Ensino de eletromagnestismo Modelos de analogias Ensino da ciência Ensino de física Eletromagnetismo Modelo de analogia Analogies Science teaching Electromagnetism teaching Analogie models |
description |
Neste trabalho, exploramos o tema analogias, como elas são definidas e classificadas, sua utilização no processo de ensino-aprendizagem, suas potencialidades e dificuldades. Além disso, apresentamos alguns modelos que têm como objetivo nortearem os professores de forma a cometerem menos equívocos na sua prática docente com o uso desta ferramenta didática. Como fundamentação teórica, discutimos brevemente sobre a importância do professor reflexivo, a aprendizagem significativa e o processo de argumentação no ensino-aprendizagem. Por fim, como uma forma de aplicação do que foi estudado durante o desenvolvimento deste trabalho, analisamos três exemplos de analogias frequentemente exploradas em sala de aula ou em livros didáticos no conteúdo de eletromagnetismo, nos quais foi utilizado particularmente o modelo guia FAR para tratar o desenvolvimento das analogias no ensino |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2018-03-21T19:56:52Z 2018-03-21T19:56:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/5975 |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/5975 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823645922689024 |