Las funciones realizadas por la profesora de educación infantil y las repercusiones para su formación
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educa (Porto Velho) |
Texto Completo: | https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/2667 |
Resumo: | O texto apresenta as várias denominações e funções designadas à professora da primeira etapa da Educação Básica. Evidencia que designações como: pajem, monitora, jardineira, mestra, tia, entre outras estão, intrinsecamente, ligadas aos objetivos da Educação Infantil em determinados momentos históricos. Apresenta ainda, a criança como sujeito de direitos demonstrando a pretensão de melhoria na qualidade dos serviços oferecidos às crianças pequenas, porém é necessário o comprometimento com a qualidade na formação e tratamento de suas professoras, pois assim será possível contribuir também para a promoção de práticas educativas que permitam as crianças adquirirem elementos que lhes possibilitem participar ativamente da sociedade na qual estão inseridas, que, apesar de sua complexidade ainda pode e deve ser justa. |
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Las funciones realizadas por la profesora de educación infantil y las repercusiones para su formaciónThe roles undertaken by teacher of early childhood education and the implications for their trainingOs papeis assumidos pela professora de Educação Infantil e as repercussões para a sua formaçãoEarly childhood education. Teacher education. Educational practices.La Educación Infantil. Formación del profesorado. Prácticas educativas.Educação infantil. Formação docente. Práticas educativas.O texto apresenta as várias denominações e funções designadas à professora da primeira etapa da Educação Básica. Evidencia que designações como: pajem, monitora, jardineira, mestra, tia, entre outras estão, intrinsecamente, ligadas aos objetivos da Educação Infantil em determinados momentos históricos. Apresenta ainda, a criança como sujeito de direitos demonstrando a pretensão de melhoria na qualidade dos serviços oferecidos às crianças pequenas, porém é necessário o comprometimento com a qualidade na formação e tratamento de suas professoras, pois assim será possível contribuir também para a promoção de práticas educativas que permitam as crianças adquirirem elementos que lhes possibilitem participar ativamente da sociedade na qual estão inseridas, que, apesar de sua complexidade ainda pode e deve ser justa. The text presents the various designations and designated roles the teacher of the first stage of basic education. Evidence that names like: servant, monitors, gardener, teacher, aunt, among other are intrinsically connected to the goals of early childhood education in certain historical moments. Also, the child as a subject of rights, demonstrating the intention of improving the quality of services offered to young children, but requires the commitment to quality training and treatment from their teachers, so that it will be possible to also contribute to the promotion of educational practices that allow children to acquire elements that enable them to participate actively in the society in which they are inserted that, despite your complexity still can and must be fair. El texto presenta las diversas designaciones y funciones designadas a la profesora de la primera etapa de la educación básica. Evidencia de que nombres como: sierva, monitora, jardinera, maestra, tía, entre otros están intrínsecamente conectados a los objetivos de la Educación Infantil en determinados momentos históricos. Además, presenta el niño como sujeto de derechos, demostrando la intención de mejorar la calidad de los servicios ofrecidos a los niños, pero requiere el compromiso de formación de calidad y tratamiento de sus maestras, por lo que se podrá también contribuir a la promoción de prácticas educativas que permitan que los niños adquieran elementos que les posibiliten participar activamente en la sociedad en que se insertan y que, a pesar de su complejidad, aún puede y debe ser justa. Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)2017-09-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/266710.26568/2359-2087.2017.2667EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 4 n. 8 (2017); 83-952359-20872359-208710.26568/educa.v4i8reponame:Educa (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/2667/1958Copyright (c) 2017 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Sinara Almeida daColares, Maria Lília Imbiriba Souza2017-10-22T00:16:28Zoai:periodicos.unir.br:article/2667Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCAPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/oairevistaeduca@unir.br || dti@unir.br2359-20872359-2087opendoar:2017-10-22T00:16:28Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false |
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