Las funciones realizadas por la profesora de educación infantil y las repercusiones para su formación

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Sinara Almeida da
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Colares, Maria Lília Imbiriba Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educa (Porto Velho)
Texto Completo: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/2667
Resumo: O texto apresenta as várias denominações e funções designadas à professora da primeira etapa da Educação Básica. Evidencia que designações como: pajem, monitora, jardineira, mestra, tia, entre outras estão, intrinsecamente, ligadas aos objetivos da Educação Infantil em determinados momentos históricos. Apresenta ainda, a criança como sujeito de direitos demonstrando a pretensão de melhoria na qualidade dos serviços oferecidos às crianças pequenas, porém é necessário o comprometimento com a qualidade na formação e tratamento de suas professoras, pois assim será possível contribuir também para a promoção de práticas educativas que permitam as crianças adquirirem elementos que lhes possibilitem participar ativamente da sociedade na qual estão inseridas, que, apesar de sua  complexidade ainda pode e deve ser justa. 
id UNIR-3_9697f8e61e0d2c36b9ad3988d06e3af9
oai_identifier_str oai:periodicos.unir.br:article/2667
network_acronym_str UNIR-3
network_name_str Educa (Porto Velho)
repository_id_str
spelling Las funciones realizadas por la profesora de educación infantil y las repercusiones para su formaciónThe roles undertaken by teacher of early childhood education and the implications for their trainingOs papeis assumidos pela professora de Educação Infantil e as repercussões para a sua formaçãoEarly childhood education. Teacher education. Educational practices.La Educación Infantil. Formación del profesorado. Prácticas educativas.Educação infantil. Formação docente. Práticas educativas.O texto apresenta as várias denominações e funções designadas à professora da primeira etapa da Educação Básica. Evidencia que designações como: pajem, monitora, jardineira, mestra, tia, entre outras estão, intrinsecamente, ligadas aos objetivos da Educação Infantil em determinados momentos históricos. Apresenta ainda, a criança como sujeito de direitos demonstrando a pretensão de melhoria na qualidade dos serviços oferecidos às crianças pequenas, porém é necessário o comprometimento com a qualidade na formação e tratamento de suas professoras, pois assim será possível contribuir também para a promoção de práticas educativas que permitam as crianças adquirirem elementos que lhes possibilitem participar ativamente da sociedade na qual estão inseridas, que, apesar de sua  complexidade ainda pode e deve ser justa. The text presents the various designations and designated roles the teacher of the first stage of basic education. Evidence that names like: servant, monitors, gardener, teacher, aunt, among other are intrinsically connected to the goals of early childhood education in certain historical moments. Also, the child as a subject of rights, demonstrating the intention of improving the quality of services offered to young children, but requires the commitment to quality training and treatment from their teachers, so that it will be possible to also contribute to the promotion of educational practices that allow children to acquire elements that enable them to participate actively in the society in which they are inserted that, despite your complexity still can and must be fair. El texto presenta las diversas designaciones y funciones designadas a la profesora de la primera etapa de la educación básica. Evidencia de que nombres como: sierva, monitora, jardinera, maestra, tía, entre otros están intrínsecamente conectados a los objetivos de la Educación Infantil en determinados momentos históricos. Además, presenta el niño como sujeto de derechos, demostrando la intención de mejorar la calidad de los servicios ofrecidos a los niños, pero requiere el compromiso de formación de calidad y tratamiento de sus maestras, por lo que se podrá también contribuir a la promoción de prácticas educativas que permitan que los niños adquieran elementos que les posibiliten  participar activamente en la sociedad en que se insertan y que, a pesar de su complejidad, aún puede y debe ser justa. Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)2017-09-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/266710.26568/2359-2087.2017.2667EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 4 n. 8 (2017); 83-952359-20872359-208710.26568/educa.v4i8reponame:Educa (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/2667/1958Copyright (c) 2017 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Sinara Almeida daColares, Maria Lília Imbiriba Souza2017-10-22T00:16:28Zoai:periodicos.unir.br:article/2667Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCAPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/oairevistaeduca@unir.br || dti@unir.br2359-20872359-2087opendoar:2017-10-22T00:16:28Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false
dc.title.none.fl_str_mv Las funciones realizadas por la profesora de educación infantil y las repercusiones para su formación
The roles undertaken by teacher of early childhood education and the implications for their training
Os papeis assumidos pela professora de Educação Infantil e as repercussões para a sua formação
title Las funciones realizadas por la profesora de educación infantil y las repercusiones para su formación
spellingShingle Las funciones realizadas por la profesora de educación infantil y las repercusiones para su formación
Costa, Sinara Almeida da
Early childhood education. Teacher education. Educational practices.
La Educación Infantil. Formación del profesorado. Prácticas educativas.
Educação infantil. Formação docente. Práticas educativas.
title_short Las funciones realizadas por la profesora de educación infantil y las repercusiones para su formación
title_full Las funciones realizadas por la profesora de educación infantil y las repercusiones para su formación
title_fullStr Las funciones realizadas por la profesora de educación infantil y las repercusiones para su formación
title_full_unstemmed Las funciones realizadas por la profesora de educación infantil y las repercusiones para su formación
title_sort Las funciones realizadas por la profesora de educación infantil y las repercusiones para su formación
author Costa, Sinara Almeida da
author_facet Costa, Sinara Almeida da
Colares, Maria Lília Imbiriba Souza
author_role author
author2 Colares, Maria Lília Imbiriba Souza
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Sinara Almeida da
Colares, Maria Lília Imbiriba Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Early childhood education. Teacher education. Educational practices.
La Educación Infantil. Formación del profesorado. Prácticas educativas.
Educação infantil. Formação docente. Práticas educativas.
topic Early childhood education. Teacher education. Educational practices.
La Educación Infantil. Formación del profesorado. Prácticas educativas.
Educação infantil. Formação docente. Práticas educativas.
description O texto apresenta as várias denominações e funções designadas à professora da primeira etapa da Educação Básica. Evidencia que designações como: pajem, monitora, jardineira, mestra, tia, entre outras estão, intrinsecamente, ligadas aos objetivos da Educação Infantil em determinados momentos históricos. Apresenta ainda, a criança como sujeito de direitos demonstrando a pretensão de melhoria na qualidade dos serviços oferecidos às crianças pequenas, porém é necessário o comprometimento com a qualidade na formação e tratamento de suas professoras, pois assim será possível contribuir também para a promoção de práticas educativas que permitam as crianças adquirirem elementos que lhes possibilitem participar ativamente da sociedade na qual estão inseridas, que, apesar de sua  complexidade ainda pode e deve ser justa. 
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/2667
10.26568/2359-2087.2017.2667
url https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/2667
identifier_str_mv 10.26568/2359-2087.2017.2667
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/2667/1958
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)
dc.source.none.fl_str_mv EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 4 n. 8 (2017); 83-95
2359-2087
2359-2087
10.26568/educa.v4i8
reponame:Educa (Porto Velho)
instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
instacron:UNIR
instname_str Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
instacron_str UNIR
institution UNIR
reponame_str Educa (Porto Velho)
collection Educa (Porto Velho)
repository.name.fl_str_mv Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
repository.mail.fl_str_mv revistaeduca@unir.br || dti@unir.br
_version_ 1797174542108459008