Entre a aparência e a essência: a protocolização dos currículos escolares e o debate pós-pandemia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Esquinsani, Rosimar Serena Siqueira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educa (Porto Velho)
Texto Completo: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/6023
Resumo: O ano de 2020 foi diferente... a conjuntura instaurada com o advento da Pandemia Sars-Cov-2 não tem precedentes na história recente.  Fomos obrigados, de forma dura, a rever propostas para as gerações futuras: o que ensinamos é relevante? E o que ensinaremos, doravante?  De tal circunstância nasce a proposta de problematizar minimamente a política curricular em curso – representada pela Base Nacional Comum Curricular -, a partir de uma pesquisa em base documental e bibliográfica, pautada por uma metodologia analítico-reconstrutiva em diálogo com autores contemporâneos.  O corpus documental foi constituído por peças publicitárias veiculadas no canal do MEC no Youtube, tratando direta ou indiretamente da BNCC.  As discussões indicam a legitimidade da atual política curricular, mas problematizam seu caráter protocolar, priorizando a aparência (roteiros) em razão da essência (contextualizações).  O texto conclui que o currículo pós-pandemia precisará considerar contextos datados, que exigem adaptações rápidas, com formas amplas de pensamento e ação.
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E o que ensinaremos, doravante?  De tal circunstância nasce a proposta de problematizar minimamente a política curricular em curso – representada pela Base Nacional Comum Curricular -, a partir de uma pesquisa em base documental e bibliográfica, pautada por uma metodologia analítico-reconstrutiva em diálogo com autores contemporâneos.  O corpus documental foi constituído por peças publicitárias veiculadas no canal do MEC no Youtube, tratando direta ou indiretamente da BNCC.  As discussões indicam a legitimidade da atual política curricular, mas problematizam seu caráter protocolar, priorizando a aparência (roteiros) em razão da essência (contextualizações).  O texto conclui que o currículo pós-pandemia precisará considerar contextos datados, que exigem adaptações rápidas, com formas amplas de pensamento e ação.The year 2020 was different ... the conjuncture established with the advent of the Sars-Cov-2 Pandemic is unprecedented in recent history. We were hard-pressed to review proposals for future generations: is what we teach relevant? And what will we teach, from now on? Thus, the text aims to discuss the institutionalized curricular policy in course and at the federal level - formally represented by the National Common Curricular Base -, and the necessary problematization of it from the reflections arising from the state of exception caused by the pandemic. Methodologically, the text is structured based on a documentary and bibliographic research, guided by an analytical-reconstructive methodology in dialogue with contemporary authors. The documentary corpus consisted of advertising pieces broadcast on the MEC channel on Youtube, dealing directly or indirectly with BNCC. The discussions indicate the legitimacy of the current curricular policy, but problematize its protocol character, prioritizing the appearance (scripts) due to the essence (contextualizations). The text concludes that the post-pandemic curriculum will need to consider dated contexts, which require rapid adaptations, with broad forms of thought and action.El año 2020 fue diferente ... la coyuntura establecida con el advenimiento de la pandemia Sars-Cov-2 no tiene precedentes en la historia reciente. Nos costó mucho revisar propuestas para las generaciones futuras: ¿es relevante lo que enseñamos? ¿Y qué enseñaremos a partir de ahora? Así, el texto pretende discutir la política curricular institucionalizada en curso y a nivel federal -representada formalmente por la Base Curricular Común Nacional-, y la necesaria problematización de la misma a partir de las reflexiones surgidas del estado de excepción provocado por la pandemia. Metodológicamente, el texto se estructura a partir de una investigación documental y bibliográfica, guiada por una metodología analítico-reconstructiva en diálogo con autores contemporáneos. El corpus documental consistió en piezas publicitarias difundidas en el canal MEC en Youtube, que trata directa o indirectamente con BNCC. Las discusiones señalan la legitimidad de la política curricular actual, pero problematizan su carácter protocolario, priorizando la aparición (guiones) por esencia (contextualizaciones). El texto concluye que el plan de estudios pospandémico deberá considerar contextos anticuados, que requieren adaptaciones rápidas, con amplias formas de pensamiento y acción.Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)2021-06-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Documental e Revisão de Literatura.application/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/602310.26568/2359-2087.2021.6023EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 8 (2021); 1-142359-20872359-208710.26568/educa.v8i0reponame:Educa (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/6023/4141Copyright (c) 2021 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessEsquinsani, Rosimar Serena Siqueira2022-01-02T22:26:11Zoai:periodicos.unir.br:article/6023Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCAPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/oairevistaeduca@unir.br || dti@unir.br2359-20872359-2087opendoar:2022-01-02T22:26:11Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false
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