The Disciplines of Social Studies in general teacher training in the Logos II Project Teacher
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educa (Porto Velho) |
Texto Completo: | https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4889 |
Resumo: | O Logos II foi um projeto destinado à formação do professor, entre as décadas de 1970 e 1990, que funcionou a distância e utilizava o sistema modular. Foi implantado em 19 entes da Federação e o Território Federal de Rondônia estava entre eles. A grade curricular do Projeto Logos II era composta por 28 disciplinas, dividida em duas categorias (Geral e Especial), sendo a primeira de formação de 2º grau. Nesse rol de disciplinas de formação geral, figuravam as da área de Estudos Sociais (História, Geografia, Educação Moral e Cívica (EMC) e Organização Social e Política do Brasil (OSPB)). Mas, do que tratavam essas disciplinas de Estudos Sociais? Para tentar responder essa e outras questões, o presente artigo tem como objetivo elaborar uma história sobre as disciplinas de Estudos Sociais no Projeto Logos II. Como fontes, foram utilizados os módulos das disciplinas acima, bem como as legislações (pareceres, portarias, decretos, entre outros.), além de outros documentos. Como referencial teórico-metodológico, utilizou-se o Paradigma Indiciário de Ginzburg (1989) e a triangulação de dados de Mathison (1988). Os resultados indicam que, no Projeto Logos II, as disciplinas de Estudos Sociais apresentavam a visão do Governo da época sobre os contextos políticos, econômicos e sociais. |
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The Disciplines of Social Studies in general teacher training in the Logos II Project TeacherLas Disciplinas de Estudios Sociales en formación de profesores generales en El Proyecto Logos IIAs Disciplinas de Estudos Sociais na formação geral do docente no Projeto Logos IIHistória da Educação. Formação de Professores. Rondônia.História da EducaçãoHistoria de la educación. Formación de profesores. RondôniaHistory of Education. Teacher training. Rondônia.O Logos II foi um projeto destinado à formação do professor, entre as décadas de 1970 e 1990, que funcionou a distância e utilizava o sistema modular. Foi implantado em 19 entes da Federação e o Território Federal de Rondônia estava entre eles. A grade curricular do Projeto Logos II era composta por 28 disciplinas, dividida em duas categorias (Geral e Especial), sendo a primeira de formação de 2º grau. Nesse rol de disciplinas de formação geral, figuravam as da área de Estudos Sociais (História, Geografia, Educação Moral e Cívica (EMC) e Organização Social e Política do Brasil (OSPB)). Mas, do que tratavam essas disciplinas de Estudos Sociais? Para tentar responder essa e outras questões, o presente artigo tem como objetivo elaborar uma história sobre as disciplinas de Estudos Sociais no Projeto Logos II. Como fontes, foram utilizados os módulos das disciplinas acima, bem como as legislações (pareceres, portarias, decretos, entre outros.), além de outros documentos. Como referencial teórico-metodológico, utilizou-se o Paradigma Indiciário de Ginzburg (1989) e a triangulação de dados de Mathison (1988). Os resultados indicam que, no Projeto Logos II, as disciplinas de Estudos Sociais apresentavam a visão do Governo da época sobre os contextos políticos, econômicos e sociais.Logos II fue un proyecto orientado a la formación del profesorado, entre las décadas de 1970 y 1990, que trabajaba de forma remota y utilizaba el sistema modular. Se implementó en 19 entidades de la Federación y el Territorio Federal de Rondônia fue una de ellas. Una nota curricular para el Proyecto Logos II estaba compuesta por 28 asignaturas, divididas en dos categorías (General y Especial), siendo la primera de educación secundaria. En esta lista de materias de educación general, estaban en el área de Estudios Sociales (Historia, Geografía, Educación Moral y Cívica (EMC) y Organización Social y Política de Brasil (OSPB)). Pero, ¿de qué trataban estas asignaturas de estudios sociales? Para intentar dar respuesta a estas y otras preguntas, este artículo tiene como objetivo elaborar una historia sobre las disciplinas de Estudios Sociales en el Proyecto Logos II. Como fuentes se utilizaron los módulos de las disciplinas anteriores, así como la legislación (publicaciones, ordenanzas, decretos, entre otros.), Además de documentos. Como marco teórico-metodológico se utilizó el Índice de Ginzburg (1989) y la triangulación de datos de Mathison (1988). Los resultados indicaron que, en el Proyecto Logos II, como sujetos de Estudios Sociales, presentaron la visión del Gobierno en ese momento sobre los contextos político, económico y social.Logos II was a project aimed at teacher training, between the 1970s and 1990s, which worked remotely and used the modular system. It was implemented in 19 entities of the Federation and the Federal Territory of Rondônia was among them. A curriculum note for the Logos II Project was made up of 28 subjects, divided into two categories (General and Special), the first being a high school education. In this list of general education disciplines, they were in the area of Social Studies (History, Geography, Moral and Civic Education (EMC) and Social and Political Organization of Brazil (OSPB)). But, what were these Social Studies subjects about? In order to try to answer these and other questions, this article aims to elaborate a story about the Social Studies disciplines in the Logos II Project. As sources, the modules of the disciplines above were used, as well as the legislation (publications, ordinances, decrees, among others.), In addition to documents. As a theoretical-methodological framework, the Ginzburg Index (1989) and Mathison's data triangulation (1988) were used. The results indicated that, in the Logos II Project, as subjects of Social Studies, they presented the Government's view at the time on the political, economic and social contexts.Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)2020-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesPesquisa Históricaapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/488910.26568/2359-2087.2020.4889EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 7 n. 17 (2020); 627-6522359-20872359-208710.26568/educa.v7i17reponame:Educa (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4889/3536Copyright (c) 2020 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessGromann de Gouveia, Cristiane TalitaGouveia Neto, Sérgio Candido de2021-01-07T02:10:07Zoai:periodicos.unir.br:article/4889Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCAPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/oairevistaeduca@unir.br || dti@unir.br2359-20872359-2087opendoar:2021-01-07T02:10:07Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false |
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