Enseñanza híbrida: límites y posibilidades para enseñar geografía - memorias e informes de enseñanza
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educa (Porto Velho) |
Texto Completo: | https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/5018 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é discutir os desafios encontrados nas práticas voltadas para o ensino híbrido na disciplina de Geografia em escolas públicas estaduais de Educação Básica no município de Serra – ES. Para tanto, apoiados na metodologia de pesquisa da História Oral Temática (BOM MEIHY, 1996), tomamos narrativas de duas professoras, no intuito de desvelar as perspectivas, limites e possibilidades de utilização desta metodologia. Procuramos entre os autores Moran (2015), Bacich, Tanzi Neto e Trevisani (2015) e Prensky (2010) contribuições teóricas para subsidiar nossas reflexões acerca das potencialidades do ensino híbrido como alternativa metodológica para o processo ensino-aprendizagem de Geografia. A pesquisa sinaliza que o ensino híbrido abre múltiplas possibilidades de trabalhar com as metodologias ativas, colocando o aluno como protagonista do seu processo de aprendizagem. |
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Enseñanza híbrida: límites y posibilidades para enseñar geografía - memorias e informes de enseñanzaEnsino híbrido: limites e possibilidades para o ensino de geografia - memórias e relatos docentesHybrid teaching: limits and possibilities for teaching geography - memories and teaching reportsHybrid teaching. Active methodologies. Geography teaching.Educación híbrida. Metodologías activas. Enseñanza de Geografía.Ensino Híbrido. Metodologias Ativas. Ensino de GeografiaEducaçãoO objetivo deste artigo é discutir os desafios encontrados nas práticas voltadas para o ensino híbrido na disciplina de Geografia em escolas públicas estaduais de Educação Básica no município de Serra – ES. Para tanto, apoiados na metodologia de pesquisa da História Oral Temática (BOM MEIHY, 1996), tomamos narrativas de duas professoras, no intuito de desvelar as perspectivas, limites e possibilidades de utilização desta metodologia. Procuramos entre os autores Moran (2015), Bacich, Tanzi Neto e Trevisani (2015) e Prensky (2010) contribuições teóricas para subsidiar nossas reflexões acerca das potencialidades do ensino híbrido como alternativa metodológica para o processo ensino-aprendizagem de Geografia. A pesquisa sinaliza que o ensino híbrido abre múltiplas possibilidades de trabalhar com as metodologias ativas, colocando o aluno como protagonista do seu processo de aprendizagem.This article aims to discuss the challenges found in hybrid geography teaching practice in elementary public state schools in the municipality of Serra, ES, Brazil. To this end, grounded on the Thematic Oral History method (BOM MEIHY, 1996), we took narratives from two teachers in order to unveil their perspectives, limits and possibilities of using this methodology. We sought among the authors Moran (2015), Bacich, Tanzi Neto and Trevisani (2015) and Prensky (2010) theoretical contributions to support our reflections on the potential of hybrid education as an alternative methodology for the geography teaching-learning process. This study shows that hybrid teaching provides multiple possibilities for working on active methodologies, placing students as protagonists of their learning process.El objetivo de este artículo es discutir los desafíos encontrados en las prácticas dirigidas a la enseñanza híbrida en la disciplina de Geografía en las escuelas públicas Estatales de Educación Básica en el Municipio de Serra, ES, Brasil. Para ello, apoyados en la metodología de investigación de la Historia Oral Temática (BOM MEIHY, 1996), tomamos narraciones de dos maestras, con el fin de revelar las perspectivas, límites y posibilidades de utilizar esta metodología. Buscamos entre los autores Moran (2015), Bacich, Tanzi Neto y Trevisani (2015) y Prensky (2010) aportes teóricos para sustentar nuestras reflexiones sobre el potencial de la educación híbrida como alternativa metodológica al proceso de enseñanza-aprendizaje de la Geografía. La investigación indica que la enseñanza híbrida abre múltiples posibilidades de trabajar con metodologías activas, colocando al estudiante como protagonista de su proceso de aprendizaje.Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)2020-08-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesPesquisa empírica de campoapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/501810.26568/2359-2087.2020.5018EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 7 n. 17 (2020); 553-5782359-20872359-208710.26568/educa.v7i17reponame:Educa (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/5018/3533Copyright (c) 2020 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessGandra, Aline Silva ButerBorges, Vilmar José2021-01-07T02:10:06Zoai:periodicos.unir.br:article/5018Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCAPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/oairevistaeduca@unir.br || dti@unir.br2359-20872359-2087opendoar:2021-01-07T02:10:06Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false |
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