Enseñanza híbrida: límites y posibilidades para enseñar geografía - memorias e informes de enseñanza

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gandra, Aline Silva Buter
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Borges, Vilmar José
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educa (Porto Velho)
Texto Completo: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/5018
Resumo: O objetivo deste artigo é discutir os desafios encontrados nas práticas voltadas para o ensino híbrido na disciplina de Geografia em escolas públicas estaduais de Educação Básica no município de Serra – ES. Para tanto, apoiados na metodologia de pesquisa da História Oral Temática (BOM MEIHY, 1996), tomamos narrativas de duas professoras, no intuito de desvelar as perspectivas, limites e possibilidades de utilização desta metodologia. Procuramos entre os autores Moran (2015), Bacich, Tanzi Neto e Trevisani (2015) e Prensky (2010) contribuições teóricas para subsidiar nossas reflexões acerca das potencialidades do ensino híbrido como alternativa metodológica para o processo ensino-aprendizagem de Geografia. A pesquisa sinaliza que o ensino híbrido abre múltiplas possibilidades de trabalhar com as metodologias ativas, colocando o aluno como protagonista do seu processo de aprendizagem.
id UNIR-3_b04834cb1847d4455ec2eb941ddb4c87
oai_identifier_str oai:periodicos.unir.br:article/5018
network_acronym_str UNIR-3
network_name_str Educa (Porto Velho)
repository_id_str
spelling Enseñanza híbrida: límites y posibilidades para enseñar geografía - memorias e informes de enseñanzaEnsino híbrido: limites e possibilidades para o ensino de geografia - memórias e relatos docentesHybrid teaching: limits and possibilities for teaching geography - memories and teaching reportsHybrid teaching. Active methodologies. Geography teaching.Educación híbrida. Metodologías activas. Enseñanza de Geografía.Ensino Híbrido. Metodologias Ativas. Ensino de GeografiaEducaçãoO objetivo deste artigo é discutir os desafios encontrados nas práticas voltadas para o ensino híbrido na disciplina de Geografia em escolas públicas estaduais de Educação Básica no município de Serra – ES. Para tanto, apoiados na metodologia de pesquisa da História Oral Temática (BOM MEIHY, 1996), tomamos narrativas de duas professoras, no intuito de desvelar as perspectivas, limites e possibilidades de utilização desta metodologia. Procuramos entre os autores Moran (2015), Bacich, Tanzi Neto e Trevisani (2015) e Prensky (2010) contribuições teóricas para subsidiar nossas reflexões acerca das potencialidades do ensino híbrido como alternativa metodológica para o processo ensino-aprendizagem de Geografia. A pesquisa sinaliza que o ensino híbrido abre múltiplas possibilidades de trabalhar com as metodologias ativas, colocando o aluno como protagonista do seu processo de aprendizagem.This article aims to discuss the challenges found in hybrid geography teaching practice in elementary public state schools in the municipality of Serra, ES, Brazil.  To this end, grounded on the Thematic Oral History method (BOM MEIHY, 1996), we took narratives from two teachers in order to unveil their perspectives, limits and possibilities of using this methodology. We sought among the authors Moran (2015), Bacich, Tanzi Neto and Trevisani (2015) and Prensky (2010) theoretical contributions to support our reflections on the potential of hybrid education as an alternative methodology for the geography teaching-learning process. This study shows that hybrid teaching provides multiple possibilities for working on active methodologies, placing students as protagonists of their learning process.El objetivo de este artículo es discutir los desafíos encontrados en las prácticas dirigidas a la enseñanza híbrida en la disciplina de Geografía en las escuelas públicas Estatales de Educación Básica en el Municipio de Serra, ES, Brasil. Para ello, apoyados en la metodología de investigación de la Historia Oral Temática (BOM MEIHY, 1996), tomamos narraciones de dos maestras, con el fin de revelar las perspectivas, límites y posibilidades de utilizar esta metodología. Buscamos entre los autores Moran (2015), Bacich, Tanzi Neto y Trevisani (2015) y Prensky (2010) aportes teóricos para sustentar nuestras reflexiones sobre el potencial de la educación híbrida como alternativa metodológica al proceso de enseñanza-aprendizaje de la Geografía. La investigación indica que la enseñanza híbrida abre múltiples posibilidades de trabajar con metodologías activas, colocando al estudiante como protagonista de su proceso de aprendizaje.Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)2020-08-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesPesquisa empírica de campoapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/501810.26568/2359-2087.2020.5018EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 7 n. 17 (2020); 553-5782359-20872359-208710.26568/educa.v7i17reponame:Educa (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/5018/3533Copyright (c) 2020 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessGandra, Aline Silva ButerBorges, Vilmar José2021-01-07T02:10:06Zoai:periodicos.unir.br:article/5018Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCAPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/oairevistaeduca@unir.br || dti@unir.br2359-20872359-2087opendoar:2021-01-07T02:10:06Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false
dc.title.none.fl_str_mv Enseñanza híbrida: límites y posibilidades para enseñar geografía - memorias e informes de enseñanza
Ensino híbrido: limites e possibilidades para o ensino de geografia - memórias e relatos docentes
Hybrid teaching: limits and possibilities for teaching geography - memories and teaching reports
title Enseñanza híbrida: límites y posibilidades para enseñar geografía - memorias e informes de enseñanza
spellingShingle Enseñanza híbrida: límites y posibilidades para enseñar geografía - memorias e informes de enseñanza
Gandra, Aline Silva Buter
Hybrid teaching. Active methodologies. Geography teaching.
Educación híbrida. Metodologías activas. Enseñanza de Geografía.
Ensino Híbrido. Metodologias Ativas. Ensino de Geografia
Educação
title_short Enseñanza híbrida: límites y posibilidades para enseñar geografía - memorias e informes de enseñanza
title_full Enseñanza híbrida: límites y posibilidades para enseñar geografía - memorias e informes de enseñanza
title_fullStr Enseñanza híbrida: límites y posibilidades para enseñar geografía - memorias e informes de enseñanza
title_full_unstemmed Enseñanza híbrida: límites y posibilidades para enseñar geografía - memorias e informes de enseñanza
title_sort Enseñanza híbrida: límites y posibilidades para enseñar geografía - memorias e informes de enseñanza
author Gandra, Aline Silva Buter
author_facet Gandra, Aline Silva Buter
Borges, Vilmar José
author_role author
author2 Borges, Vilmar José
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gandra, Aline Silva Buter
Borges, Vilmar José
dc.subject.por.fl_str_mv Hybrid teaching. Active methodologies. Geography teaching.
Educación híbrida. Metodologías activas. Enseñanza de Geografía.
Ensino Híbrido. Metodologias Ativas. Ensino de Geografia
Educação
topic Hybrid teaching. Active methodologies. Geography teaching.
Educación híbrida. Metodologías activas. Enseñanza de Geografía.
Ensino Híbrido. Metodologias Ativas. Ensino de Geografia
Educação
description O objetivo deste artigo é discutir os desafios encontrados nas práticas voltadas para o ensino híbrido na disciplina de Geografia em escolas públicas estaduais de Educação Básica no município de Serra – ES. Para tanto, apoiados na metodologia de pesquisa da História Oral Temática (BOM MEIHY, 1996), tomamos narrativas de duas professoras, no intuito de desvelar as perspectivas, limites e possibilidades de utilização desta metodologia. Procuramos entre os autores Moran (2015), Bacich, Tanzi Neto e Trevisani (2015) e Prensky (2010) contribuições teóricas para subsidiar nossas reflexões acerca das potencialidades do ensino híbrido como alternativa metodológica para o processo ensino-aprendizagem de Geografia. A pesquisa sinaliza que o ensino híbrido abre múltiplas possibilidades de trabalhar com as metodologias ativas, colocando o aluno como protagonista do seu processo de aprendizagem.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
Pesquisa empírica de campo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/5018
10.26568/2359-2087.2020.5018
url https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/5018
identifier_str_mv 10.26568/2359-2087.2020.5018
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/5018/3533
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)
dc.source.none.fl_str_mv EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 7 n. 17 (2020); 553-578
2359-2087
2359-2087
10.26568/educa.v7i17
reponame:Educa (Porto Velho)
instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
instacron:UNIR
instname_str Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
instacron_str UNIR
institution UNIR
reponame_str Educa (Porto Velho)
collection Educa (Porto Velho)
repository.name.fl_str_mv Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
repository.mail.fl_str_mv revistaeduca@unir.br || dti@unir.br
_version_ 1797174543351021568