Minicurso de astronomia: uma proposta de ensino híbrido

Bibliographic Details
Main Author: Peruqui, Leonardo de Oliveira
Publication Date: 2021
Format: Master thesis
Language: por
Source: Repositório Institucional da UNESP
Download full: http://hdl.handle.net/11449/215018
Summary: Este trabalho propõe o desenvolvimento de um minicurso de Astronomia utilizando o ensino híbrido. Parte deste minicurso foi preparado para ser oferecido na modalidade EaD, em que são oferecidos materiais teóricos e atividades on-line, além de videoaulas que os alunos poderão acessar em lugares alternativos e momentos adequados à sua rotina. Também, são oferecidas aulas experimentais que podem ocorrer na modalidade presencial. Embora a proposta seja para um ensino híbrido, a aplicação deste trabalho ocorreu âmbito totalmente remoto, devido ao distanciamento social ocasionado pela pandemia do COVID-19, mostrando, portanto, uma versatilidade quanto à sua metodologia de aplicação. Neste contexto, pode-se dizer que os encontros com os alunos podem ser tanto presenciais, seguindo a proposta original do produto educacional, quanto à distância, como mostrado neste trabalho, com a coleta de dados apresentada. A proposta deste trabalho é, portanto, combinar metodologias ativas para direcionar o minicurso, que, por sua vez, poderá ser utilizado pelo professor de Física para ser aplicado em qualquer série do Ensino Médio. Os resultados de aplicação deste trabalho foram satisfatórios, dadas as circunstâncias de sua aplicação. As aulas previstas para serem presenciais, e, que ocorreram de forma remota, não prejudicou a proposta inicial, de acordo com a concepção dos alunos participantes. Com isso, pode-se dizer que a proposta de um minicurso de ensino híbrido de Astronomia pode ser desenvolvida em qualquer ambiente e para vários públicos das escolas de Ensino Médio, ou até mesmo para o ensino Superior.
id UNSP_a56c378a0c1192b08907f45b66988699
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/215018
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Minicurso de astronomia: uma proposta de ensino híbridoMini-course of Astronomy: a proposal for hybrid teachingMinicurso de astronomía: una propuesta didáctica híbrida天文学の基本コース:ハイブリッド教育の提案AstronomiaMetodologias ativasEnsino híbridoAstronomyActive methodologiesHybrid teachingEste trabalho propõe o desenvolvimento de um minicurso de Astronomia utilizando o ensino híbrido. Parte deste minicurso foi preparado para ser oferecido na modalidade EaD, em que são oferecidos materiais teóricos e atividades on-line, além de videoaulas que os alunos poderão acessar em lugares alternativos e momentos adequados à sua rotina. Também, são oferecidas aulas experimentais que podem ocorrer na modalidade presencial. Embora a proposta seja para um ensino híbrido, a aplicação deste trabalho ocorreu âmbito totalmente remoto, devido ao distanciamento social ocasionado pela pandemia do COVID-19, mostrando, portanto, uma versatilidade quanto à sua metodologia de aplicação. Neste contexto, pode-se dizer que os encontros com os alunos podem ser tanto presenciais, seguindo a proposta original do produto educacional, quanto à distância, como mostrado neste trabalho, com a coleta de dados apresentada. A proposta deste trabalho é, portanto, combinar metodologias ativas para direcionar o minicurso, que, por sua vez, poderá ser utilizado pelo professor de Física para ser aplicado em qualquer série do Ensino Médio. Os resultados de aplicação deste trabalho foram satisfatórios, dadas as circunstâncias de sua aplicação. As aulas previstas para serem presenciais, e, que ocorreram de forma remota, não prejudicou a proposta inicial, de acordo com a concepção dos alunos participantes. Com isso, pode-se dizer que a proposta de um minicurso de ensino híbrido de Astronomia pode ser desenvolvida em qualquer ambiente e para vários públicos das escolas de Ensino Médio, ou até mesmo para o ensino Superior.This work proposes the development of a short course in Astronomy using hybrid teaching. Part of this short course was prepared to be offered in the EaD modality, in which theoretical materials and online activities are offered, as well as video classes that students can access in alternative places and at times suitable for their routine. Also, experimental classes are offered that can take place in the classroom mode. Although the proposal is for a hybrid teaching, the application of this work occurred in a completely remote context, due to the social distance caused by the COVID-19 pandemic, showing, therefore, a versatility in terms of its application methodology. In this context, it can be said that the meetings with students can be either in person, following the original proposal of the educational product, as to the distance, as shown in this work, with the data collection presented. The purpose of this work is, therefore, to combine active methodologies to direct the short course, which, in turn, can be used by the Physics teacher to be applied in any high school grade. The application results of this work were satisfactory, given the circumstances of its application. The classes planned to be in person, and which took place remotely, did not affect the initial proposal, according to the conception of the participating students. With this, it can be said that the proposal of a short course for hybrid teaching of Astronomy can be developed in any environment and for various publics in high schools, or even for higher education.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES: 001Universidade Estadual Paulista (Unesp)Albas, Agda Eunice de Souza [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Peruqui, Leonardo de Oliveira2021-11-08T11:55:32Z2021-11-08T11:55:32Z2021-09-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/21501833283010001P5porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-10T06:24:23Zoai:repositorio.unesp.br:11449/215018Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-01-10T06:24:23Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Minicurso de astronomia: uma proposta de ensino híbrido
Mini-course of Astronomy: a proposal for hybrid teaching
Minicurso de astronomía: una propuesta didáctica híbrida
天文学の基本コース:ハイブリッド教育の提案
title Minicurso de astronomia: uma proposta de ensino híbrido
spellingShingle Minicurso de astronomia: uma proposta de ensino híbrido
Peruqui, Leonardo de Oliveira
Astronomia
Metodologias ativas
Ensino híbrido
Astronomy
Active methodologies
Hybrid teaching
title_short Minicurso de astronomia: uma proposta de ensino híbrido
title_full Minicurso de astronomia: uma proposta de ensino híbrido
title_fullStr Minicurso de astronomia: uma proposta de ensino híbrido
title_full_unstemmed Minicurso de astronomia: uma proposta de ensino híbrido
title_sort Minicurso de astronomia: uma proposta de ensino híbrido
author Peruqui, Leonardo de Oliveira
author_facet Peruqui, Leonardo de Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Albas, Agda Eunice de Souza [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Peruqui, Leonardo de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Astronomia
Metodologias ativas
Ensino híbrido
Astronomy
Active methodologies
Hybrid teaching
topic Astronomia
Metodologias ativas
Ensino híbrido
Astronomy
Active methodologies
Hybrid teaching
description Este trabalho propõe o desenvolvimento de um minicurso de Astronomia utilizando o ensino híbrido. Parte deste minicurso foi preparado para ser oferecido na modalidade EaD, em que são oferecidos materiais teóricos e atividades on-line, além de videoaulas que os alunos poderão acessar em lugares alternativos e momentos adequados à sua rotina. Também, são oferecidas aulas experimentais que podem ocorrer na modalidade presencial. Embora a proposta seja para um ensino híbrido, a aplicação deste trabalho ocorreu âmbito totalmente remoto, devido ao distanciamento social ocasionado pela pandemia do COVID-19, mostrando, portanto, uma versatilidade quanto à sua metodologia de aplicação. Neste contexto, pode-se dizer que os encontros com os alunos podem ser tanto presenciais, seguindo a proposta original do produto educacional, quanto à distância, como mostrado neste trabalho, com a coleta de dados apresentada. A proposta deste trabalho é, portanto, combinar metodologias ativas para direcionar o minicurso, que, por sua vez, poderá ser utilizado pelo professor de Física para ser aplicado em qualquer série do Ensino Médio. Os resultados de aplicação deste trabalho foram satisfatórios, dadas as circunstâncias de sua aplicação. As aulas previstas para serem presenciais, e, que ocorreram de forma remota, não prejudicou a proposta inicial, de acordo com a concepção dos alunos participantes. Com isso, pode-se dizer que a proposta de um minicurso de ensino híbrido de Astronomia pode ser desenvolvida em qualquer ambiente e para vários públicos das escolas de Ensino Médio, ou até mesmo para o ensino Superior.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-08T11:55:32Z
2021-11-08T11:55:32Z
2021-09-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/215018
33283010001P5
url http://hdl.handle.net/11449/215018
identifier_str_mv 33283010001P5
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797790253677805568