Diretrizes do CEP/UFSM para a análise de projetos da área de ciências humanas e sociais
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educa (Porto Velho) |
Texto Completo: | https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/5642 |
Resumo: | O Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Universidade Federal de Santa Maria/RS, funciona desde 1996 e recebe um número expressivo de submissões para análise ética a cada ano. O objetivo deste texto é apresentar, no âmbito do CEP/UFSM, as diretrizes gerais seguidas para a análise de projetos oriundos de pesquisadores da área de Ciências Humanas e Sociais. Para tanto, abordam-se as principais pautas relacionadas com aspectos éticos em pesquisa em Ciências Humanas e Sociais, a resolução CNS Nº 510/16 e as pendências que comparecem com mais frequência nos projetos apresentados ao CEP/UFSM. Em termos gerais, conclui-se pela conveniência de que se analise cada projeto a partir das particularidades conceituais e das práticas mobilizadas, bem como se intensifique a sensibilização dos integrantes dos comitês para as pautas das pesquisas em Ciências Humanas e Sociais. |
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Diretrizes do CEP/UFSM para a análise de projetos da área de ciências humanas e sociaisDirectrices del cep/ufsm para análisis de proyectos del área de ciencias humanas y socialesCEP/UFSM guidelines to projects analysis of humane and social scienceÉticapesquisa com seres humanosciências humanas e sociaisEducaçãoÉtica. Pesquisa con Seres Humanos. Ciencias Humanas y Sociales.Ethics. Research with Human. Humane and Social Science.O Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Universidade Federal de Santa Maria/RS, funciona desde 1996 e recebe um número expressivo de submissões para análise ética a cada ano. O objetivo deste texto é apresentar, no âmbito do CEP/UFSM, as diretrizes gerais seguidas para a análise de projetos oriundos de pesquisadores da área de Ciências Humanas e Sociais. Para tanto, abordam-se as principais pautas relacionadas com aspectos éticos em pesquisa em Ciências Humanas e Sociais, a resolução CNS Nº 510/16 e as pendências que comparecem com mais frequência nos projetos apresentados ao CEP/UFSM. Em termos gerais, conclui-se pela conveniência de que se analise cada projeto a partir das particularidades conceituais e das práticas mobilizadas, bem como se intensifique a sensibilização dos integrantes dos comitês para as pautas das pesquisas em Ciências Humanas e Sociais. The Ethics Committee on Human Research at the Federal University of Santa Maria/RS works since 1996 and have an expressive number of submissions to ethical analysis each year. The goal of this text is to present, within the CEP/UFSM, the general guidelines to be followed when analyzing projects from researchers of Humane and Social Science. Therefore, it is approached the main guidelines related to ethical aspects in research in Humane and Social Science, the resolution CNS Nº 510/16 and the backlog that show up more often in projects presented to CEP/UFSM. In general terms, it shows that it is needed to analyze each project from its conceptual particularities and mobilized practices, as well as deepen the awareness of members of the committees for the research guidelines in Humane and Social Science.El Comité de Ética en Pesquisa con Seres Humanos de la Universidad Federal de Santa María/RS funciona desde 1996 y recibe un número expresivo de presentaciones para análisis ética a cada año. El objetivo de este texto es presentar, en el ámbito del CEP/UFSM, las directrices generales seguidas para el análisis de proyectos oriundos de investigadores del Área de Ciencias Humanas y Sociales. Para tanto, se abordan las principales pautas relacionadas con aspectos éticos en pesquisa en Ciencias Humanas y Sociales, la resolución CNS Nº 510/16 y las pendencias que comparecen con más frecuencia en los proyectos presentados al CEP/UFSM. En términos generales se demuestra que es preciso que se analice cada proyecto a partir de las particularidades conceptuales y de las prácticas movilizadas, los que puede presuponer la ampliación de lo que se entiende por pesquisa y ciencia, bien como se profundice la sensibilización de los integrantes de los comités para las pautas de las pesquisas en Ciencias Humanas y Sociales.Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)2021-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionQualitativoapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/564210.26568/2359-2087.2021.5642EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 8 (2021); 1-162359-20872359-208710.26568/educa.v8i0reponame:Educa (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/5642/4297Copyright (c) 2022 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessQuadros, Claudemir de2022-01-02T22:26:12Zoai:periodicos.unir.br:article/5642Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCAPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/oairevistaeduca@unir.br || dti@unir.br2359-20872359-2087opendoar:2022-01-02T22:26:12Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false |
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