O poder na escola para Max Weber: a burocracia como forma de manutenção da ordem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educa (Porto Velho) |
Texto Completo: | https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/6246 |
Resumo: | Neste estudo pretende-se analisar, com base na sociologia compreensiva de Max Weber, como as relações com o poder foram construídas no ambiente escolar. A pesquisa caracterizou-se como revisão de literatura, por meio da análise de artigos, dissertações, teses e livros que abordam o poder atribuído à escola e o poder exercido por ela em suas relações. Na concepção weberiana, a educação passa a ser considerada prestação de serviço destinada a um público específico e com objetivos específicos; assim, as escolas estariam sujeitas aos domínios da burocracia. Observa-se que o poder simbólico de Bourdieu bem como o poder formal e impessoal de Weber são utilizados no cotidiano escolar, pois as decisões e possíveis punições surgem como mecanismos para controlar os antagonismos naturais que existem nesse espaço. No atual cenário, cabe à escola colaborar para a formação de um sujeito livre, que possa resistir, transformar-se, produzir um verdadeiro saber e conquistar seu real poder. |
id |
UNIR-3_ba5769799f84c0389b0149167c72c39a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.unir.br:article/6246 |
network_acronym_str |
UNIR-3 |
network_name_str |
Educa (Porto Velho) |
repository_id_str |
|
spelling |
O poder na escola para Max Weber: a burocracia como forma de manutenção da ordemThe power in the school, according to Max Weber: bureaucracy as a means of maintaining orderEl poder en la escuela, de acuerdo con Max Weber: la burocracia como medio para mantener el ordenEducação pública. Ensino gratuito. Burocracia. Poder.370 - EducaçãoPublic educationFree educationBureaucracyPowerEducación públicaEducación gratuitaBurocraciaPoderNeste estudo pretende-se analisar, com base na sociologia compreensiva de Max Weber, como as relações com o poder foram construídas no ambiente escolar. A pesquisa caracterizou-se como revisão de literatura, por meio da análise de artigos, dissertações, teses e livros que abordam o poder atribuído à escola e o poder exercido por ela em suas relações. Na concepção weberiana, a educação passa a ser considerada prestação de serviço destinada a um público específico e com objetivos específicos; assim, as escolas estariam sujeitas aos domínios da burocracia. Observa-se que o poder simbólico de Bourdieu bem como o poder formal e impessoal de Weber são utilizados no cotidiano escolar, pois as decisões e possíveis punições surgem como mecanismos para controlar os antagonismos naturais que existem nesse espaço. No atual cenário, cabe à escola colaborar para a formação de um sujeito livre, que possa resistir, transformar-se, produzir um verdadeiro saber e conquistar seu real poder. En este estudio se pretende analizar, a partir de la sociología comprensiva de Max Weber, cómo se construyeron las relaciones con el poder en el ámbito escolar. La investigación se caracterizó como revisión bibliográfica, a través del análisis de artículos, disertaciones, tesis y libros que abordan el poder atribuido a la escuela y el poder ejercido por ella en sus relaciones. En la concepción weberiana, la educación se considera una prestación de servicios dirigida a un público concreto y con unos objetivos específicos; así, las escuelas estarían sujetas a los dominios de la burocracia. Se observa que tanto el poder simbólico de Bourdieu como el poder formal e impersonal de Weber se utilizan en la escuela cotidiana, ya que las decisiones y los posibles castigos surgen como mecanismos para controlar los antagonismos naturales que existen en este espacio. En el escenario actual, corresponde a la escuela colaborar para la formación de un sujeto libre, que pueda resistir, transformarse, producir un verdadero conocimiento y conquistar su poder real.In this study it is intended to analyze, based on Max Weber's comprehensive sociology, how relations with power were built in the school environment. The research is characterized as a literature review, through the analysis of articles, dissertations, theses, and books that address the power attributed to the school and the power exercised by it in its relations. In the Weberian conception, education is considered a service rendered to a specific public with specific objectives; thus, schools would be subject to the domains of bureaucracy. It can be observed that Bourdieu's symbolic power, as well as Weber's formal and impersonal power, are used in everyday school life, since decisions and possible punishments appear as mechanisms to control the natural antagonisms that exist in this space. In the current scenario, it is up to the school to collaborate for the formation of a free subject, who can resist, transform himself, produce a true knowledge, and conquer his real power.Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)2022-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesRevisão de Literaturaapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/624610.26568/2359-2087.2022.6246EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 9 (2022); 1-152359-20872359-208710.26568/educa.v9i0reponame:Educa (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/6246/322Copyright (c) 2023 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRamos, Jorge MarcosTavares, Sérgio Marcos Nogueira2023-01-21T17:10:59Zoai:periodicos.unir.br:article/6246Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCAPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/oairevistaeduca@unir.br || dti@unir.br2359-20872359-2087opendoar:2023-01-21T17:10:59Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O poder na escola para Max Weber: a burocracia como forma de manutenção da ordem The power in the school, according to Max Weber: bureaucracy as a means of maintaining order El poder en la escuela, de acuerdo con Max Weber: la burocracia como medio para mantener el orden |
title |
O poder na escola para Max Weber: a burocracia como forma de manutenção da ordem |
spellingShingle |
O poder na escola para Max Weber: a burocracia como forma de manutenção da ordem Ramos, Jorge Marcos Educação pública. Ensino gratuito. Burocracia. Poder. 370 - Educação Public education Free education Bureaucracy Power Educación pública Educación gratuita Burocracia Poder |
title_short |
O poder na escola para Max Weber: a burocracia como forma de manutenção da ordem |
title_full |
O poder na escola para Max Weber: a burocracia como forma de manutenção da ordem |
title_fullStr |
O poder na escola para Max Weber: a burocracia como forma de manutenção da ordem |
title_full_unstemmed |
O poder na escola para Max Weber: a burocracia como forma de manutenção da ordem |
title_sort |
O poder na escola para Max Weber: a burocracia como forma de manutenção da ordem |
author |
Ramos, Jorge Marcos |
author_facet |
Ramos, Jorge Marcos Tavares, Sérgio Marcos Nogueira |
author_role |
author |
author2 |
Tavares, Sérgio Marcos Nogueira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ramos, Jorge Marcos Tavares, Sérgio Marcos Nogueira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação pública. Ensino gratuito. Burocracia. Poder. 370 - Educação Public education Free education Bureaucracy Power Educación pública Educación gratuita Burocracia Poder |
topic |
Educação pública. Ensino gratuito. Burocracia. Poder. 370 - Educação Public education Free education Bureaucracy Power Educación pública Educación gratuita Burocracia Poder |
description |
Neste estudo pretende-se analisar, com base na sociologia compreensiva de Max Weber, como as relações com o poder foram construídas no ambiente escolar. A pesquisa caracterizou-se como revisão de literatura, por meio da análise de artigos, dissertações, teses e livros que abordam o poder atribuído à escola e o poder exercido por ela em suas relações. Na concepção weberiana, a educação passa a ser considerada prestação de serviço destinada a um público específico e com objetivos específicos; assim, as escolas estariam sujeitas aos domínios da burocracia. Observa-se que o poder simbólico de Bourdieu bem como o poder formal e impessoal de Weber são utilizados no cotidiano escolar, pois as decisões e possíveis punições surgem como mecanismos para controlar os antagonismos naturais que existem nesse espaço. No atual cenário, cabe à escola colaborar para a formação de um sujeito livre, que possa resistir, transformar-se, produzir um verdadeiro saber e conquistar seu real poder. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares Revisão de Literatura |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/6246 10.26568/2359-2087.2022.6246 |
url |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/6246 |
identifier_str_mv |
10.26568/2359-2087.2022.6246 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/6246/322 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO) |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO) |
dc.source.none.fl_str_mv |
EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 9 (2022); 1-15 2359-2087 2359-2087 10.26568/educa.v9i0 reponame:Educa (Porto Velho) instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR) instacron:UNIR |
instname_str |
Universidade Federal de Rondônia (UNIR) |
instacron_str |
UNIR |
institution |
UNIR |
reponame_str |
Educa (Porto Velho) |
collection |
Educa (Porto Velho) |
repository.name.fl_str_mv |
Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaeduca@unir.br || dti@unir.br |
_version_ |
1797174541452050432 |