A EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL E A PRESENÇA DE MONOGRAFIAS DE ESTUDANTES BRASILEIROS NA BIBLIOTECA DO CREFAL/MÉXICO (1952 - 1956)
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educa (Porto Velho) |
Texto Completo: | https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/7230 |
Resumo: | Este texto tem por objetivo identificar a presença de estudantes brasileiros no primeiro Centro Regional de Educación Fundamental para la América Latina (Crefal), em Pátzcuaro, Michoacán, México, entre 1952 e 1956, tendo em vista a formação de especialistas para a Educação Fundamental. Como fruto da passagem desses estudantes, foram produzidas monografias que compõem o acervo da Biblioteca “Lucas Ortiz”. O Crefal, nesse período, formava líderes e educadores com base nos pressupostos da Educação Fundamental. Trata-se de um trabalho histórico com metodologia da História Conectada, centrada na pesquisa documental de fontes encontradas na Biblioteca “Lucas Ortiz”. Pode-se concluir que a presença de estudantes brasileiros no Crefal se deve a uma rede de relações estabelecida por Lourenço Filho com intelectuais mexicanos, mediada pela Unesco e Crefal. |
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A EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL E A PRESENÇA DE MONOGRAFIAS DE ESTUDANTES BRASILEIROS NA BIBLIOTECA DO CREFAL/MÉXICO (1952 - 1956)THE FUNDAMENTAL EDUCATION AND THE PRESENCE OF BRAZILIAN STUDENTS’ MONOGRAPHS IN THE LIBRARY OF CREFAL/MEXICO (1952 - 1956)LA EDUCACIÓN FUNDAMENTAL Y LA PRESENCIA DE MONOGRAFÍAS DE ESTUDIANTES BRASILEÑOS EN LA BIBLIOTECA DEL CREFAL/MÉXICO (1952 - 1956)BrazilMexicoCREFALBrasilMéxicoCREFAL Brasil MéxicoCrefalEste texto tem por objetivo identificar a presença de estudantes brasileiros no primeiro Centro Regional de Educación Fundamental para la América Latina (Crefal), em Pátzcuaro, Michoacán, México, entre 1952 e 1956, tendo em vista a formação de especialistas para a Educação Fundamental. Como fruto da passagem desses estudantes, foram produzidas monografias que compõem o acervo da Biblioteca “Lucas Ortiz”. O Crefal, nesse período, formava líderes e educadores com base nos pressupostos da Educação Fundamental. Trata-se de um trabalho histórico com metodologia da História Conectada, centrada na pesquisa documental de fontes encontradas na Biblioteca “Lucas Ortiz”. Pode-se concluir que a presença de estudantes brasileiros no Crefal se deve a uma rede de relações estabelecida por Lourenço Filho com intelectuais mexicanos, mediada pela Unesco e Crefal.This text aims to identify the presence of Brazilian students in the first Regional Center for Fundamental Education for Latin America (Crefal) in Pátzcuaro, Michoacán, Mexico, between 1952 and 1956. As a result of the passage of these students, monographs were produced that compose the collection of the “Lucas Ortiz” Library. Crefal, during this period, formed leaders and educators based on the assumptions of Elementary Education. It is a historical work with Connected History methodology, centered on documentary research of sources found in the “Lucas Ortiz” Library. It can be concluded that the presence of Brazilian students at Crefal is due to a network of relationships established by Lourenço Filho with Mexican intellectuals, mediated by Unesco and Crefal.Este texto tiene como objetivo identificar la presencia de estudiantes brasileños en el primer Centro Regional de Educación Fundamental para la América Latina (Crefal), en Pátzcuaro, Michoacán, México, entre 1952 y 1956. Como resultado del paso de estos estudiantes, se produjeron monografías que integran el acervo de la Biblioteca “Lucas Ortiz”. Crefal, durante este período, formó líderes y educadores a partir de los presupuestos de la Educación Primaria. Es un trabajo histórico com metodología de Historia Conectada, centrado en la investigación documental de fuentes encontradas en la Biblioteca “Lucas Ortiz”. Se puede concluir que la presencia de estudiantes brasileños en el Crefal se debe a una red de relaciones establecida por Lourenço Filho com intelectuales mexicanos, mediada por la Unesco y el Crefal.Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)2023-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/723010.26568/2359-2087.2023.7230EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 10 (2023); 1-152359-20872359-208710.26568/educa.v10ireponame:Educa (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/7230/1329https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Rony Rei do NascimentoNery , Ana Clara Bortoleto Mesquita, Ilka Miglio2024-02-28T00:30:04Zoai:periodicos.unir.br:article/7230Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCAPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/oairevistaeduca@unir.br || dti@unir.br2359-20872359-2087opendoar:2024-02-28T00:30:04Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false |
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