“Radiaciones continentales”: circulação de modelos educacionais para a educação rural no espaço Brasil-México (1940-1950)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Rony Rei do Nascimento [UNESP]
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/204255
Resumo: Esta tese tem por objetivo compreender a circulação de ideias de educação rural no Brasil e no México, entre as décadas de 1940 e 1950. A porta de entrada para o desenvolvimento desta tese foram as duas viagens do educador brasileiro Manoel Bergstrom Lourenço Filho ao México, inserido em um movimento de ideias e sujeitos (políticos, educadores e intelectuais) em conferências, congressos, reuniões, comitês, impressos e documentos norteadores das políticas educacionais, levados a cabo pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), pelo Centro Regional de Educação Fundamental para a América Latina (Crefal) e pela Organização dos Estados Americanos (OEA). Trata-se, portanto, de uma investigação acerca da circulação de ideias que nortearam a educação rural no Brasil, em tempos em que o México se colocava como referência exitosa de educação rural para toda a América Latina. Em relação às opções teórico-metodológicas, trata-se de um trabalho histórico com metodologia da História Conectada, centrada na pesquisa documental e bibliográfica. Utiliza-se, principalmente, a noção de “circulação de modelos pedagógicos” para construir a trama de relações que se estabelecem nesta tese. Tomam-se como fontes livros, manuscritos, relatórios, jornais, revistas, recomendações, boletins demográficos, fotografias e correspondências. Por fim, pode-se concluir que a circulação de ideias de educação rural no Brasil e no México se fez pela atuação da Unesco, Crefal e OEA, na medida em que esses organismos se apropriaram de um “modelo revolucionário” mexicano de educação rural, o qual foi redimensionado e implementado em ambos os países em uma perspectiva liberal, aliado a um plano de governo capitalista.
id UNSP_8f770e2fb34c380185618d78c0e7b472
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/204255
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling “Radiaciones continentales”: circulação de modelos educacionais para a educação rural no espaço Brasil-México (1940-1950)“Radiaciones continentales”: circulation of educational models for rural education in the Brazil-Mexico space (1940-1950)Educação ruralUnescoCrefalOEABrasilMéxicoRural educationOASBrazilEsta tese tem por objetivo compreender a circulação de ideias de educação rural no Brasil e no México, entre as décadas de 1940 e 1950. A porta de entrada para o desenvolvimento desta tese foram as duas viagens do educador brasileiro Manoel Bergstrom Lourenço Filho ao México, inserido em um movimento de ideias e sujeitos (políticos, educadores e intelectuais) em conferências, congressos, reuniões, comitês, impressos e documentos norteadores das políticas educacionais, levados a cabo pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), pelo Centro Regional de Educação Fundamental para a América Latina (Crefal) e pela Organização dos Estados Americanos (OEA). Trata-se, portanto, de uma investigação acerca da circulação de ideias que nortearam a educação rural no Brasil, em tempos em que o México se colocava como referência exitosa de educação rural para toda a América Latina. Em relação às opções teórico-metodológicas, trata-se de um trabalho histórico com metodologia da História Conectada, centrada na pesquisa documental e bibliográfica. Utiliza-se, principalmente, a noção de “circulação de modelos pedagógicos” para construir a trama de relações que se estabelecem nesta tese. Tomam-se como fontes livros, manuscritos, relatórios, jornais, revistas, recomendações, boletins demográficos, fotografias e correspondências. Por fim, pode-se concluir que a circulação de ideias de educação rural no Brasil e no México se fez pela atuação da Unesco, Crefal e OEA, na medida em que esses organismos se apropriaram de um “modelo revolucionário” mexicano de educação rural, o qual foi redimensionado e implementado em ambos os países em uma perspectiva liberal, aliado a um plano de governo capitalista.This thesis aims to understand the circulation of rural education ideas both in Brazil and Mexico, between the 1940s and the 1950s. The gateway to the development of this manuscript was two trips taken by Manoel Bergstrom Lourenço Filho, Brazilian educator, to Mexico; he is part of a movement of ideas and figures (politicians, educators and intellectuals) brought together through conferences, congresses, meetings, committees, printed materials and documents that guided educational policies, all carried out by the United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO), by the Regional Center for Fundamental Education in Latin America (Crefal) and by the Organization of American States (OAS). It is, therefore, an investigation about the circulation of ideas that guided rural education in Brazil, at a time when Mexico was standing as a successful reference of rural education for all of Latin America. Regarding theoretical and methodological options, it is a historical work whose methodology is founded on Connected History, which is centered on documentary and bibliographic research. It mainly adopts the notion of “circulation of pedagogical models” to weave the web of relations that are established in this thesis. Books, manuscripts, reports, newspapers, magazines and journals, recommendations, population bulletins, photographs and letters are used as sources. Finally, it is possible to conclude that the circulation of rural education ideas in Brazil and Mexico was enabled by the actions of UNESCO, the Crefal and the OAS, since these bodies appropriated a “revolutionary Mexican model” of rural education, which was redefined and implemented in both countries from a liberal perspective, combined with a capitalist government plan.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES/PRINT: 88887.364602/2019-00CNPq: 141341/2017-3Universidade Estadual Paulista (Unesp)Nery, Ana Clara Bortoleto [UNESP]Mesquita, Ilka Miglio deUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Rony Rei do Nascimento [UNESP]2021-04-01T12:31:20Z2021-04-01T12:31:20Z2021-03-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/20425533004110040P5porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-08-13T15:36:11Zoai:repositorio.unesp.br:11449/204255Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-13T15:36:11Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv “Radiaciones continentales”: circulação de modelos educacionais para a educação rural no espaço Brasil-México (1940-1950)
“Radiaciones continentales”: circulation of educational models for rural education in the Brazil-Mexico space (1940-1950)
title “Radiaciones continentales”: circulação de modelos educacionais para a educação rural no espaço Brasil-México (1940-1950)
spellingShingle “Radiaciones continentales”: circulação de modelos educacionais para a educação rural no espaço Brasil-México (1940-1950)
Silva, Rony Rei do Nascimento [UNESP]
Educação rural
Unesco
Crefal
OEA
Brasil
México
Rural education
OAS
Brazil
title_short “Radiaciones continentales”: circulação de modelos educacionais para a educação rural no espaço Brasil-México (1940-1950)
title_full “Radiaciones continentales”: circulação de modelos educacionais para a educação rural no espaço Brasil-México (1940-1950)
title_fullStr “Radiaciones continentales”: circulação de modelos educacionais para a educação rural no espaço Brasil-México (1940-1950)
title_full_unstemmed “Radiaciones continentales”: circulação de modelos educacionais para a educação rural no espaço Brasil-México (1940-1950)
title_sort “Radiaciones continentales”: circulação de modelos educacionais para a educação rural no espaço Brasil-México (1940-1950)
author Silva, Rony Rei do Nascimento [UNESP]
author_facet Silva, Rony Rei do Nascimento [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nery, Ana Clara Bortoleto [UNESP]
Mesquita, Ilka Miglio de
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Rony Rei do Nascimento [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação rural
Unesco
Crefal
OEA
Brasil
México
Rural education
OAS
Brazil
topic Educação rural
Unesco
Crefal
OEA
Brasil
México
Rural education
OAS
Brazil
description Esta tese tem por objetivo compreender a circulação de ideias de educação rural no Brasil e no México, entre as décadas de 1940 e 1950. A porta de entrada para o desenvolvimento desta tese foram as duas viagens do educador brasileiro Manoel Bergstrom Lourenço Filho ao México, inserido em um movimento de ideias e sujeitos (políticos, educadores e intelectuais) em conferências, congressos, reuniões, comitês, impressos e documentos norteadores das políticas educacionais, levados a cabo pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), pelo Centro Regional de Educação Fundamental para a América Latina (Crefal) e pela Organização dos Estados Americanos (OEA). Trata-se, portanto, de uma investigação acerca da circulação de ideias que nortearam a educação rural no Brasil, em tempos em que o México se colocava como referência exitosa de educação rural para toda a América Latina. Em relação às opções teórico-metodológicas, trata-se de um trabalho histórico com metodologia da História Conectada, centrada na pesquisa documental e bibliográfica. Utiliza-se, principalmente, a noção de “circulação de modelos pedagógicos” para construir a trama de relações que se estabelecem nesta tese. Tomam-se como fontes livros, manuscritos, relatórios, jornais, revistas, recomendações, boletins demográficos, fotografias e correspondências. Por fim, pode-se concluir que a circulação de ideias de educação rural no Brasil e no México se fez pela atuação da Unesco, Crefal e OEA, na medida em que esses organismos se apropriaram de um “modelo revolucionário” mexicano de educação rural, o qual foi redimensionado e implementado em ambos os países em uma perspectiva liberal, aliado a um plano de governo capitalista.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-01T12:31:20Z
2021-04-01T12:31:20Z
2021-03-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/204255
33004110040P5
url http://hdl.handle.net/11449/204255
identifier_str_mv 33004110040P5
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128117569486848