O processo de formação continuada de professores: ações do gestor escolar voltadas a transformação das práticas pedagógicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educa (Porto Velho) |
Texto Completo: | https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1498 |
Resumo: | Este artigo apresenta uma abordagem sobre a formação continuada de professores e a atuação do gestor escolar, enquanto articulador e motivador da participação dos docentes nas ações formativas. Objetiva fornecer subsídios para que os educadores compreendam a importância da formação continuada como oportunidade de reflexão da sua prática e reconheçam a escola como espaço favorável para o desenvolvimento dessa formação. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica que pontua a formação continuada como um desafio ao gestor escolar, suscitando vários questionamentos que servirão de estudo para pesquisas futuras. Conclui-se que o gestor e a equipe pedagógica devem assumir uma postura ativa e dinâmica não se deixando desanimar diante dos desafios que se apresentam para a efetivação da formação continuada, consolidando essa ação com práticas planejadas e referendadas no Projeto Político Pedagógico da Escola. Destaca-se a necessidade do gestor escolar não descuidar de sua própria formação e ser sensível a formação dos integrantes da escola para que as ações empreendidas no processo de formação continuada de professores possam convergir para a transformação das práticas pedagógicas alicerçadas em uma concepção crítica da educação. |
id |
UNIR-3_d4f365bfebeb269160a7b3268dc90bea |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.unir.br:article/1498 |
network_acronym_str |
UNIR-3 |
network_name_str |
Educa (Porto Velho) |
repository_id_str |
|
spelling |
O processo de formação continuada de professores: ações do gestor escolar voltadas a transformação das práticas pedagógicasFormação continuada. Ação reflexiva. Gestor escolar.Este artigo apresenta uma abordagem sobre a formação continuada de professores e a atuação do gestor escolar, enquanto articulador e motivador da participação dos docentes nas ações formativas. Objetiva fornecer subsídios para que os educadores compreendam a importância da formação continuada como oportunidade de reflexão da sua prática e reconheçam a escola como espaço favorável para o desenvolvimento dessa formação. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica que pontua a formação continuada como um desafio ao gestor escolar, suscitando vários questionamentos que servirão de estudo para pesquisas futuras. Conclui-se que o gestor e a equipe pedagógica devem assumir uma postura ativa e dinâmica não se deixando desanimar diante dos desafios que se apresentam para a efetivação da formação continuada, consolidando essa ação com práticas planejadas e referendadas no Projeto Político Pedagógico da Escola. Destaca-se a necessidade do gestor escolar não descuidar de sua própria formação e ser sensível a formação dos integrantes da escola para que as ações empreendidas no processo de formação continuada de professores possam convergir para a transformação das práticas pedagógicas alicerçadas em uma concepção crítica da educação. Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)2015-10-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/149810.26568/2359-2087.2015.1498EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 2 n. 3 (2015); 144-1582359-20872359-208710.26568/educa.v2i3reponame:Educa (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1498/1474Siqueira, Adriana Oliveira dos SantosAguiar, Maria SousaColares, Maria Lília Imbiriba Sousainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-05-03T19:25:06Zoai:periodicos.unir.br:article/1498Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCAPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/oairevistaeduca@unir.br || dti@unir.br2359-20872359-2087opendoar:2017-05-03T19:25:06Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O processo de formação continuada de professores: ações do gestor escolar voltadas a transformação das práticas pedagógicas |
title |
O processo de formação continuada de professores: ações do gestor escolar voltadas a transformação das práticas pedagógicas |
spellingShingle |
O processo de formação continuada de professores: ações do gestor escolar voltadas a transformação das práticas pedagógicas Siqueira, Adriana Oliveira dos Santos Formação continuada. Ação reflexiva. Gestor escolar. |
title_short |
O processo de formação continuada de professores: ações do gestor escolar voltadas a transformação das práticas pedagógicas |
title_full |
O processo de formação continuada de professores: ações do gestor escolar voltadas a transformação das práticas pedagógicas |
title_fullStr |
O processo de formação continuada de professores: ações do gestor escolar voltadas a transformação das práticas pedagógicas |
title_full_unstemmed |
O processo de formação continuada de professores: ações do gestor escolar voltadas a transformação das práticas pedagógicas |
title_sort |
O processo de formação continuada de professores: ações do gestor escolar voltadas a transformação das práticas pedagógicas |
author |
Siqueira, Adriana Oliveira dos Santos |
author_facet |
Siqueira, Adriana Oliveira dos Santos Aguiar, Maria Sousa Colares, Maria Lília Imbiriba Sousa |
author_role |
author |
author2 |
Aguiar, Maria Sousa Colares, Maria Lília Imbiriba Sousa |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Siqueira, Adriana Oliveira dos Santos Aguiar, Maria Sousa Colares, Maria Lília Imbiriba Sousa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação continuada. Ação reflexiva. Gestor escolar. |
topic |
Formação continuada. Ação reflexiva. Gestor escolar. |
description |
Este artigo apresenta uma abordagem sobre a formação continuada de professores e a atuação do gestor escolar, enquanto articulador e motivador da participação dos docentes nas ações formativas. Objetiva fornecer subsídios para que os educadores compreendam a importância da formação continuada como oportunidade de reflexão da sua prática e reconheçam a escola como espaço favorável para o desenvolvimento dessa formação. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica que pontua a formação continuada como um desafio ao gestor escolar, suscitando vários questionamentos que servirão de estudo para pesquisas futuras. Conclui-se que o gestor e a equipe pedagógica devem assumir uma postura ativa e dinâmica não se deixando desanimar diante dos desafios que se apresentam para a efetivação da formação continuada, consolidando essa ação com práticas planejadas e referendadas no Projeto Político Pedagógico da Escola. Destaca-se a necessidade do gestor escolar não descuidar de sua própria formação e ser sensível a formação dos integrantes da escola para que as ações empreendidas no processo de formação continuada de professores possam convergir para a transformação das práticas pedagógicas alicerçadas em uma concepção crítica da educação. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-10-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1498 10.26568/2359-2087.2015.1498 |
url |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1498 |
identifier_str_mv |
10.26568/2359-2087.2015.1498 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1498/1474 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO) |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO) |
dc.source.none.fl_str_mv |
EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 2 n. 3 (2015); 144-158 2359-2087 2359-2087 10.26568/educa.v2i3 reponame:Educa (Porto Velho) instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR) instacron:UNIR |
instname_str |
Universidade Federal de Rondônia (UNIR) |
instacron_str |
UNIR |
institution |
UNIR |
reponame_str |
Educa (Porto Velho) |
collection |
Educa (Porto Velho) |
repository.name.fl_str_mv |
Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaeduca@unir.br || dti@unir.br |
_version_ |
1797174541568442368 |