O processo de formação continuada de professores: ações do gestor escolar voltadas a transformação das práticas pedagógicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Siqueira, Adriana Oliveira dos Santos
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Aguiar, Maria Sousa, Colares, Maria Lília Imbiriba Sousa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educa (Porto Velho)
Texto Completo: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1498
Resumo: Este artigo apresenta uma abordagem sobre a formação continuada de professores e a atuação do gestor escolar, enquanto articulador e motivador da participação dos docentes nas ações formativas. Objetiva fornecer subsídios para que os educadores compreendam a importância da formação continuada como oportunidade de reflexão da sua prática e reconheçam a escola como espaço favorável para o desenvolvimento dessa formação. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica que pontua a formação continuada como um desafio ao gestor escolar, suscitando vários questionamentos que servirão de estudo para pesquisas futuras. Conclui-se que o gestor e a equipe pedagógica devem assumir uma postura ativa e dinâmica não se deixando desanimar diante dos desafios que se apresentam para a efetivação da formação continuada, consolidando essa ação com práticas planejadas e referendadas no Projeto Político Pedagógico da Escola. Destaca-se a necessidade do gestor escolar não descuidar de sua própria formação e ser sensível a formação dos integrantes da escola para que as ações empreendidas no processo de formação continuada de professores possam convergir para a transformação das práticas pedagógicas alicerçadas em uma concepção crítica da educação. 
id UNIR-3_d4f365bfebeb269160a7b3268dc90bea
oai_identifier_str oai:periodicos.unir.br:article/1498
network_acronym_str UNIR-3
network_name_str Educa (Porto Velho)
repository_id_str
spelling O processo de formação continuada de professores: ações do gestor escolar voltadas a transformação das práticas pedagógicasFormação continuada. Ação reflexiva. Gestor escolar.Este artigo apresenta uma abordagem sobre a formação continuada de professores e a atuação do gestor escolar, enquanto articulador e motivador da participação dos docentes nas ações formativas. Objetiva fornecer subsídios para que os educadores compreendam a importância da formação continuada como oportunidade de reflexão da sua prática e reconheçam a escola como espaço favorável para o desenvolvimento dessa formação. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica que pontua a formação continuada como um desafio ao gestor escolar, suscitando vários questionamentos que servirão de estudo para pesquisas futuras. Conclui-se que o gestor e a equipe pedagógica devem assumir uma postura ativa e dinâmica não se deixando desanimar diante dos desafios que se apresentam para a efetivação da formação continuada, consolidando essa ação com práticas planejadas e referendadas no Projeto Político Pedagógico da Escola. Destaca-se a necessidade do gestor escolar não descuidar de sua própria formação e ser sensível a formação dos integrantes da escola para que as ações empreendidas no processo de formação continuada de professores possam convergir para a transformação das práticas pedagógicas alicerçadas em uma concepção crítica da educação. Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)2015-10-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/149810.26568/2359-2087.2015.1498EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 2 n. 3 (2015); 144-1582359-20872359-208710.26568/educa.v2i3reponame:Educa (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1498/1474Siqueira, Adriana Oliveira dos SantosAguiar, Maria SousaColares, Maria Lília Imbiriba Sousainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-05-03T19:25:06Zoai:periodicos.unir.br:article/1498Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCAPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/oairevistaeduca@unir.br || dti@unir.br2359-20872359-2087opendoar:2017-05-03T19:25:06Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false
dc.title.none.fl_str_mv O processo de formação continuada de professores: ações do gestor escolar voltadas a transformação das práticas pedagógicas
title O processo de formação continuada de professores: ações do gestor escolar voltadas a transformação das práticas pedagógicas
spellingShingle O processo de formação continuada de professores: ações do gestor escolar voltadas a transformação das práticas pedagógicas
Siqueira, Adriana Oliveira dos Santos
Formação continuada. Ação reflexiva. Gestor escolar.
title_short O processo de formação continuada de professores: ações do gestor escolar voltadas a transformação das práticas pedagógicas
title_full O processo de formação continuada de professores: ações do gestor escolar voltadas a transformação das práticas pedagógicas
title_fullStr O processo de formação continuada de professores: ações do gestor escolar voltadas a transformação das práticas pedagógicas
title_full_unstemmed O processo de formação continuada de professores: ações do gestor escolar voltadas a transformação das práticas pedagógicas
title_sort O processo de formação continuada de professores: ações do gestor escolar voltadas a transformação das práticas pedagógicas
author Siqueira, Adriana Oliveira dos Santos
author_facet Siqueira, Adriana Oliveira dos Santos
Aguiar, Maria Sousa
Colares, Maria Lília Imbiriba Sousa
author_role author
author2 Aguiar, Maria Sousa
Colares, Maria Lília Imbiriba Sousa
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Siqueira, Adriana Oliveira dos Santos
Aguiar, Maria Sousa
Colares, Maria Lília Imbiriba Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Formação continuada. Ação reflexiva. Gestor escolar.
topic Formação continuada. Ação reflexiva. Gestor escolar.
description Este artigo apresenta uma abordagem sobre a formação continuada de professores e a atuação do gestor escolar, enquanto articulador e motivador da participação dos docentes nas ações formativas. Objetiva fornecer subsídios para que os educadores compreendam a importância da formação continuada como oportunidade de reflexão da sua prática e reconheçam a escola como espaço favorável para o desenvolvimento dessa formação. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica que pontua a formação continuada como um desafio ao gestor escolar, suscitando vários questionamentos que servirão de estudo para pesquisas futuras. Conclui-se que o gestor e a equipe pedagógica devem assumir uma postura ativa e dinâmica não se deixando desanimar diante dos desafios que se apresentam para a efetivação da formação continuada, consolidando essa ação com práticas planejadas e referendadas no Projeto Político Pedagógico da Escola. Destaca-se a necessidade do gestor escolar não descuidar de sua própria formação e ser sensível a formação dos integrantes da escola para que as ações empreendidas no processo de formação continuada de professores possam convergir para a transformação das práticas pedagógicas alicerçadas em uma concepção crítica da educação. 
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1498
10.26568/2359-2087.2015.1498
url https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1498
identifier_str_mv 10.26568/2359-2087.2015.1498
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1498/1474
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)
dc.source.none.fl_str_mv EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 2 n. 3 (2015); 144-158
2359-2087
2359-2087
10.26568/educa.v2i3
reponame:Educa (Porto Velho)
instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
instacron:UNIR
instname_str Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
instacron_str UNIR
institution UNIR
reponame_str Educa (Porto Velho)
collection Educa (Porto Velho)
repository.name.fl_str_mv Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
repository.mail.fl_str_mv revistaeduca@unir.br || dti@unir.br
_version_ 1797174541568442368