Utilização de recursos didáticos virtuais por supervisores do PIBID: realidade ou desafio a ser vencido?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sá Santos, Rodrigo de Andrade
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: de Andrade, Fernanda Borges, Pedrosa, Neide Borges, Isobe, Rogéria Moreira Rezende
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educa (Porto Velho)
Texto Completo: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/6111
Resumo: O estudo discute o impacto da experiência do Pibid na prática profissional de supervisores do Programa em relação à utilização das tecnologias da informação e comunicação. Analisa a forma como essas práticas interferem na formação inicial de professores, tendo em vista estarem estes supervisores na situação de coformadores de licenciandos/bolsistas. O processo de investigação pautou-se na convivência com os supervisores a fim de compreender o trabalho que realizam e, numa segunda etapa, foram realizadas as entrevistas semiestruturadas com os participantes. Percebemos um esforço enorme dos supervisores para realizarem um ensino onde ocorra maior participação dos alunos e, partindo desse ensino, trabalhar a formação dos bolsistas de Iniciação à Docência. Dentre os recursos que os supervisores gostariam de utilizar e não têm conseguido preponderou a utilização da internet em rede, que ainda não é uma realidade nas escolas onde trabalham. Detectamos que há certa desarticulação entre o que se ensina na graduação e o que se vivencia na realidade da sala de aula, tendo em vista que, segundo nos informaram os supervisores, o foco do trabalho dos docentes que atuam nas universidades incide fortemente no conteúdo previsto para ser vencido em suas disciplinas a cada semestre, sem uma articulação efetiva com as demandadas da educação básica.
id UNIR-3_db92b0d0644a2e662f69486a36588180
oai_identifier_str oai:periodicos.unir.br:article/6111
network_acronym_str UNIR-3
network_name_str Educa (Porto Velho)
repository_id_str
spelling Utilização de recursos didáticos virtuais por supervisores do PIBID: realidade ou desafio a ser vencido?Uso de recursos de enseñanza virtual por supervisores de PIBID: ¿realidad o reto por resolver?Use of virtual teaching resources by PIBID supervisors: reality or challenge to be solved?Formação de professores. Aprendizagem. Tecnologias da Informação e Comunicação.370 EducaçãoTeacher training. Learning. Information and Communication Technologies.Formación docente. Aprendiendo. Tecnologías de la información y la comunicación.O estudo discute o impacto da experiência do Pibid na prática profissional de supervisores do Programa em relação à utilização das tecnologias da informação e comunicação. Analisa a forma como essas práticas interferem na formação inicial de professores, tendo em vista estarem estes supervisores na situação de coformadores de licenciandos/bolsistas. O processo de investigação pautou-se na convivência com os supervisores a fim de compreender o trabalho que realizam e, numa segunda etapa, foram realizadas as entrevistas semiestruturadas com os participantes. Percebemos um esforço enorme dos supervisores para realizarem um ensino onde ocorra maior participação dos alunos e, partindo desse ensino, trabalhar a formação dos bolsistas de Iniciação à Docência. Dentre os recursos que os supervisores gostariam de utilizar e não têm conseguido preponderou a utilização da internet em rede, que ainda não é uma realidade nas escolas onde trabalham. Detectamos que há certa desarticulação entre o que se ensina na graduação e o que se vivencia na realidade da sala de aula, tendo em vista que, segundo nos informaram os supervisores, o foco do trabalho dos docentes que atuam nas universidades incide fortemente no conteúdo previsto para ser vencido em suas disciplinas a cada semestre, sem uma articulação efetiva com as demandadas da educação básica.The study discusses the impact of the Pibid experience on the professional practice of the Program supervisors in relation to the use of information and communication technologies. It analyzes how these practices interfere in the initial training of teachers, having in mind that these supervisors are in the situation of co-trainers of undergraduates/scholarship holders. The investigation process was based on living with the supervisors in order to understand the work they do and, in a second stage, semi-structured interviews were carried out with the participants. We noticed a huge effort by the supervisors to carry out teaching where there is greater participation of students and, based on this teaching, work on the training of scholarship holders for Initiation on Teaching. Among the resources that supervisors would like to use but have not been able to, the use of networked internet predominated which is still not a reality in the schools where they work. We detected that there is a certain disarticulation between what is taught in undergraduate courses and what is experienced in the reality of the classroom, considering that, as informed by the supervisors, the focus of the work of professors working in universities strongly focuses on the expected content to be won in their disciplines each semester, without an effective articulation with the demands of basic education.El estudio analiza el impacto de la experiencia de Pibid en la práctica profesional de los supervisores del Programa en relación con el uso de las tecnologías de la información y la comunicación. Se analiza cómo estas prácticas interfieren en la formación inicial de los docentes, considerando que estos supervisores se encuentran en la situación de co-formadores de pregrados / becarios. El proceso de investigación se basó en convivir con los supervisores para comprender el trabajo que realizan y, en una segunda etapa, se realizaron entrevistas semiestructuradas con los participantes. Notamos un gran esfuerzo por parte de los supervisores para realizar la docencia donde hay mayor participación de los estudiantes y, a partir de esta docencia, trabajar en la formación de los becarios para la Iniciación a la Docencia. Entre los recursos que a los supervisores les gustaría utilizar y no han podido utilizar, predominó el uso de internet en la red, que aún no es una realidad en las escuelas donde trabajan. Detectamos que existe una cierta desarticulación entre lo que se enseña en los cursos de pregrado y lo que se vive en la realidad del aula, considerando que, según informan los supervisores, el enfoque del trabajo de los profesores que laboran en las universidades se centra fuertemente en lo esperado. contenidos a ganar en sus asignaturas cada semestre, sin una articulación efectiva con las demandas de la educación básica.Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)2021-07-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesPesquisa Participanteapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/611110.26568/2359-2087.2021.6111EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 8 (2021); 1-252359-20872359-208710.26568/educa.v8i0reponame:Educa (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/6111/4185Copyright (c) 2021 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSá Santos, Rodrigo de Andradede Andrade, Fernanda BorgesPedrosa, Neide BorgesIsobe, Rogéria Moreira Rezende2022-01-02T22:26:09Zoai:periodicos.unir.br:article/6111Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCAPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/oairevistaeduca@unir.br || dti@unir.br2359-20872359-2087opendoar:2022-01-02T22:26:09Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false
dc.title.none.fl_str_mv Utilização de recursos didáticos virtuais por supervisores do PIBID: realidade ou desafio a ser vencido?
Uso de recursos de enseñanza virtual por supervisores de PIBID: ¿realidad o reto por resolver?
Use of virtual teaching resources by PIBID supervisors: reality or challenge to be solved?
title Utilização de recursos didáticos virtuais por supervisores do PIBID: realidade ou desafio a ser vencido?
spellingShingle Utilização de recursos didáticos virtuais por supervisores do PIBID: realidade ou desafio a ser vencido?
Sá Santos, Rodrigo de Andrade
Formação de professores. Aprendizagem. Tecnologias da Informação e Comunicação.
370 Educação
Teacher training. Learning. Information and Communication Technologies.
Formación docente. Aprendiendo. Tecnologías de la información y la comunicación.
title_short Utilização de recursos didáticos virtuais por supervisores do PIBID: realidade ou desafio a ser vencido?
title_full Utilização de recursos didáticos virtuais por supervisores do PIBID: realidade ou desafio a ser vencido?
title_fullStr Utilização de recursos didáticos virtuais por supervisores do PIBID: realidade ou desafio a ser vencido?
title_full_unstemmed Utilização de recursos didáticos virtuais por supervisores do PIBID: realidade ou desafio a ser vencido?
title_sort Utilização de recursos didáticos virtuais por supervisores do PIBID: realidade ou desafio a ser vencido?
author Sá Santos, Rodrigo de Andrade
author_facet Sá Santos, Rodrigo de Andrade
de Andrade, Fernanda Borges
Pedrosa, Neide Borges
Isobe, Rogéria Moreira Rezende
author_role author
author2 de Andrade, Fernanda Borges
Pedrosa, Neide Borges
Isobe, Rogéria Moreira Rezende
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sá Santos, Rodrigo de Andrade
de Andrade, Fernanda Borges
Pedrosa, Neide Borges
Isobe, Rogéria Moreira Rezende
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores. Aprendizagem. Tecnologias da Informação e Comunicação.
370 Educação
Teacher training. Learning. Information and Communication Technologies.
Formación docente. Aprendiendo. Tecnologías de la información y la comunicación.
topic Formação de professores. Aprendizagem. Tecnologias da Informação e Comunicação.
370 Educação
Teacher training. Learning. Information and Communication Technologies.
Formación docente. Aprendiendo. Tecnologías de la información y la comunicación.
description O estudo discute o impacto da experiência do Pibid na prática profissional de supervisores do Programa em relação à utilização das tecnologias da informação e comunicação. Analisa a forma como essas práticas interferem na formação inicial de professores, tendo em vista estarem estes supervisores na situação de coformadores de licenciandos/bolsistas. O processo de investigação pautou-se na convivência com os supervisores a fim de compreender o trabalho que realizam e, numa segunda etapa, foram realizadas as entrevistas semiestruturadas com os participantes. Percebemos um esforço enorme dos supervisores para realizarem um ensino onde ocorra maior participação dos alunos e, partindo desse ensino, trabalhar a formação dos bolsistas de Iniciação à Docência. Dentre os recursos que os supervisores gostariam de utilizar e não têm conseguido preponderou a utilização da internet em rede, que ainda não é uma realidade nas escolas onde trabalham. Detectamos que há certa desarticulação entre o que se ensina na graduação e o que se vivencia na realidade da sala de aula, tendo em vista que, segundo nos informaram os supervisores, o foco do trabalho dos docentes que atuam nas universidades incide fortemente no conteúdo previsto para ser vencido em suas disciplinas a cada semestre, sem uma articulação efetiva com as demandadas da educação básica.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
Pesquisa Participante
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/6111
10.26568/2359-2087.2021.6111
url https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/6111
identifier_str_mv 10.26568/2359-2087.2021.6111
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/6111/4185
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)
dc.source.none.fl_str_mv EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 8 (2021); 1-25
2359-2087
2359-2087
10.26568/educa.v8i0
reponame:Educa (Porto Velho)
instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
instacron:UNIR
instname_str Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
instacron_str UNIR
institution UNIR
reponame_str Educa (Porto Velho)
collection Educa (Porto Velho)
repository.name.fl_str_mv Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
repository.mail.fl_str_mv revistaeduca@unir.br || dti@unir.br
_version_ 1797174543460073472