A ética na Educação Física escolar no Ensino Médio: uma análise a partir da transversalidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educa (Porto Velho) |
Texto Completo: | https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/2011 |
Resumo: | Este artigo traz reflexões sobre a prática pedagógica na Educação Física Escolar no Ensino Médio com vistas a utilização da transversalidade do conhecimento para formação da cidadania. A questão norteadora foi como o conteúdo “ética” é trabalhado nas aulas de Educação Física no Ensino Médio? Com isso, o objetivo foi descrever como o tema transversal “ética” é trabalhado na prática pedagógica na/da Educação Física Escolar no Ensino Médio. Trata-se de uma pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa, realizada em duas escolas estaduais localizadas na zona sul de Porto Velho/RO. Os sujeitos da pesquisa foram quatro professores de Educação Física e vinte alunos que foram arguidos por meio de um questionário semiestruturado. A discussão dos dados foi delineada pela análise de conteúdo em Bardin (2009). Os resultados apontam que embora os docentes tenham afirmado que trabalham a ética na Educação Física Escolar, os alunos investigados não percebem este conteúdo nas aulas, o que pode, via de consequência, dificultar a necessária movimentação educacional transformadora da sociedade, no sentido de fomentar uma formação crítica e autônoma dos educandos. |
id |
UNIR-3_f095d902b0e5bd6154c725dd1d52d413 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.unir.br:article/2011 |
network_acronym_str |
UNIR-3 |
network_name_str |
Educa (Porto Velho) |
repository_id_str |
|
spelling |
A ética na Educação Física escolar no Ensino Médio: uma análise a partir da transversalidadeEducação Física EscolarEnsino MédioÉticaPrática EducativaÉticaEste artigo traz reflexões sobre a prática pedagógica na Educação Física Escolar no Ensino Médio com vistas a utilização da transversalidade do conhecimento para formação da cidadania. A questão norteadora foi como o conteúdo “ética” é trabalhado nas aulas de Educação Física no Ensino Médio? Com isso, o objetivo foi descrever como o tema transversal “ética” é trabalhado na prática pedagógica na/da Educação Física Escolar no Ensino Médio. Trata-se de uma pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa, realizada em duas escolas estaduais localizadas na zona sul de Porto Velho/RO. Os sujeitos da pesquisa foram quatro professores de Educação Física e vinte alunos que foram arguidos por meio de um questionário semiestruturado. A discussão dos dados foi delineada pela análise de conteúdo em Bardin (2009). Os resultados apontam que embora os docentes tenham afirmado que trabalham a ética na Educação Física Escolar, os alunos investigados não percebem este conteúdo nas aulas, o que pode, via de consequência, dificultar a necessária movimentação educacional transformadora da sociedade, no sentido de fomentar uma formação crítica e autônoma dos educandos. Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)2017-01-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/201110.26568/2359-2087.2016.2011EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 3 n. 6 (2016); 174-1922359-20872359-208710.26568/educa.v3i6reponame:Educa (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/2011/1731Carvalho Filho, Josué José deSilva, Sandra Soares daBarba, Clarides Henrich deMendonça, João Guilherme Rodriguesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-10-28T17:31:02Zoai:periodicos.unir.br:article/2011Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCAPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/oairevistaeduca@unir.br || dti@unir.br2359-20872359-2087opendoar:2017-10-28T17:31:02Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A ética na Educação Física escolar no Ensino Médio: uma análise a partir da transversalidade |
title |
A ética na Educação Física escolar no Ensino Médio: uma análise a partir da transversalidade |
spellingShingle |
A ética na Educação Física escolar no Ensino Médio: uma análise a partir da transversalidade Carvalho Filho, Josué José de Educação Física Escolar Ensino Médio Ética Prática Educativa Ética |
title_short |
A ética na Educação Física escolar no Ensino Médio: uma análise a partir da transversalidade |
title_full |
A ética na Educação Física escolar no Ensino Médio: uma análise a partir da transversalidade |
title_fullStr |
A ética na Educação Física escolar no Ensino Médio: uma análise a partir da transversalidade |
title_full_unstemmed |
A ética na Educação Física escolar no Ensino Médio: uma análise a partir da transversalidade |
title_sort |
A ética na Educação Física escolar no Ensino Médio: uma análise a partir da transversalidade |
author |
Carvalho Filho, Josué José de |
author_facet |
Carvalho Filho, Josué José de Silva, Sandra Soares da Barba, Clarides Henrich de Mendonça, João Guilherme Rodrigues |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Sandra Soares da Barba, Clarides Henrich de Mendonça, João Guilherme Rodrigues |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho Filho, Josué José de Silva, Sandra Soares da Barba, Clarides Henrich de Mendonça, João Guilherme Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Física Escolar Ensino Médio Ética Prática Educativa Ética |
topic |
Educação Física Escolar Ensino Médio Ética Prática Educativa Ética |
description |
Este artigo traz reflexões sobre a prática pedagógica na Educação Física Escolar no Ensino Médio com vistas a utilização da transversalidade do conhecimento para formação da cidadania. A questão norteadora foi como o conteúdo “ética” é trabalhado nas aulas de Educação Física no Ensino Médio? Com isso, o objetivo foi descrever como o tema transversal “ética” é trabalhado na prática pedagógica na/da Educação Física Escolar no Ensino Médio. Trata-se de uma pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa, realizada em duas escolas estaduais localizadas na zona sul de Porto Velho/RO. Os sujeitos da pesquisa foram quatro professores de Educação Física e vinte alunos que foram arguidos por meio de um questionário semiestruturado. A discussão dos dados foi delineada pela análise de conteúdo em Bardin (2009). Os resultados apontam que embora os docentes tenham afirmado que trabalham a ética na Educação Física Escolar, os alunos investigados não percebem este conteúdo nas aulas, o que pode, via de consequência, dificultar a necessária movimentação educacional transformadora da sociedade, no sentido de fomentar uma formação crítica e autônoma dos educandos. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-01-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/2011 10.26568/2359-2087.2016.2011 |
url |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/2011 |
identifier_str_mv |
10.26568/2359-2087.2016.2011 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/2011/1731 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO) |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO) |
dc.source.none.fl_str_mv |
EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 3 n. 6 (2016); 174-192 2359-2087 2359-2087 10.26568/educa.v3i6 reponame:Educa (Porto Velho) instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR) instacron:UNIR |
instname_str |
Universidade Federal de Rondônia (UNIR) |
instacron_str |
UNIR |
institution |
UNIR |
reponame_str |
Educa (Porto Velho) |
collection |
Educa (Porto Velho) |
repository.name.fl_str_mv |
Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaeduca@unir.br || dti@unir.br |
_version_ |
1797174542043447296 |