A ética na Educação Física escolar no Ensino Médio: uma análise a partir da transversalidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho Filho, Josué José de
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Silva, Sandra Soares da, Barba, Clarides Henrich de, Mendonça, João Guilherme Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educa (Porto Velho)
Texto Completo: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/2011
Resumo: Este artigo traz reflexões sobre a prática pedagógica na Educação Física Escolar no Ensino Médio com vistas a utilização da transversalidade do conhecimento para formação da cidadania. A questão norteadora foi como o conteúdo “ética” é trabalhado nas aulas de Educação Física no Ensino Médio? Com isso, o objetivo foi descrever como o tema transversal “ética” é trabalhado na prática pedagógica na/da Educação Física Escolar no Ensino Médio. Trata-se de uma pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa, realizada em duas escolas estaduais localizadas na zona sul de Porto Velho/RO. Os sujeitos da pesquisa foram quatro professores de Educação Física e vinte alunos que foram arguidos por meio de um questionário semiestruturado. A discussão dos dados foi delineada pela análise de conteúdo em Bardin (2009). Os resultados apontam que embora os docentes tenham afirmado que trabalham a ética na Educação Física Escolar, os alunos investigados não percebem este conteúdo nas aulas, o que pode, via de consequência, dificultar a necessária movimentação educacional transformadora da sociedade, no sentido de fomentar uma formação crítica e autônoma dos educandos.    
id UNIR-3_f095d902b0e5bd6154c725dd1d52d413
oai_identifier_str oai:periodicos.unir.br:article/2011
network_acronym_str UNIR-3
network_name_str Educa (Porto Velho)
repository_id_str
spelling A ética na Educação Física escolar no Ensino Médio: uma análise a partir da transversalidadeEducação Física EscolarEnsino MédioÉticaPrática EducativaÉticaEste artigo traz reflexões sobre a prática pedagógica na Educação Física Escolar no Ensino Médio com vistas a utilização da transversalidade do conhecimento para formação da cidadania. A questão norteadora foi como o conteúdo “ética” é trabalhado nas aulas de Educação Física no Ensino Médio? Com isso, o objetivo foi descrever como o tema transversal “ética” é trabalhado na prática pedagógica na/da Educação Física Escolar no Ensino Médio. Trata-se de uma pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa, realizada em duas escolas estaduais localizadas na zona sul de Porto Velho/RO. Os sujeitos da pesquisa foram quatro professores de Educação Física e vinte alunos que foram arguidos por meio de um questionário semiestruturado. A discussão dos dados foi delineada pela análise de conteúdo em Bardin (2009). Os resultados apontam que embora os docentes tenham afirmado que trabalham a ética na Educação Física Escolar, os alunos investigados não percebem este conteúdo nas aulas, o que pode, via de consequência, dificultar a necessária movimentação educacional transformadora da sociedade, no sentido de fomentar uma formação crítica e autônoma dos educandos.    Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)2017-01-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/201110.26568/2359-2087.2016.2011EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 3 n. 6 (2016); 174-1922359-20872359-208710.26568/educa.v3i6reponame:Educa (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/2011/1731Carvalho Filho, Josué José deSilva, Sandra Soares daBarba, Clarides Henrich deMendonça, João Guilherme Rodriguesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-10-28T17:31:02Zoai:periodicos.unir.br:article/2011Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCAPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/oairevistaeduca@unir.br || dti@unir.br2359-20872359-2087opendoar:2017-10-28T17:31:02Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false
dc.title.none.fl_str_mv A ética na Educação Física escolar no Ensino Médio: uma análise a partir da transversalidade
title A ética na Educação Física escolar no Ensino Médio: uma análise a partir da transversalidade
spellingShingle A ética na Educação Física escolar no Ensino Médio: uma análise a partir da transversalidade
Carvalho Filho, Josué José de
Educação Física Escolar
Ensino Médio
Ética
Prática Educativa
Ética
title_short A ética na Educação Física escolar no Ensino Médio: uma análise a partir da transversalidade
title_full A ética na Educação Física escolar no Ensino Médio: uma análise a partir da transversalidade
title_fullStr A ética na Educação Física escolar no Ensino Médio: uma análise a partir da transversalidade
title_full_unstemmed A ética na Educação Física escolar no Ensino Médio: uma análise a partir da transversalidade
title_sort A ética na Educação Física escolar no Ensino Médio: uma análise a partir da transversalidade
author Carvalho Filho, Josué José de
author_facet Carvalho Filho, Josué José de
Silva, Sandra Soares da
Barba, Clarides Henrich de
Mendonça, João Guilherme Rodrigues
author_role author
author2 Silva, Sandra Soares da
Barba, Clarides Henrich de
Mendonça, João Guilherme Rodrigues
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho Filho, Josué José de
Silva, Sandra Soares da
Barba, Clarides Henrich de
Mendonça, João Guilherme Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física Escolar
Ensino Médio
Ética
Prática Educativa
Ética
topic Educação Física Escolar
Ensino Médio
Ética
Prática Educativa
Ética
description Este artigo traz reflexões sobre a prática pedagógica na Educação Física Escolar no Ensino Médio com vistas a utilização da transversalidade do conhecimento para formação da cidadania. A questão norteadora foi como o conteúdo “ética” é trabalhado nas aulas de Educação Física no Ensino Médio? Com isso, o objetivo foi descrever como o tema transversal “ética” é trabalhado na prática pedagógica na/da Educação Física Escolar no Ensino Médio. Trata-se de uma pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa, realizada em duas escolas estaduais localizadas na zona sul de Porto Velho/RO. Os sujeitos da pesquisa foram quatro professores de Educação Física e vinte alunos que foram arguidos por meio de um questionário semiestruturado. A discussão dos dados foi delineada pela análise de conteúdo em Bardin (2009). Os resultados apontam que embora os docentes tenham afirmado que trabalham a ética na Educação Física Escolar, os alunos investigados não percebem este conteúdo nas aulas, o que pode, via de consequência, dificultar a necessária movimentação educacional transformadora da sociedade, no sentido de fomentar uma formação crítica e autônoma dos educandos.    
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/2011
10.26568/2359-2087.2016.2011
url https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/2011
identifier_str_mv 10.26568/2359-2087.2016.2011
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/2011/1731
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)
dc.source.none.fl_str_mv EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 3 n. 6 (2016); 174-192
2359-2087
2359-2087
10.26568/educa.v3i6
reponame:Educa (Porto Velho)
instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
instacron:UNIR
instname_str Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
instacron_str UNIR
institution UNIR
reponame_str Educa (Porto Velho)
collection Educa (Porto Velho)
repository.name.fl_str_mv Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
repository.mail.fl_str_mv revistaeduca@unir.br || dti@unir.br
_version_ 1797174542043447296