O papel do intérprete e sua formação no estado democrático de direito

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corrêa Zuin Mattos do Amaral, Ana Cláudia
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Santos, Valter da Costa
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Educa (Porto Velho)
Texto Completo: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4524
Resumo: A pesquisa tem como escopo demonstrar que a formação educacional de todo cidadão é determinante para a atuação efetiva na construção da democracia e na possibilidade da plena compreensão dos cidadãos em relação ao paradigma do Estado Democrático de Direito. Discute-se a importância, nesse processo, da educação e cultura jurídico-constitucionais sobre o que é Constituição, demonstrando que a democracia pressupõe a participação do povo, inclusive na elaboração das leis. Por meio do método dedutivo, abordam-se aspectos relevantes da Hermenêutica Jurídica e da educação para o entendimento da Constituição, já que, em todo o processo, a educação possibilita que o intérprete seja inserido em uma vivência democrática. A partir de dados obtidos através de levantamento bibliográfico e de fonte de pesquisa legal e doutrinária, conclui-se que é relevante a participação dos cidadãos, consubstanciando uma cidadania ativa, substancial e realizadora da democracia.
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spelling O papel do intérprete e sua formação no estado democrático de direitoEl papel del intérprete y su formación en el estado democrático de derechoThe role of the interpreter and his training in the democratic state of lawHermeneutics. Constitution. Education. Democratic State of Law.Hermenéuticay. Constitución. Educación. Estado Democratico de derecho.Hermenêutica. Constituição. Educação. Estado Democrático de Direito.A pesquisa tem como escopo demonstrar que a formação educacional de todo cidadão é determinante para a atuação efetiva na construção da democracia e na possibilidade da plena compreensão dos cidadãos em relação ao paradigma do Estado Democrático de Direito. Discute-se a importância, nesse processo, da educação e cultura jurídico-constitucionais sobre o que é Constituição, demonstrando que a democracia pressupõe a participação do povo, inclusive na elaboração das leis. Por meio do método dedutivo, abordam-se aspectos relevantes da Hermenêutica Jurídica e da educação para o entendimento da Constituição, já que, em todo o processo, a educação possibilita que o intérprete seja inserido em uma vivência democrática. A partir de dados obtidos através de levantamento bibliográfico e de fonte de pesquisa legal e doutrinária, conclui-se que é relevante a participação dos cidadãos, consubstanciando uma cidadania ativa, substancial e realizadora da democracia.The research aims to demonstrate that the educational training of every citizen is determinant for the effective action in the construction of democracy and in the possibility of full understanding of citizens in relation to the paradigm of the Democratic Rule of Law. The importance, in this process, of education and legal-constitutional culture on what is constitution is discussed, demonstrating that democracy presupposes the participation of the people, including in the elaboration of laws. Through the deductive method, relevant aspects of Legal Hermeneutics and education are addressed to the understanding of the Constitution, since, throughout the process, education enables the interpreter to be inserted into a democratic experience. From data obtained through bibliographic survey and source of legal and doctrinal research, it is concluded that the participation of citizens is relevant, embodying an active, substantial and successful citizenship of democracy.La investigación tiene como objetivo demostrar que la formación educativa de cada ciudadano es determinante para la acción efectiva en la construcción de la democracia y en la posibilidad de una comprensión plena de los ciudadanos en relación con el paradigma del Estado democrático de derecho. La importancia, en este proceso, de la educación y la cultura jurídico-constitucional sobre lo que es constitución, demuestra que la democracia presupone la participación del pueblo, incluso en la elaboración de leyes. A través del método deductivo, los aspectos relevantes de la Hermenéutica Legal y la educación se dirigen a la comprensión de la Constitución, ya que, a lo largo del proceso, la educación permite insertar al intérprete en una experiencia democrática. A partir de los datos obtenidos a través de la encuesta bibliográfica y la fuente de la investigación jurídica y doctrinal, se concluye que la participación de los ciudadanos es relevante, encarnando una ciudadanía activa, sustancial y exitosa de la democracia.Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)2019-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/452410.26568/2359-2087.2019.4524EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 6 n. 16 (2019); 259-2822359-20872359-208710.26568/educa.v6i16reponame:Educa (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRCopyright (c) 2019 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCorrêa Zuin Mattos do Amaral, Ana CláudiaSantos, Valter da Costa2020-06-24T21:20:41Zoai:periodicos.unir.br:article/4524Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCAPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/oairevistaeduca@unir.br || dti@unir.br2359-20872359-2087opendoar:2020-06-24T21:20:41Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false
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