Brincadeira lúdica: o faz de conta

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Sônia Maria Costa
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Silva, Richele Timm dos Passos da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educa (Porto Velho)
Texto Completo: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1497
Resumo: O presente artigo tem como objetivo refletir sobre um trabalho realizado em turma de Educação Infantil, com crianças de 3 a 4 anos. Nesse texto apresenta-se o faz de conta, como atividade de contato com a prática lúdica, ampliando a construção e apropriação do conhecimento do eu e do mundo por parte das crianças. Com essas intenções, as crianças tiveram contato com diferentes cantos temáticos: casinha, música, leitura, mercado e beleza, para que pudessem imaginar, fantasiar, criar/recriar, explorar e representar sua realidade de uma maneira lúdica, utilizando materiais e objetos simbólico favorecendo assim, a representação e a construção do seu conhecimento sobre sua realidade. Este estudo está fundamentado em autores que abordam a importância das brincadeiras na infância tais como: Lopes, Kishimoto e os Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Durante a execução do trabalho verificou-se o quanto o mesmo contribuiu não só como um meio de aprendizagem para as crianças, mas principalmente para nós como educadoras, pois possibilitou a reflexão da prática pedagógica, trabalhando algo que faz parte da realidade das crianças e ampliando esse conhecimento de forma gratificante e prazerosa. Ao sentirem-se “coautora” de suas decisões e escolhas, elas tornam-se mais envolvidas e participativas. 
id UNIR-3_fe0da5e1331c39f99f14723b0fff18b8
oai_identifier_str oai:periodicos.unir.br:article/1497
network_acronym_str UNIR-3
network_name_str Educa (Porto Velho)
repository_id_str
spelling Brincadeira lúdica: o faz de contaFaz de conta. Conhecimento. Aprendizagem. Imaginação. Fantasia.O presente artigo tem como objetivo refletir sobre um trabalho realizado em turma de Educação Infantil, com crianças de 3 a 4 anos. Nesse texto apresenta-se o faz de conta, como atividade de contato com a prática lúdica, ampliando a construção e apropriação do conhecimento do eu e do mundo por parte das crianças. Com essas intenções, as crianças tiveram contato com diferentes cantos temáticos: casinha, música, leitura, mercado e beleza, para que pudessem imaginar, fantasiar, criar/recriar, explorar e representar sua realidade de uma maneira lúdica, utilizando materiais e objetos simbólico favorecendo assim, a representação e a construção do seu conhecimento sobre sua realidade. Este estudo está fundamentado em autores que abordam a importância das brincadeiras na infância tais como: Lopes, Kishimoto e os Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Durante a execução do trabalho verificou-se o quanto o mesmo contribuiu não só como um meio de aprendizagem para as crianças, mas principalmente para nós como educadoras, pois possibilitou a reflexão da prática pedagógica, trabalhando algo que faz parte da realidade das crianças e ampliando esse conhecimento de forma gratificante e prazerosa. Ao sentirem-se “coautora” de suas decisões e escolhas, elas tornam-se mais envolvidas e participativas. Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)2015-10-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/149710.26568/2359-2087.2015.1497EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 2 n. 3 (2015); 127-1432359-20872359-208710.26568/educa.v2i3reponame:Educa (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1497/1473Soares, Sônia Maria CostaSilva, Richele Timm dos Passos dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-05-03T19:25:06Zoai:periodicos.unir.br:article/1497Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCAPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/oairevistaeduca@unir.br || dti@unir.br2359-20872359-2087opendoar:2017-05-03T19:25:06Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false
dc.title.none.fl_str_mv Brincadeira lúdica: o faz de conta
title Brincadeira lúdica: o faz de conta
spellingShingle Brincadeira lúdica: o faz de conta
Soares, Sônia Maria Costa
Faz de conta. Conhecimento. Aprendizagem. Imaginação. Fantasia.
title_short Brincadeira lúdica: o faz de conta
title_full Brincadeira lúdica: o faz de conta
title_fullStr Brincadeira lúdica: o faz de conta
title_full_unstemmed Brincadeira lúdica: o faz de conta
title_sort Brincadeira lúdica: o faz de conta
author Soares, Sônia Maria Costa
author_facet Soares, Sônia Maria Costa
Silva, Richele Timm dos Passos da
author_role author
author2 Silva, Richele Timm dos Passos da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Sônia Maria Costa
Silva, Richele Timm dos Passos da
dc.subject.por.fl_str_mv Faz de conta. Conhecimento. Aprendizagem. Imaginação. Fantasia.
topic Faz de conta. Conhecimento. Aprendizagem. Imaginação. Fantasia.
description O presente artigo tem como objetivo refletir sobre um trabalho realizado em turma de Educação Infantil, com crianças de 3 a 4 anos. Nesse texto apresenta-se o faz de conta, como atividade de contato com a prática lúdica, ampliando a construção e apropriação do conhecimento do eu e do mundo por parte das crianças. Com essas intenções, as crianças tiveram contato com diferentes cantos temáticos: casinha, música, leitura, mercado e beleza, para que pudessem imaginar, fantasiar, criar/recriar, explorar e representar sua realidade de uma maneira lúdica, utilizando materiais e objetos simbólico favorecendo assim, a representação e a construção do seu conhecimento sobre sua realidade. Este estudo está fundamentado em autores que abordam a importância das brincadeiras na infância tais como: Lopes, Kishimoto e os Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Durante a execução do trabalho verificou-se o quanto o mesmo contribuiu não só como um meio de aprendizagem para as crianças, mas principalmente para nós como educadoras, pois possibilitou a reflexão da prática pedagógica, trabalhando algo que faz parte da realidade das crianças e ampliando esse conhecimento de forma gratificante e prazerosa. Ao sentirem-se “coautora” de suas decisões e escolhas, elas tornam-se mais envolvidas e participativas. 
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1497
10.26568/2359-2087.2015.1497
url https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1497
identifier_str_mv 10.26568/2359-2087.2015.1497
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1497/1473
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)
dc.source.none.fl_str_mv EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 2 n. 3 (2015); 127-143
2359-2087
2359-2087
10.26568/educa.v2i3
reponame:Educa (Porto Velho)
instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
instacron:UNIR
instname_str Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
instacron_str UNIR
institution UNIR
reponame_str Educa (Porto Velho)
collection Educa (Porto Velho)
repository.name.fl_str_mv Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
repository.mail.fl_str_mv revistaeduca@unir.br || dti@unir.br
_version_ 1797174541566345216