Brincadeira lúdica: o faz de conta
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educa (Porto Velho) |
Texto Completo: | https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1497 |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo refletir sobre um trabalho realizado em turma de Educação Infantil, com crianças de 3 a 4 anos. Nesse texto apresenta-se o faz de conta, como atividade de contato com a prática lúdica, ampliando a construção e apropriação do conhecimento do eu e do mundo por parte das crianças. Com essas intenções, as crianças tiveram contato com diferentes cantos temáticos: casinha, música, leitura, mercado e beleza, para que pudessem imaginar, fantasiar, criar/recriar, explorar e representar sua realidade de uma maneira lúdica, utilizando materiais e objetos simbólico favorecendo assim, a representação e a construção do seu conhecimento sobre sua realidade. Este estudo está fundamentado em autores que abordam a importância das brincadeiras na infância tais como: Lopes, Kishimoto e os Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Durante a execução do trabalho verificou-se o quanto o mesmo contribuiu não só como um meio de aprendizagem para as crianças, mas principalmente para nós como educadoras, pois possibilitou a reflexão da prática pedagógica, trabalhando algo que faz parte da realidade das crianças e ampliando esse conhecimento de forma gratificante e prazerosa. Ao sentirem-se “coautora” de suas decisões e escolhas, elas tornam-se mais envolvidas e participativas. |
id |
UNIR-3_fe0da5e1331c39f99f14723b0fff18b8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.unir.br:article/1497 |
network_acronym_str |
UNIR-3 |
network_name_str |
Educa (Porto Velho) |
repository_id_str |
|
spelling |
Brincadeira lúdica: o faz de contaFaz de conta. Conhecimento. Aprendizagem. Imaginação. Fantasia.O presente artigo tem como objetivo refletir sobre um trabalho realizado em turma de Educação Infantil, com crianças de 3 a 4 anos. Nesse texto apresenta-se o faz de conta, como atividade de contato com a prática lúdica, ampliando a construção e apropriação do conhecimento do eu e do mundo por parte das crianças. Com essas intenções, as crianças tiveram contato com diferentes cantos temáticos: casinha, música, leitura, mercado e beleza, para que pudessem imaginar, fantasiar, criar/recriar, explorar e representar sua realidade de uma maneira lúdica, utilizando materiais e objetos simbólico favorecendo assim, a representação e a construção do seu conhecimento sobre sua realidade. Este estudo está fundamentado em autores que abordam a importância das brincadeiras na infância tais como: Lopes, Kishimoto e os Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Durante a execução do trabalho verificou-se o quanto o mesmo contribuiu não só como um meio de aprendizagem para as crianças, mas principalmente para nós como educadoras, pois possibilitou a reflexão da prática pedagógica, trabalhando algo que faz parte da realidade das crianças e ampliando esse conhecimento de forma gratificante e prazerosa. Ao sentirem-se “coautora” de suas decisões e escolhas, elas tornam-se mais envolvidas e participativas. Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)2015-10-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/149710.26568/2359-2087.2015.1497EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 2 n. 3 (2015); 127-1432359-20872359-208710.26568/educa.v2i3reponame:Educa (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1497/1473Soares, Sônia Maria CostaSilva, Richele Timm dos Passos dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-05-03T19:25:06Zoai:periodicos.unir.br:article/1497Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCAPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/oairevistaeduca@unir.br || dti@unir.br2359-20872359-2087opendoar:2017-05-03T19:25:06Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Brincadeira lúdica: o faz de conta |
title |
Brincadeira lúdica: o faz de conta |
spellingShingle |
Brincadeira lúdica: o faz de conta Soares, Sônia Maria Costa Faz de conta. Conhecimento. Aprendizagem. Imaginação. Fantasia. |
title_short |
Brincadeira lúdica: o faz de conta |
title_full |
Brincadeira lúdica: o faz de conta |
title_fullStr |
Brincadeira lúdica: o faz de conta |
title_full_unstemmed |
Brincadeira lúdica: o faz de conta |
title_sort |
Brincadeira lúdica: o faz de conta |
author |
Soares, Sônia Maria Costa |
author_facet |
Soares, Sônia Maria Costa Silva, Richele Timm dos Passos da |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Richele Timm dos Passos da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Soares, Sônia Maria Costa Silva, Richele Timm dos Passos da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Faz de conta. Conhecimento. Aprendizagem. Imaginação. Fantasia. |
topic |
Faz de conta. Conhecimento. Aprendizagem. Imaginação. Fantasia. |
description |
O presente artigo tem como objetivo refletir sobre um trabalho realizado em turma de Educação Infantil, com crianças de 3 a 4 anos. Nesse texto apresenta-se o faz de conta, como atividade de contato com a prática lúdica, ampliando a construção e apropriação do conhecimento do eu e do mundo por parte das crianças. Com essas intenções, as crianças tiveram contato com diferentes cantos temáticos: casinha, música, leitura, mercado e beleza, para que pudessem imaginar, fantasiar, criar/recriar, explorar e representar sua realidade de uma maneira lúdica, utilizando materiais e objetos simbólico favorecendo assim, a representação e a construção do seu conhecimento sobre sua realidade. Este estudo está fundamentado em autores que abordam a importância das brincadeiras na infância tais como: Lopes, Kishimoto e os Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Durante a execução do trabalho verificou-se o quanto o mesmo contribuiu não só como um meio de aprendizagem para as crianças, mas principalmente para nós como educadoras, pois possibilitou a reflexão da prática pedagógica, trabalhando algo que faz parte da realidade das crianças e ampliando esse conhecimento de forma gratificante e prazerosa. Ao sentirem-se “coautora” de suas decisões e escolhas, elas tornam-se mais envolvidas e participativas. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-10-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1497 10.26568/2359-2087.2015.1497 |
url |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1497 |
identifier_str_mv |
10.26568/2359-2087.2015.1497 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1497/1473 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO) |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO) |
dc.source.none.fl_str_mv |
EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 2 n. 3 (2015); 127-143 2359-2087 2359-2087 10.26568/educa.v2i3 reponame:Educa (Porto Velho) instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR) instacron:UNIR |
instname_str |
Universidade Federal de Rondônia (UNIR) |
instacron_str |
UNIR |
institution |
UNIR |
reponame_str |
Educa (Porto Velho) |
collection |
Educa (Porto Velho) |
repository.name.fl_str_mv |
Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaeduca@unir.br || dti@unir.br |
_version_ |
1797174541566345216 |