Strategies for the prevention of errors in medication administration: a contribution to nursing practice
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
Texto Completo: | https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3473 |
Resumo: | Objetivo: identificar os fatores relacionados à pratica profissional da enfermagem que levam ao erro na administração de medicação e analisar as estratégias apontadas para prevenir e/ou minimizar estes erros. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura. Para a seleção do material analisado foram utilizadas as bases de dados SciELO (Scientific Electronic Library Online), LILACS (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde) e BIREME (Biblioteca Virtual em Saúde), no período de abril a junho de 2013. Resultados: Os fatores que propiciam os erros de medicação vão desde problemas de formação a problemas de organização e estrutura dos serviços de saúde. As estratégias apontadas para a prevenção dos erros, foi a educação continuada e o dimensionamento adequado de profissionais. Conclusão: Medidas educativas e mudanças nas práticas de enfermagem colaboram para a prevenção dos erros e promovem um cuidado integral com o mínimo de risco e máximo de qualidade. |
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Strategies for the prevention of errors in medication administration: a contribution to nursing practiceErros de medicação. Equipe de enfermagem. EnfermagemErros de medicação. Equipe de enfermagem. EnfermagemObjetivo: identificar os fatores relacionados à pratica profissional da enfermagem que levam ao erro na administração de medicação e analisar as estratégias apontadas para prevenir e/ou minimizar estes erros. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura. Para a seleção do material analisado foram utilizadas as bases de dados SciELO (Scientific Electronic Library Online), LILACS (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde) e BIREME (Biblioteca Virtual em Saúde), no período de abril a junho de 2013. Resultados: Os fatores que propiciam os erros de medicação vão desde problemas de formação a problemas de organização e estrutura dos serviços de saúde. As estratégias apontadas para a prevenção dos erros, foi a educação continuada e o dimensionamento adequado de profissionais. Conclusão: Medidas educativas e mudanças nas práticas de enfermagem colaboram para a prevenção dos erros e promovem um cuidado integral com o mínimo de risco e máximo de qualidade. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem2014-02-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/347310.9789/2175-5361.2013.v5i6.390-400Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 5 No. 6 (2013); 390-400Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 5 Núm. 6 (2013); 390-400Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 5 n. 6 (2013); 390-4002175-53611809-6107reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlineinstname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)instacron:UNIRIOporhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3473/pdf_1197https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3473/pdf_1209Copyright (c) 2019 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlineinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho, Moisés LopesElias, Conceição de Maria VazCarvalho, Patrícia Maria Gomes deSales, Jaqueline Carvalho e SilvaCarvalho, Moacira LopesLandim, Camila Aparecida Pinheiro Landim2024-01-12T14:08:37Zoai:ojs.seer.unirio.br:article/3473Revistahttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/about/contactPUBhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/oaiprofunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com2175-53611809-6107opendoar:2024-01-12T14:08:37Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)false |
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