Continuous Education in Palliative Care: an Action Research Proposal / Educação Permanente em Cuidados Paliativos: uma Proposta de PesquisaAção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cezar, Valesca Scalei
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Waterkemper, Roberta, Rabin, Eliane Goldeberg, Castilho, Rodrigo Kappel, Reys, Karine Zancanaro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
Texto Completo: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6538
Resumo: Objetivo: compreender como uma proposta de educação permanente pode contribuir para a melhora do conhecimento profissional de saúde sobre cuidados paliativos. Métodos: estudo qualitativo do tipo pesquisa-ação desenvolvido em um hospital de referência em oncologia no sul do Brasil no período de abril e maio de 2015 através da aplicação de questionário com questões abertas antes e após a atividade de educação. Realizou-se análise de conteúdo, do tipo temática. Resultados: Participaram 213 profissionais. Foram construídas 5 categorias temáticas: Conhecimento profissional antes da ação: cuidado ao paciente terminal; Conhecimento profissional antes da ação: cuidado ao paciente fora de possibilidades de cura e tratamento; Sensibilização para os princípios dos cuidados paliativos: o ponto de partida; Segurança para cuidar: entendendo a proposta e suas indicações; e Sentindo a necessidade de educar-se. Conclusão: identificou-se a diminuição da insegurança dos profissionais e a melhora do conhecimento. Destaca-se a maior divulgação sobre esta filosofia de cuidado.
id UNIRIO-2_050e6fbd44673d6f00b3ba2f80120fc1
oai_identifier_str oai:ojs.seer.unirio.br:article/6538
network_acronym_str UNIRIO-2
network_name_str Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
repository_id_str
spelling Continuous Education in Palliative Care: an Action Research Proposal / Educação Permanente em Cuidados Paliativos: uma Proposta de PesquisaAçãoCuidados paliativosEducação permanenteProfissionais de saúdeConhecimento.Cuidados paliativosObjetivo: compreender como uma proposta de educação permanente pode contribuir para a melhora do conhecimento profissional de saúde sobre cuidados paliativos. Métodos: estudo qualitativo do tipo pesquisa-ação desenvolvido em um hospital de referência em oncologia no sul do Brasil no período de abril e maio de 2015 através da aplicação de questionário com questões abertas antes e após a atividade de educação. Realizou-se análise de conteúdo, do tipo temática. Resultados: Participaram 213 profissionais. Foram construídas 5 categorias temáticas: Conhecimento profissional antes da ação: cuidado ao paciente terminal; Conhecimento profissional antes da ação: cuidado ao paciente fora de possibilidades de cura e tratamento; Sensibilização para os princípios dos cuidados paliativos: o ponto de partida; Segurança para cuidar: entendendo a proposta e suas indicações; e Sentindo a necessidade de educar-se. Conclusão: identificou-se a diminuição da insegurança dos profissionais e a melhora do conhecimento. Destaca-se a maior divulgação sobre esta filosofia de cuidado.Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem2019-01-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresEntrevista de campoapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/653810.9789/2175-5361.2019.v11i2.324-332Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 11 No. 2 (2019); 324-332Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 11 Núm. 2 (2019); 324-332Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 11 n. 2 (2019); 324-3322175-53611809-6107reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlineinstname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)instacron:UNIRIOporhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6538/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6538/pdf_1Copyright (c) 2019 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlineinfo:eu-repo/semantics/openAccessCezar, Valesca ScaleiWaterkemper, RobertaRabin, Eliane GoldebergCastilho, Rodrigo KappelReys, Karine Zancanaro2019-01-22T21:26:19Zoai:ojs.seer.unirio.br:article/6538Revistahttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/about/contactPUBhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/oaiprofunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com2175-53611809-6107opendoar:2019-01-22T21:26:19Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)false
dc.title.none.fl_str_mv Continuous Education in Palliative Care: an Action Research Proposal / Educação Permanente em Cuidados Paliativos: uma Proposta de PesquisaAção
title Continuous Education in Palliative Care: an Action Research Proposal / Educação Permanente em Cuidados Paliativos: uma Proposta de PesquisaAção
spellingShingle Continuous Education in Palliative Care: an Action Research Proposal / Educação Permanente em Cuidados Paliativos: uma Proposta de PesquisaAção
Cezar, Valesca Scalei
Cuidados paliativos
Educação permanente
Profissionais de saúde
Conhecimento.
Cuidados paliativos
title_short Continuous Education in Palliative Care: an Action Research Proposal / Educação Permanente em Cuidados Paliativos: uma Proposta de PesquisaAção
title_full Continuous Education in Palliative Care: an Action Research Proposal / Educação Permanente em Cuidados Paliativos: uma Proposta de PesquisaAção
title_fullStr Continuous Education in Palliative Care: an Action Research Proposal / Educação Permanente em Cuidados Paliativos: uma Proposta de PesquisaAção
title_full_unstemmed Continuous Education in Palliative Care: an Action Research Proposal / Educação Permanente em Cuidados Paliativos: uma Proposta de PesquisaAção
title_sort Continuous Education in Palliative Care: an Action Research Proposal / Educação Permanente em Cuidados Paliativos: uma Proposta de PesquisaAção
author Cezar, Valesca Scalei
author_facet Cezar, Valesca Scalei
Waterkemper, Roberta
Rabin, Eliane Goldeberg
Castilho, Rodrigo Kappel
Reys, Karine Zancanaro
author_role author
author2 Waterkemper, Roberta
Rabin, Eliane Goldeberg
Castilho, Rodrigo Kappel
Reys, Karine Zancanaro
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cezar, Valesca Scalei
Waterkemper, Roberta
Rabin, Eliane Goldeberg
Castilho, Rodrigo Kappel
Reys, Karine Zancanaro
dc.subject.por.fl_str_mv Cuidados paliativos
Educação permanente
Profissionais de saúde
Conhecimento.
Cuidados paliativos
topic Cuidados paliativos
Educação permanente
Profissionais de saúde
Conhecimento.
Cuidados paliativos
description Objetivo: compreender como uma proposta de educação permanente pode contribuir para a melhora do conhecimento profissional de saúde sobre cuidados paliativos. Métodos: estudo qualitativo do tipo pesquisa-ação desenvolvido em um hospital de referência em oncologia no sul do Brasil no período de abril e maio de 2015 através da aplicação de questionário com questões abertas antes e após a atividade de educação. Realizou-se análise de conteúdo, do tipo temática. Resultados: Participaram 213 profissionais. Foram construídas 5 categorias temáticas: Conhecimento profissional antes da ação: cuidado ao paciente terminal; Conhecimento profissional antes da ação: cuidado ao paciente fora de possibilidades de cura e tratamento; Sensibilização para os princípios dos cuidados paliativos: o ponto de partida; Segurança para cuidar: entendendo a proposta e suas indicações; e Sentindo a necessidade de educar-se. Conclusão: identificou-se a diminuição da insegurança dos profissionais e a melhora do conhecimento. Destaca-se a maior divulgação sobre esta filosofia de cuidado.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos pares
Entrevista de campo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6538
10.9789/2175-5361.2019.v11i2.324-332
url https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6538
identifier_str_mv 10.9789/2175-5361.2019.v11i2.324-332
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6538/pdf
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6538/pdf_1
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 11 No. 2 (2019); 324-332
Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 11 Núm. 2 (2019); 324-332
Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 11 n. 2 (2019); 324-332
2175-5361
1809-6107
reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
instname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
instacron:UNIRIO
instname_str Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
instacron_str UNIRIO
institution UNIRIO
reponame_str Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
collection Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
repository.name.fl_str_mv Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
repository.mail.fl_str_mv profunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com
_version_ 1800218882518024192