Continuous Education in Palliative Care: an Action Research Proposal / Educação Permanente em Cuidados Paliativos: uma Proposta de PesquisaAção
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
Texto Completo: | https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6538 |
Resumo: | Objetivo: compreender como uma proposta de educação permanente pode contribuir para a melhora do conhecimento profissional de saúde sobre cuidados paliativos. Métodos: estudo qualitativo do tipo pesquisa-ação desenvolvido em um hospital de referência em oncologia no sul do Brasil no período de abril e maio de 2015 através da aplicação de questionário com questões abertas antes e após a atividade de educação. Realizou-se análise de conteúdo, do tipo temática. Resultados: Participaram 213 profissionais. Foram construídas 5 categorias temáticas: Conhecimento profissional antes da ação: cuidado ao paciente terminal; Conhecimento profissional antes da ação: cuidado ao paciente fora de possibilidades de cura e tratamento; Sensibilização para os princípios dos cuidados paliativos: o ponto de partida; Segurança para cuidar: entendendo a proposta e suas indicações; e Sentindo a necessidade de educar-se. Conclusão: identificou-se a diminuição da insegurança dos profissionais e a melhora do conhecimento. Destaca-se a maior divulgação sobre esta filosofia de cuidado. |
id |
UNIRIO-2_050e6fbd44673d6f00b3ba2f80120fc1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.seer.unirio.br:article/6538 |
network_acronym_str |
UNIRIO-2 |
network_name_str |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
repository_id_str |
|
spelling |
Continuous Education in Palliative Care: an Action Research Proposal / Educação Permanente em Cuidados Paliativos: uma Proposta de PesquisaAçãoCuidados paliativosEducação permanenteProfissionais de saúdeConhecimento.Cuidados paliativosObjetivo: compreender como uma proposta de educação permanente pode contribuir para a melhora do conhecimento profissional de saúde sobre cuidados paliativos. Métodos: estudo qualitativo do tipo pesquisa-ação desenvolvido em um hospital de referência em oncologia no sul do Brasil no período de abril e maio de 2015 através da aplicação de questionário com questões abertas antes e após a atividade de educação. Realizou-se análise de conteúdo, do tipo temática. Resultados: Participaram 213 profissionais. Foram construídas 5 categorias temáticas: Conhecimento profissional antes da ação: cuidado ao paciente terminal; Conhecimento profissional antes da ação: cuidado ao paciente fora de possibilidades de cura e tratamento; Sensibilização para os princípios dos cuidados paliativos: o ponto de partida; Segurança para cuidar: entendendo a proposta e suas indicações; e Sentindo a necessidade de educar-se. Conclusão: identificou-se a diminuição da insegurança dos profissionais e a melhora do conhecimento. Destaca-se a maior divulgação sobre esta filosofia de cuidado.Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem2019-01-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresEntrevista de campoapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/653810.9789/2175-5361.2019.v11i2.324-332Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 11 No. 2 (2019); 324-332Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 11 Núm. 2 (2019); 324-332Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 11 n. 2 (2019); 324-3322175-53611809-6107reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlineinstname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)instacron:UNIRIOporhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6538/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6538/pdf_1Copyright (c) 2019 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlineinfo:eu-repo/semantics/openAccessCezar, Valesca ScaleiWaterkemper, RobertaRabin, Eliane GoldebergCastilho, Rodrigo KappelReys, Karine Zancanaro2019-01-22T21:26:19Zoai:ojs.seer.unirio.br:article/6538Revistahttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/about/contactPUBhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/oaiprofunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com2175-53611809-6107opendoar:2019-01-22T21:26:19Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Continuous Education in Palliative Care: an Action Research Proposal / Educação Permanente em Cuidados Paliativos: uma Proposta de PesquisaAção |
title |
Continuous Education in Palliative Care: an Action Research Proposal / Educação Permanente em Cuidados Paliativos: uma Proposta de PesquisaAção |
spellingShingle |
Continuous Education in Palliative Care: an Action Research Proposal / Educação Permanente em Cuidados Paliativos: uma Proposta de PesquisaAção Cezar, Valesca Scalei Cuidados paliativos Educação permanente Profissionais de saúde Conhecimento. Cuidados paliativos |
title_short |
Continuous Education in Palliative Care: an Action Research Proposal / Educação Permanente em Cuidados Paliativos: uma Proposta de PesquisaAção |
title_full |
Continuous Education in Palliative Care: an Action Research Proposal / Educação Permanente em Cuidados Paliativos: uma Proposta de PesquisaAção |
title_fullStr |
Continuous Education in Palliative Care: an Action Research Proposal / Educação Permanente em Cuidados Paliativos: uma Proposta de PesquisaAção |
title_full_unstemmed |
Continuous Education in Palliative Care: an Action Research Proposal / Educação Permanente em Cuidados Paliativos: uma Proposta de PesquisaAção |
title_sort |
Continuous Education in Palliative Care: an Action Research Proposal / Educação Permanente em Cuidados Paliativos: uma Proposta de PesquisaAção |
author |
Cezar, Valesca Scalei |
author_facet |
Cezar, Valesca Scalei Waterkemper, Roberta Rabin, Eliane Goldeberg Castilho, Rodrigo Kappel Reys, Karine Zancanaro |
author_role |
author |
author2 |
Waterkemper, Roberta Rabin, Eliane Goldeberg Castilho, Rodrigo Kappel Reys, Karine Zancanaro |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cezar, Valesca Scalei Waterkemper, Roberta Rabin, Eliane Goldeberg Castilho, Rodrigo Kappel Reys, Karine Zancanaro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cuidados paliativos Educação permanente Profissionais de saúde Conhecimento. Cuidados paliativos |
topic |
Cuidados paliativos Educação permanente Profissionais de saúde Conhecimento. Cuidados paliativos |
description |
Objetivo: compreender como uma proposta de educação permanente pode contribuir para a melhora do conhecimento profissional de saúde sobre cuidados paliativos. Métodos: estudo qualitativo do tipo pesquisa-ação desenvolvido em um hospital de referência em oncologia no sul do Brasil no período de abril e maio de 2015 através da aplicação de questionário com questões abertas antes e após a atividade de educação. Realizou-se análise de conteúdo, do tipo temática. Resultados: Participaram 213 profissionais. Foram construídas 5 categorias temáticas: Conhecimento profissional antes da ação: cuidado ao paciente terminal; Conhecimento profissional antes da ação: cuidado ao paciente fora de possibilidades de cura e tratamento; Sensibilização para os princípios dos cuidados paliativos: o ponto de partida; Segurança para cuidar: entendendo a proposta e suas indicações; e Sentindo a necessidade de educar-se. Conclusão: identificou-se a diminuição da insegurança dos profissionais e a melhora do conhecimento. Destaca-se a maior divulgação sobre esta filosofia de cuidado. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-01-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos pares Entrevista de campo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6538 10.9789/2175-5361.2019.v11i2.324-332 |
url |
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6538 |
identifier_str_mv |
10.9789/2175-5361.2019.v11i2.324-332 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6538/pdf https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6538/pdf_1 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 11 No. 2 (2019); 324-332 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 11 Núm. 2 (2019); 324-332 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 11 n. 2 (2019); 324-332 2175-5361 1809-6107 reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online instname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) instacron:UNIRIO |
instname_str |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) |
instacron_str |
UNIRIO |
institution |
UNIRIO |
reponame_str |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
collection |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
profunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com |
_version_ |
1800218882518024192 |