O APRENDIZADO ÉTICO DOS ALUNOS DE DOIS CURRÍCULOS DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM A PARTIR DE SUAS VIVÊNCIAS ACADÊMICAS
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Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
Texto Completo: | https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/983 |
Resumo: | INTRODUÇÃOEm 2005 a Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo - EERP-USP iniciou mudanças em seu currículo de graduação, passando de um currículo disciplinar para um currículo problematizador, baseado em competências. Assim, o conhecimento passou a ser construído tendo como ponto de partida a vivência profissional nos campos de imersões de ensino, ponto inicial que o norteará para temas teóricos a serem estudados e problematizados. Nesse contexto, as disciplinas de Fundamentos de Ética, Ética Profissional e Bioética do currículo disciplinar também exigiram modificações didáticas diante o currículo problematizador. Dessa maneira, no sentido de contribuir para a reforma curricular na área de Ética, a proposta desse estudo foi conhecer como os alunos avaliam o conhecimento de ética adquirido e a importância da Ética visando a vida profissional futura na saúde pública ou área hospitalar. OBJETIVO Investigar as compreensões dos graduandos em Enfermagem da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo/USP sobre o saber ético em suas vivências acadêmicas.METODOLOGIARefere-se a uma pesquisa qualitativa, contendo uma questão norteadora intitulada em “O QUE VOCÊ PERCEBE QUE APRENDEU SOBRE ÉTICA PARA A SUA VIDA PROFISSIONAL ENQUANTO FUTURO (A) ENFERMEIRA (O)?”. Foram entrevistados 40 alunos da EERP-USP no período do 2º. Semestre de 2007 ao 1º. Semestre de 2008, os quais estavam inseridos nos currículos disciplinar e problematizador. O critério de inclusão foi alunos que cursavam os 3º e 4º anos, inseridos nos currículos em discussão. Os dados coletados foram analisados após a devida preparação através do programa ALCESTE. RESULTADOSApós o processamento dos dados pelo ALCESTE, foram encontrados vários núcleos de sentido e os resultados apontaram para a importância dos Direitos e deveres do profissional, como uma ética normativa profissional, os Direitos dos pacientes em seu processo de adoecimento e o Respeito e valorização do histórico de vida do paciente, entendidos e analisados em contextos diversos. CONCLUSÕESO ensino de Ética e Bioética na graduação em enfermagem deverá ser, cada vez mais, um complemento do ensino prático. Quer dizer, espera-se que o aprendizado sobre ética possa contribuir para a consciência das situações problemáticas e conflitos éticos inerentes à rotina dos serviços e da assistência em saúde dos enfermeiros como um todo. Nesse sentido, o foco do ensino e o desenvolvimento da reflexão ética deverão contemplar situações práticas de estágios, desde os níveis primários de atenção a saúde como os de altas complexidades, nas quais as dificuldades dos alunos poderão se transformar em amadurecimento profissional futuro. REFERÊNCIASOGUISSO, T; ZOBOLI, E. Ética e bioética – desafios para a enfermagem e a saúde. Ed. Manole. Barueri, 2006.YAMADA, KN, DINIZ, N.M. Ética em enfermagem: de um enfoque deontológico para uma aprendizagem baseada na pedagogia da problematização. O mundo da Saúde vol. 29, n. 3, p. 425-28, 2005..CORTINA A. O fazer ético – guia para a educação moral. Editora Moderna. São Paulo, 2003.PASCHOAL AS, MANTOVANI MF, POLAK YNS. A importância da ética no ensino da enfermagem. Cogitare Enfermagem vol. 7, n. 2, p. 7-9, 2002.RUSS, J. Pensamento Ético Contemporâneo. 3ª ed., Ed. Paulus. São Paulo, 2003. CAMARGO, B.V. Alceste: um programa informático de análise quantitativa de dados textuais. In: MOREIRA, A.S.P; CAMARGO, B.V; JESUINO, J.C; NOBREGA, S.M; organizadores. Perspectivas teórico-metodológicas em representações sociais. Ed. Universitária. João Pessoa, 2005. p. 511-539. |
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Dessa maneira, no sentido de contribuir para a reforma curricular na área de Ética, a proposta desse estudo foi conhecer como os alunos avaliam o conhecimento de ética adquirido e a importância da Ética visando a vida profissional futura na saúde pública ou área hospitalar. OBJETIVO Investigar as compreensões dos graduandos em Enfermagem da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo/USP sobre o saber ético em suas vivências acadêmicas.METODOLOGIARefere-se a uma pesquisa qualitativa, contendo uma questão norteadora intitulada em “O QUE VOCÊ PERCEBE QUE APRENDEU SOBRE ÉTICA PARA A SUA VIDA PROFISSIONAL ENQUANTO FUTURO (A) ENFERMEIRA (O)?”. Foram entrevistados 40 alunos da EERP-USP no período do 2º. Semestre de 2007 ao 1º. Semestre de 2008, os quais estavam inseridos nos currículos disciplinar e problematizador. O critério de inclusão foi alunos que cursavam os 3º e 4º anos, inseridos nos currículos em discussão. 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Nesse sentido, o foco do ensino e o desenvolvimento da reflexão ética deverão contemplar situações práticas de estágios, desde os níveis primários de atenção a saúde como os de altas complexidades, nas quais as dificuldades dos alunos poderão se transformar em amadurecimento profissional futuro. REFERÊNCIASOGUISSO, T; ZOBOLI, E. Ética e bioética – desafios para a enfermagem e a saúde. Ed. Manole. Barueri, 2006.YAMADA, KN, DINIZ, N.M. Ética em enfermagem: de um enfoque deontológico para uma aprendizagem baseada na pedagogia da problematização. O mundo da Saúde vol. 29, n. 3, p. 425-28, 2005..CORTINA A. O fazer ético – guia para a educação moral. Editora Moderna. São Paulo, 2003.PASCHOAL AS, MANTOVANI MF, POLAK YNS. A importância da ética no ensino da enfermagem. Cogitare Enfermagem vol. 7, n. 2, p. 7-9, 2002.RUSS, J. Pensamento Ético Contemporâneo. 3ª ed., Ed. Paulus. São Paulo, 2003. CAMARGO, B.V. Alceste: um programa informático de análise quantitativa de dados textuais. In: MOREIRA, A.S.P; CAMARGO, B.V; JESUINO, J.C; NOBREGA, S.M; organizadores. Perspectivas teórico-metodológicas em representações sociais. Ed. Universitária. João Pessoa, 2005. p. 511-539.Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem2010-11-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/98310.9789/2175-5361.2010.v0i0.%pRevista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Número Suplementar dos 120 anos da EEAP/UNIRIORevista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Número Suplementar dos 120 anos da EEAP/UNIRIORevista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Número Suplementar dos 120 anos da EEAP/UNIRIO2175-53611809-6107reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlineinstname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)instacron:UNIRIOporhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/983/pdf_195Copyright (c) 2010 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Onlineinfo:eu-repo/semantics/openAccessVanin, Júlio CésarRibeiro, Cléa Regina de Oliveira2024-01-12T14:08:13Zoai:ojs.seer.unirio.br:article/983Revistahttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/about/contactPUBhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/oaiprofunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com2175-53611809-6107opendoar:2024-01-12T14:08:13Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)false |
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