The teaching of first aid from the perspective of a problem-oriented curriculum

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Mariana Dolce
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Lopes-Júnior, Luís Carlos, Bomfim, Emiliana De Omena, Gomes, Carla Pedrosa Marega Luciano, Pavelqueires, Shirlene
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
Texto Completo: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3240
Resumo: Objetivo: Identificar e descrever o conhecimento de estudantes da primeira série de medicina e enfermagem de uma faculdade estadual, relacionado à temática de primeiros socorros, antes e após a realização de um treinamento norteado por metodologias ativas de ensino-aprendizagem. Método: Esta pesquisa é um quase experimento do tipo pré-teste/pós-teste, conduzida em uma cidade paulista em 2009. A amostra foi não probabilística e compreendeu 110 estudantes que estavam matriculados naquela série de ambos os cursos. Utilizou-se um pré-teste e um pós-teste composto por questões fechadas. Os dados foram analisados por estatística descritiva e estatística paramétrica. Resultados: Dos participantes, 35 eram estudantes de enfermagem e 75 estudantes de medicina, com idade média de 24 anos. Houve um aumento significativo de acertos no pós-teste, comparativamente ao pré-teste, obtendo significância estatística em 10 assertivas. Conclusões: O treinamento mostrou-se como uma estratégia válida de capacitação dos estudantes. Sugere-se sua difusão para além do âmbito acadêmico.
id UNIRIO-2_36f37bf892d2b6e9649afae1eff344d9
oai_identifier_str oai:ojs.seer.unirio.br:article/3240
network_acronym_str UNIRIO-2
network_name_str Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
repository_id_str
spelling The teaching of first aid from the perspective of a problem-oriented curriculumPrimeiros SocorrosAprendizagem baseada em problemasCurrículoEducação em saúdeUrgência e EmergênciaObjetivo: Identificar e descrever o conhecimento de estudantes da primeira série de medicina e enfermagem de uma faculdade estadual, relacionado à temática de primeiros socorros, antes e após a realização de um treinamento norteado por metodologias ativas de ensino-aprendizagem. Método: Esta pesquisa é um quase experimento do tipo pré-teste/pós-teste, conduzida em uma cidade paulista em 2009. A amostra foi não probabilística e compreendeu 110 estudantes que estavam matriculados naquela série de ambos os cursos. Utilizou-se um pré-teste e um pós-teste composto por questões fechadas. Os dados foram analisados por estatística descritiva e estatística paramétrica. Resultados: Dos participantes, 35 eram estudantes de enfermagem e 75 estudantes de medicina, com idade média de 24 anos. Houve um aumento significativo de acertos no pós-teste, comparativamente ao pré-teste, obtendo significância estatística em 10 assertivas. Conclusões: O treinamento mostrou-se como uma estratégia válida de capacitação dos estudantes. Sugere-se sua difusão para além do âmbito acadêmico.Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem2014-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresQuase-experimento tipo pré/pós-testeapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/324010.9789/2175-5361.2014.v6i4.1485-1495Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 6 No. 4 (2014); 1485-1495Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 6 Núm. 4 (2014); 1485-1495Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 6 n. 4 (2014); 1485-14952175-53611809-6107reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlineinstname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)instacron:UNIRIOporhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3240/pdf_847https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3240/pdf_848Copyright (c) 2014 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Onlineinfo:eu-repo/semantics/openAccessMarques, Mariana DolceLopes-Júnior, Luís CarlosBomfim, Emiliana De OmenaGomes, Carla Pedrosa Marega LucianoPavelqueires, Shirlene2014-10-01T19:21:41Zoai:ojs.seer.unirio.br:article/3240Revistahttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/about/contactPUBhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/oaiprofunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com2175-53611809-6107opendoar:2014-10-01T19:21:41Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)false
dc.title.none.fl_str_mv The teaching of first aid from the perspective of a problem-oriented curriculum
title The teaching of first aid from the perspective of a problem-oriented curriculum
spellingShingle The teaching of first aid from the perspective of a problem-oriented curriculum
Marques, Mariana Dolce
Primeiros Socorros
Aprendizagem baseada em problemas
Currículo
Educação em saúde
Urgência e Emergência
title_short The teaching of first aid from the perspective of a problem-oriented curriculum
title_full The teaching of first aid from the perspective of a problem-oriented curriculum
title_fullStr The teaching of first aid from the perspective of a problem-oriented curriculum
title_full_unstemmed The teaching of first aid from the perspective of a problem-oriented curriculum
title_sort The teaching of first aid from the perspective of a problem-oriented curriculum
author Marques, Mariana Dolce
author_facet Marques, Mariana Dolce
Lopes-Júnior, Luís Carlos
Bomfim, Emiliana De Omena
Gomes, Carla Pedrosa Marega Luciano
Pavelqueires, Shirlene
author_role author
author2 Lopes-Júnior, Luís Carlos
Bomfim, Emiliana De Omena
Gomes, Carla Pedrosa Marega Luciano
Pavelqueires, Shirlene
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Mariana Dolce
Lopes-Júnior, Luís Carlos
Bomfim, Emiliana De Omena
Gomes, Carla Pedrosa Marega Luciano
Pavelqueires, Shirlene
dc.subject.por.fl_str_mv Primeiros Socorros
Aprendizagem baseada em problemas
Currículo
Educação em saúde
Urgência e Emergência
topic Primeiros Socorros
Aprendizagem baseada em problemas
Currículo
Educação em saúde
Urgência e Emergência
description Objetivo: Identificar e descrever o conhecimento de estudantes da primeira série de medicina e enfermagem de uma faculdade estadual, relacionado à temática de primeiros socorros, antes e após a realização de um treinamento norteado por metodologias ativas de ensino-aprendizagem. Método: Esta pesquisa é um quase experimento do tipo pré-teste/pós-teste, conduzida em uma cidade paulista em 2009. A amostra foi não probabilística e compreendeu 110 estudantes que estavam matriculados naquela série de ambos os cursos. Utilizou-se um pré-teste e um pós-teste composto por questões fechadas. Os dados foram analisados por estatística descritiva e estatística paramétrica. Resultados: Dos participantes, 35 eram estudantes de enfermagem e 75 estudantes de medicina, com idade média de 24 anos. Houve um aumento significativo de acertos no pós-teste, comparativamente ao pré-teste, obtendo significância estatística em 10 assertivas. Conclusões: O treinamento mostrou-se como uma estratégia válida de capacitação dos estudantes. Sugere-se sua difusão para além do âmbito acadêmico.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-10-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos pares
Quase-experimento tipo pré/pós-teste
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3240
10.9789/2175-5361.2014.v6i4.1485-1495
url https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3240
identifier_str_mv 10.9789/2175-5361.2014.v6i4.1485-1495
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3240/pdf_847
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3240/pdf_848
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 6 No. 4 (2014); 1485-1495
Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 6 Núm. 4 (2014); 1485-1495
Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 6 n. 4 (2014); 1485-1495
2175-5361
1809-6107
reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
instname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
instacron:UNIRIO
instname_str Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
instacron_str UNIRIO
institution UNIRIO
reponame_str Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
collection Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
repository.name.fl_str_mv Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
repository.mail.fl_str_mv profunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com
_version_ 1800218878454792192