Teaching work of nursing and the impact on the health-disease process / Trabalho docente de enfermagem e as repercussões no processo saúde-doença

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira Brecht D'Oliveira, Camila Arantes
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Muller Almeida, Caroline, Valéria Dantas de Oliveira Souza, Norma, Pires, Ariane, Veiga Madriaga, Luiz Carlos, Christina Mó Y Mó Loureiro Varella, Thereza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
Texto Completo: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6028
Resumo: Objetivo: identificar as facilidades e as dificuldades presentes no trabalho docente de enfermagem; e analisar as repercussões do contexto de trabalho do docente de enfermagem no processo saúde-doença destes trabalhadores. Métodos: pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória, desenvolvida numa faculdade pública do Rio de Janeiro. Os sujeitos foram 16 docentes de enfermagem. A coleta dos dados ocorreu de julho a agosto de 2014, utilizando a entrevista semiestruturada. Os dados foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo temática. Resultados: evidenciou-se que há mais situações que dificultam o trabalho docente do que o favorece, e que tais situações complicadoras estão intimamente ligadas a uma política neoliberal. Conclusão: a configuração do trabalho docente repercute negativamente na saúde, resultando em estresse, cansaço e sobrecarga emocional e física. Faz-se necessário que os serviços de saúde do trabalhador desenvolvam ações que neutralizem os efeitos negativos no processo saúde-doença dos docentes.
id UNIRIO-2_4d0996c027b8fd7e30580cdc23b959a7
oai_identifier_str oai:ojs.seer.unirio.br:article/6028
network_acronym_str UNIRIO-2
network_name_str Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
repository_id_str
spelling Teaching work of nursing and the impact on the health-disease process / Trabalho docente de enfermagem e as repercussões no processo saúde-doençaDocentesenfermagemtrabalho docentesaúde do trabalhadotrabalho docente na enfermagemSaúde do trabalhadorEnfermagem do trabalhoDocentes.Objetivo: identificar as facilidades e as dificuldades presentes no trabalho docente de enfermagem; e analisar as repercussões do contexto de trabalho do docente de enfermagem no processo saúde-doença destes trabalhadores. Métodos: pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória, desenvolvida numa faculdade pública do Rio de Janeiro. Os sujeitos foram 16 docentes de enfermagem. A coleta dos dados ocorreu de julho a agosto de 2014, utilizando a entrevista semiestruturada. Os dados foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo temática. Resultados: evidenciou-se que há mais situações que dificultam o trabalho docente do que o favorece, e que tais situações complicadoras estão intimamente ligadas a uma política neoliberal. Conclusão: a configuração do trabalho docente repercute negativamente na saúde, resultando em estresse, cansaço e sobrecarga emocional e física. Faz-se necessário que os serviços de saúde do trabalhador desenvolvam ações que neutralizem os efeitos negativos no processo saúde-doença dos docentes.Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem2018-01-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresPesquisa qualitativa, descritiva e exploratóriaapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/602810.9789/2175-5361.2018.v10i1.196-202Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 10 No. 1 (2018); 196-202Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 10 Núm. 1 (2018); 196-202Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 10 n. 1 (2018); 196-2022175-53611809-6107reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlineinstname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)instacron:UNIRIOporhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6028/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6028/pdf_1Copyright (c) 2019 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlineinfo:eu-repo/semantics/openAccessFerreira Brecht D'Oliveira, Camila ArantesMuller Almeida, CarolineValéria Dantas de Oliveira Souza, NormaPires, ArianeVeiga Madriaga, Luiz CarlosChristina Mó Y Mó Loureiro Varella, Thereza2018-02-28T13:37:52Zoai:ojs.seer.unirio.br:article/6028Revistahttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/about/contactPUBhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/oaiprofunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com2175-53611809-6107opendoar:2018-02-28T13:37:52Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)false
dc.title.none.fl_str_mv Teaching work of nursing and the impact on the health-disease process / Trabalho docente de enfermagem e as repercussões no processo saúde-doença
title Teaching work of nursing and the impact on the health-disease process / Trabalho docente de enfermagem e as repercussões no processo saúde-doença
spellingShingle Teaching work of nursing and the impact on the health-disease process / Trabalho docente de enfermagem e as repercussões no processo saúde-doença
Ferreira Brecht D'Oliveira, Camila Arantes
Docentes
enfermagem
trabalho docente
saúde do trabalhado
trabalho docente na enfermagem
Saúde do trabalhador
Enfermagem do trabalho
Docentes.
title_short Teaching work of nursing and the impact on the health-disease process / Trabalho docente de enfermagem e as repercussões no processo saúde-doença
title_full Teaching work of nursing and the impact on the health-disease process / Trabalho docente de enfermagem e as repercussões no processo saúde-doença
title_fullStr Teaching work of nursing and the impact on the health-disease process / Trabalho docente de enfermagem e as repercussões no processo saúde-doença
title_full_unstemmed Teaching work of nursing and the impact on the health-disease process / Trabalho docente de enfermagem e as repercussões no processo saúde-doença
title_sort Teaching work of nursing and the impact on the health-disease process / Trabalho docente de enfermagem e as repercussões no processo saúde-doença
author Ferreira Brecht D'Oliveira, Camila Arantes
author_facet Ferreira Brecht D'Oliveira, Camila Arantes
Muller Almeida, Caroline
Valéria Dantas de Oliveira Souza, Norma
Pires, Ariane
Veiga Madriaga, Luiz Carlos
Christina Mó Y Mó Loureiro Varella, Thereza
author_role author
author2 Muller Almeida, Caroline
Valéria Dantas de Oliveira Souza, Norma
Pires, Ariane
Veiga Madriaga, Luiz Carlos
Christina Mó Y Mó Loureiro Varella, Thereza
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira Brecht D'Oliveira, Camila Arantes
Muller Almeida, Caroline
Valéria Dantas de Oliveira Souza, Norma
Pires, Ariane
Veiga Madriaga, Luiz Carlos
Christina Mó Y Mó Loureiro Varella, Thereza
dc.subject.por.fl_str_mv Docentes
enfermagem
trabalho docente
saúde do trabalhado
trabalho docente na enfermagem
Saúde do trabalhador
Enfermagem do trabalho
Docentes.
topic Docentes
enfermagem
trabalho docente
saúde do trabalhado
trabalho docente na enfermagem
Saúde do trabalhador
Enfermagem do trabalho
Docentes.
description Objetivo: identificar as facilidades e as dificuldades presentes no trabalho docente de enfermagem; e analisar as repercussões do contexto de trabalho do docente de enfermagem no processo saúde-doença destes trabalhadores. Métodos: pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória, desenvolvida numa faculdade pública do Rio de Janeiro. Os sujeitos foram 16 docentes de enfermagem. A coleta dos dados ocorreu de julho a agosto de 2014, utilizando a entrevista semiestruturada. Os dados foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo temática. Resultados: evidenciou-se que há mais situações que dificultam o trabalho docente do que o favorece, e que tais situações complicadoras estão intimamente ligadas a uma política neoliberal. Conclusão: a configuração do trabalho docente repercute negativamente na saúde, resultando em estresse, cansaço e sobrecarga emocional e física. Faz-se necessário que os serviços de saúde do trabalhador desenvolvam ações que neutralizem os efeitos negativos no processo saúde-doença dos docentes.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos pares
Pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6028
10.9789/2175-5361.2018.v10i1.196-202
url https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6028
identifier_str_mv 10.9789/2175-5361.2018.v10i1.196-202
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6028/pdf
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6028/pdf_1
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 10 No. 1 (2018); 196-202
Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 10 Núm. 1 (2018); 196-202
Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 10 n. 1 (2018); 196-202
2175-5361
1809-6107
reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
instname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
instacron:UNIRIO
instname_str Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
instacron_str UNIRIO
institution UNIRIO
reponame_str Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
collection Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
repository.name.fl_str_mv Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
repository.mail.fl_str_mv profunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com
_version_ 1800218881545994240