Teaching work of nursing and the impact on the health-disease process / Trabalho docente de enfermagem e as repercussões no processo saúde-doença
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
Texto Completo: | https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6028 |
Resumo: | Objetivo: identificar as facilidades e as dificuldades presentes no trabalho docente de enfermagem; e analisar as repercussões do contexto de trabalho do docente de enfermagem no processo saúde-doença destes trabalhadores. Métodos: pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória, desenvolvida numa faculdade pública do Rio de Janeiro. Os sujeitos foram 16 docentes de enfermagem. A coleta dos dados ocorreu de julho a agosto de 2014, utilizando a entrevista semiestruturada. Os dados foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo temática. Resultados: evidenciou-se que há mais situações que dificultam o trabalho docente do que o favorece, e que tais situações complicadoras estão intimamente ligadas a uma política neoliberal. Conclusão: a configuração do trabalho docente repercute negativamente na saúde, resultando em estresse, cansaço e sobrecarga emocional e física. Faz-se necessário que os serviços de saúde do trabalhador desenvolvam ações que neutralizem os efeitos negativos no processo saúde-doença dos docentes. |
id |
UNIRIO-2_4d0996c027b8fd7e30580cdc23b959a7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.seer.unirio.br:article/6028 |
network_acronym_str |
UNIRIO-2 |
network_name_str |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
repository_id_str |
|
spelling |
Teaching work of nursing and the impact on the health-disease process / Trabalho docente de enfermagem e as repercussões no processo saúde-doençaDocentesenfermagemtrabalho docentesaúde do trabalhadotrabalho docente na enfermagemSaúde do trabalhadorEnfermagem do trabalhoDocentes.Objetivo: identificar as facilidades e as dificuldades presentes no trabalho docente de enfermagem; e analisar as repercussões do contexto de trabalho do docente de enfermagem no processo saúde-doença destes trabalhadores. Métodos: pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória, desenvolvida numa faculdade pública do Rio de Janeiro. Os sujeitos foram 16 docentes de enfermagem. A coleta dos dados ocorreu de julho a agosto de 2014, utilizando a entrevista semiestruturada. Os dados foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo temática. Resultados: evidenciou-se que há mais situações que dificultam o trabalho docente do que o favorece, e que tais situações complicadoras estão intimamente ligadas a uma política neoliberal. Conclusão: a configuração do trabalho docente repercute negativamente na saúde, resultando em estresse, cansaço e sobrecarga emocional e física. Faz-se necessário que os serviços de saúde do trabalhador desenvolvam ações que neutralizem os efeitos negativos no processo saúde-doença dos docentes.Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem2018-01-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresPesquisa qualitativa, descritiva e exploratóriaapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/602810.9789/2175-5361.2018.v10i1.196-202Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 10 No. 1 (2018); 196-202Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 10 Núm. 1 (2018); 196-202Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 10 n. 1 (2018); 196-2022175-53611809-6107reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlineinstname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)instacron:UNIRIOporhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6028/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6028/pdf_1Copyright (c) 2019 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlineinfo:eu-repo/semantics/openAccessFerreira Brecht D'Oliveira, Camila ArantesMuller Almeida, CarolineValéria Dantas de Oliveira Souza, NormaPires, ArianeVeiga Madriaga, Luiz CarlosChristina Mó Y Mó Loureiro Varella, Thereza2018-02-28T13:37:52Zoai:ojs.seer.unirio.br:article/6028Revistahttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/about/contactPUBhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/oaiprofunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com2175-53611809-6107opendoar:2018-02-28T13:37:52Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Teaching work of nursing and the impact on the health-disease process / Trabalho docente de enfermagem e as repercussões no processo saúde-doença |
title |
Teaching work of nursing and the impact on the health-disease process / Trabalho docente de enfermagem e as repercussões no processo saúde-doença |
spellingShingle |
Teaching work of nursing and the impact on the health-disease process / Trabalho docente de enfermagem e as repercussões no processo saúde-doença Ferreira Brecht D'Oliveira, Camila Arantes Docentes enfermagem trabalho docente saúde do trabalhado trabalho docente na enfermagem Saúde do trabalhador Enfermagem do trabalho Docentes. |
title_short |
Teaching work of nursing and the impact on the health-disease process / Trabalho docente de enfermagem e as repercussões no processo saúde-doença |
title_full |
Teaching work of nursing and the impact on the health-disease process / Trabalho docente de enfermagem e as repercussões no processo saúde-doença |
title_fullStr |
Teaching work of nursing and the impact on the health-disease process / Trabalho docente de enfermagem e as repercussões no processo saúde-doença |
title_full_unstemmed |
Teaching work of nursing and the impact on the health-disease process / Trabalho docente de enfermagem e as repercussões no processo saúde-doença |
title_sort |
Teaching work of nursing and the impact on the health-disease process / Trabalho docente de enfermagem e as repercussões no processo saúde-doença |
author |
Ferreira Brecht D'Oliveira, Camila Arantes |
author_facet |
Ferreira Brecht D'Oliveira, Camila Arantes Muller Almeida, Caroline Valéria Dantas de Oliveira Souza, Norma Pires, Ariane Veiga Madriaga, Luiz Carlos Christina Mó Y Mó Loureiro Varella, Thereza |
author_role |
author |
author2 |
Muller Almeida, Caroline Valéria Dantas de Oliveira Souza, Norma Pires, Ariane Veiga Madriaga, Luiz Carlos Christina Mó Y Mó Loureiro Varella, Thereza |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira Brecht D'Oliveira, Camila Arantes Muller Almeida, Caroline Valéria Dantas de Oliveira Souza, Norma Pires, Ariane Veiga Madriaga, Luiz Carlos Christina Mó Y Mó Loureiro Varella, Thereza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Docentes enfermagem trabalho docente saúde do trabalhado trabalho docente na enfermagem Saúde do trabalhador Enfermagem do trabalho Docentes. |
topic |
Docentes enfermagem trabalho docente saúde do trabalhado trabalho docente na enfermagem Saúde do trabalhador Enfermagem do trabalho Docentes. |
description |
Objetivo: identificar as facilidades e as dificuldades presentes no trabalho docente de enfermagem; e analisar as repercussões do contexto de trabalho do docente de enfermagem no processo saúde-doença destes trabalhadores. Métodos: pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória, desenvolvida numa faculdade pública do Rio de Janeiro. Os sujeitos foram 16 docentes de enfermagem. A coleta dos dados ocorreu de julho a agosto de 2014, utilizando a entrevista semiestruturada. Os dados foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo temática. Resultados: evidenciou-se que há mais situações que dificultam o trabalho docente do que o favorece, e que tais situações complicadoras estão intimamente ligadas a uma política neoliberal. Conclusão: a configuração do trabalho docente repercute negativamente na saúde, resultando em estresse, cansaço e sobrecarga emocional e física. Faz-se necessário que os serviços de saúde do trabalhador desenvolvam ações que neutralizem os efeitos negativos no processo saúde-doença dos docentes. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-01-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos pares Pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6028 10.9789/2175-5361.2018.v10i1.196-202 |
url |
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6028 |
identifier_str_mv |
10.9789/2175-5361.2018.v10i1.196-202 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6028/pdf https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6028/pdf_1 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 10 No. 1 (2018); 196-202 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 10 Núm. 1 (2018); 196-202 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 10 n. 1 (2018); 196-202 2175-5361 1809-6107 reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online instname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) instacron:UNIRIO |
instname_str |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) |
instacron_str |
UNIRIO |
institution |
UNIRIO |
reponame_str |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
collection |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
profunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com |
_version_ |
1800218881545994240 |