PRAZER E SOFRIMENTO NO TRABALHO: PERSPECTIVAS DE DOCENTES DE ENFERMAGEM
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Revista Baiana de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/20297 |
Resumo: | Objetivos: descrever as atividades desenvolvidas pelos docentes de enfermagem e analisar a percepção desses profissionais acerca de suas atividades no trabalho, considerando as situações geradoras de prazer e de sofrimento. Método: pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória. O cenário de coleta foi uma faculdade de enfermagem pertencente a uma universidade pública do município do Rio de Janeiro. Os participantes foram 16 docentes de enfermagem. Os dados foram coletados mediante aplicação de entrevista semiestruturada e tratados por meio da análise de conteúdo. Resultados: evidenciou-se que o docente desenvolve uma diversidade de atividades que permitem a sensação de prazer e também remetem ao sofrimento. Conclusão: o prazer e o sofrimento estão presentes no cotidiano docente, sendo o sofrimento referido a questões atreladas aos preceitos neoliberais, que vêm fundamentando o desenvolvimento do trabalho nos serviços de ensino público.Descritores: Educação em enfermagem. Qualidade de vida. Docentes. Saúde do trabalhador. |
id |
UFBA-14_7ce3dec3b67afc7706761ab5211d53cb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/20297 |
network_acronym_str |
UFBA-14 |
network_name_str |
Revista Baiana de Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
PRAZER E SOFRIMENTO NO TRABALHO: PERSPECTIVAS DE DOCENTES DE ENFERMAGEMEducação em EnfermagemQualidade de VidaDocentesSaúde do TrabalhadorObjetivos: descrever as atividades desenvolvidas pelos docentes de enfermagem e analisar a percepção desses profissionais acerca de suas atividades no trabalho, considerando as situações geradoras de prazer e de sofrimento. Método: pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória. O cenário de coleta foi uma faculdade de enfermagem pertencente a uma universidade pública do município do Rio de Janeiro. Os participantes foram 16 docentes de enfermagem. Os dados foram coletados mediante aplicação de entrevista semiestruturada e tratados por meio da análise de conteúdo. Resultados: evidenciou-se que o docente desenvolve uma diversidade de atividades que permitem a sensação de prazer e também remetem ao sofrimento. Conclusão: o prazer e o sofrimento estão presentes no cotidiano docente, sendo o sofrimento referido a questões atreladas aos preceitos neoliberais, que vêm fundamentando o desenvolvimento do trabalho nos serviços de ensino público.Descritores: Educação em enfermagem. Qualidade de vida. Docentes. Saúde do trabalhador.Universidade Federal da Bahia2017-11-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa qualitativa, descritiva e exploratóriaapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/2029710.18471/rbe.v31i3.20297Revista Baiana de Enfermagem; Vol. 31 No. 3 (2017)Revista Baiana de Enfermagem; Vol. 31 Núm. 3 (2017)Revista Baiana de Enfermagem; v. 31 n. 3 (2017)2178-86500102-5430reponame:Revista Baiana de Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporenghttps://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/20297/15091https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/20297/15158Copyright (c) 2017 Revista Baiana de Enfermageminfo:eu-repo/semantics/openAccessD'Oliveira, Camila Arantes Ferreira BrechtAlmeida, Caroline MullerSouza, Norma Valéria Dantas de OliveiraPires, Ariane da SilvaMadriaga, Luiz Carlos Veiga2018-04-11T11:57:08Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/20297Revistahttps://portalseer.ufba.br/index.php/enfermagem/indexPUBhttps://portalseer.ufba.br/index.php/enfermagem/oairbaiana@ufba.br2178-86500102-5130opendoar:2018-04-11T11:57:08Revista Baiana de Enfermagem (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PRAZER E SOFRIMENTO NO TRABALHO: PERSPECTIVAS DE DOCENTES DE ENFERMAGEM |
title |
PRAZER E SOFRIMENTO NO TRABALHO: PERSPECTIVAS DE DOCENTES DE ENFERMAGEM |
spellingShingle |
PRAZER E SOFRIMENTO NO TRABALHO: PERSPECTIVAS DE DOCENTES DE ENFERMAGEM D'Oliveira, Camila Arantes Ferreira Brecht Educação em Enfermagem Qualidade de Vida Docentes Saúde do Trabalhador |
title_short |
PRAZER E SOFRIMENTO NO TRABALHO: PERSPECTIVAS DE DOCENTES DE ENFERMAGEM |
title_full |
PRAZER E SOFRIMENTO NO TRABALHO: PERSPECTIVAS DE DOCENTES DE ENFERMAGEM |
title_fullStr |
PRAZER E SOFRIMENTO NO TRABALHO: PERSPECTIVAS DE DOCENTES DE ENFERMAGEM |
title_full_unstemmed |
PRAZER E SOFRIMENTO NO TRABALHO: PERSPECTIVAS DE DOCENTES DE ENFERMAGEM |
title_sort |
PRAZER E SOFRIMENTO NO TRABALHO: PERSPECTIVAS DE DOCENTES DE ENFERMAGEM |
author |
D'Oliveira, Camila Arantes Ferreira Brecht |
author_facet |
D'Oliveira, Camila Arantes Ferreira Brecht Almeida, Caroline Muller Souza, Norma Valéria Dantas de Oliveira Pires, Ariane da Silva Madriaga, Luiz Carlos Veiga |
author_role |
author |
author2 |
Almeida, Caroline Muller Souza, Norma Valéria Dantas de Oliveira Pires, Ariane da Silva Madriaga, Luiz Carlos Veiga |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
D'Oliveira, Camila Arantes Ferreira Brecht Almeida, Caroline Muller Souza, Norma Valéria Dantas de Oliveira Pires, Ariane da Silva Madriaga, Luiz Carlos Veiga |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação em Enfermagem Qualidade de Vida Docentes Saúde do Trabalhador |
topic |
Educação em Enfermagem Qualidade de Vida Docentes Saúde do Trabalhador |
description |
Objetivos: descrever as atividades desenvolvidas pelos docentes de enfermagem e analisar a percepção desses profissionais acerca de suas atividades no trabalho, considerando as situações geradoras de prazer e de sofrimento. Método: pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória. O cenário de coleta foi uma faculdade de enfermagem pertencente a uma universidade pública do município do Rio de Janeiro. Os participantes foram 16 docentes de enfermagem. Os dados foram coletados mediante aplicação de entrevista semiestruturada e tratados por meio da análise de conteúdo. Resultados: evidenciou-se que o docente desenvolve uma diversidade de atividades que permitem a sensação de prazer e também remetem ao sofrimento. Conclusão: o prazer e o sofrimento estão presentes no cotidiano docente, sendo o sofrimento referido a questões atreladas aos preceitos neoliberais, que vêm fundamentando o desenvolvimento do trabalho nos serviços de ensino público.Descritores: Educação em enfermagem. Qualidade de vida. Docentes. Saúde do trabalhador. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-11-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/20297 10.18471/rbe.v31i3.20297 |
url |
https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/20297 |
identifier_str_mv |
10.18471/rbe.v31i3.20297 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/20297/15091 https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/20297/15158 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Baiana de Enfermagem info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Baiana de Enfermagem |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Baiana de Enfermagem; Vol. 31 No. 3 (2017) Revista Baiana de Enfermagem; Vol. 31 Núm. 3 (2017) Revista Baiana de Enfermagem; v. 31 n. 3 (2017) 2178-8650 0102-5430 reponame:Revista Baiana de Enfermagem (Online) instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Revista Baiana de Enfermagem (Online) |
collection |
Revista Baiana de Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Baiana de Enfermagem (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
rbaiana@ufba.br |
_version_ |
1797066770013487104 |