Effects designing image and thinking the body in different spaces / Projetando imagem e pensando o corpo nos diferentes espaços
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
Texto Completo: | https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/5978 |
Resumo: | Objetivos: Produzir diálogos a partir da criação de um desenho individual sobre a percepção do próprio corpo como elemento do cuidado em saúde; situar o corpo no espaço institucional e discutir coletivamente sua ocupação nos campos de atuação profissional, político e de poder. Método: Produção lúdica em sala de aula em curso de doutorado, com enfermeiros, médico, engenheiro e fisioterapeutas, no primeiro semestre de 2016. Se efetuou análise de conteúdo. Resultados: O corpo gera fluxos, sensibilidade, território e imaginação. Emergiram as categorias: psicodinâmica, psicopatogenia, metamorfose e desejo. Reconhecem a importância de transitar nos três campos, predominando 93% no espaço profissional, 53% no político e 53% no de poder. Alguns optaram por dois espaços simultaneamente e não houve nova criação. Conclusão: A estratégia do brincar para ensinar no ambiente dialógico permitiu participação ativa e redimensionou o pensar necessário à ocupação e desocupação dos espaços transversais no trabalho. |
id |
UNIRIO-2_4dae163ce6743aa06ee60807bf710afa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.seer.unirio.br:article/5978 |
network_acronym_str |
UNIRIO-2 |
network_name_str |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
repository_id_str |
|
spelling |
Effects designing image and thinking the body in different spaces / Projetando imagem e pensando o corpo nos diferentes espaçosCorpo humanoEspaço pessoalMateriais de ensinoPoder.Corpo humanoEspaço pessoalMateriais de ensinoPoder.Objetivos: Produzir diálogos a partir da criação de um desenho individual sobre a percepção do próprio corpo como elemento do cuidado em saúde; situar o corpo no espaço institucional e discutir coletivamente sua ocupação nos campos de atuação profissional, político e de poder. Método: Produção lúdica em sala de aula em curso de doutorado, com enfermeiros, médico, engenheiro e fisioterapeutas, no primeiro semestre de 2016. Se efetuou análise de conteúdo. Resultados: O corpo gera fluxos, sensibilidade, território e imaginação. Emergiram as categorias: psicodinâmica, psicopatogenia, metamorfose e desejo. Reconhecem a importância de transitar nos três campos, predominando 93% no espaço profissional, 53% no político e 53% no de poder. Alguns optaram por dois espaços simultaneamente e não houve nova criação. Conclusão: A estratégia do brincar para ensinar no ambiente dialógico permitiu participação ativa e redimensionou o pensar necessário à ocupação e desocupação dos espaços transversais no trabalho.Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem2018-01-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresQualitativoapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/597810.9789/2175-5361.2018.v10i1.68-74Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 10 No. 1 (2018); 68-74Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 10 Núm. 1 (2018); 68-74Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 10 n. 1 (2018); 68-742175-53611809-6107reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlineinstname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)instacron:UNIRIOporhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/5978/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/5978/pdf_1Copyright (c) 2019 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlineinfo:eu-repo/semantics/openAccessAraujo, Sílvia Teresa Carvalho deTorres, Dolly Orfilia AriasCosta, Eva MariaAzevedo, Albert Lengruber deSilva, Paulo Sergio daFigueiredo, Nébia Maria Almeida de2018-02-28T13:37:52Zoai:ojs.seer.unirio.br:article/5978Revistahttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/about/contactPUBhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/oaiprofunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com2175-53611809-6107opendoar:2018-02-28T13:37:52Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Effects designing image and thinking the body in different spaces / Projetando imagem e pensando o corpo nos diferentes espaços |
title |
Effects designing image and thinking the body in different spaces / Projetando imagem e pensando o corpo nos diferentes espaços |
spellingShingle |
Effects designing image and thinking the body in different spaces / Projetando imagem e pensando o corpo nos diferentes espaços Araujo, Sílvia Teresa Carvalho de Corpo humano Espaço pessoal Materiais de ensino Poder. Corpo humano Espaço pessoal Materiais de ensino Poder. |
title_short |
Effects designing image and thinking the body in different spaces / Projetando imagem e pensando o corpo nos diferentes espaços |
title_full |
Effects designing image and thinking the body in different spaces / Projetando imagem e pensando o corpo nos diferentes espaços |
title_fullStr |
Effects designing image and thinking the body in different spaces / Projetando imagem e pensando o corpo nos diferentes espaços |
title_full_unstemmed |
Effects designing image and thinking the body in different spaces / Projetando imagem e pensando o corpo nos diferentes espaços |
title_sort |
Effects designing image and thinking the body in different spaces / Projetando imagem e pensando o corpo nos diferentes espaços |
author |
Araujo, Sílvia Teresa Carvalho de |
author_facet |
Araujo, Sílvia Teresa Carvalho de Torres, Dolly Orfilia Arias Costa, Eva Maria Azevedo, Albert Lengruber de Silva, Paulo Sergio da Figueiredo, Nébia Maria Almeida de |
author_role |
author |
author2 |
Torres, Dolly Orfilia Arias Costa, Eva Maria Azevedo, Albert Lengruber de Silva, Paulo Sergio da Figueiredo, Nébia Maria Almeida de |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araujo, Sílvia Teresa Carvalho de Torres, Dolly Orfilia Arias Costa, Eva Maria Azevedo, Albert Lengruber de Silva, Paulo Sergio da Figueiredo, Nébia Maria Almeida de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Corpo humano Espaço pessoal Materiais de ensino Poder. Corpo humano Espaço pessoal Materiais de ensino Poder. |
topic |
Corpo humano Espaço pessoal Materiais de ensino Poder. Corpo humano Espaço pessoal Materiais de ensino Poder. |
description |
Objetivos: Produzir diálogos a partir da criação de um desenho individual sobre a percepção do próprio corpo como elemento do cuidado em saúde; situar o corpo no espaço institucional e discutir coletivamente sua ocupação nos campos de atuação profissional, político e de poder. Método: Produção lúdica em sala de aula em curso de doutorado, com enfermeiros, médico, engenheiro e fisioterapeutas, no primeiro semestre de 2016. Se efetuou análise de conteúdo. Resultados: O corpo gera fluxos, sensibilidade, território e imaginação. Emergiram as categorias: psicodinâmica, psicopatogenia, metamorfose e desejo. Reconhecem a importância de transitar nos três campos, predominando 93% no espaço profissional, 53% no político e 53% no de poder. Alguns optaram por dois espaços simultaneamente e não houve nova criação. Conclusão: A estratégia do brincar para ensinar no ambiente dialógico permitiu participação ativa e redimensionou o pensar necessário à ocupação e desocupação dos espaços transversais no trabalho. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-01-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos pares Qualitativo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/5978 10.9789/2175-5361.2018.v10i1.68-74 |
url |
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/5978 |
identifier_str_mv |
10.9789/2175-5361.2018.v10i1.68-74 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/5978/pdf https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/5978/pdf_1 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 10 No. 1 (2018); 68-74 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 10 Núm. 1 (2018); 68-74 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 10 n. 1 (2018); 68-74 2175-5361 1809-6107 reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online instname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) instacron:UNIRIO |
instname_str |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) |
instacron_str |
UNIRIO |
institution |
UNIRIO |
reponame_str |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
collection |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
profunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com |
_version_ |
1800218881498808320 |