Effects designing image and thinking the body in different spaces / Projetando imagem e pensando o corpo nos diferentes espaços

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araujo, Sílvia Teresa Carvalho de
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Torres, Dolly Orfilia Arias, Costa, Eva Maria, Azevedo, Albert Lengruber de, Silva, Paulo Sergio da, Figueiredo, Nébia Maria Almeida de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
Texto Completo: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/5978
Resumo: Objetivos: Produzir diálogos a partir da criação de um desenho individual sobre a percepção do próprio corpo como elemento do cuidado em saúde; situar o corpo no espaço institucional e discutir coletivamente sua ocupação nos campos de atuação profissional, político e de poder. Método: Produção lúdica em sala de aula em curso de doutorado, com enfermeiros, médico, engenheiro e fisioterapeutas, no primeiro semestre de 2016. Se efetuou análise de conteúdo. Resultados: O corpo gera fluxos, sensibilidade, território e imaginação. Emergiram as categorias: psicodinâmica, psicopatogenia, metamorfose e desejo. Reconhecem a importância de transitar nos três campos, predominando 93% no espaço profissional, 53% no político e 53% no de poder. Alguns optaram por dois espaços simultaneamente e não houve nova criação. Conclusão: A estratégia do brincar para ensinar no ambiente dialógico permitiu participação ativa e redimensionou o pensar necessário à ocupação e desocupação dos espaços transversais no trabalho.
id UNIRIO-2_4dae163ce6743aa06ee60807bf710afa
oai_identifier_str oai:ojs.seer.unirio.br:article/5978
network_acronym_str UNIRIO-2
network_name_str Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
repository_id_str
spelling Effects designing image and thinking the body in different spaces / Projetando imagem e pensando o corpo nos diferentes espaçosCorpo humanoEspaço pessoalMateriais de ensinoPoder.Corpo humanoEspaço pessoalMateriais de ensinoPoder.Objetivos: Produzir diálogos a partir da criação de um desenho individual sobre a percepção do próprio corpo como elemento do cuidado em saúde; situar o corpo no espaço institucional e discutir coletivamente sua ocupação nos campos de atuação profissional, político e de poder. Método: Produção lúdica em sala de aula em curso de doutorado, com enfermeiros, médico, engenheiro e fisioterapeutas, no primeiro semestre de 2016. Se efetuou análise de conteúdo. Resultados: O corpo gera fluxos, sensibilidade, território e imaginação. Emergiram as categorias: psicodinâmica, psicopatogenia, metamorfose e desejo. Reconhecem a importância de transitar nos três campos, predominando 93% no espaço profissional, 53% no político e 53% no de poder. Alguns optaram por dois espaços simultaneamente e não houve nova criação. Conclusão: A estratégia do brincar para ensinar no ambiente dialógico permitiu participação ativa e redimensionou o pensar necessário à ocupação e desocupação dos espaços transversais no trabalho.Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem2018-01-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresQualitativoapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/597810.9789/2175-5361.2018.v10i1.68-74Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 10 No. 1 (2018); 68-74Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 10 Núm. 1 (2018); 68-74Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 10 n. 1 (2018); 68-742175-53611809-6107reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlineinstname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)instacron:UNIRIOporhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/5978/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/5978/pdf_1Copyright (c) 2019 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlineinfo:eu-repo/semantics/openAccessAraujo, Sílvia Teresa Carvalho deTorres, Dolly Orfilia AriasCosta, Eva MariaAzevedo, Albert Lengruber deSilva, Paulo Sergio daFigueiredo, Nébia Maria Almeida de2018-02-28T13:37:52Zoai:ojs.seer.unirio.br:article/5978Revistahttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/about/contactPUBhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/oaiprofunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com2175-53611809-6107opendoar:2018-02-28T13:37:52Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)false
dc.title.none.fl_str_mv Effects designing image and thinking the body in different spaces / Projetando imagem e pensando o corpo nos diferentes espaços
title Effects designing image and thinking the body in different spaces / Projetando imagem e pensando o corpo nos diferentes espaços
spellingShingle Effects designing image and thinking the body in different spaces / Projetando imagem e pensando o corpo nos diferentes espaços
Araujo, Sílvia Teresa Carvalho de
Corpo humano
Espaço pessoal
Materiais de ensino
Poder.
Corpo humano
Espaço pessoal
Materiais de ensino
Poder.
title_short Effects designing image and thinking the body in different spaces / Projetando imagem e pensando o corpo nos diferentes espaços
title_full Effects designing image and thinking the body in different spaces / Projetando imagem e pensando o corpo nos diferentes espaços
title_fullStr Effects designing image and thinking the body in different spaces / Projetando imagem e pensando o corpo nos diferentes espaços
title_full_unstemmed Effects designing image and thinking the body in different spaces / Projetando imagem e pensando o corpo nos diferentes espaços
title_sort Effects designing image and thinking the body in different spaces / Projetando imagem e pensando o corpo nos diferentes espaços
author Araujo, Sílvia Teresa Carvalho de
author_facet Araujo, Sílvia Teresa Carvalho de
Torres, Dolly Orfilia Arias
Costa, Eva Maria
Azevedo, Albert Lengruber de
Silva, Paulo Sergio da
Figueiredo, Nébia Maria Almeida de
author_role author
author2 Torres, Dolly Orfilia Arias
Costa, Eva Maria
Azevedo, Albert Lengruber de
Silva, Paulo Sergio da
Figueiredo, Nébia Maria Almeida de
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araujo, Sílvia Teresa Carvalho de
Torres, Dolly Orfilia Arias
Costa, Eva Maria
Azevedo, Albert Lengruber de
Silva, Paulo Sergio da
Figueiredo, Nébia Maria Almeida de
dc.subject.por.fl_str_mv Corpo humano
Espaço pessoal
Materiais de ensino
Poder.
Corpo humano
Espaço pessoal
Materiais de ensino
Poder.
topic Corpo humano
Espaço pessoal
Materiais de ensino
Poder.
Corpo humano
Espaço pessoal
Materiais de ensino
Poder.
description Objetivos: Produzir diálogos a partir da criação de um desenho individual sobre a percepção do próprio corpo como elemento do cuidado em saúde; situar o corpo no espaço institucional e discutir coletivamente sua ocupação nos campos de atuação profissional, político e de poder. Método: Produção lúdica em sala de aula em curso de doutorado, com enfermeiros, médico, engenheiro e fisioterapeutas, no primeiro semestre de 2016. Se efetuou análise de conteúdo. Resultados: O corpo gera fluxos, sensibilidade, território e imaginação. Emergiram as categorias: psicodinâmica, psicopatogenia, metamorfose e desejo. Reconhecem a importância de transitar nos três campos, predominando 93% no espaço profissional, 53% no político e 53% no de poder. Alguns optaram por dois espaços simultaneamente e não houve nova criação. Conclusão: A estratégia do brincar para ensinar no ambiente dialógico permitiu participação ativa e redimensionou o pensar necessário à ocupação e desocupação dos espaços transversais no trabalho.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos pares
Qualitativo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/5978
10.9789/2175-5361.2018.v10i1.68-74
url https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/5978
identifier_str_mv 10.9789/2175-5361.2018.v10i1.68-74
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/5978/pdf
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/5978/pdf_1
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 10 No. 1 (2018); 68-74
Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 10 Núm. 1 (2018); 68-74
Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 10 n. 1 (2018); 68-74
2175-5361
1809-6107
reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
instname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
instacron:UNIRIO
instname_str Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
instacron_str UNIRIO
institution UNIRIO
reponame_str Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
collection Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
repository.name.fl_str_mv Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
repository.mail.fl_str_mv profunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com
_version_ 1800218881498808320