HEALTH EDUCATION AS A STRATEGY FOR HEALTHY SEXUALITY

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fontana, Rosane Teresinha
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: dos Santos, Antônio Vanderlei, de Brum, Zaléia Prado
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
Texto Completo: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/2084
Resumo: Objetivo: Relatar uma atividade que teve o intuito de promover a saúde do adolescente, estimulando a adoção de medidas preventivas de autocuidado em relação à sexualidade e seus aspectos intrínsecos. Método: Trata-se de um relato de experiência de uma atividade realizada junto a 26 adolescentes em situação de vulnerabilidade múltipla, residentes de uma comunidade terapêutica para usuários de substâncias psicoativas de um município do interior do Rio Grande do Sul em 2010. Resultados: Introduziu-se o tema sob uma dinâmica de formar uma flor a partir da pergunta “sexualidade é” e assim sucessivamente, abordando-se temas relativos à sexualidade. Considerações Finais: É possível educação para a saúde a partir da dialogicidade, do lúdico, da livre expressão, que contribua para a construção do conhecimento pela conversação, pelo respeito às idéias e saberes, no qual o educador e o educando assumem papel ativo no processo de aprendizagem. Descritores: Educação em saúde, Sexualidade, Adolescente  
id UNIRIO-2_4fd9b4b2ae5c08b4b796757647725836
oai_identifier_str oai:ojs.seer.unirio.br:article/2084
network_acronym_str UNIRIO-2
network_name_str Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
repository_id_str
spelling HEALTH EDUCATION AS A STRATEGY FOR HEALTHY SEXUALITYEducação em saúdeSexualidadeAdolescenteeducação em saúde Objetivo: Relatar uma atividade que teve o intuito de promover a saúde do adolescente, estimulando a adoção de medidas preventivas de autocuidado em relação à sexualidade e seus aspectos intrínsecos. Método: Trata-se de um relato de experiência de uma atividade realizada junto a 26 adolescentes em situação de vulnerabilidade múltipla, residentes de uma comunidade terapêutica para usuários de substâncias psicoativas de um município do interior do Rio Grande do Sul em 2010. Resultados: Introduziu-se o tema sob uma dinâmica de formar uma flor a partir da pergunta “sexualidade é” e assim sucessivamente, abordando-se temas relativos à sexualidade. Considerações Finais: É possível educação para a saúde a partir da dialogicidade, do lúdico, da livre expressão, que contribua para a construção do conhecimento pela conversação, pelo respeito às idéias e saberes, no qual o educador e o educando assumem papel ativo no processo de aprendizagem. Descritores: Educação em saúde, Sexualidade, Adolescente  Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem2013-08-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionrelatoapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/208410.9789/2175-5361.2013.v5i4.529-536Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 5 No. 4 (2013); 529-536Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 5 Núm. 4 (2013); 529-536Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 5 n. 4 (2013); 529-5362175-53611809-6107reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlineinstname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)instacron:UNIRIOporhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/2084/pdf_973https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/2084/pdf_974Copyright (c) 2013 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Onlineinfo:eu-repo/semantics/openAccessFontana, Rosane Teresinhados Santos, Antônio Vanderleide Brum, Zaléia Prado2024-01-12T14:08:28Zoai:ojs.seer.unirio.br:article/2084Revistahttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/about/contactPUBhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/oaiprofunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com2175-53611809-6107opendoar:2024-01-12T14:08:28Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)false
dc.title.none.fl_str_mv HEALTH EDUCATION AS A STRATEGY FOR HEALTHY SEXUALITY
title HEALTH EDUCATION AS A STRATEGY FOR HEALTHY SEXUALITY
spellingShingle HEALTH EDUCATION AS A STRATEGY FOR HEALTHY SEXUALITY
Fontana, Rosane Teresinha
Educação em saúde
Sexualidade
Adolescente
educação em saúde
title_short HEALTH EDUCATION AS A STRATEGY FOR HEALTHY SEXUALITY
title_full HEALTH EDUCATION AS A STRATEGY FOR HEALTHY SEXUALITY
title_fullStr HEALTH EDUCATION AS A STRATEGY FOR HEALTHY SEXUALITY
title_full_unstemmed HEALTH EDUCATION AS A STRATEGY FOR HEALTHY SEXUALITY
title_sort HEALTH EDUCATION AS A STRATEGY FOR HEALTHY SEXUALITY
author Fontana, Rosane Teresinha
author_facet Fontana, Rosane Teresinha
dos Santos, Antônio Vanderlei
de Brum, Zaléia Prado
author_role author
author2 dos Santos, Antônio Vanderlei
de Brum, Zaléia Prado
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fontana, Rosane Teresinha
dos Santos, Antônio Vanderlei
de Brum, Zaléia Prado
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em saúde
Sexualidade
Adolescente
educação em saúde
topic Educação em saúde
Sexualidade
Adolescente
educação em saúde
description Objetivo: Relatar uma atividade que teve o intuito de promover a saúde do adolescente, estimulando a adoção de medidas preventivas de autocuidado em relação à sexualidade e seus aspectos intrínsecos. Método: Trata-se de um relato de experiência de uma atividade realizada junto a 26 adolescentes em situação de vulnerabilidade múltipla, residentes de uma comunidade terapêutica para usuários de substâncias psicoativas de um município do interior do Rio Grande do Sul em 2010. Resultados: Introduziu-se o tema sob uma dinâmica de formar uma flor a partir da pergunta “sexualidade é” e assim sucessivamente, abordando-se temas relativos à sexualidade. Considerações Finais: É possível educação para a saúde a partir da dialogicidade, do lúdico, da livre expressão, que contribua para a construção do conhecimento pela conversação, pelo respeito às idéias e saberes, no qual o educador e o educando assumem papel ativo no processo de aprendizagem. Descritores: Educação em saúde, Sexualidade, Adolescente  
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-08-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
relato
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/2084
10.9789/2175-5361.2013.v5i4.529-536
url https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/2084
identifier_str_mv 10.9789/2175-5361.2013.v5i4.529-536
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/2084/pdf_973
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/2084/pdf_974
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 5 No. 4 (2013); 529-536
Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 5 Núm. 4 (2013); 529-536
Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 5 n. 4 (2013); 529-536
2175-5361
1809-6107
reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
instname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
instacron:UNIRIO
instname_str Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
instacron_str UNIRIO
institution UNIRIO
reponame_str Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
collection Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
repository.name.fl_str_mv Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
repository.mail.fl_str_mv profunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com
_version_ 1800218877474373632