HEALTH EDUCATION AS A STRATEGY FOR HEALTHY SEXUALITY
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
DOI: | 10.9789/2175-5361.2013.v5i4.529-536 |
Texto Completo: | https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/2084 |
Resumo: | Objetivo: Relatar uma atividade que teve o intuito de promover a saúde do adolescente, estimulando a adoção de medidas preventivas de autocuidado em relação à sexualidade e seus aspectos intrínsecos. Método: Trata-se de um relato de experiência de uma atividade realizada junto a 26 adolescentes em situação de vulnerabilidade múltipla, residentes de uma comunidade terapêutica para usuários de substâncias psicoativas de um município do interior do Rio Grande do Sul em 2010. Resultados: Introduziu-se o tema sob uma dinâmica de formar uma flor a partir da pergunta “sexualidade é” e assim sucessivamente, abordando-se temas relativos à sexualidade. Considerações Finais: É possível educação para a saúde a partir da dialogicidade, do lúdico, da livre expressão, que contribua para a construção do conhecimento pela conversação, pelo respeito às idéias e saberes, no qual o educador e o educando assumem papel ativo no processo de aprendizagem. Descritores: Educação em saúde, Sexualidade, Adolescente |
id |
UNIRIO-2_4fd9b4b2ae5c08b4b796757647725836 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.seer.unirio.br:article/2084 |
network_acronym_str |
UNIRIO-2 |
network_name_str |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
spelling |
HEALTH EDUCATION AS A STRATEGY FOR HEALTHY SEXUALITYEducação em saúdeSexualidadeAdolescenteeducação em saúde Objetivo: Relatar uma atividade que teve o intuito de promover a saúde do adolescente, estimulando a adoção de medidas preventivas de autocuidado em relação à sexualidade e seus aspectos intrínsecos. Método: Trata-se de um relato de experiência de uma atividade realizada junto a 26 adolescentes em situação de vulnerabilidade múltipla, residentes de uma comunidade terapêutica para usuários de substâncias psicoativas de um município do interior do Rio Grande do Sul em 2010. Resultados: Introduziu-se o tema sob uma dinâmica de formar uma flor a partir da pergunta “sexualidade é” e assim sucessivamente, abordando-se temas relativos à sexualidade. Considerações Finais: É possível educação para a saúde a partir da dialogicidade, do lúdico, da livre expressão, que contribua para a construção do conhecimento pela conversação, pelo respeito às idéias e saberes, no qual o educador e o educando assumem papel ativo no processo de aprendizagem. Descritores: Educação em saúde, Sexualidade, Adolescente Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem2013-08-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionrelatoapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/208410.9789/2175-5361.2013.v5i4.529-536Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 5 No. 4 (2013); 529-536Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 5 Núm. 4 (2013); 529-536Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 5 n. 4 (2013); 529-5362175-53611809-6107reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlineinstname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)instacron:UNIRIOporhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/2084/pdf_973https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/2084/pdf_974Copyright (c) 2013 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Onlineinfo:eu-repo/semantics/openAccessFontana, Rosane Teresinhados Santos, Antônio Vanderleide Brum, Zaléia Prado2024-01-12T14:08:28Zoai:ojs.seer.unirio.br:article/2084Revistahttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/about/contactPUBhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/oaiprofunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com2175-53611809-6107opendoar:2024-01-12T14:08:28Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
HEALTH EDUCATION AS A STRATEGY FOR HEALTHY SEXUALITY |
title |
HEALTH EDUCATION AS A STRATEGY FOR HEALTHY SEXUALITY |
spellingShingle |
HEALTH EDUCATION AS A STRATEGY FOR HEALTHY SEXUALITY HEALTH EDUCATION AS A STRATEGY FOR HEALTHY SEXUALITY Fontana, Rosane Teresinha Educação em saúde Sexualidade Adolescente educação em saúde Fontana, Rosane Teresinha Educação em saúde Sexualidade Adolescente educação em saúde |
title_short |
HEALTH EDUCATION AS A STRATEGY FOR HEALTHY SEXUALITY |
title_full |
HEALTH EDUCATION AS A STRATEGY FOR HEALTHY SEXUALITY |
title_fullStr |
HEALTH EDUCATION AS A STRATEGY FOR HEALTHY SEXUALITY HEALTH EDUCATION AS A STRATEGY FOR HEALTHY SEXUALITY |
title_full_unstemmed |
HEALTH EDUCATION AS A STRATEGY FOR HEALTHY SEXUALITY HEALTH EDUCATION AS A STRATEGY FOR HEALTHY SEXUALITY |
title_sort |
HEALTH EDUCATION AS A STRATEGY FOR HEALTHY SEXUALITY |
author |
Fontana, Rosane Teresinha |
author_facet |
Fontana, Rosane Teresinha Fontana, Rosane Teresinha dos Santos, Antônio Vanderlei de Brum, Zaléia Prado dos Santos, Antônio Vanderlei de Brum, Zaléia Prado |
author_role |
author |
author2 |
dos Santos, Antônio Vanderlei de Brum, Zaléia Prado |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fontana, Rosane Teresinha dos Santos, Antônio Vanderlei de Brum, Zaléia Prado |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação em saúde Sexualidade Adolescente educação em saúde |
topic |
Educação em saúde Sexualidade Adolescente educação em saúde |
description |
Objetivo: Relatar uma atividade que teve o intuito de promover a saúde do adolescente, estimulando a adoção de medidas preventivas de autocuidado em relação à sexualidade e seus aspectos intrínsecos. Método: Trata-se de um relato de experiência de uma atividade realizada junto a 26 adolescentes em situação de vulnerabilidade múltipla, residentes de uma comunidade terapêutica para usuários de substâncias psicoativas de um município do interior do Rio Grande do Sul em 2010. Resultados: Introduziu-se o tema sob uma dinâmica de formar uma flor a partir da pergunta “sexualidade é” e assim sucessivamente, abordando-se temas relativos à sexualidade. Considerações Finais: É possível educação para a saúde a partir da dialogicidade, do lúdico, da livre expressão, que contribua para a construção do conhecimento pela conversação, pelo respeito às idéias e saberes, no qual o educador e o educando assumem papel ativo no processo de aprendizagem. Descritores: Educação em saúde, Sexualidade, Adolescente |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-08-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion relato |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/2084 10.9789/2175-5361.2013.v5i4.529-536 |
url |
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/2084 |
identifier_str_mv |
10.9789/2175-5361.2013.v5i4.529-536 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/2084/pdf_973 https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/2084/pdf_974 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2013 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2013 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 5 No. 4 (2013); 529-536 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 5 Núm. 4 (2013); 529-536 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 5 n. 4 (2013); 529-536 2175-5361 1809-6107 reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online instname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) instacron:UNIRIO |
instname_str |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) |
instacron_str |
UNIRIO |
institution |
UNIRIO |
reponame_str |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
collection |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
profunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com |
_version_ |
1822181795053961216 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.9789/2175-5361.2013.v5i4.529-536 |