Directions for nursing academics towards care: heideggerian contributions to education / Sentidos do cuidado para acadêmicos de enfermagem: contribuições heideggerianas para o ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Salimena, Anna Maria Oliveira
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Garcia, Fernanda Rezende, Rendón, Daniela de Cássia Sabará, Nazareth, Juliana Bernardo, Amorim, Thaís Vasconselos, Arreguy-Sena, Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
Texto Completo: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6977
Resumo: OBJETIVO: Desvelar os sentidos dos acadêmicos de enfermagem acerca do cuidado de enfermagem. MÉTODO: Pesquisa de natureza qualitativa na abordagem fenomenológica pautada no referencial teórico, filosófico, metodológico de Martins Heidegger. Foram participantes 13 acadêmicos de enfermagem do último período de graduação em uma Faculdade de Enfermagem de uma Universidade da Zona da Mata Mineira, que nos meses de setembro de 2015 realizaram depoimentos em encontro empático sobre o cuidado de enfermagem. RESULTADO: Da análise compreensiva emergiu as Unidades de significação: Se colocar no lugar do outro, dar amor, carinho e ver o paciente como um todo e Conhecer a teoria para poder colocar o cuidado em prática. CONCLUSÃO: Desvelou-se a dicotomia entre o conhecimento teórico e a prática, bem como a importância de se transpor o cuidado técnico para um cuidado holístico/acolhedor e humanístico.
id UNIRIO-2_59c283fd7b1098639a93c9a1ab15c34f
oai_identifier_str oai:ojs.seer.unirio.br:article/6977
network_acronym_str UNIRIO-2
network_name_str Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
repository_id_str
spelling Directions for nursing academics towards care: heideggerian contributions to education / Sentidos do cuidado para acadêmicos de enfermagem: contribuições heideggerianas para o ensinoCuidados de enfermagem. Aprendizagem. Papel Profissional.OBJETIVO: Desvelar os sentidos dos acadêmicos de enfermagem acerca do cuidado de enfermagem. MÉTODO: Pesquisa de natureza qualitativa na abordagem fenomenológica pautada no referencial teórico, filosófico, metodológico de Martins Heidegger. Foram participantes 13 acadêmicos de enfermagem do último período de graduação em uma Faculdade de Enfermagem de uma Universidade da Zona da Mata Mineira, que nos meses de setembro de 2015 realizaram depoimentos em encontro empático sobre o cuidado de enfermagem. RESULTADO: Da análise compreensiva emergiu as Unidades de significação: Se colocar no lugar do outro, dar amor, carinho e ver o paciente como um todo e Conhecer a teoria para poder colocar o cuidado em prática. CONCLUSÃO: Desvelou-se a dicotomia entre o conhecimento teórico e a prática, bem como a importância de se transpor o cuidado técnico para um cuidado holístico/acolhedor e humanístico. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem2021-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresPesquisa qualitativaapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/697710.9789/2175-5361.rpcfo.v12.6977Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 12 (2020); 313-318Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 12 (2020); 313-318Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 12 (2020); 313-3182175-53611809-6107reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlineinstname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)instacron:UNIRIOporhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6977/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6977/pdf_1Copyright (c) 2020 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlinehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSalimena, Anna Maria OliveiraGarcia, Fernanda RezendeRendón, Daniela de Cássia SabaráNazareth, Juliana BernardoAmorim, Thaís VasconselosArreguy-Sena, Cristina2021-05-01T20:19:05Zoai:ojs.seer.unirio.br:article/6977Revistahttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/about/contactPUBhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/oaiprofunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com2175-53611809-6107opendoar:2021-05-01T20:19:05Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)false
dc.title.none.fl_str_mv Directions for nursing academics towards care: heideggerian contributions to education / Sentidos do cuidado para acadêmicos de enfermagem: contribuições heideggerianas para o ensino
title Directions for nursing academics towards care: heideggerian contributions to education / Sentidos do cuidado para acadêmicos de enfermagem: contribuições heideggerianas para o ensino
spellingShingle Directions for nursing academics towards care: heideggerian contributions to education / Sentidos do cuidado para acadêmicos de enfermagem: contribuições heideggerianas para o ensino
Salimena, Anna Maria Oliveira
Cuidados de enfermagem. Aprendizagem. Papel Profissional.
title_short Directions for nursing academics towards care: heideggerian contributions to education / Sentidos do cuidado para acadêmicos de enfermagem: contribuições heideggerianas para o ensino
title_full Directions for nursing academics towards care: heideggerian contributions to education / Sentidos do cuidado para acadêmicos de enfermagem: contribuições heideggerianas para o ensino
title_fullStr Directions for nursing academics towards care: heideggerian contributions to education / Sentidos do cuidado para acadêmicos de enfermagem: contribuições heideggerianas para o ensino
title_full_unstemmed Directions for nursing academics towards care: heideggerian contributions to education / Sentidos do cuidado para acadêmicos de enfermagem: contribuições heideggerianas para o ensino
title_sort Directions for nursing academics towards care: heideggerian contributions to education / Sentidos do cuidado para acadêmicos de enfermagem: contribuições heideggerianas para o ensino
author Salimena, Anna Maria Oliveira
author_facet Salimena, Anna Maria Oliveira
Garcia, Fernanda Rezende
Rendón, Daniela de Cássia Sabará
Nazareth, Juliana Bernardo
Amorim, Thaís Vasconselos
Arreguy-Sena, Cristina
author_role author
author2 Garcia, Fernanda Rezende
Rendón, Daniela de Cássia Sabará
Nazareth, Juliana Bernardo
Amorim, Thaís Vasconselos
Arreguy-Sena, Cristina
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Salimena, Anna Maria Oliveira
Garcia, Fernanda Rezende
Rendón, Daniela de Cássia Sabará
Nazareth, Juliana Bernardo
Amorim, Thaís Vasconselos
Arreguy-Sena, Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Cuidados de enfermagem. Aprendizagem. Papel Profissional.
topic Cuidados de enfermagem. Aprendizagem. Papel Profissional.
description OBJETIVO: Desvelar os sentidos dos acadêmicos de enfermagem acerca do cuidado de enfermagem. MÉTODO: Pesquisa de natureza qualitativa na abordagem fenomenológica pautada no referencial teórico, filosófico, metodológico de Martins Heidegger. Foram participantes 13 acadêmicos de enfermagem do último período de graduação em uma Faculdade de Enfermagem de uma Universidade da Zona da Mata Mineira, que nos meses de setembro de 2015 realizaram depoimentos em encontro empático sobre o cuidado de enfermagem. RESULTADO: Da análise compreensiva emergiu as Unidades de significação: Se colocar no lugar do outro, dar amor, carinho e ver o paciente como um todo e Conhecer a teoria para poder colocar o cuidado em prática. CONCLUSÃO: Desvelou-se a dicotomia entre o conhecimento teórico e a prática, bem como a importância de se transpor o cuidado técnico para um cuidado holístico/acolhedor e humanístico.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos pares
Pesquisa qualitativa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6977
10.9789/2175-5361.rpcfo.v12.6977
url https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6977
identifier_str_mv 10.9789/2175-5361.rpcfo.v12.6977
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6977/pdf
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6977/pdf_1
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 12 (2020); 313-318
Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 12 (2020); 313-318
Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 12 (2020); 313-318
2175-5361
1809-6107
reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
instname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
instacron:UNIRIO
instname_str Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
instacron_str UNIRIO
institution UNIRIO
reponame_str Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
collection Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
repository.name.fl_str_mv Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
repository.mail.fl_str_mv profunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com
_version_ 1800218883085303808