Directions for nursing academics towards care: heideggerian contributions to education / Sentidos do cuidado para acadêmicos de enfermagem: contribuições heideggerianas para o ensino
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
Texto Completo: | https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6977 |
Resumo: | OBJETIVO: Desvelar os sentidos dos acadêmicos de enfermagem acerca do cuidado de enfermagem. MÉTODO: Pesquisa de natureza qualitativa na abordagem fenomenológica pautada no referencial teórico, filosófico, metodológico de Martins Heidegger. Foram participantes 13 acadêmicos de enfermagem do último período de graduação em uma Faculdade de Enfermagem de uma Universidade da Zona da Mata Mineira, que nos meses de setembro de 2015 realizaram depoimentos em encontro empático sobre o cuidado de enfermagem. RESULTADO: Da análise compreensiva emergiu as Unidades de significação: Se colocar no lugar do outro, dar amor, carinho e ver o paciente como um todo e Conhecer a teoria para poder colocar o cuidado em prática. CONCLUSÃO: Desvelou-se a dicotomia entre o conhecimento teórico e a prática, bem como a importância de se transpor o cuidado técnico para um cuidado holístico/acolhedor e humanístico. |
id |
UNIRIO-2_59c283fd7b1098639a93c9a1ab15c34f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.seer.unirio.br:article/6977 |
network_acronym_str |
UNIRIO-2 |
network_name_str |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
repository_id_str |
|
spelling |
Directions for nursing academics towards care: heideggerian contributions to education / Sentidos do cuidado para acadêmicos de enfermagem: contribuições heideggerianas para o ensinoCuidados de enfermagem. Aprendizagem. Papel Profissional.OBJETIVO: Desvelar os sentidos dos acadêmicos de enfermagem acerca do cuidado de enfermagem. MÉTODO: Pesquisa de natureza qualitativa na abordagem fenomenológica pautada no referencial teórico, filosófico, metodológico de Martins Heidegger. Foram participantes 13 acadêmicos de enfermagem do último período de graduação em uma Faculdade de Enfermagem de uma Universidade da Zona da Mata Mineira, que nos meses de setembro de 2015 realizaram depoimentos em encontro empático sobre o cuidado de enfermagem. RESULTADO: Da análise compreensiva emergiu as Unidades de significação: Se colocar no lugar do outro, dar amor, carinho e ver o paciente como um todo e Conhecer a teoria para poder colocar o cuidado em prática. CONCLUSÃO: Desvelou-se a dicotomia entre o conhecimento teórico e a prática, bem como a importância de se transpor o cuidado técnico para um cuidado holístico/acolhedor e humanístico. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem2021-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresPesquisa qualitativaapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/697710.9789/2175-5361.rpcfo.v12.6977Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 12 (2020); 313-318Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 12 (2020); 313-318Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 12 (2020); 313-3182175-53611809-6107reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlineinstname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)instacron:UNIRIOporhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6977/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6977/pdf_1Copyright (c) 2020 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlinehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSalimena, Anna Maria OliveiraGarcia, Fernanda RezendeRendón, Daniela de Cássia SabaráNazareth, Juliana BernardoAmorim, Thaís VasconselosArreguy-Sena, Cristina2021-05-01T20:19:05Zoai:ojs.seer.unirio.br:article/6977Revistahttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/about/contactPUBhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/oaiprofunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com2175-53611809-6107opendoar:2021-05-01T20:19:05Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Directions for nursing academics towards care: heideggerian contributions to education / Sentidos do cuidado para acadêmicos de enfermagem: contribuições heideggerianas para o ensino |
title |
Directions for nursing academics towards care: heideggerian contributions to education / Sentidos do cuidado para acadêmicos de enfermagem: contribuições heideggerianas para o ensino |
spellingShingle |
Directions for nursing academics towards care: heideggerian contributions to education / Sentidos do cuidado para acadêmicos de enfermagem: contribuições heideggerianas para o ensino Salimena, Anna Maria Oliveira Cuidados de enfermagem. Aprendizagem. Papel Profissional. |
title_short |
Directions for nursing academics towards care: heideggerian contributions to education / Sentidos do cuidado para acadêmicos de enfermagem: contribuições heideggerianas para o ensino |
title_full |
Directions for nursing academics towards care: heideggerian contributions to education / Sentidos do cuidado para acadêmicos de enfermagem: contribuições heideggerianas para o ensino |
title_fullStr |
Directions for nursing academics towards care: heideggerian contributions to education / Sentidos do cuidado para acadêmicos de enfermagem: contribuições heideggerianas para o ensino |
title_full_unstemmed |
Directions for nursing academics towards care: heideggerian contributions to education / Sentidos do cuidado para acadêmicos de enfermagem: contribuições heideggerianas para o ensino |
title_sort |
Directions for nursing academics towards care: heideggerian contributions to education / Sentidos do cuidado para acadêmicos de enfermagem: contribuições heideggerianas para o ensino |
author |
Salimena, Anna Maria Oliveira |
author_facet |
Salimena, Anna Maria Oliveira Garcia, Fernanda Rezende Rendón, Daniela de Cássia Sabará Nazareth, Juliana Bernardo Amorim, Thaís Vasconselos Arreguy-Sena, Cristina |
author_role |
author |
author2 |
Garcia, Fernanda Rezende Rendón, Daniela de Cássia Sabará Nazareth, Juliana Bernardo Amorim, Thaís Vasconselos Arreguy-Sena, Cristina |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Salimena, Anna Maria Oliveira Garcia, Fernanda Rezende Rendón, Daniela de Cássia Sabará Nazareth, Juliana Bernardo Amorim, Thaís Vasconselos Arreguy-Sena, Cristina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cuidados de enfermagem. Aprendizagem. Papel Profissional. |
topic |
Cuidados de enfermagem. Aprendizagem. Papel Profissional. |
description |
OBJETIVO: Desvelar os sentidos dos acadêmicos de enfermagem acerca do cuidado de enfermagem. MÉTODO: Pesquisa de natureza qualitativa na abordagem fenomenológica pautada no referencial teórico, filosófico, metodológico de Martins Heidegger. Foram participantes 13 acadêmicos de enfermagem do último período de graduação em uma Faculdade de Enfermagem de uma Universidade da Zona da Mata Mineira, que nos meses de setembro de 2015 realizaram depoimentos em encontro empático sobre o cuidado de enfermagem. RESULTADO: Da análise compreensiva emergiu as Unidades de significação: Se colocar no lugar do outro, dar amor, carinho e ver o paciente como um todo e Conhecer a teoria para poder colocar o cuidado em prática. CONCLUSÃO: Desvelou-se a dicotomia entre o conhecimento teórico e a prática, bem como a importância de se transpor o cuidado técnico para um cuidado holístico/acolhedor e humanístico. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-05-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos pares Pesquisa qualitativa |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6977 10.9789/2175-5361.rpcfo.v12.6977 |
url |
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6977 |
identifier_str_mv |
10.9789/2175-5361.rpcfo.v12.6977 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6977/pdf https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6977/pdf_1 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 12 (2020); 313-318 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 12 (2020); 313-318 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 12 (2020); 313-318 2175-5361 1809-6107 reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online instname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) instacron:UNIRIO |
instname_str |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) |
instacron_str |
UNIRIO |
institution |
UNIRIO |
reponame_str |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
collection |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
profunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com |
_version_ |
1800218883085303808 |